16 de maio de 2022

O que saber antes de buscar uma imobiliaria Vila Mariana

Quer encontrar uma excelente imobiliaria Vila Mariana? Então saiba mais sobre São Paulo e veja dicas para escolher o imóvel ideal

Mudar-se para São Paulo significa estar no maior e no principal centro financeiro, econômico e cultural do Brasil e da América Latina. Se você deseja construir uma nova vida na capital paulista, precisa encontrar o imóvel ideal, o que pode ser uma tarefa complexa. No entanto, esse processo pode ser simples com a escolha de uma boa imobiliaria Vila Mariana.

De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), São Paulo contava com uma população de, aproximadamente, 12,3 milhões de habitantes em 2020. Isso faz com que a cidade seja a mais populosa não somente do Brasil, mas também da América Latina e de todo o Hemisfério Sul.

Para acertar na escolha da sua nova cidade e da imobiliaria Vila Mariana, é importante ter o máximo de informações possível sobre o local. Por isso, antes de arrumar as malas e partir para o destino, conheça São Paulo mais a fundo.

imobiliaria-vila-mariana

Antes de encontrar uma imobiliária, conheça São Paulo

São Paulo é uma cidade histórica e, como tal, possui grande importância para o crescimento e para o desenvolvimento do Brasil. Veja abaixo alguns dos principais marcos da cidade e algumas de suas principais características.

História

A fundação da cidade de São Paulo data de 25 de janeiro de 1554, quando padres jesuítas realizaram a primeira missa católica no Pateo do Collegio pela Companhia Jesus. Nomes importantes para a história do país, como Manuel da Nóbrega e José de Anchieta, participaram da fundação do município.

O objetivo da criação do espaço era catequizar os indígenas da região. De acordo com uma carta redigida por José de Anchieta e enviada à Companhia de Jesus, a cidade recebeu o nome de São Paulo por ter sido fundada na data em que a Igreja Católica comemora o Dia de São Paulo.

O povoamento da região se iniciou, então, ao redor do colégio jesuíta. Apesar de ter sido fundada em 1556, São Paulo só foi elevada à categoria de vila em 1560, quando a Câmara Municipal foi criada. 

Mais adiante na história, em 1709, o Rei de Portugal Dom João V criou a capitania de São Paulo, o que colocou a região em evidência no território nacional. Dois anos depois, por meio de uma Carta Régia, o Rei tornou a Vila de São Paulo de Piratininga uma cidade.

Em 1822, a capital paulista é palco de um dos principais acontecimentos da história do Brasil: a Proclamação da Independência, realizada pelo Imperador Dom Pedro I às margens do Rio Ipiranga. Com isso, a cidade de São Paulo se tornou a Sede Administrativa da Província. Diante do status de município imperial, o território passou a receber estabelecimentos importantes, como conventos e faculdades, o que estimulou o crescimento da população.

A história de São Paulo é, também, marcada pela cultura cafeeira. Isso porque a produção de café foi um importante fator para o crescimento e para o desenvolvimento da cidade. O café deu origem a importantes ferrovias na cidade, que passaram a interligar a região a importantes partes do território brasileiro.

O século XIX foi marcado pela chegada dos primeiros imigrantes em massa em São Paulo, especialmente provindos da Itália. No entanto, no século XX, a imigração foi ainda mais expressiva, já que São Paulo continuou a receber pessoas de todo o mundo, com foco especial nos japoneses.

O grande contingente de imigrantes, aliado à Política Café com Leite – em que São Paulo e Minas Gerais alternavam o poder político do Brasil durante a República Velha -, fez com que a cidade experimentasse um grande crescimento demográfico. 

Em 1928, a cidade chegou à marca de um milhão de habitantes. Nessa época, o município já não era mais considerado um centro regional, e sim uma metrópole, devido ao crescimento populacional e ao desenvolvimento da indústria e do comércio. 

Pouco mais de 30 anos depois, na década de 1960, São Paulo já somava mais de quatro milhões de habitantes, o que colocou a cidade como uma das mais populosas de todo o Brasil. 

Atualmente, São Paulo é o maior centro comercial, econômico, financeiro e cultural do Brasil e da América Latina. Além disso, a cidade é a principal representante do País no cenário global, uma vez que é considerada uma das mais globalizadas do mundo.

Clima

Antes de se mudar para uma cidade, é importante, além de encontrar uma boa imobiliaria Vila Mariana, entender as tendências climáticas. São Paulo possui um clima definido como subtropical úmido, que é mercado por verões quentes e chuvosos e invernos amenos. No verão, a cidade experimenta períodos de calor e de alta umidade. Na estação, as chuvas ocorrem, frequentemente, nos finais de tarde.

Os invernos são amenos e não costumam registrar temperaturas muito baixas. Já as estações do outono e da primavera são consideradas de transição.

Dados do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) mostram que a temperatura mais baixa já registrada na capital desde 1945 – quando as medições começaram – foi de -2,1 ºC, no dia 2 de agosto de 1955. Enquanto isso, a temperatura mais alta já registrada ocorreu em 7 de outubro de 2020, quando os termômetros marcaram incríveis 43,5 ºC.

Pontos turísticos

É claro que uma das principais cidades do Brasil abriga pontos turísticos que você não pode deixar de visitar como turista ou como morador. Para que você não deixe nenhum local de fora do seu roteiro, confira a lista:

Masp

O Masp (Museu de Arte de São Paulo) é um dos cartões-postais mais conhecidos de São Paulo, uma vez que está localizado no coração da cidade. Fundado em 1947 pelo empresário Assis Chateaubriand, o local é considerado o primeiro museu moderno de todo o País.

Atualmente, o Masp detém o mais importante acervo de arte europeia do Hemisfério Sul, já que conta com mais de 11 mil obras, que incluem pinturas, esculturas, fotografias, peças de vestuário e muito mais. As obras de arte abrangem não somente as produções europeias e americanas, mas também africanas e asiáticas.

O principal objetivo do local é promover o diálogo entre passado e presente de forma lúdica, crítica e criativa. Quer conhecer? O Masp está localizado na avenida Paulista, número 1.578.

imobiliaria-vila-mariana

Catedral Metropolitana de São Paulo

A Catedral Metropolitana de São Paulo, também conhecida como Catedral da Sé, é um dos principais pontos turísticos da cidade – e não somente para os religiosos. Isso porque o local possui grande importância histórica e arquitetônica, uma vez que é considerado o quarto maior templo neogótico do mundo. 

A construção da igreja data de 1588, quando os moradores da até então Vila de São Paulo disputavam com os jesuítas a iniciativa de construção do templo. Os habitantes só conseguiram a permissão em 1591 e as obras tiveram início em 1598. A construção só foi finalizada em 1612. 

A catedral é a igreja mais alta de São Paulo, com 111 metros de comprimento, 46 metros de largura e duas torres com 92 metros de altura. Quer conhecer? A Catedral da Sé fica localizada na Praça da Sé, na capital paulista.

Mercado Municipal

O Mercado Municipal de São Paulo, conhecido como Mercadão, é uma parada obrigatória para quem vai à capital paulista. Isso porque o local é considerado um dos principais pontos gourmets da cidade.

No Mercadão, turistas e moradores podem encontrar de tudo: desde frutas e legumes da melhor qualidade até peixes, carnes, frutos do mar e especiarias, além de produtos importados de primeira linha. 

O espaço gastronômico do local também é bastante conhecido, já que abriga alguns dos principais restaurantes e algumas das melhores lanchonetes do município. Ao passar por São Paulo, não deixe de conhecer: o Mercado Municipal está localizado na rua Cantareira, número 306, no Centro Histórico de São Paulo.

Educação

Se você planeja se mudar para São Paulo e encontrar uma imobiliaria Vila Mariana, não deve se preocupar com o tópico educação. Isso porque a cidade detém algumas das melhores instituições de ensino do Brasil, desde escolas até faculdades e universidades.

Algumas das principais escolas, que abrangem tanto o ensino fundamental quanto o ensino médio, são o Instituto de Educação José Paiva Netto e o Colégio Santa Cruz. Localizada no bairro Bom Retiro, a primeira instituição é conhecida pela sua excelência de ensino e, também, por sua estrutura física, que engloba espaços dedicados totalmente à formação dos estudantes.

Além dos níveis básicos de educação, o instituto oferece o EJA (Programa Educação para Jovens e Adultos), o que traz mais oportunidades aos estudantes. Quer conhecer a escola? O Instituto de Educação José Paiva Netto está localizado na avenida Rudge, número 700, no bairro Bom Retiro.

Já o Colégio Santa Cruz é conhecido no município por oferecer uma formação humanista e multidimensional, com foco específico no desenvolvimento e na educação completa dos estudantes. Quer saber mais sobre a escola? O Colégio Santa Cruz está situado na avenida Arruda Botelho, número 255, no bairro Alto de Pinheiros. Para conhecer outras instituições, clique aqui e leia o artigo do Blog da Arbo.

No ensino superior, os grandes destaques do ensino público são a USP (Universidade de São Paulo) e a Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). A USP é, além de uma das principais instituições de ensino superior do Brasil, uma das melhores universidades de todo o mundo.

A produção científica da universidade representa boa parte do que é realizado em todo o estado, tornando a instituição uma das mais atuantes no cenário nacional. Quer conhecer? A USP está situada no bairro Butantã, em São Paulo.

Já o campus da Unifesp em São Paulo integra duas Unidades Universitárias: a Escola Paulista de Medicina e a Escola Paulista de Enfermagem. Desse modo, oferece sete cursos de graduação a mais de 1.550 estudantes: Ciências Biológicas – Modalidade Médica; Fonoaudiologia; Medicina; Tecnologia Oftálmica; Tecnologia em Informática em Saúde; Tecnologia em Radiologia e Enfermagem.

Quer saber mais? O campus da Unifesp em São Paulo está localizado na rua Botucatu, número 750, na Vila Clementino.

Cultura

Se você não abre mão de conhecer a história e a cultura do local em que vai morar, não se preocupe. Isso porque a cultura é bastante valorizada em São Paulo, especialmente em passeios turísticos.

Diante da rotina e dos diversos afazeres diários, muitos lugares passam despercebidos pelos moradores de São Paulo, especialmente quando se fala em cultura. O Theatro Municipal é um desses espaços e, com certeza, deve estar incluso no roteiro de viagem e/ou de morador.

imobiliaria-vila-mariana

Inaugurado em 1911, o local é um dos teatros mais importantes do Brasil, uma vez que já recebeu e recebe inúmeros espetáculos nacionais e internacionais. O prédio centenário oferece, além de peças e apresentações, um tour gratuito pela construção, que pode ser realizado pelos visitantes durante o dia.

Não deixe de conhecer: o Theatro Municipal está localizado na Praça Ramos de Azevedo, sem número, no bairro República.

Outro ponto que você deve visitar é o Solar da Marquesa, um verdadeiro exemplar da arquitetura da capital paulista no século XVIII. O local, que era a residência de Marquesa dos Santos – responsável pelo nome do espaço -, recebe diversas exposições culturais, que podem ser visitadas pelo público em geral.

Quer saber mais? O Solar da Marquesa está situado na rua Roberto Símonsen, número 136, no Centro Histórico de São Paulo.

Saúde

É claro que uma das principais cidades do Brasil é, também, referência quando o assunto é saúde. Isso porque São Paulo abriga algumas das principais instituições não só do País, mas também do continente.

O Hospital Israelita Albert Einstein é considerado o melhor do município por diversos rankings nacionais. Fundada em 1971, a instituição é referência em tratamentos que utilizam tecnologia de ponta, além do atendimento humanizado e com foco na melhora e na cura do paciente.

Tido como o hospital mais moderno da América Latina, o local é referência na prevenção, no diagnóstico e no tratamento de doenças relacionadas à cardiologia, oncologia, ortopedia e neurologia. Quer saber mais? A sede do Hospital Albert Einstein está situada na avenida Albert Einstein, número 627, no Jardim Leonor.

O Hospital Sírio-Libanês é, também, uma das referências em saúde da capital. Além da sede, a instituição conta com mais duas unidades no município: um centro de diagnóstico e um hospital-dia no bairro Itaim Bibi e uma unidade de atendimento nos Jardins. 

O local é referência em programas de medicina preventiva, atendimento médico de urgência e de emergência, além de internações terapêuticas de alta complexidade, reabilitação e outros serviços. Quer conhecer? A sede do Hospital Sírio-Libanês está localizada na rua Dona Adma Jafet, número 91, no bairro Bela Vista.

imobiliaria-vila-mariana

Antes de encontrar uma imobiliária, conheça a Vila Mariana

História 

Inicialmente chamada de Cruz das Almas, em referência às cruzes que foram posicionadas no território em decorrência da morte de tropeiros por ladrões no século XIX, a Vila Mariana é um bairro que cresceu e se desenvolveu concomitantemente à capital.

Posteriormente chamada de Colônia, a Vila Mariana só foi receber essa denominação em meados da década de 1890. O nome foi escolhido em homenagem à Mariana Kuhlmann, esposa do importante engenheiro Alberto Kuhlmann, que foi responsável por fundar na cidade uma das principais ferrovias.

Um dos marcos da história do bairro ocorreu em 1887, quando as oficinas de Ferro Carril entraram em funcionamento e, com isso, contribuíram para o crescimento e para o desenvolvimento da região. 

Com a crescente industrialização do bairro, a população começou a ganhar corpo. Em 1929, a Vila Mariana atraiu um grande contingente de empresários, que focaram no mercado imobiliário como principal meio de investimento. Além disso, o setor terciário – de serviços – recebeu atenção.

Atualmente, a Vila Mariana é considerada um bairro de classe média-alta, com foco em empreendimentos tanto residenciais quanto comerciais. A região é uma das mais procuradas por novos moradores de São Paulo, já que oferece conforto, qualidade de vida e, é claro, proximidade com os principais pontos da cidade.

Pontos turísticos

Se você deseja encontrar uma imobiliaria Vila Mariana, precisa saber que o bairro é conhecido entre os paulistanos como um dos mais bem localizados de toda a capital. Além disso, a região abriga uma excelente infraestrutura, o que faz com que os moradores não precisem se deslocar para longe para resolver as pendências do dia a dia. 

É claro que um bairro tão completo não deixa a desejar no quesito lazer e, por isso, conta com alguns dos principais pontos turísticos da capital paulista. Para que nada fique de fora do seu roteiro de visitação, veja os lugares da Vila Mariana que você não pode deixar de conhecer.

Parque Ibirapuera

O Parque Ibirapuera é um dos principais cartões-postais da cidade de São Paulo. Ademais, é considerado o parque mais visitado de toda a América Latina, com uma média de 14 milhões de visitantes todos os anos, e um dos locais mais fotografados do mundo.

Inaugurado em 1954, em comemoração aos 400 anos da fundação do município, o parque conta com uma área de 158 hectares e é tombado como um patrimônio histórico de São Paulo. Algumas das construções do ponto foram concebidas pelas ideias do grande arquiteto Oscar Niemeyer, o que torna o local ainda mais conceituado.

O parque é considerado um ponto de lazer para os moradores da capital, uma vez que traz diversos espaços dedicados à diversão, ao entretenimento e ao relaxamento dos visitantes. Lá, é possível realizar desde passeios culturais e educativos até caminhadas e atividades de observação de pássaros, conhecidas como birdwatching.

Não deixe de conhecer o local: o Parque Ibirapuera está situado na avenida Pedro Álvares Cabral, na Vila Mariana.

Cinemateca

A Cinemateca Brasileira surgiu em 1940, quando um grupo de artistas fundou o Primeiro Clube de Cinema de São Paulo. Após muitos anos de história – e de repressão devido à Ditadura Militar -, o espaço foi, em 2003, incorporado pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura.

Desse modo, entre 2008 e 2013, o espaço se dedica às atividades de difusão e de preservação de acervos relacionados à história audiovisual brasileira. Além disso, o período foi marcado por mudanças na infraestrutura do local, graças a investimentos do Ministério da Cultura da época.

Atualmente, a Cinemateca Brasileira detém o maior acervo audiovisual de toda a América do Sul. As coleções envolvem mais de 250 mil rolos de filmes, além de mais de um milhão de documentos, como fotos, roteiros, livros e muitos outros.

Ficou curioso para conhecer o local? A Cinemateca Brasileira está situada no Largo Senador Raul Cardoso, número 207, na Vila Clementino, na região da Vila Mariana.

Sesc Vila Mariana

Quem mora em São Paulo há alguns anos já conhece o Sesc (Serviço Social do Comércio), uma instituição que oferece diversas programações culturais e educacionais para públicos de todas as idades, como shows, apresentações e muito mais. 

O local conta, ainda, com um teatro, que possui capacidade para 611 pessoas, sendo considerado um dos maiores de São Paulo. Além disso, O Sesc Vila Mariana possui o Espaço de Brincar, dedicado a crianças de zero a seis anos; o Centro de Música, que oferece aulas para alunos de diversas faixas etárias; uma piscina para a realização de atividades físicas e esportivas e muito mais.

Quer conhecer melhor o espaço e as atividades oferecidas? O Sesc Vila Mariana está localizado na rua Pelotas, número 141, na Vila Mariana.

Casa Modernista

A Casa Modernista de São Paulo, também conhecida como Casa Modernista da Rua Santa Cruz, é um marco arquitetônico da cidade. Isso porque a construção é considerada o primeiro projeto arquitetônico moderno do Brasil.

A casa foi projetada por Gregori Warchavchik, um arquiteto russo que recebeu críticas por sua construção não possuir ornamentos em demasia, como era comum na época. O jardim da casa, que foi projetado por Mina Klabin, esposa de Gregori, é considerado a fundação do paisagismo moderno no País.

O ponto turístico foi tombado como patrimônio histórico e cultural de São Paulo em 1984 e, atualmente, é uma das 11 casas do Museu da Cidade de São Paulo e está aberto para visitação do público. Quer saber mais? A Casa Modernista está situada na rua Santa Cruz, número 325, na Vila Mariana.

Museu Lasar Segall

O Museu Lasar Segall é outro ponto que não pode deixar de ser visitado por quem admira arte e cultura. O local foi idealizado pela esposa do artista e construído onde a família morou após retornar de Paris, em 1932. 

Tanto a casa quanto o ateliê de Segall foram projetados pelo arquiteto russo Warchavchik – que construiu a Casa Modernista de São Paulo. Inúmeros móveis e objetos da casa foram desenhados pelo próprio artista, que tinha as linhas retas e o design sóbrio como suas principais marcas.

O museu conta com um acervo de mais de 300 obras, que foram doadas pela família de Segall. Além disso, há mais de cinco mil fotografias do artista, que mostram sua história na arte. O espaço conta, ainda, com o oferecimento de cursos e de oficinas, além de sessões de cinema. 

Não deixe de conhecer o local: o Museu Lasar Segall está localizado na rua Berta, número 11, na Vila Mariana.

Você pode, ainda, ter uma prévia do que vai encontrar no local por meio do vídeo Conhecendo Museus – Episódio 16: Museu Lasar Segall, publicado pelo canal Conhecendo Museus, no YouTube. Assista!

Dicas para encontrar o imóvel ideal na Vila Mariana

Agora que você já conhece o bairro, chegou a hora de escolher uma boa imobiliaria Vila Mariana. Entretanto, será que você sabe escolher o imóvel ideal para você e para sua família? Veja algumas dicas para não errar:

Defina o que você precisa

Antes de buscar um imóvel, você precisa, primeiramente, definir quais são suas prioridades e as prioridades de sua família. É importante verificar quantas pessoas vão morar na casa ou no apartamento, quais áreas de lazer são fundamentais, entre outros aspectos.

Pontuar o que sua família deseja irá lhe ajudar a classificar um imóvel como ideal ou não. Por exemplo: suponha que sua família goste de espaço e, por isso, deseje um ambiente amplo e com vários cômodos. Desse modo, você já sabe que imóveis pequenos e com poucos quartos não vão atender à sua necessidade. 

Além disso, não se esqueça de analisar a localização do imóvel, sua estrutura e demais atributos. Sempre que tiver dúvidas, pergunte ao profissional da imobiliaria Vila Mariana.

Faça um planejamento

Antes de comprar ou de alugar um imóvel junto à imobiliaria Vila Mariana, é importante ter um planejamento pré-definido. Para a compra, é necessário reservar o dinheiro necessário para a entrada, bem como definir como o restante do valor será pago.

Além disso, você precisa se lembrar que, ao comprar uma casa ou um apartamento, deverá investir recursos financeiros não somente no processo de aquisição do imóvel, mas também na documentação e em taxas.

Quem deseja alugar um imóvel também precisa ter um planejamento, especialmente quanto à forma de pagamento e de garantia. A imobiliária pede um fiador? Um seguro-fiança? Avalie e verifique como pode se encaixar à situação.

Visite o imóvel e fique atento aos detalhes

Antes de negociar a compra ou a locação do imóvel, é preciso visitá-lo. Durante a visita, leve um bloco de anotações ou até mesmo seu celular e pontue tudo que encontrar de bom e de ruim na casa ou no apartamento.

Aproveite o momento para verificar se seus móveis irão caber nos cômodos, bem como para avaliar a vizinhança e a ocorrência de barulhos. Se for necessário, visite o imóvel em horários e em dias diferentes.

Veja as principais imobiliárias na Vila Mariana

Para que você consiga escolher uma excelente imobiliaria Vila Mariana, o Blog da Arbo selecionou três empresas que podem te ajudar nesse momento complexo de escolher um imóvel. Veja abaixo e escolha:

Caspannas

A primeira imobiliaria Vila Mariana da lista é a Caspannas, empresa especializada na compra e no aluguel de flats em São Paulo. A imobiliária é buscada, principalmente, por pessoas que desejam morar sozinhas na capital paulista, mas sem abrir mão do conforto e da qualidade de vida.

A orientação do consumidor durante todo o processo de negociação – compra ou venda – é o foco principal da empresa, que tem como objetivo garantir uma excelente experiência ao cliente. Para escolher o imóvel ideal, clique veja as opções disponíveis pela empresa.

Quer saber mais? A Caspannas está situada na avenida Iraí, número 79, no bairro Indianópolis.

RX Imóveis

A RX Imóveis é outra importante imobiliaria Vila Mariana. Isso porque a empresa, que foi fundada por especialistas do mercado imobiliário – que, juntos, somam mais de 15 anos de experiência -, é referência em oferecer atendimento moderno e personalizado aos clientes.

O foco principal da RX Imóveis é a venda e a locação de imóveis em bairros nobres da capital paulista, como a Vila Mariana. Conheça todas as opções disponíveis na imobiliária e escolha o seu imóvel.

Quer conhecer a imobiliária? A RX Imóveis está localizada na avenida Pacaembu, número 1.089, no bairro Pacaembu.

B&G Imóveis

No início de sua história no mercado, a B&G Imóveis focava seus esforços na comercialização de empreendimentos. Contudo, ao acompanhar as evoluções e as mudanças do setor imobiliário, a empresa diversificou sua carteira e começou a trabalhar com a locação de imóveis.

O atendimento de qualidade, com foco total na experiência do cliente, é o principal objetivo da empresa. Veja os imóveis disponíveis pela imobiliária e escolha o seu.

Quer saber mais? A B&G possui duas unidades em São Paulo: a primeira está situada na rua Sapucaia, número 1.167, no bairro Alto da Mooca, enquanto a segunda está localizada na rua Conselheiro Cotegipe, número 607, no bairro Belenzinho.

O que achou das dicas para encontrar uma boa imobiliária?

Agora que você já sabe como escolher uma imobiliaria Vila Mariana, deixe seu comentário e nos conte qual foi a empresa que mais lhe chamou a atenção.

Confira, também, os demais conteúdos do Blog da Arbo sobre diversas cidades do Brasil.

Visite o Portal da Arbo para encontrar o imóvel ideal para você e para a sua família. Todas as empresas citadas no texto são parceiras da Arbo e garantem um atendimento de qualidade. 
E se você vai se mudar para São Paulo, não se esqueça de acessar os artigos da Central de Ajuda da Arbo, que podem te ajudar a resolver inúmeros problemas do dia a dia.

Postagens relacionadas

apartamento-em-guarulhos

Saiba tudo ao comprar apartamento em Guarulhos

Conheça mais sobre a segunda cidade mais populosa de SP e apaixone-se pelo seu novo lar   Está pensando em comprar um apartamento em Guarulhos? O momento da compra de um imóvel é muito esperado por todos, mas deve ser vivido com calma e cuidado. É preciso ter em mente uma série de fatores, para que […]

Os 3 melhores shoppings em Ribeirão Preto

Confira a lista com os principais shoppings em Ribeirão Preto para ir às compras ou para passear com a família e com os amigos Morar próximo aos shoppings em Ribeirão Preto é, com certeza, sinônimo de praticidade. Isso porque a maioria das pendências da rotina podem ser resolvidas nesses centros comerciais. Desse modo, antes de […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *