27 de setembro de 2021

Locação: como se mudar de um imóvel para outro

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A locação de um imóvel envolve processos de mudança. Antes de ir para o novo lar, entretanto, é importante estar atento a alguns pontos para que tudo saia conforme o esperado

Sair de um imóvel alugado pode realmente ser algo bem simples, basta estar preparado. Por isso, para te ajudar durante o processo de locação, levantamos algumas dicas e pontos de atenção para que você não tenha surpresas desagradáveis ao sair do imóvel. 

Neste texto, vamos descomplicar um pouco mais ao te dar dicas de como esse processo pode ser mais simples do que parece.

Antes de começar, é recomendável que você organize todos os itens dentro de sua casa para entender em qual ordem será melhor você fazer a mudança

Começar pelos objetos, móveis e eletrodomésticos maiores é aconselhável, uma vez que essa ação auxilia na liberação de espaço em seu lugar atual e, com isso, você pode organizar os pormenores, bem como separar tudo que for de uso emergencial.

E, por falar em itens emergenciais, lembre-se de separar os objetos de valor, bem como os de sua higiene pessoal em bolsas menores. Você poderá levar esses itens consigo de carro, por exemplo, garantindo a segurança e integridade dos bens. 

Agora que você já conhece algumas orientações para se mudar de um imóvel para outro em um processo de locação, chegou o momento de conferir as dicas para deixar tudo mais simples e prático.

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O processo de locação de um imóvel envolve mudanças e, para isso, você precisa se preparar

1. Hora do empacotamento: se organize!

Uma das primeiras dicas é organizar tudo aquilo que você levará para o novo local em caixas para facilitar tanto o transporte quanto a logística, pois você poderá empilhar seus pertences. 

Por isso, visite grandes lojas e mercados perto de sua casa em busca de caixas de papelão, pois geralmente esses itens vão para reciclagem. Você pode ir guardando aos poucos, pois são as caixas fáceis de armazenar na sua casa por serem dobráveis e vão te ajudar na organização.

Uma sugestão prática de organização é arrumar as caixas por cômodos, além de adesivá-las ou etiquetá-las apontando o que têm dentro delas. 

Na hora da mudança, as caixas podem se misturar, mas, se você tiver organizado dessa maneira, não vai ter problemas no momento de tirar os itens e guardar no novo lugar. Então, não se esqueça da fita adesiva ou da fita crepe para fechá-las e poder escrever nelas.

Uma dica bastante útil na hora do empacotamento é reavaliar seus pertences: o que realmente faz sentido levar para o novo espaço? Pense a respeito de objetos que ficaram guardados por muito tempo e você nunca os utilizou. 

Essa ação talvez já abra um novo espaço em seu futuro lar. Por isso, a sugestão é separar uma caixa de doações. 

Durante as mudanças, a gente sempre percebe o quanto de pertences nós temos – e o quanto deles nós realmente utilizamos ou não. Além disso, uma caixa para doação de roupas, por exemplo, não te dará somente mais espaço, mas também fará bem a alguém.

2. Caminhão de frete ou transportadora: qual a diferença?

Se sua mudança for volumosa (no caso de não estar indo para um imóvel mobiliado, por exemplo), certamente você terá que contratar um carreto para fazer sua mudança. 

Além do automóvel adequado para essa tarefa, será necessário muita disposição e, também, outras pessoas para te auxiliar com objetos grandes e pesados. 

Tentar fazer por si só pode até trazer prejuízos inesperados pela falta de experiência com este tipo de trabalho. Por isso, considere contratar um caminhão de frete ou transportadora. Mas qual a diferença?

De forma resumida, o que muda é a quantidade de trabalho e a segurança dos pertences,  além, é claro, do valor pago. 

Com caminhões de frete, as mudanças são, geralmente, de baixo custo e com pouca carga para locais no mesmo município ou proximidades. Nesse modelo, nem sempre você poderá contar com ajudantes, logo, terá que fazer boa parte do trabalho, que consiste na separação e no empacotamento dos itens com adesivação. 

Já as transportadoras realizam de pequenas a grandes mudanças, seja entre locais próximos ou entre estados. Neste tipo de serviço você tem a comodidade de contar com profissionais para serviço completo, incluindo o empacotamento de todos os itens de forma segura. 

Isso acontece porque muitas empresas, atualmente,  já contam com seguro mudança, além dos materiais de trabalho como plástico bolha, papel ondulado, craft (para louças), entre outros. 

Com as transportadoras, os profissionais, geralmente, estão uniformizados para que quem está se mudando possa reconhecer as pessoas que entram e saem do imóvel com objetos. Na maioria dos casos, esse é um serviço mais caro, mas que possui diversas vantagens, o que lhe confere um bom custo-benefício.

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Locação: ao se mudar para um novo imóvel, fique atento aos métodos de transporte

3. Tem dia e horário certo para mudança?

Existem dias e horários certos para a mudança? Provavelmente, sim! Essa é uma informação importante a ser checada quando for agendar sua mudança. 

Alguns condomínios, por exemplo, possuem dias e horários estabelecidos para fazer mudanças – seja para tirar seus pertences, seja para chegada no novo local. Por isso, converse com sua imobiliária ou com o proprietário (ou antigo proprietário) do imóvel para entender melhor sobre essas diretrizes e não fazer viagem perdida.

4. Montagem e desmontagem de imóveis: quem poderia ajudar?

Esta é uma parte um pouco mais complicada no processo de mudança e de saída de um imóvel. Isso porque, além de nem sempre termos as ferramentas necessárias disponíveis em nossa casa, desmontar um imóvel e montá-lo novamente pode danificá-lo – a depender da qualidade do material e do tempo que você o possui. 

Se puder evitar desmontar os móveis pequenos para transportá-los por inteiro, é recomendável para preservar sua vida útil.

Contudo, alguns móveis são grandes demais para serem transportados por inteiro. Por isso, evite dores de cabeça ao buscar pelas ferramentas adequadas ou os manuais de instrução para montagem e desmontagem e contrate um especialista. 

A Fix, por exemplo, uma plataforma digital que conecta consumidores a prestadores de serviços, conta com milhares de profissionais preparados para essa tarefa e que podem estar bem próximos da sua casa para te auxiliar. 

Em apenas alguns toques no aplicativo da Fix e sem sair do seu lar, você tem acesso a diferentes orçamentos, 90 dias de garantia do serviço oferecido e poderá resolver esse assunto de forma definitiva e preservando seus bens.

5. Fios, cabos e conexões: como organizar?

Depois de certo tempo, quase ninguém grava exatamente a forma como os fios e cabos foram instalados em nossa casa, seja da TV, da internet, do computador, de aparelhos de som, entre outros. 

Por isso, uma dica simples é tirar foto de todas essas conexões para apenas replicar ao remontar tudo em seu novo espaço. Essa atitude vai facilitar bastante o trabalho que você mesmo poderá fazer.

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6. Quero pintar meu novo imóvel de locação: em que momento fazer?

Quando todos os documentos estiverem prontos e o novo imóvel já for seu – mesmo que em um contrato de locação -, programe a pintura para que ela aconteça em uma data mais longe possível da sua mudança. 

Se possível, assim que pegar as chaves. Dessa forma você evita de ir para o novo imóvel com o cheiro de pintura, que pode ficar forte nos primeiros dias. Faça a pintura e, de novo, se possível, deixe janelas ou portas abertas para que a corrente de vento tire o cheiro da pintura.

Já se pretende pintar, mas não tem o conhecimento necessário ou quer fazer isso sem dor de cabeça e de forma profissional, existem plataformas digitais que poderão fazer isso por você e com muita praticidade, diretamente do seu celular. 

Seja pintura, papel de parede, instalação de eletrodomésticos tal como ar condicionado, box de banheiro, telhados e calhas, azulejos e gesso, ganhe tempo e considere contar com a ajuda de um profissional qualificado! 

A Fix, por exemplo, possui diversos serviços que vão te poupar tempo e vão te trazer qualidade e garantia no serviço prestado – tudo sem sair de casa.

No caso de uma locação, entretanto, você deverá verificar com o proprietário se pode pintar as paredes do imóvel. Todas essas determinações devem estar presentes e acordadas no contrato. 

locação de imóvel pintura das paredes
Antes de pintar seu imóvel, verifique se a possibilidade está prevista no contrato de locação

7. Atualize seu endereço para futuras correspondências no imóvel de locação

Esse é um ponto que, muitas vezes, é esquecido ao sair de um imóvel: a atualização do endereço para recebimento de correspondências. 

São tantas tarefas que essa parece de menor importância, mas a falta de atualização pode sim trazer uma dor de cabeça. 

As empresas de seus cartões, faturas, plano de saúde e tudo aquilo em que seu endereço está registrado, como o seguro do seu carro, por exemplo, devem ser avisadas o quanto antes.

A Fix é uma plataforma que conecta consumidores a prestadores de serviços de forma rápida, prática e sem burocracias para os mais diversos serviços, desde manutenções,  pequenas reformas aos mais variados serviços domésticos. 

Há 4 anos no mercado, hoje conta com atuação em Curitiba, São Paulo, Porto Alegre e, em breve, também estará em Belo Horizonte e Campinas. 

A Fix tem forte compromisso com a qualidade dos serviços e a segurança de seus clientes. Por isso, todos os prestadores parceiros da Fix passam por provas práticas para garantir uma ótima experiência e um trabalho de qualidade. Experimente a praticidade que já resolveu o problema de mais de 60 mil clientes no Brasil!

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