27 de setembro de 2021

O que você deve saber para morar na Vila Madalena?

morar na vila madalena

Morar na Vila Madalena significa viver em um dos melhores bairros de São Paulo. Antes de comprar ou de alugar seu imóvel na região, conheça os detalhes da Vila Madalena e descubra se o bairro é o ideal para você

A Vila Madalena é um dos bairros mais desejados da capital paulista. Isso porque o local reúne alguns dos principais pontos turísticos de São Paulo e, ainda, oferece qualidade de vida e comodidade aos habitantes. Se você deseja se mudar e morar na Vila Madalena, precisa conhecer o bairro e seus principais benefícios.

Nesse texto, você vai encontrar as principais informações sobre a Vila Madalena, tais como a história do bairro, as principais vantagens de se viver na região e, é claro, os locais das proximidades que você não pode deixar de visitar. Continue a leitura!

História do bairro

A Vila Madalena é um dos bairros mais nobres e desejados da cidade de São Paulo. No século 19, a região era conhecida como Vila dos Farrapos, em razão da baixa renda dos moradores e, também, das vias feitas de terra batida.

No início dos anos 1970, a Vila Madalena já era considerada uma região de classe média e, graças à proximidade com a USP (Universidade de São Paulo) e com a PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), muitos estudantes e professores se mudaram para o bairro.

Graças a esse perfil de moradores, a Vila Madalena ficou conhecida por contar com uma grande variedade de bares, restaurantes e casas noturnas. Assim, o bairro é considerado uma região boêmia da capital paulista.

morar na vila madalena qualidade de vida
Morar na Vila Madalena é sinônimo de qualidade de vida

Outro ponto de destaque no bairro se deve à questão cultural, uma vez que a Vila Madalena abriga pontos históricos e turísticos importantes para a história de São Paulo e é conhecida como o ponto artístico da cidade.

A arquitetura da região, por exemplo, foi influenciada pela cultura dos imigrantes portugueses e, até os dias atuais, algumas construções permanecem intactas nas ruas da Vila Madalena.

Quais são as vantagens de morar na Vila Madalena?

Se você está pensando em se mudar para São Paulo – ou, ainda, se mudar de um bairro a outro dentro da capital –, precisa considerar morar na Vila Madalena. Isso porque a região oferece diversas vantagens aos habitantes, as quais você pode conferir na lista abaixo:

Localização estratégica

Situada no distrito de Pinheiros, na Zona Oeste de São Paulo, a Vila Madalena está localizada em uma região nobre da capital, na qual é possível encontrar pontos turísticos, áreas verdes, ambientes de lazer, espaços culturais, entre outros.

O bairro está próximo de importantes vias da cidade, como a avenida Paulista e a rua Faria Lima. Dessa forma, os moradores da Vila Madalena têm fácil acesso aos principais pontos comerciais de São Paulo, além de estarem a poucos quilômetros de outras importantes regiões.

Conforme apontado acima, a Vila Madalena se popularizou, na década de 1970, entre estudantes e professores de universidades. Isso se deu em razão da proximidade entre o bairro e as instituições de ensino, além das facilidades de acesso a outros pontos de São Paulo.

Mobilidade urbana

E é claro que o acesso facilitado da Vila Madalena a outras regiões se deve a uma excelente infraestrutura de mobilidade urbana.

No bairro, existem diversas opções de transporte público, com destaque para o metrô Vila Madalena, que possui um fluxo de passageiros considerado razoável. Além disso, a região conta com diversas estações de ônibus, como a Fradique Coutinho.

A qualidade do transporte público na Vila Madalena permite que seus moradores abram mão dos automóveis. Isso, com certeza, contribui para a qualidade de vida dos habitantes, uma vez que o estresse com o trânsito é evitado no dia a dia.

morar na vila madalena infraestrutura
Ao morar na Vila Madalena, você irá desfrutar de uma infraestrutura completa

Infraestrutura completa

Se você pretende morar na Vila Madalena, pode ter certeza que a infraestrutura completa do bairro irá atender a todas as suas necessidades. A mobilidade urbana de qualidade é apenas um dos aspectos que compõem a estrutura da região.

Além disso, é válido ressaltar que a Vila Madalena abriga diversos pontos comerciais essenciais para o dia a dia dos moradores, como supermercados, restaurantes, padarias, escolas, bancos, farmácias e muitos outros.

Outro aspecto importante que compõe a infraestrutura do bairro são as possibilidades de lazer e de entretenimento. Espaços culturais, artísticos e ao ar livre são abundantes na Vila Madalena e, também, contribuem com a qualidade de vida dos habitantes.

Ponto artístico de São Paulo

As questões artísticas e culturais são, com certeza, as características mais marcantes da Vila Madalena. Por ter sido povoada, na década de 1970, por professores e estudantes universitários, o bairro se tornou palco de diversas manifestações.

A região é conhecida como ponto artístico da cidade, uma vez que abriga museus, galerias e ateliês, além de espaços ao ar livre voltados à cultura, como o Beco do Batman, por exemplo.

Esses locais são grandes atrativos da Vila Madalena, uma vez que transformam o bairro em um dos pontos turísticos mais visitados de São Paulo.

Segurança e tranquilidade

Outra vantagem de morar na Vila Madalena é a segurança que o bairro oferece aos seus habitantes. Uma vez que a região é movimentada e agitada, possui boa iluminação pública e um bom índice de policiamento, o que contribui com a baixa taxa de criminalidade.

Dessa forma, é possível considerar que o bairro também oferece tranquilidade aos moradores – mesmo que seja considerada uma região agitada devido aos estabelecimentos comerciais.

As ruas arborizadas e a grande quantidade de parques e de praças fazem com que o bairro seja um ótimo local para os moradores que desejam descansar e relaxar, seja no meio da semana ou aos sábados e domingos.

A segurança e a tranquilidade da Vila Madalena fazem com que o bairro seja um dos melhores para viver em São Paulo. Por isso, se você deseja ter qualidade de vida, precisa considerar encontrar um imóvel para comprar ou para alugar na região.

morar na vila madalena localização
Morar na Vila Madalena significa estar em uma das melhores localizações da capital paulista

Quais lugares visitar?

Se você chegou até aqui, já percebeu que a Vila Madalena é um bairro completo, não é mesmo?! Por isso, opções de lugares para visitar e para se divertir não faltam.

Seja como morador ou como turista, vale a pena conhecer os principais pontos do bairro, que estão destacados na lista abaixo:

Galeria Choque Cultural

A Galeria Choque Cultural é uma das principais referências de arte urbana em São Paulo. As mostras do local reúnem tanto artistas renomados quanto artistas que estão iniciando suas carreiras.

Esse passeio é indicado, principalmente, para quem deseja fugir do roteiro comum, que inclui os locais mais agitados do bairro.

Mercado Pinheiros

O Mercado Pinheiros está situado ao lado da estação de metrô Faria Lima e é um excelente local para quem deseja desfrutar de uma boa gastronomia. As opções são diversas e, por isso, é possível experimentar pratos de diversos países do mundo.

Praça das Corujas

A Praça das Corujas é um excelente ponto de visitação para quem deseja estar em contato com a natureza. Isso porque o local abriga uma ampla área verde, com muitas árvores frutíferas.

O espaço conta, ainda, com uma pista de caminhada e com locais em que as pessoas podem fazer piqueniques.

beco do batman
O Beco do Batman é um dos locais mais visitados por quem escolhe morar na Vila Madalena

Beco do Batman

O Beco do Batman é uma galeria de grafite a céu aberto e está localizado nas ruas Gonçalo Afonso e Medeiros de Albuquerque. O local é um dos pontos turísticos mais visitados do bairro, especialmente por quem deseja tirar fotos incríveis.

Você pode conhecer o Beco do Batman por meio de uma caminhada ou, ainda, com uma bicicleta. O passeio não costuma demorar e, por isso, você pode aproveitar o tempo em um dos bares ou restaurantes das proximidades.

Parque da Vila

O Parque da Vila é, na verdade, uma espécie de evento que acontece aos sábados, domingos e feriados no bairro. De maneira geral, moradores e turistas transformam as ruas da Vila Madalena em um parque.

Aberto ao público, o Parque da Vila acontece, principalmente, nas proximidades do Beco do Batman e traz diversas opções de lazer, como barracas gastronômicas, apresentações musicais e outros.

Se você deseja saber mais sobre como é morar na Vila Madalena, confira o vídeo Vila Madalena: o bairro boêmio de São Paulo, publicado no canal do Estadão, no YouTube:

Encontre seu imóvel ideal na Vila Madalena

Agora que você já conhece todas as vantagens de morar na Vila Madalena, o que acha de encontrar um imóvel ideal para sua família em um dos melhores bairros da capital paulista?

Você pode encontrar milhares de opções de casas e de apartamentos na Vila Madalena no Portal da Arbo. Utilize nossos filtros de busca para encontrar o imóvel que possui todas as características que você deseja.

No site você vai encontrar mais de 900 imóveis localizados na Vila Madalena, que estão disponíveis para compra e para locação. Só na Arbo você realiza toda a negociação on-line, sem burocracia e, ainda, tem a oportunidade de se mudar em poucos dias.

Continue a acompanhar os artigos publicados no Blog da Arbo. Aqui você conhece outros bairros de São Paulo e de muitas outras cidades do Brasil.

Você pode, também, assinar nossa newsletter gratuita para receber os melhores conteúdos diretamente em seu e-mail. Para isso, basta preencher o formulário abaixo.

Acompanhe as novidades do Blog da Arbo!


Cadastre-se e receba por e-mail nossa newsletter com tudo que você quer saber sobre imóveis. É grátis!

Postagens relacionadas

os-bairros-mais-seguros-de-sao-paulo

Os bairros mais seguros de São Paulo

Antes de decidir por um bairro para morar na cidade mais populosa do Brasil, confira a lista dos lugares mais seguros para viver    São Paulo é uma cidade bem democrática, que recebe gente de várias regiões do Brasil todos os anos. Escolher essa metrópole como seu novo lar é uma decisão importante, e que envolve […]

parques-em-Santo-André

Conheça os melhores parques em Santo André

Se você gosta de renovar as energias em meio a natureza, Santo André é para você! Confira a nossa lista com os melhores parques da cidade Se você gosta de natureza e de estar rodeado de áreas verdes, vai adorar Santo André! Mais de 60% da área total da cidade é formada por zonas de […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *