24 de abril de 2024

O que saber antes de comprar casa em Guarapari

bela praia para quem busca casa em guarapari

Se você deseja comprar uma casa em Guarapari, precisa conhecer a cidade. Aqui você confere tudo que precisa saber antes de se mudar.

O litoral capixaba atrai diversos turistas e moradores todos os anos. São diversas as praias e as opções de lazer na localização e, se você deseja comprar ou alugar uma casa em Guarapari, um dos municípios do litoral, é importante que você conheça o máximo de informações possível sobre o local.

Se você deseja saber mais sobre Guarapari – e sobre a Região Metropolitana de Vitória, capital do Espírito Santo –, continue a leitura. Nesse texto, elaborado pelo Blog da Arbo especialmente para quem deseja comprar ou alugar uma casa em Guarapari, você vai conferir:

O que você deve saber sobre Guarapari?

Localizada no litoral do Espírito Santo, no Sudeste do Brasil, Guarapari é uma cidade conhecida por suas belas praias.

O município, que está situado na Região Metropolitana de Vitória, a cerca de 50 quilômetros de distância da capital capixaba, contava, segundo estimativa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), com cerca de 127 mil habitantes em 2020.

O clima de Guarapari é definido como tropical quente superúmido, caracterizado por verões quentes e chuvosos e por invernos amenos. A média de temperatura registrada no município ao longo do ano é de 24 ºC.

Repleta de praias paradisíacas, Guarapari é conhecida por abrigar a maior biodiversidade de vida marinha em todo o Brasil.

Além disso, as praias do município chamam atenção de turistas e de moradores por apresentarem um alto nível de radioatividade natural, causado pelas areias monazíticas, que contam com urânio em sua composição.

casa em guarapari vantagens da cidade
Quem compra ou aluga uma casa em Guarapari vive em uma das cidades mais visitadas do Espírito Santo

Quais são os melhores bairros para comprar ou alugar uma casa em Guarapari?

Centro

O Centro é um dos principais bairros para quem busca comprar ou alugar uma casa em Guarapari. Isso porque a região abriga os principais pontos de comércio e de serviços, além, é claro, de praias paradisíacas e movimentadas por moradores e turistas.

As praias Areia Preta, das Castanheiras e dos Namorados são as principais do bairro e, por isso, possuem uma boa infraestrutura para quem deseja se divertir com a família e com os amigos nos momentos de lazer.

Outro aspecto bastante valorizado no Centro se refere à gastronomia local. Isso porque o bairro abriga importantes e tradicionais restaurantes e lanchonetes, que servem pratos típicos da região, como a caranguejada e a muma de siri.

Por fim, é necessário ressaltar que as praias não são as únicas opções de lazer no Centro. Você também pode desfrutar de opções como passeios ecológicos e parques aquáticos.

Praia do Morro

É impossível falar sobre Guarapari sem citar a Praia do Morro como um dos principais bairros. Isso porque a localização é uma das mais procuradas por quem deseja encontrar uma casa em Guarapari.

Essa alta procura por imóveis na Praia do Morro se deve, principalmente, à existência de belas paisagens, boas praias e, é claro, à excelente infraestrutura do bairro, que oferece acesso facilitado a comércios e serviços.

Se você gosta de se divertir com a família e os amigos ao ar livre, vai gostar de saber que o bairro está localizado na divisa com o Parque Natural Municipal Morro da Pescaria, que abriga mais de 70 hectares de Mata Atlântica completamente preservada.

É importante ressaltar que a Praia do Morro está localizada nas proximidades do Centro de Guarapari, o que facilita o acesso dos moradores a diversas regiões do município.

Enseada Azul

Por fim, você deve considerar alugar ou comprar uma casa em Guarapari no bairro Enseada Azul, considerado por muitos um verdadeiro paraíso.

O bairro, que está localizado nas proximidades do Centro e da Praia do Morro, abriga algumas das praias e das paisagens mais atrativas de todo o Espírito Santo.

Assim como as demais regiões apresentadas, a Enseada Azul conta com uma excelente infraestrutura, que é capaz de atender às necessidades dos moradores no que se refere ao comércio e à prestação de serviços.

A boa notícia para quem busca uma casa em Guarapari é o custo de vida no bairro. Apesar de ser um dos principais da cidade, a Enseada Azul abriga imóveis que apresentam preços acessíveis.

praias para quem compra ou aluga casa em guarapari
Comprar uma casa em Guarapari significa estar próximo de belas praias

Qual é o custo de vida em Guarapari?

Cidades litorâneas grandes, como Porto Seguro e Balneário Camboriú, apresentam um custo de vida bastante alto. Entretanto, essa não é a realidade de quem deseja se mudar e encontrar uma casa em Guarapari.

A cidade atrai diversos moradores todos os anos não somente por conta de suas praias paradisíacas, mas também por oferecer uma boa estrutura – que leva à qualidade de vida – por um valor considerado baixo em comparação com outros municípios do litoral.

Um dos maiores benefícios de quem mora em Guarapari se refere à gratuidade das atividades de lazer. Por se tratar de um município que abriga diversas praias e parques, existe uma infinidade de programas e de passeios que podem ser realizados totalmente de graça.

Entretanto, antes de se mudar e de encontrar uma casa em Guarapari, você precisa considerar outros aspectos que compõem o custo de vida na cidade, como alimentação, transporte e, é claro, moradia.

Os custos com alimentação são considerados baixos pelos moradores de Guarapari, uma vez que é inferior à média nacional. O mesmo acontece com os gastos direcionados ao transporte – tanto coletivo quanto privado.

Por fim, no que se refere aos imóveis – tanto casas quanto apartamentos –, é necessário avaliar diversos aspectos antes de escolher uma opção para ser seu novo lar. Para isso, considere a localização, a infraestrutura do bairro e, é claro, os preços, que variam de acordo com diversos aspectos.

Dessa forma, não é possível definir uma média de custos relacionados à compra ou à locação de imóveis, mas você pode conferir algumas unidades no Portal da Arbo, para que possa conferir os valores e escolher a casa ou o apartamento que mais te agrada.

casa em guarapari para comprar ou alugar arbo
O Portal da Arbo Imóveis reúne diversas opções para você que procura casa em Guarapari. Acesse o link acima e confira

Bônus: quais são as melhores praias de Guarapari?

Para finalizar, é importante que você conheça as melhores praias da cidade, afinal, buscar uma casa em Guarapari significa que você gosta de viver no litoral, não é mesmo?!

Praia dos Namorados

Localizada na região central de Guarapari, a Praia dos Namorados é uma das principais da cidade, principalmente, em virtude da facilidade de acesso e de sua paisagem paradisíaca.

Considerada tranquila por moradores e turistas, a Praia dos Namorados é ideal para quem deseja relaxar com a família. O local é bastante recomendado para quem deseja passear e se divertir com crianças, uma vez que as águas do mar são calmas e não há muitas ondas.

Outro aspecto bastante valorizado no local é a infraestrutura. Cercada por restaurantes, lanchonetes e lojas, a Praia dos Namorados oferece uma infinidade de opções para quem deseja comer bem e/ou comprar souvenirs.

banner e-book comprar imóvel

Praia da Areia Preta

A Praia de Areia Preta sempre atraiu muitos turistas para a cidade de Guarapari. E não é para menos: a areia é, de fato, preta, o que é bastante incomum para quem está acostumado às tonalidades claras.

É nessa praia que se encontra a areia monazítica, mencionada anteriormente nesse texto. Esse tipo de areia emana radiação, especialmente por conter urânio em sua composição.

Ao contrário do que muitos pensam, essa baixa quantidade de radiação não prejudica a saúde. Na verdade, o que acontece é o verdadeiro oposto: segundo estudos da UFES (Universidade Federal do Espírito Santo), as propriedades da areia estimulam a prevenção de doenças, como o câncer.

Além de oferecer benefícios à saúde, a Praia da Areia Preta oferece aos moradores e aos turistas uma bela paisagem e um mar calmo. O local é frequentado, principalmente, por famílias e por grupos de amigos que desejam relaxar e se divertir nos finais de semana.

contato com a natureza na cidade
Ter uma casa em Guarapari te possibilita estar em contato com a natureza mesmo em uma cidade

Praia Vermelha

Por fim, você deve conhecer a Praia Vermelha, que recebe esse nome em virtude da coloração avermelhada da areia. Essa, ao contrário das demais, não está localizada na região central, mas sim em uma área remota.

Pequena e deserta, a Praia Vermelha não possui uma infraestrutura de serviços e de comércios como as outras citadas nesse tópico. Entretanto, esse é o local perfeito para quem deseja relaxar e descansar longe do agito da cidade.

A praia pode ser acessada somente por meio de uma trilha, que é considerada de baixa complexidade. Quem visita a Praia Vermelha se encanta com a beleza natural da paisagem e, com certeza, deseja voltar mais vezes.

E se você deseja saber ainda mais sobre Guarapari, pode conferir o vídeo Meu Pedaço do Brasil | Conheça Guarapari, produzido e publicado pela TV Brasil. O material está disponível no YouTube:

Agora que você já conhece a cidade, o que acha de encontrar uma casa em Guarapari? No Portal da Arbo você encontra centenas de opções para comprar ou para alugar nessa bela cidade litorânea.

Continue a acompanhar o Blog da Arbo para conferir mais informações sobre Guarapari e sobre outras cidades do Brasil. Você pode, também, se inscrever em nossa newsletter para receber os melhores conteúdos diretamente em seu e-mail. Para isso, basta preencher o formulário abaixo.

autor danilo brandão
Danilo Brandão

Danilo Brandão é jornalista com mais de 5 anos de experiência em produção de conteúdo para o mercado imobiliário. É redator, revisor e editor do Blog da Arbo, além de ser responsável por outras frentes dentro da empresa.

Postagens relacionadas

como é morar em jundiaí

O que saber antes de morar em Jundiaí

Se você planeja se mudar e morar em Jundiaí, precisa conhecer a cidade ao máximo. Nesse texto você vai conferir tudo que precisa saber antes de arrumar as malas para a mudança Com a pandemia de covid-19, muitas pessoas tiveram a oportunidade de trabalhar de forma remota e, com isso, decidiram sair de grandes centros. […]

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *