23 de maio de 2022

As 3 melhores faculdades em São José dos Campos

faculdades-em-São-José-dos-Campos

Entre as muitas opções de faculdades em São José dos Campos, veja as que mais se destacam em qualidade de ensino e que são totalmente gratuitas

Encontrar faculdades em São José dos Campos é uma tarefa muito fácil. Isso porque a cidade possui muitas instituições de ensino superior que são bem avaliadas pelo MEC (Ministério da Educação). Contudo, se você está planejando se mudar para a região, não deixe de conferir as cinco melhores faculdades do município.

São José dos Campos está localizada no interior de São Paulo e possui cerca de 730 mil habitantes. Diante disso, a cidade é classificada como o 5° município mais populoso do estado, segundo dados coletados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 2020.

O que saber antes de conhecer as faculdades em São José dos Campos?

É muito comum concluir o ensino médio e ficar confuso em relação às questões que envolvem a faculdade. As principais dúvidas estão relacionadas à escolha do curso, à decisão da instituição de ensino e, também, ao questionamento do aluno quanto à felicidade que a graduação definida irá lhe trazer.

Por isso, reunimos algumas dicas que podem te ajudar nessa etapa tão crucial da sua vida. Fique atento e anote as próximas informações:

Localização 

Para começar a busca do ensino superior ideal, é preciso considerar a localização mais viável para você. Observe se a instituição está próxima da sua casa ou, se ainda não reside em São José dos Campos, conheça os melhores empreendimentos perto de faculdades importantes. 

A escolha da instituição a partir da localização pode afetar diretamente no seu orçamento financeiro devido ao custo de deslocamento. E, também, sem falar que você economiza tempo para se locomover de sua residência até a faculdade.   

Converse com os estudantes 

Conversar com alguém que estuda na faculdade que você possui interesse é uma das dicas mais valiosas. O conselho é oportuno para descobrir as experiências dos próprios estudantes dentro da instituição. Ademais, você estará informado sobre os prós e os contras do ensino ofertado. 

Em vista disso, caso esteja com dificuldade para encontrar algum aluno da faculdade pretendida, há um jeito fácil para solucionar esse problema. As redes sociais são uma excelente oportunidade para acessar páginas, grupos e perfis, que podem te ajudar a localizar os estudantes da instituição. E, ainda, quem sabe você até forma novas amizades?

Grade Curricular

Depois de observar a localização e de conversar com os estudantes da faculdade pretendida, é chegado o momento de pesquisar a grade curricular dos cursos que você tem interesse. Não se esqueça de considerar se os horários ofertados encaixam na sua rotina.

Essa etapa é tão importante quanto as outras, já que cada instituição possui uma abordagem diferente. Desse modo, faça uma lista com todos as áreas que te agradam e, posteriormente, verifique se os estabelecimentos de ensino estão em conformidade com as suas preferências. 

Conheça as três melhores universidades gratuitas da cidade

Entre os municípios do interior de São Paulo, São José dos Campos se destaca por desfrutar de diversas instituições de ensino superior. Ademais, a cidade também possui qualidade na educação e oferta cursos em diferentes áreas do conhecimento. Por isso, veja as melhores universidades da região. 

ITA 

O ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) é uma instituição universitária pública vinculada ao COMAER (Comando da Aeronáutica) e está situada na DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial). A universidade é especializada em ciência e tecnologia no setor aeroespacial. 

A criação do ITA aconteceu a partir do Decreto nº 27.695, de 16 de janeiro de 1950 e foi determinada pela Lei nº 2.165, de 5 de janeiro de 1954. A universidade tem como visão ser referência, nacionalmente e no exterior, de excelência na educação aeroespacial. 

A instituição é considerada uma das melhores do país, devido à sua excelente qualidade de ensino e aos diversos prêmios acadêmicos recebidos. Dentre as conquistas, está o Conceito Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes), que analisa os estudantes nos respectivos cursos de graduação. O ITA, em 2019, teve performance elevada e a grande maioria dos cursos com a nota máxima. 

O ITA oferece seis cursos de graduação: Engenharia Aeronáutica, Engenharia Eletrônica, Engenharia Mecânica-Aeronáutica, Engenharia Civil-Aeronáutica, Engenharia de Computação e Engenharia Aeroespacial. Já os cursos de pós-graduação estão divididos em cinco programas acadêmicos, subdivididos em 20 áreas do conhecimento. 

Ficou interessado nesta instituição de São José dos Campos? O ITA está localizado na Praça Marechal Eduardo Gomes, número 50, no bairro Vila das Acácias.

Unesp

A Unesp (Universidade Estadual Paulista) é uma instituição pública que possui uma unidade em São José dos Campos. Durante 50 anos, o estabelecimento de ensino foi representado pela FOSJC (Faculdade de Odontologia de São José dos Campos), que chegou a ser considerada referência nacional na formação de cirurgiões dentistas.

Somente em 2013, com a inauguração do curso de Engenharia Ambiental, a universidade vinculou-se ao ICT (Instituto de Ciência e Tecnologia). Além dos dois cursos de graduação, a Unesp oferece dois programas de pós-graduação: Biopatologia Bucal e Odontologia Restauradora.

Segundo dados retirados no Anuário Estatístico, realizado em 2016, há cerca de 665 alunos de graduação e de pós-graduação na Unesp. Além disso, a instituição possui 240 professores e servidores técnico-administrativos.

A Unesp está localizada em dois endereços de São José dos Campos: na avenida Engenheiro Francisco José Longo, número 777, no bairro Jardim São Dimas e, também, no Instituto de Ciência e Tecnologia, situado na avenida Cesare Monsueto Giulio Lattes, número 1.201, no bairro Eugênio de Melo.

Unifesp

Assim como a Unesp, a Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) de São José dos Campos também está vinculada ao ICT. A instituição pública iniciou suas atividades na cidade com a graduação em Ciência da Computação, em 2007. 

Dois anos depois, houve a inclusão do curso de Matemática Computacional. Entretanto, em 2011, foi introduzido o BCT (Bacharelado em Ciência e Tecnologia), que se tornou, posteriormente, a única formação para ingressar na instituição. Anualmente, são ofertadas 200 vagas para o período diurno e 100 vagas para o período noturno. 

O BCT possui três anos de duração e é fundamentado em um projeto pedagógico interdisciplinar. Desse modo, os alunos podem optar, após a conclusão do bacharelado, pela continuidade dos estudos em um curso de formação específica, como: Biotecnologia, Ciência da Computação, Engenharia Biomédica, Engenharia de Computação, Engenharia de Materiais e Matemática Computacional.

A Unifesp transferiu sua sede, em 2014, para o prédio construído no Parque Tecnológico de São José dos Campos, em que passou a funcionar somente o ensino de graduação. As instalações da matriz antiga estão sendo usadas exclusivamente para fins educacionais de pós-graduação da Unifesp.

A nova estrutura, que está ligada ao ICT, permite integração com empresas focalizadas em inovações tecnológicas e outras universidades, como a Unesp e o ITA. Além disso, o prédio possui em seu interior 18 laboratórios, 20 salas de aula, auditório amplo, biblioteca e restaurante universitário. 

A unidade destinada para a pós-graduação da Unifesp está situada na rua Talim, número 330, no bairro Vila Nair. Já o Instituto de Ciência e Tecnologia está localizado na avenida Cesare Monsueto Giulio Lattes, número 1.201, no bairro Eugênio de Melo.

O que achou das faculdades em São José dos Campos?

Entre tantas opções de faculdades em São José dos Campos, as três instituições apresentadas são as que mais se destacam. Os critérios para a escolha dos estabelecimentos de ensino foram: educação superior de qualidade, sem custo de mensalidade e próximo a excelentes empreendimentos da cidade.

Desse modo, caso você esteja pensando em se mudar para o município, saiba tudo antes de alugar uma casa e veja essas dicas essenciais para quem busca realizar locação em um apartamento da região. 

Sem dúvidas, morar em São José dos Campos é desfrutar de ótimos restaurantes, bares e pontos turísticos para se entreter. Além disso, outro aspecto positivo é estar perto de excelentes hospitais, escolas e shoppings que a cidade oferece. 

Postagens relacionadas

o-que-fazer-em-belo-horizonte

O que fazer em Belo Horizonte?

Se mudou recentemente ou está de passagem e procurando saber o que fazer em Belo Horizonte? Veja tudo o que você precisa aqui! Quer descobrir como BH é muito mais do que um ponto de parada para conhecer destinos mineiros? E que além de muita história e belas paisagens, a cidade é uma excelente opção […]

Veja lançamentos em Curitiba na planta!

A capital paranaense é mundialmente conhecida por sua sustentabilidade e se tornou sinônimo de qualidade de vida. Veja sobre os Lançamentos em Curitiba! Curitiba possui aproximadamente 1.851.215 habitantes que vivem em 75 bairros, em mais de 430 km² de sua vasta área. A capital tem vários bosques, praças e parques, o que a deixa com […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *