25 de abril de 2024

As melhores faculdades em Ribeirão Preto

faculdades-em-Ribeirao-Preto

Quer estudar em uma das faculdades em Ribeirão Preto, mas não sabe qual é a melhor instituição? Confira a lista repleta de opções!

As faculdades em Ribeirão Preto são, sem dúvidas, ótimas opções para quem busca por qualidade de ensino. A cidade, além de contar com excelentes escolas, possui importantes instituições de ensino superior. 

Ribeirão Preto está localizada no interior de São Paulo e contém 711.825 habitantes. Em 2020, o município foi considerado a 7º cidade mais populosa do estado, segundo dados coletados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Pesquisa).

Os moradores de Ribeirão Preto são muito privilegiados. O município apresenta um elevado desenvolvimento no ensino, na ciência e na tecnologia. Por esses e outros motivos que investir na educação dos seus filhos na região é, com certeza, uma das melhores escolhas.

Conheça as 5 melhores faculdades e universidades de Ribeirão Preto

Quem mora em Ribeirão Preto tem um ensino de alta qualidade. Isso porque a cidade investe na área da educação e, dessa maneira, dispõe de excelentes faculdades, que são reconhecidas nacionalmente. 

Por esse motivo, queremos te ajudar no processo de escolher a melhor faculdade para impulsionar o seu futuro. Então, confira a lista a seguir com as cinco principais instituições de ensino superior de Ribeirão Preto. 

Unaerp

A Unaerp (Universidade de Ribeirão Preto) é uma das principais instituições de ensino superior privada de Ribeirão Preto. O local iniciou suas atividades em junho de 1924, como Sociedade Escola de Pharmácia e Odontologia de Ribeirão Preto.

Essa universidade de Ribeirão Preto se expandiu a partir da administração de Electro Bonini, em 1959. Isso porque o diretor instituiu na Unaerp diversos cursos, como: Direito, Serviço Social e Química Industrial. O estabelecimento de ensino tem, como mantenedora, a Aerp (Associação de Ensino de Ribeirão Preto). 

A unidade da Unaerp em Ribeirão Preto está estabelecida em uma área de 120 mil m². A instituição investe em pesquisas em várias áreas do conhecimento, entre elas estão a de humanas, a de saúde e a de ambientais.

Além do campus de Ribeirão Preto, a Unaerp dispõe de outra unidade no Guarujá, cidade do interior paulista. Outra curiosidade é que a instituição de ensino realiza diversos serviços à comunidade, por meio de mais de seus programas de extensão.

Em Ribeirão Preto, a Unaerp está localizada na avenida Costábile Romano, número 2.201, no bairro Ribeirânia. A instituição está próxima de um dos melhores shoppings da cidade.

Fmrp – USP

A Fmrp (Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto) é uma unidade da USP (Universidade de São Paulo) destinada ao ensino, à pesquisa e à extensão universitária em medicina. A instituição pública iniciou suas atividades em 1951, com a direção do professor Zeferino Vaz.

No início, o corpo docente da Fmrp era constituído por professores europeus, sul-americanos e brasileiros conceituados. Além disso, naquela época, a grade curricular da faculdade apresentava disciplinas que não existiam em outras escolas médicas brasileiras, como Psicologia Médica.

Atualmente, essa universidade de Ribeirão Preto disponibiliza os seguintes cursos: Medicina, Ciências Biomédicas, Nutrição, Fonoaudiologia, Informática Biomédica, Fisioterapia e Terapia Ocupacional. A instituição possui como missão oferecer um ensino superior de excelência e promover profissionais de saúde com alto nível de capacitação.

A Fmrp, além do campus de estudo, abriga o Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, um dos melhores hospitais do município. O centro hospitalar está associado à faculdade e auxilia os estudantes a aprimorarem seus conhecimentos na área da saúde.  

A Fmrp da USP está localizada na avenida Bandeirantes, número 3.900, no bairro Monte Alegre.

Universidade Anhanguera

A Universidade Anhanguera é uma das principais instituições privadas de ensino superior em Ribeirão Preto. O estabelecimento de ensino foi inaugurado em 2009 e oferece a modalidade a distância e também dispõe de cursos presenciais. 

A instituição é muito conhecida na cidade, pois vários moradores realizam seus estudos no local. O motivo é que a Universidade Anhanguera disponibiliza 55 cursos, entre eles: Administração, Marketing digital e Nutrição. 

Além disso, o estabelecimento de ensino possui um centro de idiomas para quem quer aumentar os conhecimentos e se especializar em uma língua estrangeira. Ao todo, a instituição atende 4.200 alunos.

A Universidade Anhanguera está localizada na avenida Eduardo Andréa Matarazzo, número 891, no bairro Ipiranga.

Unip

A Unip (Universidade Paulista) é uma instituição privada de ensino superior que iniciou as atividades em Ribeirão Preto em 1995. O estabelecimento de ensino apresenta uma proposta de educação moderna e é muito reconhecido na região. 

A instituição possui foco na formação e na capacitação dos alunos, por meio de um ensino de qualidade e da utilização de uma tecnologia avançada. A Unip possui cursos divididos entre as áreas de ciências exatas, de ciências da saúde, de ciências sociais aplicadas, de ciências humanas e de engenharia e tecnologia.

A Unip se envolve muito com pesquisas voltadas a descobertas científicas e a inovações tecnológicas. Além disso, a universidade está atenta às últimas novidades acadêmicas apresentadas pela sociedade.

Em 2019, a Unip esteve classificada como a segunda melhor instituição de ensino superior em Ribeirão Preto, segundo o levantamento realizado pelo RUF (Ranking Universitário Folha). A pesquisa foi feita pelo jornal Folha de S. Paulo e avalia as faculdades a partir de cinco aspectos: pesquisa, internacionalização, inovação, ensino e mercado.

A Unip está localizada na avenida Carlos Consoni, número 10, no bairro Jardim Canadá. 

Centro Universitário Moura Lacerda

O Centro Universitário Moura Lacerda é uma das principais instituições privadas de educação superior do município. O estabelecimento de ensino iniciou suas atividades em 1923 e, atualmente, possui três unidades, sendo duas em Ribeirão Preto.

A unidade I conta com mais de 100 salas de aula, sem citar os laboratórios de informática, de rádio, de televisão e de fotografia. A instituição possui um auditório com capacidade para 200 pessoas e também é munido com modernos equipamentos tecnológicos.

No local, funcionam os diversos núcleos, entre eles o de publicidade e propaganda, de práticas jurídicas, de pesquisas econômicas e de atendimento psicopedagógico. A biblioteca da instituição está em um espaço de 1.270 m², que guarda muitos acervos importantes. 

A unidade II foi projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer e possui 45 mil m² de área construída. A infraestrutura contempla 66 salas de aula, além de 23 laboratórios, duas bibliotecas setoriais, uma estação meteorológica e espaços destinados à experimentação agrícola.

Diversos cursos estão disponíveis na unidade II, entre eles: Agronomia, Medicina Veterinária, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Educação Física e Moda.

Ficou curioso? A unidade I está localizada na rua Padre Euclides, número 995, no bairro Campos Elíseos. Já a unidade II está situada na avenida Doutor Oscar de Moura Lacerda, número 1.520, no bairro Independência.

Como passar em uma faculdade em Ribeirão Preto?

Para passar em uma boas faculdades em Ribeirão Preto ou até mesmo conseguir uma ótima bolsa de estudos, é essencial que você tenha uma educação de qualidade para arrasar na hora do vestibular.

Como a cidade possui ótimas escolas que contribuem para o avanço da educação na região, vale a pena conhecer quais são as principais escolas. Veja na lista a seguir:

Escola SEB 

A Escola SEB (Sistema Educacional Brasileiro) é um colégio ribeirão-pretano que afirma que o ensino transforma as pessoas e, desse modo, que elas podem transformar o mundo. A escola é muito conhecida na cidade, visto que forma e já formou muitos moradores de Ribeirão Preto e região.

O colégio possui três unidades. A unidade Portugal é voltada para as crianças da educação infantil até o 7º ano da educação fundamental. A unidade Ribeirânia disponibiliza desde o 8º ano até as duas primeiras séries da educação média. E a unidade Lafaiete possui todos os anos da educação média e auxilia os alunos para a entrada em universidades.

A unidade Portugal está situada na rua Professor João Álvares da Costa, sem número, no bairro Santa Cruz do José Jacques.

A unidade Ribeirânia está localizada na rua Abraão Issa Halack, número 320, no bairro Ribeirânia.

A unidade Lafaiete está estabelecida na rua Lafaiete, número 261, no Centro.

Colégio Anchieta

O Colégio Anchieta iniciou suas atividades em 1979 e é considerada como uma das melhores escolas particulares do município. A instituição foi a primeira a introduzir o ensino integral na educação fundamental. Hoje em dia, a escola atua com o ensino infantil até a educação média.

A instituição visa ser uma das escolas mais reconhecidas no Brasil, por meio da educação ética, de qualidade e com grande comprometimento. Para o ensino infantil, o Colégio Anchieta promove um ambiente prazeroso com a realização de atividades lúdicas, que influenciam no interesse das crianças.

O Colégio Anchieta no endereço: rua Camilo de Mattos, número 2.211, no bairro Jardim Paulista. 

A cidade é um dos destinos mais buscados para moradia, devido à sua proximidade com a capital paulista e, também, por apresentar ótimos bairros e supermercados. Além disso, outro aspecto ribeirão-pretano que chama a atenção das pessoas são as instituições de ensino superior. 

O que achou das faculdades em Ribeirão Preto?

Investir em uma faculdade é, sem dúvidas, uma boa escolha para o futuro. As instituições de educação superior em Ribeirão Preto possuem uma excelente infraestrutura e ótima qualidade de ensino. 

Então deixe nos comentários a instituição que mais te chamou atenção e compartilhe esse artigo com aquela pessoa que está procurando por faculdades em Ribeirão Preto. 

Aproveite para saber tudo antes de alugar uma casa em Ribeirão Preto. Você também pode encontrar mais conteúdos aqui no Blog da Arbo!

autor danilo brandão
Danilo Brandão

Danilo Brandão é jornalista com mais de 5 anos de experiência em produção de conteúdo para o mercado imobiliário. É redator, revisor e editor do Blog da Arbo, além de ser responsável por outras frentes dentro da empresa.

Postagens relacionadas

6 melhores opções de lazer no interior de São Paulo

6 melhores opções de lazer no interior de São Paulo

Para quem está precisando fazer uma pausa da correria do dia a dia, vai encontrar ótimas opções de lazer no interior de São Paulo. Está precisando recarregar as energias, relaxar e curtir momentos de puro descanso e diversão?  Saiba que você pode fazer tudo isso fora dos circuitos mais tradicionais de turismo. Se  surpreenda agora […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *