26 de abril de 2024

4 bairros mais seguros de Porto Alegre para morar!

Bairros mais seguros de Porto Alegre para morar

Está de mudança para a capital do RS, mas ainda não conhece a cidade? Então, conheça os bairros mais seguros de Porto Alegre para morar!

É sempre importante pensar na praticidade, na segurança e no conforto que as regiões da cidade têm a oferecer. Mais do que um apartamento ou uma casa dos sonhos, é essencial também encontrar o bairro certo para você.

Já temos aqui no blog um post com alguns dos melhores bairros de Porto Alegre. Agora, queremos ajudar ainda mais quem está procurando um imóvel na localidade, e que preza acima de tudo pela segurança, o que é indiscutível nos dias de hoje, concorda?

Então acompanhe abaixo todas as opções que separamos para você não errar nessa importante escolha!

Quais são os bairros mais seguros de Porto Alegre?

Preparado(a) para começar este guia que a Arbo criou especialmente para você que está buscando alugar, ou comprar uma moradia na capital gaúcha? Então, vamos lá!

  1. Petrópolis
  2. Rio Branco
  3. Chácara das Pedras
  4. Menino Deus

1- Petrópolis

Com ruas calmas e arborizadas, o bairro Petrópolis, atrai os moradores por muito mais que segurança, também pela natureza que é extremamente viva em suas vias.

Mas isso não significa que ele também não tenha áreas bem movimentadas e cheias de lojas, mercados, bancos, farmácias e diversas outras conveniências, viu? Tem sim, principalmente na via Protásio Alves, avenida que corta o bairro. 

Saiba mais sobre o bairro neste vídeo do canal Anolipa, disponível no Youtube.

Esporte, segurança e lazer 

Além disso, o local é um prato cheio para quem curte esportes, que podem ser praticados no Grêmio Náutico União, um dos maiores clubes da capital. Considerado um dos bairros mais seguros de Porto Alegre, o local também fica em um ponto estratégico da cidade e oferece muita mobilidade para as zonas norte e sul, tudo em um piscar de olhos. Viver no local é escolher estar conectado com todas as áreas da capital.

Formado por casas com arquitetura antiga, que completam o requinte do ambiente com clima de interior em meio à principal cidade, o bairro ainda abriga a Praça Nações Unidas, que foi recentemente revitalizada.

Com uma área total de 12,5 mil metros quadrados, se consolida como um belo cenário de segurança, espaço de lazer e convívio social do bairro Petrópolis.

Oferta de educação

Se você prioriza também a parte da educação, Petrópolis ainda oferece ótimas opções de qualidade de educação para os filhos. As instituições presentes no bairro abrangem todas as idades, indo desde a creche até o ensino superior.  

Entre as escolas, podem ser pontuadas: o Colégio Vicentino Santa Cecília e o Colégio Santa Inês. Há também universidades muito próximas como: Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Campus São Leopoldo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul e PUC Rio Grande do Sul.

2- Rio Branco é um dos bairros mais seguros de Porto Alegre 

Uma das grandes vantagens de viver no Rio Branco, além da segurança, é a localização privilegiada, afinal, lá você estará perto dos bairros Bela Vista e Moinhos de Vento, que são considerados entre os melhores da capital

O acesso é rápido para diversos pontos de Porto Alegre, como Parque Moinhos de Vento, Shopping Moinhos de Ventos, Parque Farroupilha, Hospital de Clínicas e também está a poucos minutos de carro do Aeroporto Salgado Filho ou do estádio Beira-Rio.

Opções gastronômicas, lazer e tranquilidade 

Além de ser considerado um dos bairros mais seguros de Porto Alegre e ter uma localização privilegiada, o Rio Branco é cheio de bares, lanchonetes e bons restaurantes.

É o local perfeito para quem gosta de aproveitar o melhor da culinária, e uns bons drinks! Alguns dos destaques ficam para o Restaurante Massolini Di Fiori, o restaurante tailandês Koh Pee Pee, e o italiano Peppo Cucina. 

Quem é amante de cultura e da arte, por exemplo, vai gostar de saber que o local conta com o Museu Bispo Isac Aço, que tem um acervo incrível sobre o patrimônio arquitetônico de Porto Alegre. Quem gosta de praticar esportes com segurança e profissionalismo, o Clube Caixeiros Viajantes é mais uma alternativa de lazer do bairro.

Pertinho do centro e de outras regiões nobres da capital, o local é ideal para quem busca calmaria dentro de casa, mas há muitas boas opções de lazer também por perto. Com vários prédios mais antigos, da década de 80, a área tem valores em conta para quem deseja alugar.

3- Chácara das Pedras

A Chácara das Pedras tem como principal atrativo suas ruas bastante arborizadas, compostas essencialmente por grandes casas e condomínios residenciais bem seguros, e por isso, é considerado um dos bairros mais seguros de Porto Alegre.

Por ficar em uma parte bastante alta da cidade de Porto Alegre, a localidade oferece a moradores e visitantes uma linda vista panorâmica da cidade. Conforto, sossego e qualidade de vida são características presentes no cotidiano dos moradores.

Pontos comerciais 

O bairro Chácara das Pedras tem uma opção de galeria de compras a céu aberto, o Viva Open Mall. Com espaços de coworking, bicicletário, chimarródromo e playground, além de lojas e bancos, é uma alternativa charmosa para um final de tarde com amigos ou para resolver aquelas questões do dia a dia.

Muito próximo ao bairro Chácara das Pedras, no vizinho Boa Vista, fica uma região que é referência na cidade em termos de comércio. Lá fica o shopping center Iguatemi, onde circulam mais de dois milhões de pessoas por mês. Bem próximo de lá, tem o Bourbon Country Shopping, onde a principal atração é o hipermercado Bourbon.

Bares e restaurantes

Além de ser um dos bairros mais seguros de Porto Alegre,  a região tem uma diversidade de opções gastronômicas para quem gosta de opções na hora de almoçar, jantar, lanchar e muito mais! Localizado na avenida João Wallig, o Galo Cinza Três Figueiras é um dos restaurantes de rua que se destaca no entorno do bairro Chácara das Pedras.

Áreas Verdes

Nas redondezas, o Parque Germânia é uma excelente opção para reunir amigos e família, dar uma caminhada ou corrida e tomar um bom chimarrão. Localizado em uma extensa área verde inaugurada em 2006, o local conta com mais de 15 hectares. Lá tem lago, quadras de tênis, futebol e basquete, que costuma atrair famílias inteiras, grupos de amigos e praticantes de esportes.

4- Menino Deus 

Quem já conhece o Menino Deus sabe o quanto esse é um dos mais adorados e um dos bairros mais seguros de Porto Alegre. São inúmeras opções de cultura, lazer, esportes, gastronomia, além das diversas áreas verdes disponíveis. 

Sendo uma das regiões nobres da capital gaúcha, não se espera menos do local. Lá você vai encontrar muitas programações e pontos para aproveitar a região. Assim, os passeios com os filhos, em casal ou com toda a família são muito mais divertidos! 

Mobilidade fácil

Seja de carro, de bicicleta, no transporte público ou a pé, a região é uma das mais privilegiadas em termos de mobilidade em toda a capital gaúcha. Apresenta muitas ciclovias e facilita as caminhadas. Por isso, usar o termo “perto de tudo” não é exagero. 

O bairro está a cerca de 3 km do Centro Histórico, a 5 km da rodovia, além de ficar a 20 minutos de distância do Aeroporto Salgado Filho. Fora isso, ainda tem acesso rápido a locais como a Cidade Baixa e o Parque da Redenção. 

Muitas opções de atividade física e lazer

No bairro Menino de Deus não tem desculpas para você não estar em movimento, literalmente! Os moradores contam com diversas academias, clubes, estúdios de pilates, áreas verdes e pracinhas para a diversão infantil em POA. 

Você tem ainda o Centro Estadual de Treinamento Esportivo (CETE) e, claro, o Parque Marinha do Brasil. Ah! E não deixe de conferir o pôr do sol no Guaíba contemplando esse cenário natural incrível, combinado? 

O que achou dos bairros mais seguros de Porto Alegre que apresentamos aqui nesse post?

 Conhece outros que gostaria de saber mais? Conte aqui para nós nos comentários e não deixe de ficar bem informado sempre com as melhores dicas que só a Arbo prepara pra você! 

joão pedro autor
João Pedro Binatto

João Pedro Binatto é professor de língua portuguesa, redator e copywriter. É com essas experiências em redação e marketing que está há 2 anos no mercado imobiliário e, hoje, atua na área de eventos na Arbo. Tem como compromisso ajudar gestores e imobiliárias a realizarem suas rotinas ainda mais feliz e descomplicadas.

Postagens relacionadas

O que fazer em Ribeirão Preto?

O que fazer em Ribeirão Preto?

Quer conhecer novos lugares, mas não sabe o que fazer em Ribeirão Preto? Confira essa lista com excelentes locais da cidade para você se divertir Morar em uma cidade repleta de pontos turísticos é, sem dúvidas, viver com qualidade de vida. Isso porque é possível realizar diversos passeios educativos e prazerosos com a família e […]

bares-e-restaurantes-em-londrina

Os melhores bares e restaurantes em Londrina

Se você gosta de experimentar diversos sabores e tendências, essa é a cidade ideal. Conheça os melhores bares e restaurantes em Londrina! Da tradicional costela assada no estilo brasileiro à comida chinesa, japonesa ou mexicana, existem uma variedade de bares e restaurantes em Londrina, também conhecida como pequena Londres, que proporcionam experiências únicas, atendendo bem […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *