23 de abril de 2024

As 5 melhores escolas particulares em Osasco

escolas-particulares-em-Osasco

Escolher um colégio para os filhos é uma tarefa difícil. Pensando nisso, trouxemos uma lista com as cinco principais escolas particulares em Osasco. Confira!

Depois de escolher o melhor bairro para morar na região metropolitana de São Paulo, chega o momento de conhecer e avaliar as melhores instituições de ensino da região. E, para tomar essa atitude importante, muitos critérios devem ser considerados. Por esse motivo, escolha o próximo colégio dos seus filhos com base nas 5 melhores escolas particulares em Osasco.

Antes de tudo, sabemos que definir em qual instituição de ensino as crianças vão estudar é uma questão delicada. Normalmente, a maioria dos pais fazem a escolha de acordo com o valor da mensalidade, mas nem sempre avaliar este fator é a melhor opção. Neste artigo você vai ver:

Escolas particulares em Osasco: três dicas para fazer a melhor escolha

Liste suas preferências

Primeiramente, enumere todas as suas predileções de escola ideal para seus filhos. Escreva, também, os prós e os contras que você espera das instituições, como proximidade da sua casa, profissionais qualificados e espaço físico. 

Lembre-se das questões relativas ao ensino. Sua preferência é que seus filhos estudem em período integral ou meio período? Outro item que você deve se atentar são os cursos extracurriculares. Muitas escolas oferecem aulas na área de esportes, idiomas, música e até mesmo tecnologia.

Prefira um colégio que esteja em sintonia com as crianças. Afinal, são elas que vão passar uma boa parte do dia no local. Por exemplo, não é agradável para o aluno estudar em um local religioso sendo que o próprio não se sente confortável com aquela religião. 

Cada família tem a sua realidade e, portanto, precisa definir suas prioridades. A elaboração da lista ajuda a ter uma melhor visualização dos objetivos, além de facilitar a procura por uma nova escola. Que tal aplicar esse método hoje?

sala-de-aula
Saber a melhor escola em Osasco para matricular seu filho é fundamental!

Pesquisas e mais pesquisas

Selecionou algumas escolas interessantes? Então chegou o momento de pesquisar tudo sobre a instituição. Algumas sugestões vantajosas são entrar nos sites dos colégios e conferir todas as informações apresentadas, assim como acessar as redes sociais e ler as avaliações e os comentários feitos por outros pais. 

Outra opção é visitar as escolas e conferir suas instalações. Para alguns pais, as instituições com espaços físicos grandes são um ponto positivo no momento da escolha. No entanto, para outros, esse é um fator negativo. Em vista disso, é extremamente importante que os pais conheçam pessoal os colégios, a fim de evitar futuros problemas.

Na visita, não deixe de levar as crianças. Dessa forma, os pais podem perceber se os pequenos simpatizam com o lugar e, também, avaliar rapidamente a forma como os funcionários os tratam. 

Aproveite o momento de entrada e de saída das crianças nos colégios e converse com outros pais. Questione assuntos relacionados à educação, como o método de ensino e a vivência escolar. Esta estratégia é uma das melhores formas de descobrir se a escola é a ideal para seus filhos.

Outra sugestão é pesquisar as instituições em rankings. O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) avalia, anualmente, o desempenho de escolas públicas e particulares de todo o país por meio do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Inclusive, uma das melhores escolas particulares em Osasco está entre as 50 primeiras posições na lista de 2019. 

escolas-particulares-em-osasco
Esperamos que as dicas que apresentamos aqui no Blog te ajudem a encontrar a escola ideal!

Preparatório para o ensino superior

O modelo preparatório para o ensino superior está crescendo entre as escolas. Muitos colégios estabelecem essa relação para que os alunos, principalmente os que pertencem ao ensino médio, possam, desde o ensino básico, ter um breve conhecimento sobre ensino superior. 

Essa estratégia é desenvolvida por meio de cursinhos pré-vestibulares, que são ofertados aos estudantes dos últimos anos escolares. Desse modo, a instituição garante um meio complementar de preparo ao aluno, que tem mais chances de conquistar uma vaga no ensino superior.

Além disso, existem colégios que possuem parcerias com faculdades que oferecem descontos para estudantes. Esse é, inclusive, um ótimo jeito de começar o ensino superior com o pé direito. Portanto, não fique perdido e conheça as melhores faculdades em Osasco!

As melhores escolas particulares em Osasco

Com quase 700 mil habitantes, Osasco é a 8° cidade mais populosa do estado de São Paulo, segundo dados de 2019, coletados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Devido à grande evolução do município, muitas escolas se estabeleceram na cidade. Portanto, conheças as cinco melhores escolas particulares em Osasco:

1- Colégio Anglo Leonardo da Vinci

colégio-anglo-osasco
O Colégio Anglo tem tradição em Osasco e está entre as melhores escolas

O Colégio Anglo Leonardo da Vinci foi fundado em 1976 e acompanhou o desenvolvimento de Osasco. A infraestrutura da instituição é completa e diferenciada, já que inclui 24 salas de aulas, áreas de convivência, laboratórios de biologia, química e multimídia. 

Há, também, um prédio dedicado ao curso pré-vestibular, que oferece ensino extensivo, semi e intensivo. O ambiente possui três salas de aula, todas providas de ar condicionado e microfone. 

Segundo o Inep, em sua pesquisa que avalia o desempenho nacional de instituições públicas e particulares através do Enem, o Colégio Anglo de Osasco alcançou em 2019, a 46º posição no ranking de melhores escolas do Brasil. Neste levantamento, somente instituições com 30 ou mais alunos foram consideradas. Além disso, a pesquisa analisou apenas estudantes que estão no último ano do ensino médio.

O Colégio Anglo Leonardo da Vinci está localizado na rua Euclides da Cunha, número 377, na região central de Osasco. Se você quiser saber mais sobre os valores de mensalidades ou matrícula, entre em contato com o colégio Anglo.

2- Colégio Objetivo 

escolas-particulares-em-osasco
Outra escola com tradição em Osasco, o colégio Objetivo se apresenta como uma ótima opção!

Atuando desde 1986, o Colégio Objetivo de Osasco começou suas atividades com o ensino fundamental e médio. Nessa época, a instituição estava localizada na rua Miosótis, número 101, no Jardim das Flores. 

Com o aumento da procura, o colégio implantou o ensino infantil em 1996 e, atualmente, alcança a marca de 800 alunos. Dois anos depois, a escola abriu uma segunda unidade para receber mais estudantes e para transferir os que pertencem ao ensino fundamental II e médio. 

Para os estudantes, são oferecidas as seguintes atividades extras: judô, yoga, teatro e xadrez. Além disso, a instituição se preocupa com a preparação para a faculdade e disponibiliza à comunidade cursos pré-vestibulares divididos em três modalidades.

No Youtube, o canal do colégio registrou imagens da visita dos alunos ao Sítio Carroção. O vídeo é de agosto de 2015. Confira a seguir:

A unidade I do Colégio Objetivo de Osasco está localizada na rua Miosótis, número 101, no Jardim das Flores. A segunda unidade está na avenida das Flores, número 500, no mesmo bairro. Se você pretende matricular seus filhos nessa escola, entre em contato com o colégio para saber mais sobre valores de mensalidades.

3- Colégio Fernão Dias Pais

escolas-particulares-em-osasco
O Colégio Fernão Dias tem uma longa trajetória em Osasco e pode ser uma ótima escolha para seus filhos!

O Colégio Fernão Dias Pais foi criado em 1973 e tinha, inicialmente, cunho de ensino técnico para a região de Osasco, que até então estava carente de mão de obra especializada. Atualmente, além da educação técnica,  conta com ensino fundamental e médio. 

A estrutura da escola é especializada para cada faixa etária e possui amplas salas de aula e de vídeo, além de laboratórios de informática, biblioteca, áreas de convivência e quadra de esportes. O colégio promove, também, eventos complementares, como feiras de livros, campeonatos de esportes e visitas educativas em empresas.

E, se os alunos do último ano do ensino médio quiserem, podem optar por aprimorar os conteúdos dos vestibulares. As aulas e os materiais são gratuitos e são ministrados no período vespertino às quartas-feiras. O colégio também oferece atividades extracurriculares para quem se interessa por esportes. 

O Colégio Fernão Dias Pais é integrado à faculdade que leva o mesmo nome e está situado na rua Euclides da Cunha, número 70, na região central. Conheça mais sobre o ensino superior agregado ao colégio. Para saber mais sobre o valor de mensalidades e matrícula, entre em contato com o colégio.

4- Colégio Adventista da Vila Yara

escolas-particulares-em-osasco
O Colégio Adventista tem grande prestígio em Osasco, considerado uma das melhores escolas da cidade

O Colégio Adventista da Vila Yara foi planejado para ampliar a Escola Adventista Castelo Forte (localizada na região central de Osasco) e, assim, atender a crescente demanda de alunos. A Prefeitura do Município de Osasco, em 1985, cedeu um terreno de 3.600 m² para edificar a unidade da Vila Yara. 

Desse modo, a instituição foi fundada somente em 1991, com a construção de um edifício com alas interligadas por um espaço coberto. A estrutura atualmente oferece ensino infantil, fundamental e médio nos períodos matutino e vespertino. 

O Colégio Adventista da Vila Yara possui uma ampla estrutura, que inclui espaços como: biblioteca, ginásio esportivo, auditório, laboratórios, modernas salas de aula e de leitura. A instituição está localizada na rua Arthur Eloy, número 292. Valores de matrícula e mensalidades podem ser consultados entrando em contato com o colégio Adventista.

5- Colégio Padre Anchieta

escolas-particulares-em-osasco
Como uma longa história em Osasco, o colégio padre Ancchieta oferece uma ótima educação com professores qualificados!

O Colégio Padre Anchieta iniciou suas atividades em 1967, quando o professor Antiório ministrava aulas preparatórias para a admissão ao ginásio (modalidade de ensino permitido aos melhores alunos dotados intelectualmente), com o intuito de custear seu curso de engenharia. No começo, os ensinamentos aconteciam em uma pequena sala no centro de Osasco. 

O cursinho teve uma alta procura por parte dos alunos e, por isso, teve de ser transferido para um local com mais estrutura. A partir desta mudança, a instituição passou a oferecer cursos técnicos e supletivos. Somente a partir de 1983 a escola implantou os ensinos infantil, fundamental e médio.

A estrutura moderna do colégio oferece aos estudantes salas de aula com lousa interativa, bibliotecas, playground, piscina, quadra de esportes, laboratórios e muito mais. Caso o aluno deseje fazer atividades extras, a escola disponibiliza aulas de teatro, plantão de dúvidas de disciplinas e práticas esportivas, como judô, ginástica rítmica e jazz. 

O Colégio Padre Anchieta em Osasco, possui um programa de bolsas de estudo em que você consegue abater o valor da mensalidade. Ele está situado na rua Batista de Azevedo, número 340, na região central de Osasco. Para saber mais sobre o preço de mensalidades da escola, entre em contato com o Colégio Padre Anchieta.

6- Bônus: Colégio Aplicação

O Colégio Aplicação em Osasco é mais uma opção de escola particular para seus filhos. Eles possuem uma excelente qualidade de ensino e diversas frentes de atividades extracurriculares como feiras culturais, projetos e outras atividades.

Além disso, o colégio aplicação tem uma filosofia de inovação. Uma das frentes é a disponibilização de uma plataforma para acompanhamento das atividades de seus filhos!

O colégio Aplicação está localizado na Rua Minas Bogasian, nª 308, bem no centro de Osasco. Se você quiser informações sobre as mensalidades, entre em contato com o Colégio Aplicação!

O que achou das escolas? 

A cidade oferece muitas possibilidades para os pais que desejam investir na educação de seus filhos sem abrir mão da praticidade de morar próximo à capital paulista. No entanto, se está pensando em se mudar para a região, veja primeiro este artigo sobre tudo o que você precisa saber antes de procurar casas para alugar em Osasco.

O município dispõe dos melhores parques, bares e restaurantes para quem deseja conhecer a região metropolitana de São Paulo. Além disso, é uma excelente opção para quem quer conhecer lugares incríveis.

autor danilo brandão
Danilo Brandão

Danilo Brandão é jornalista com mais de 5 anos de experiência em produção de conteúdo para o mercado imobiliário. É redator, revisor e editor do Blog da Arbo, além de ser responsável por outras frentes dentro da empresa.

Postagens relacionadas

Veja lançamentos em Curitiba na planta!

Veja lançamentos em Curitiba na planta!

A capital paranaense é mundialmente conhecida por sua sustentabilidade e se tornou sinônimo de qualidade de vida. Veja sobre os Lançamentos em Curitiba! Curitiba possui aproximadamente 1.851.215 habitantes que vivem em 75 bairros, em mais de 430 km² de sua vasta área. A capital tem vários bosques, praças e parques, o que a deixa com […]

3 Comentários

  1. Boa tarde!

    Como mãe e avó de aluno, quero entender como chegaram nesse resultado das 5 melhores escolas particulares de Osasco.
    Conheço todos esses colégios listados aqui e posso afirmar que, como ponto de referência em uma ótima educação, existem outros colégios que foram desmerecidos. o Colégio Manoel Moratto , por exemplo, não fica atrás de nenhum desses e acho que a classificação deveria ser mais explicita.

    Att.

    1. Olá, Janice! Tudo bem?

      Para a escolha das cinco melhores escolas de São Paulo, utilizamos dados divulgados por instituições relacionadas à educação, como o MEC (Ministério da Educação) e o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Ao longo do texto inserimos algumas das informações que encontramos nessas fontes.

      Agradecemos muito a sua contribuição e, com certeza, vamos levá-la em conta para atualizar o artigo. Obrigada e estamos à disposição! 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *