25 de setembro de 2021

Saiba tudo ao buscar imobiliarias em Londrina

imobiliarias-em-Londrina

Está buscando por ótimas imobiliarias em Londrina? Então veja essas informações importantes sobre a cidade antes de pesquisar

Encontrar o imóvel ideal nem sempre é uma tarefa fácil, mas com a ajuda de profissionais especializados na área essa situação pode mudar. As imobiliarias em Londrina, por exemplo, são ótimas para auxiliar quem busca uma nova residência.  

No entanto, antes de pesquisar por apartamentos ou casas para alugar em Londrina, você sabia que o local é a segunda cidade com mais habitantes do Paraná? Segundo dados coletados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 2020, o município possui 575.377 moradores, permanecendo atrás apenas de Curitiba. 

A decisão de assinar um contrato imobiliário inclui a escolha da cidade e o que ela tem a oferecer para o seu bem-estar. Por esse motivo, que tal saber mais sobre a história de Londrina e sobre seu progresso territorial?

Antes de buscar por imobiliarias em Londrina, conheça a história da cidade

imobiliarias-em-Londrina

A trajetória de povoação em Londrina começou em 1930, época na qual os primeiros compradores de terra e os colonos brasileiros, alemães e japoneses chegaram ao município. Essas pessoas eram oriundas do Estado de São Paulo e foram guiadas pela CTNP (Companhia de Terras Norte do Paraná).

Muitas pessoas têm curiosidade sobre o real motivo do nome Londrina. A designação da cidade foi uma demonstração de admiração dedicada a Londres por João Domingues Sampaio, um dos primeiros diretores da CTNP. 

A fundação de Londrina ocorreu em 1934, com o decreto estadual assinado pelo interventor Manoel Ribas. O autor do projeto inicial do município foi o engenheiro Alexandre Rasgulaeff e o primeiro prefeito nomeado da cidade foi Joaquim Vicente de Castro.

A primeira década do município, após a criação, ficou marcada como uma etapa de desenvolvimento comercial. O motivo foi o fortalecimento do comércio em Londrina, quando várias empresas de São Paulo se estabeleceram na cidade.

Nos anos 50, Londrina começou a se tornar uma importante cidade do interior do Brasil. Neste período, o município apresentou grande expansão urbana devido à produção cafeeira no norte paraense. E, no final desta década, a região já possuía estruturas importantes, como uma faculdade, algumas escolas e hospitais e diversas áreas de lazer. 

A partir da década de 60, a base econômica londrinense se moveu da monocultura do café para uma produção com a introdução da soja, do milho, do trigo e da cana-de-açúcar. Essa inserção demonstrou uma capacidade produtiva que proporcionou o reconhecimento nacional de Londrina como uma região progressista de porte médio. 

A fundação da UEL (Universidade Estadual de Londrina), em 1971, foi um motivo importante para a evolução do município. A instituição de ensino superior movimentou o mercado imobiliário, visto que muitos estudantes da universidade moravam em regiões afastadas. Com a introdução do campus universitário no sudoeste de Londrina, o crescimento urbano foi incentivado.

Nesse período, também ocorreu a criação dos primeiros conjuntos habitacionais, que atendiam os moradores que tinham uma grande carência financeira. Outra curiosidade dessa época é a criação da Sercomtel (Serviço de Comunicação Telefônica de Londrina). 

A partir de 1970, o município já era bastante desenvolvido e contava com mais de 230 mil habitantes. A produção agrícola começou a ser destinada ao mercado externo e houve a inauguração dos primeiros centros industriais, que tinham como objetivo incentivar e coordenar o avanço industrial londrinense.

Além disso, houve um aumento na prestação de serviços que envolvem a educação, o sistema de água e de esgoto, a pavimentação das ruas e de estradas, o sistema de energia elétrica e a comunicação. Isso sem falar na criação de espaços de lazer, como o parque Arthur Thomas, o ginásio de esportes Moringão e outros locais. Para a contemplação religiosa, houve também a construção da nova Catedral Metropolitana de Londrina.

Já em 1980, a cidade passou pela fase de ação administrativa. Esse momento ocorreu quando o poder público realizou ações que provocaram a elaboração de um plano urbano, como a remoção da ferrovia na região central, a criação das avenidas 10 de Dezembro e Leste-Oeste e a instalação do Terminal Urbano de Transporte Coletivo.

Outra curiosidade interessante é que Londrina se tornou o terceiro mais respeitável município do sul brasileiro, visto que foi desenvolvido o primeiro Plano Diretor na década de 1990. Fora isso, a cidade exibia uma estrutura focada em zonas residenciais. Nesse quesito, se destacava o Centro pelo o progresso da construção civil retratado em vários edifícios de classe média e alta.

Como é morar em Londrina hoje em dia?

A cada década se constata que Londrina apresenta um crescimento contínuo. Atualmente, o município é visto como a principal região de referência do norte paranaense e, por isso, exerce uma grande influência sobre as demais cidades próximas. 

Além disso, Londrina recebeu apelidos afetuosos pelos moradores. Os termos como “Pequena Londres”, “Capital do Café” e “Pé Vermelho” estão entre os mais famosos. Outro aspecto positivo é o clima subtropical da cidade. As estações são bem marcantes, como o avantajado calor no verão e as temperaturas abaixo de zero no inverno.

Um dos maiores benefícios de morar em Londrina é a característica de residir no interior. A cidade mescla, de modo ideal, as vantagens de um município desenvolvido com o bem-estar de uma rotina interiorana. Uma das comprovações desse argumento é que a região dispõe de muitas opções de passeios entre a natureza. Vale a pena conhecer!

Antes de conhecer as imobiliarias em Londrina, saiba que a cidade possui um sistema de saúde excelente. O município atende com qualidade os moradores e diversas pessoas de cidades da região, graças ao serviço de ótima competência e aos muitos hospitais e clínicas que recebem pacientes em diferentes especialidades.

Os bairros mais próximos do Hospital Universitário da UEL são: o Aeroporto, o Jardim Guararapes e a Vila Operária. No entanto, se você busca fácil acesso à maioria das clínicas e para os hospitais, como a Santa Casa, o Hospital do Coração e o Hospital Evangélico, vale a pena pesquisar pelo os bairros como o Centro, o Jardim América, o Jardim Higienópolis e a Boa Vista.

Além disso, se você tem interesse em uma casa à venda em Londrina, saiba que a cidade apresenta diversos estabelecimentos comerciais e de serviços disponíveis. Ou seja, o município possibilita encontrar tudo o que você precisa, com muita praticidade e bem-estar.

A cidade possui várias redes de supermercados, como o Super Muffato, o Musamar e o Viscardi, que abrangem todas as regiões. E quando o assunto são modernos centros de compras, o Shopping Catuaí, o Aurora Shopping, o Londrina Norte Shopping, o Royal Plaza Shopping e o Boulevard Londrina Shopping se destacam com diversas opções de lojas e de entretenimento. 

Há também diversos eventos que valorizam Londrina, como o Filo (Festival Internacional de Londrina), a ExpoLondrina (Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina) e o Londrina Matsuri. Isso sem falar nas várias alternativas gastronômicas entre bares e restaurantes dispersos por todas as regiões do município. 

Quanto à educação, os moradores da cidade desfrutam de muitas vantagens. Isso porque a região dispõe de ótimas escolas e, sobretudo, de várias alternativas de universidades com uma alta qualidade de ensino. Por isso, que tal ver as principais instituições londrinenses do ensino superior? 

Antes de pesquisar por imobiliarias em Londrina, veja as 3 melhores universidades da cidade

UEL

imobiliarias-em-Londrina

A UEL é uma instituição de ensino superior pública que iniciou suas atividades em 1960. A qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão oferecidos pela universidade é reconhecida em todo o território nacional. A instituição visa se estabilizar na área internacional mediante ao desenvolvimento de pesquisas acadêmicas. 

A universidade possui 53 cursos de graduação, entre bacharelados e licenciaturas, e 261 cursos de pós-graduação, entre residências, especializações, mestrados e doutorados. A instituição divide seus alunos em nove centros educacionais e é destaque em ações voltadas ao empreendedorismo, às ações culturais, à agricultura orgânica e à assistência jurídica e psicológica.

Ficou curioso para mais informações? A UEL está localizada na rodovia Celso Garcia Cid, PR 445, KM 380. Inclusive, a Guepardo Negócios Imobiliários Eireli é ideal para quem deseja viver com praticidade e morar próximo à UEL. Por isso, encontre um apartamento para alugar em Londrina. 

UTFPR

imobiliarias-em-Londrina

A UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) é uma instituição de ensino superior pública que atua em 13 municípios paranaenses. Em Londrina, o campus foi inaugurado em 2007 e apresenta cursos de graduação, de especialização, de línguas estrangeiras, de mestrado e de doutorado.

A universidade em Londrina engloba cerca de 10 mil m² de área construída e inclui em sua estrutura 82 laboratórios gerais, 36 salas de aula e quatro laboratórios de informática. Quer saber mais? A UTFPR está localizada na avenida dos Pioneiros, número 3.131, no bairro Jardim Morumbi. 

Para o estudante que pensa em investir em um apartamento à venda em Londrina, uma boa alternativa é verificar os empreendimentos disponibilizados pela Venna Imóveis. Por isso, veja todas as opções da imobiliária.

UniFil

imobiliarias-em-Londrina

A UniFil (Centro Universitário Filadélfia) é uma instituição de ensino superior privada que foi inaugurada em 1972. No período, o local foi fundado como Cesulon (Centro de Estudos Superiores de Londrina) e, apenas em 2001, a instituição passou à categoria de centro universitário.

O local possui as modalidades de ensino presencial e a distância. Já os cursos disponíveis são de ensino técnico profissionalizante, graduação, tecnólogos e pós-graduação. A instituição apresenta outras ótimas estruturas, como um hospital veterinário, uma farmácia-escola e uma clínica psicológica. 

Saiba mais sobre a UniFil no endereço do campus sede: avenida Juscelino Kubitscheck, número 1.626, no bairro Quebec. Se você está em pesquisa por imóveis com fácil acesso ao transporte público na Pequena Londres, então a Santa Cruz Engenharia é perfeita para te ajudar. Alugar apartamento em Londrina nunca foi tão simples, então veja todas as opções que a imobiliária oferece. 

Aproveite para conferir o artigo completo sobre imobiliarias em Londrina para universitários!

Aliás, você sabia que a área urbana de Londrina abriga a maioria da população total da cidade?! Ainda assim, o município apresenta uma ampla região rural. A capital do café possui, no mínimo, 50 bairros e as zonas estão divididas entre a central, a norte, a sul, a leste e a oeste. 

Entre tantos bairros em Londrina, quais são os melhores?

Para escolher o melhor bairro para morar é preciso considerar vários fatores, como a segurança, a mobilidade, a proximidade com o trabalho e com a escola das crianças. Por isso, antes de pesquisar por imobiliarias em Londrina, descubra a região da cidade que mais se encaixa em suas necessidades. 

Gleba Fazenda Palhano 

imobiliarias-em-Londrina

A Gleba Fazenda Palhano, bairro nobre situado na região oeste de Londrina, é uma das regiões mais novas da cidade. O local está em constante crescimento devido à expansão de modernos empreendimentos e, sendo assim, apresenta inúmeros condomínios verticalizados. 

O bairro é referência no quesito educação, já que abrange excelentes escolas, como os colégios PGD e Dôminos. Além disso, a região está ao lado da UEL e com fácil acesso a outras instituições de ensino superior da cidade.

O local também possui o Hospital Araucária de Londrina e estabelece diversos consultórios médicos. E, ainda, para quem busca entretenimento, há no bairro o Aurora Shopping Londrina e a famosa Praça Pé Vermelho, sem falar nos encantadores restaurantes e bares da região.

Morar na Gleba Fazenda Palhano é, sem dúvidas, conviver em um ambiente agradável e que disponibiliza tudo o que precisa para viver com comodidade e bem-estar. Saiba como é morar na Gleba Palhano!

Jardim do Lago

O Jardim do Lago possui uma das paisagens mais exuberantes de Londrina. O motivo é que o bairro apresenta em sua extensão uma parte do Lago Igapó, um dos pontos turísticos da cidade. É muito difícil não se apaixonar pela região.

O bairro possui uma localização privilegiada, pois está próximo ao Centro e também abrange a avenida Higienópolis, uma das vias mais importantes da cidade. O Jardim do Lago está próximo de excelentes restaurantes, como o Kero Ke Ry e a Gelobel. 

A região está ao lado de ótimas instituições de ensino, como a Escola Municipal Norman Prochet  e o Colégio Educar, além de abranger linhas de ônibus que passam por conhecidas universidades do município, como a UEL e a Unopar (Universidade Norte do Paraná).

Portanto, morar no Jardim do Lago é, sem dúvidas, desfrutar de muitos benefícios. O local é ideal para quem pretende morar com a família e para se entreter com os amigos. Vale a pena conhecer os excelentes empreendimentos do bairro. 

Centro

imobiliarias-em-Londrina

A região central de Londrina abrange muitos empreendimentos residenciais, mas não abre mão do amplo comércio. O local é uma das melhores localizações para morar e, ainda, dispõe de diversas linhas de ônibus, que ligam todas as regiões da cidade. 

O centro londrinense é destaque pela sua variedade gastronômica, que leva várias nacionalidades em pratos de muitos bares e restaurantes da região. As lanchonetes Arnaldo’s e Biggs são alguns dos estabelecimentos mais frequentados pelos moradores. 

No quesito educação, o local dispõe de excelentes escolas, como os colégios Mãe de Deus e Londrinense, que têm como foco o preparo de seus alunos para o ensino superior. A região também engloba a Unifil e apresenta fácil acesso a outras conhecidas instituições de ensino superior. 

O Centro possui várias opções de lazer para se entreter com a família. Um dos pontos turísticos da região é o Calçadão de Londrina, que inclui um extenso espaço comercial, além do Shopping Royal e de praças públicas para o convívio social. O bairro é, sem dúvidas, uma das melhores regiões londrinenses para morar, veja ótimos imóveis da região. 

Chácaras Pietraróia

O Chácaras Pietraróia é um excelente bairro de Londrina. Isso porque é uma região familiar e que, ao mesmo tempo, está próximo de ótimos estabelecimentos comerciais. Então, se você busca tranquilidade e bem-estar, esse é o local ideal. 

O bairro possui uma localização privilegiada, pois está ao lado de importantes vias da cidade, como a avenida Brasília. Além disso, o Chácaras Pietraróia está perto da Delegacia de Polícia Federal e, assim, garante uma maior segurança para o local.

E se você busca por instituições de ensino, o Chácaras Pietraróia está próximo do Colégio Interativa e do Colégio Sesi Internacional. Isso sem falar que o bairro é excelente para os universitários, já que está ao lado da Unopar.

A região também abrange o Supermercado Viscardi, que é uma ótima opção para quem deseja realizar as compras do mês. Por esses e outros motivos que o Chácaras Pietraróia é um ótimo bairro para morar em Londrina. Confira os melhores imóveis da região.

Aurora

O bairro Aurora é ideal para quem busca morar com comodidade e, ao mesmo tempo, estar próximo dos grandes centros comerciais. O local é pequeno em extensão, mas está ao lado do Colégio Marista, uma das melhores instituições de ensino de Londrina.

Quem mora na região possui uma localização privilegiada. Isso porque o bairro abrange uma parte da avenida Maringá e está perto da avenida Tiradentes. E, se você procura por ótimos estabelecimentos gastronômicos, o bairro oferece o Galpão da Costela e a conhecida lanchonete Arnaldo’s.

Além disso, o Aurora está próximo de excelentes supermercados, como o Cidade Canção e o Super Muffato. Ademais, se você busca se divertir com os amigos e com a família, o bairro está ao lado do Londrina Country Club, que é ideal para passar uma tarde prazerosa.

Portanto, morar no bairro Aurora é, sem dúvidas, aproveitar bons momentos. A região é perfeita para quem busca viver com bem-estar e com praticidade. Vale a pena conhecer os ótimos empreendimentos do local.

Esperança

O bairro Esperança está localizado na zona sul de Londrina e é considerado uma região muito tranquila para se viver. Isso porque o local é residencial e bastante arborizado, ideal para quem busca bem-estar e calmaria. 

Um dos destaques do bairro é que ele está próximo de importantes instituições de ensino, como as escolas Clover Montessori e St. James’ International School. Já no ensino superior, o local está perto da Unopar e da faculdade Pitágoras. 

Além disso, o bairro abrange uma parte da avenida Gil de Abreu e Souza e está próximo à rodovia Mábio Gonçalves Palhano. Há também o Catuaí Shopping, que possui ótimos restaurantes, lojas e áreas de lazer para se divertir com a família. 

Morar no bairro Esperança é, portanto, desfrutar de uma melhor qualidade de vida e proporcionar ainda mais comodidade para toda a família. Não perca tempo e aproveite os benefícios de residir na região. Vale a pena conhecer os melhores imóveis do local.

Terra Bonita

jardim-botanico

O Terra Bonita é um bairro planejado em Londrina e se destaca entre os demais por estar ao lado do Catuaí Shopping. Isso sem falar nos ótimos estabelecimentos da região e na abrangência de vias rápidas que facilitam o acesso a outros pontos da cidade. 

O bairro é ideal para quem deseja morar com a família e proporcionar qualidade de vida aos filhos. O motivo é que a região é residencial e possui excelentes instituições de ensino, como o St. James’ International School e a Unopar. 

E se você gosta de pontos turísticos, vai se interessar em saber que o Terra Bonita está próximo à Cachoeira Do Tatu e ao Jardim Botânico de Londrina. A região também fica perto da UEL, que é outro ponto do município muito buscado como atração turística.  

Morar no bairro Terra Bonita é, sem dúvidas, desfrutar de uma excelente localização. A região conta com um charme inconfundível e com ótima infraestrutura, sem falar que você provavelmente encontrará tudo o que precisa nas proximidades. Veja os excelentes empreendimentos do local.

Santa Rosa

O bairro Santa Rosa é uma das regiões mais buscadas para se morar em Londrina. O motivo é que o local apresenta bem-estar e praticidade por estar perto de excelentes centros comerciais. 

O local abrange ótimos estabelecimentos para se divertir com os amigos, como o Ochos Bar e a Gelobel Don Pablo. Isso sem falar que, se você tiver filhos ou animais domésticos, vai adorar passear com eles na praça Guilherme Massaro.

O bairro conta com excelentes instituições de ensino, como a Paraná Auto Escola e a escola de música Dominus. E se você se interessa por pontos turísticos, vai gostar de saber que o Lago Igapó fica a poucos minutos do bairro.

Quem mora em Santa Rosa possui uma localização privilegiada. O local abrange uma parte da avenida Madre Leônia Milito e está ao lado da avenida Higienópolis. Aproveite para conhecer os melhores imóveis do bairro.

Andrade

O bairro Andrade está em uma excelente localização de Londrina. O motivo é que a região está ao lado de importantes avenidas, como a Presidente Castelo Branco e a Maringá, que facilitam o acesso a muitos locais da cidade.

A educação é um aspecto muito relevante para os moradores do Andrade. Isso porque o bairro está próximo de ótimas instituições de ensino, como os Colégios Marista e Maxi, além da Universidade Positivo. 

E se você busca por praticidade, o bairro abriga o supermercado Cidade Canção e a farmácia Droga Raia, que podem facilitar as compras da sua rotina. Já na gastronomia, a região está ao lado de ótimos estabelecimentos, como o Vegas Burger Hamburgueria e a Pizzaria Borelluccio.

Morar no bairro Andrade é, sem dúvidas, viver com bem-estar e com qualidade de vida. Aproveite que a região é ideal para se divertir com os amigos e que oferece tranquilidade para residir com a família. Por isso, não deixe de conferir os principais empreendimentos do local.

Bônus:

Condomínio Royal Golf Residence

Quem mora no Condomínio Royal Golf Residence pode desfrutar de um ambiente tranquilo e que, ao mesmo tempo, oferece praticidade. O motivo é que o local apresenta 630 mil m² de expansão e está próximo do Catuaí Shopping, um importante centro comercial de Londrina. 

O condomínio possui como diferencial um amplo campo de golfe, que contém 220 mil m² e dispõe de nove buracos para realizar os jogos. Isso sem falar no lago de 42 mil m² que apresenta uma tecnologia de tratamento biológico de água. 

A estrutura também disponibiliza aos moradores excelentes áreas de lazer. Entre os ambientes que mais se destacam estão a academia de ginástica, a quadra de tênis, o campo de futebol suíço e o Clube House. O condomínio também conta com um parque infantil, uma churrasqueira coberta e uma sauna.

A região está localizada ao lado de instituições de ensino excelentes, como o St. James’ International School e a Unopar. O Condomínio Royal Golf Residence também possui proximidade com a rodovia Mabio Gonçalves Palhano, que dá acesso a outros pontos da cidade. Por esses motivos, vale a pena conhecer os ótimos imóveis desse lugar. 

Aprendeu tudo sobre a capital do café antes de pesquisar por imobiliarias em Londrina?

Agora que você teve acesso a todas as informações sobre a cidade, chegou o momento de procurar pelas imobiliarias em Londrina que mais se identificam com as suas preferências. No entanto, antes de começar a pesquisa, deixe nos comentários o que você mais gostou de saber nesse artigo. 

E se você é novo em Londrina ou possui intenção em se mudar para a cidade, veja qual é o melhor provedor de internet, como realizar o pedido de ligação da Copel (Companhia Paranaense de Energia) e o requerimento de ligação de água do município.

Por último, você já visitou o site da Arbo Imóveis? Nele é possível ter grandes chances de se deparar com o seu empreendimento ideal. Portanto, não deixe de conferir os principais imóveis em Londrina. Aliás, veja também outros conteúdos interessantes sobre o município no Blog da Arbo

Postagens relacionadas

IGM-P | O que é IGP-M? Entenda esse índice

Solucione todas as suas dúvidas do sobre o IGP-M ! Saiba o que é o Índice Geral de Preços do Mercado e por que ele influencia no mercado imobiliário. De acordo com a pesquisa mais recente do Banco Central (BC), foi divulgada a sexta edição de 2019 do Boletim Focus, que consiste em um relatório de […]

custo-de-vida-em-maringa

Qual o custo de vida em Maringá?

Saiba qual é o custo com alimentação, transporte e moradia antes de se tornar um maringaense   Terceira maior cidade do Paraná, Maringá tem um pouco mais de 400 mil habitantes e foi eleito como o melhor dos grandes municípios do Brasil, segundo um levantamento realizado pela Macroplan, uma empresa de consultoria. O resultado da pesquisa […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *