26 de abril de 2024

Como é morar na Mooca em São Paulo?

morar-na-mooca

Boa qualidade de vida aos moradores. Esta é a principal vantagem de morar na Mooca, um tradicional bairro da cidade de São Paulo

Nesse artigo, vamos te apresentar o guia de como é morar na Mooca, bairro em São Paulo. Isso representa que, em seguida, você encontrará os principais conselhos para quem está à procura de comprar ou de alugar um imóvel nessa região da capital paulista. Fique com a gente!

morar-na-mooca

O que você deve saber sobre a Mooca

Antes de tudo, saiba que o município onde o bairro está situado, ou seja São Paulo, é considerado o principal polo corporativo, financeiro e mercantil da América do Sul. No ano de 2020, a capital paulista era a região mais populosa do país, com 12,3 milhões de habitantes, de acordo com pesquisas coletadas pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

A capital paulista foi fundada no ano de 1554, quando 12 padres jesuítas fundaram um colégio especializado na catequização dos indígenas da região. É destacado importantes nomes da história brasileira entre os padres, como o Manuel da Nóbrega e o José de Anchieta. 

São Paulo possui esse nome porque começou sua história em 25 de janeiro, dia em que a Igreja Católica celebra a Data de São Paulo, apóstolo de Jesus Cristo. Em uma carta destinada à Companhia de Jesus, o padre José de Anchieta declarou que, como a primeira missa do município havia sido celebrada no dia, a fundação da “casa” estaria especialmente ao santo católico.

morar-na-mooca

O povoamento do município iniciou ao redor do colégio jesuíta. Ao invés do que muitos imaginam, o local não surgiu como um importante centro para o país. Muito pelo contrário: durante séculos seguintes à criação, São Paulo foi considerada uma cidade pobre e longe dos centros da colônia nacional. 

O Período Imperial brasileiro marcou a mudança brusca em São Paulo, quando Dom Pedro I proclama a Independência do Brasil às margens do rio Ipiranga. A partir desse momento, o município começou a ser visto como uma região imperial. Logo, os estabelecimentos importantes começaram a surgir no local, como conventos e faculdades, o que incentivou o crescimento dos moradores e, consequentemente, da região como um todo.

Aliás, o município teve desenvolvimento em razão ao cultivo do café, que, pouco tempo depois, deu fundação a uma importante ferrovia. Ao decorrer do século XIX, a cidade de São Paulo começou a marcar uma intensa chegada de imigrantes, principalmente de italianos.

Em 1954, com a festividade dos 400 anos do município, São Paulo fundou o Parque do Ibirapuera, um dos mais famosos pontos turísticos da região até o momento. No começo da década de 1960, a cidade já somava mais de quatro milhões de habitantes e era uma das mais populosas do Brasil. 

morar-na-mooca

Hoje em dia, o município de São Paulo contém o 10º maior PIB (Produto Interno Bruto) do mundo e é vista como a cidade do país mais influente no cenário global. Legal, não é?!

Por essas e por outras razões que as imobiliarias paulistanas que atendem a região da Mooca apresentam uma atribuição relevante no município. A razão é devido as empresas anunciam bons imóveis e favorecem a qualidade de vida de muitos moradores.

Morar em Mooca

Sofisticados empreendimentos que garantem boa qualidade de vida aos moradores. Dentre tantos, este é o principal destaque de morar na Mooca, um tradicional bairro em uma das regiões mais populosas e atrativas da cidade de São Paulo, a zona leste.

Mooca foi um dos bairros mais importantes do século XX, quando abrigou as primeiras indústrias, atraindo muitos imigrantes. Com 7,7 km² e uma população de 63.133 mil habitantes, Mooca é considerado o bairro mais seguro de São Paulo, com segurança ostensiva e garantia de tranquilidade aos moradores. 

Segundo historiadores, “Mooca” pode significar “ares amenos” ou “fazer casa”, e são oriundas de vocábulos Tupi Guarani. Eles utilizavam esse último termo para se referir aos imigrantes que vinham para o Brasil, que construíam sua casa a partir do barro.

Apesar de concentrar algumas indústrias, o bairro é predominantemente residencial. Mooca é considerado um bairro de classe média, com empreendimentos de alto padrão, infraestrutura completa e de localização privilegiada. Por isso, a morar na Mooca significa estar em uma das regiões preferidas para se residir em São Paulo. 

Acesso privilegiado

Morar na Mooca é ter fácil acesso para o centro e para outras regiões da cidade, por meio da Avenida do Estado, da Marginal Tietê e da Avenida 23 de Maio. Também está próxima das principais vias de acesso às avenidas Radial Leste, Paes de Barros e Presidente Wilson. Além disso, Mooca dispõe de várias linhas de ônibus, duas estações de metrô e uma de trem. 

Universidades

Ano novo, universidade nova. O ingresso em instituições do ensino superior é um momento muito marcante para os estudantes. Isso também significa que desencadeia a pesquisa por um imóvel para quem não é da região da faculdade.

O bairro da Mooca possui destaque na cidade de São Paulo por conta da presença de duas renomadas faculdades: a Universidade Anhembi Morumbi, e a São Judas Tadeu.

Excelente Infraestrutura 

O bairro é hoje muito valorizado pelo mercado imobiliário, por sua excelente infraestrutura com empreendimentos de alta qualidade. Mooca traz em sua preservação características italianas, além de requinte, qualidade e conforto. 

Perto da Mooca você encontra cinco hospitais, sendo eles: o Salvalus, Villa Lobos, São Cristóvão, Cema e Dr. Ignácio Proença de Gouvêa. Além disso, fica perto de vários bairros conhecidos, como o Brás, Vila Prudente, Ipiranga e Belém.

Mooca também possui hipermercados, universidades, escolas e uma variedade de restaurantes com diversas culinárias. 

No Youtube, o canal Vinicius Lomaski registrou imagens sobrevoando a Mooca, principalmente os galpões da antiga fábrica da Antarctica e a linha férrea da estação de trem. Confira!

Muitas opções de lazer

O Mooca Plaza Shopping movimenta a economia do bairro e da região com uma variedade de opções de lazer e compras, como lojas de vestuário, espaços de entretenimento, restaurantes e serviços. É uma ótima opção para passeios entre amigos ou em família. 

Uma exclusiva opção de lazer é o passeio de Maria Fumaça, realizada nos finais de semana em uma locomotiva de 1922, transportando os viajantes por três quilômetros para uma outra época, passando por uma vila ferroviária do século passado e também por antigos trens da SP Railway. 

Outros locais de lazer que trazem história são: o Museu do Imigrante, e o Espaço Cultural nos Trilhos, onde ocorrerem exposições, eventos, e reúne trens centenários e trilhos da ferrovia de São Paulo.

O tradicional clube do Juventus também faz parte da cultura do bairro, e para os amantes de futebol há ainda no bairro o estádio do Juventus, o Conde Rodolfo Crespi. Já para os amantes de motor, na Rua Juventus acontece o encontro de lowrider, e ainda o encontro de carros antigos, no Parque da Mooca.    

Vida noturna 

Como é morar na Mooca em São Paulo?

E para a vida jovem, o bairro da Mooca também dispõe de agitação noturna, sendo considerado um bairro boêmio que oferece muitas opções de casas de shows, pubs, barzinhos  e restaurantes, seja para o happy hour ou para o final de semana. 

Cultura e gastronomia 

No local da antiga Hospedaria do Imigrante, inaugurada em 1887, Mooca é contemplada pelo Museu da Imigração, trazendo toda a influência italiana que é percebida no bairro.

Uma das festas mais tradicionais e populares de Mooca é a da Paróquia San Gerano, construída em 1914. Há ainda o Teatro Arthur Azevedo e o salão da Juventus também, que recebem shows e espetáculos únicos.

E com grande influência da imigração italiana, na  Mooca você encontra opções de pizzarias, bastante disputadas,  além de hamburguerias, restaurante de massas e doces. Isso tudo sem falar das feiras gastronômicas que fazem sucesso no Mooca.  

Imóveis na Mooca 

Na Arbo Imóveis você encontra imóveis para locação no Mooca por valores a partir de R$ 2 mil, e para compra, a partir de R$ 240 mil, entre casas e apartamentos. O bairro também oferece empreendimentos com sofisticação, requinte e tudo que a sua família merece, em sobrados ou coberturas duplex que vão de 900 mil a 4 milhões de reais.

morar-na-mooca

O que você achou deste conteúdo?

Agora que você já sabe as principais informações antes de alugar ou comprar um imóvel no bairro da Mooca, na capital paulista, deixe nos comentários o que mais te chamou a atenção e se esse artigo te auxiliou de alguma forma. 

Não esqueça de conferir outros conteúdos sobre a cidade de São Paulo no Blog da Arbo. Os artigos falam os principais aspectos sobre os bairros do município, como o custo de vida, os melhores bairros e os principais pontos turísticos. Veja agora mesmo!

Aliás, você gostou do bairro? Visite agora mesmo nosso Portal Arbo Imóveis e veja todas as opções para morar ou investir na cidade. Aqui você encontra excelentes imóveis em São Paulo para morar sozinho ou com toda a família.

Contudo, se você estiver presente nas plataformas de interação on-line, então aqui vai outra dica: acompanhe nossas redes para mais informações sobre as melhores cidades e bairros do Brasil seja para conhecer, viver, alugar ou comprar.

E se você é novo em São Paulo ou possui intenção de se mudar para a capital paulista, veja também explicações sobre a energia elétrica, como emitir a segunda via do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e os melhores provedores de internet do município. Todas essas informações você encontra na Central de Ajuda da Arbo!

autor danilo brandão
Danilo Brandão

Danilo Brandão é jornalista com mais de 5 anos de experiência em produção de conteúdo para o mercado imobiliário. É redator, revisor e editor do Blog da Arbo, além de ser responsável por outras frentes dentro da empresa.

Postagens relacionadas

custo-de-vida-rio-de-janeiro

Descubra o custo de vida no Rio de Janeiro

Está pensando em ir morar no Rio de Janeiro mas não sabe quanto você terá que desembolsar para seu objetivo? Saiba mais sobre o custo de vida na cidade neste post! Nada como morar em uma das capitais mais lindas do país e ainda por cima poder ir à praia toda semana, não é mesmo? […]

Pontos turísticos de Porto Alegre

Veja os pontos turísticos de Porto Alegre

A cidade oferece uma variedade incrível de diversão e cultura para todos os gostos. Listamos os melhores pontos turísticos de Porto Alegre. Está planejando tirar uns dias para viajar e ainda não sabe para onde ir? Que tal conhecer uma cidade incrível, que reúne pontos turísticos maravilhosos e bem diversificados, com opções para descansar e […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *