27 de abril de 2024

Morar em São Caetano do Sul pode ser vantajoso para você! Saiba tudo sobre a cidade.

sao caetano do sul

Quem for morar em São Caetano do Sul  vai ter a oportunidade de viver em uma cidade com o melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil, sabia? Isso mesmo!

De acordo com o estudo realizado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o município apresenta os melhores indicadores sociais do país. Nesse estudo foi analisado: o grau de escolaridade, a renda per capita e o sistema de saúde pública.

Localizada a 13 quilômetros de São Paulo, a cidade conta com fácil acesso aos bairros da zona leste como Mooca e Vila Prudente. Pertencente ao ABC Paulista, ela é considerada uma referência no estado pela qualidade de vida que oferece aos moradores.

Em São Caetano do Sul vivem aproximadamente 150 mil pessoas, e a cidade se destaca por apresentar uma das maiores rendas per capita do país, em torno de 2 mil reais por habitante, ou seja, 21 vezes maior que nas cidades mais pobres. 

Se você quer saber tudo o que tem reservado para você nesse lugar do Brasil, continue neste post e descubra todos os benefícios de morar em São Caetano do Sul. 

Um pouco da história de São Caetano do Sul 

A origem de São Caetano está relacionada com a vinda dos bandeirantes ao Brasil, já que eles chegaram ao território brasileiro em busca de riquezas naturais. No ano de 1671, o bandeirante Fernão Dias Paes Leme adquiriu um sítio, que ficou conhecido como a Fazenda de São Caetano.

Em 1877, mais precisamente no dia 28 de junho, imigrantes italianos fundaram o município, que só se emancipou do distrito de Santo André em 1947. O complemento “do Sul” veio em 1948 para criar diferença  do município de mesmo nome que fica em Pernambuco.

A cidade de São Caetano do Sul teve um desenvolvimento bem rápido e em pouco tempo atraiu muitos moradores. O trabalho agrícola era predominante e muitos imigrantes italianos locais e moradores passaram a se dedicar a esse setor, o que impulsionou o crescimento da região.

Com o passar dos anos e as instalações de fábricas e indústrias, a região foi se transformando em um centro de grande importância para aqueles que procuravam por qualidade de vida e trabalho.

Agora que você já conhece mais sobre a história do município, chegou a hora de saber quais as outras vantagens  escondidas  dessa cidade. Vamos lá?

imoveis sao paulo

Vantagens de morar em São Caetano do Sul

Se você chegou até aqui é porque provavelmente está interessado em conhecer mais sobre a infraestrutura da cidade, e de que forma são oferecidos serviços essenciais básicos como saúde, educação, mobilidade…e entre outros. 

Veja mais informações da cidade neste vídeo do canal Lucas Cunha, disponível no Youtube.

Educação

Para uma cidade ter bons resultados no setor educacional é necessário realizar constantes investimentos em educação. Em São Caetano do Sul há boas opções de escolas públicas e particulares, e se destacam:  Colégio Objetivo São Caetano do Sul, Colégio ARBOS, ​Escola Estadual Joana Motta, e ​Escola Estadual Bonifácio de Carvalho.

A cidade também tem universidades e faculdades reconhecidas e de qualidade, como a USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul), que atrai muitos estudantes da região, inclusive moradores do ABC Paulista. 

No local, aproximadamente 35% dos investimentos do governo são destinados à educação e, com isso, é possível garantir que o ensino ofertado às crianças, adolescentes e jovens seja de qualidade.

Saúde

Se você deseja morar em São Caetano do Sul e tem dúvidas quanto a como funciona o sistema de saúde, saiba que a cidade é muito bem abastecida de hospitais, clínicas, e muito mais. A saúde pública apresenta resultados positivos e a rede de hospitais e postos de saúde conta com uma infraestrutura adequada e compatível com a população.

O município conta com o Hospital Central São Caetano do Sul, o Hospital São Caetano, o Hospital Nossa Senhora De Pompeia S A, o Hospital Nossa Senhora de Fátima, o Hospital Beneficência Portuguesa, e o Centro Médico São Caetano,  que são os principais entre outros.

Apesar de ter uma extensão territorial pequena e uma quantidade significativa de pessoas, o município consegue gerenciar o atendimento público em saúde de maneira positiva. Assim, aqueles que desejam residir na região têm acesso à saúde pública de qualidade para toda a família.

Transporte

Com rodovias e vias de fácil acesso a São Paulo, ao morar em São Caetano do Sul você consegue se locomover com facilidade entre as principais cidades. Um dos meios mais usados pela população é a linha de trem que interliga os municípios do ABC Paulista.

O transporte público é eficiente em toda a cidade e, mesmo sendo uma região pequena, a localidade fornece muitas  opções tanto para quem quer circular dentro do município quanto para quem precisa ir para outros lugares.

Melhores bairros para morar em São Caetano do Sul

Para complementar a lista das vantagens de viver nessa cidade, vamos falar um pouco sobre os bairros mais procurados, e porquê – o que cada um deles tem a oferecer. 

Centro de São Caetano

A região é um dos eixos mais movimentados de São Caetano, e é marcado pela presença de indústrias, como a da Vigor e da GM. Alguns dos principais acessos ao bairro são pelo Viaduto Independência e pelas Avenidas Goiás e Guido Aliberti.

Da Avenida Paulista, na Capital, até lá, por exemplo, você pode fazer uma integração pela Linha Verde 2 do metrô até a Estação Tamanduateí. De lá, você chega pela Linha 10 Turquesa do trem da CPTM, sentido Rio Grande da Serra, sem fazer nenhuma parada. Já pela Avenida do Estado, de carro, o percurso pode ser feito em 34 minutos.

Cerâmica

Se você está de fato se planejando para morar em São Caetano do Sul, saiba que o bairro Cerâmica é considerado um dos melhores da cidade. Além dos diversos empreendimentos imobiliários, condomínios com prédios e casas de luxo, a região também tem boas opções de hospitais e escolas, tanto públicos quanto particulares.

O principal parque da cidade, Chico Mendes, está localizado no bairro Cerâmica. Outra grande atração é o maior shopping da cidade, Park Shopping São Caetano, que também fica no bairro.

Barcelona

Um bairro predominantemente residencial e com infraestrutura de serviços que se destaca em São Caetano do Sul é Barcelona. O mesmo recebeu esse nome porque seus moradores no início do século passado eram imigrantes e descendentes espanhóis.

Com a chegada da fábrica da GM no bairro vizinho e outras próximas, o desenvolvimento foi aumentando e hoje a região possui todos os serviços de infraestrutura e assistência municipal que são essenciais para qualquer morador. Inclusive esse é o bairro que abriga a USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul).

Gostou de saber como é morar em São Caetano do Sul? Encaminhe esse post para outros amigos que também vão gostar de saber  dessas curiosidades!

joão pedro autor
João Pedro Binatto

João Pedro Binatto é professor de língua portuguesa, redator e copywriter. É com essas experiências em redação e marketing que está há 2 anos no mercado imobiliário e, hoje, atua na área de eventos na Arbo. Tem como compromisso ajudar gestores e imobiliárias a realizarem suas rotinas ainda mais feliz e descomplicadas.

Postagens relacionadas

o que saber antes de alugar apartamento no batel

Apartamento no Batel: o que saber antes de comprar

Pensando em comprar um apartamento no Batel. Veja aqui todos os benefícios que esse bairro tem a oferecer para você e sua família! Comprar um apartamento no Batel significa estar em um dos melhores bairros em Curitiba. Repleta de imóveis de alto padrão, a região conta com uma infraestrutura completa para você e sua família.  […]

hospitais em ribeirao preto

Saúde em primeiro lugar: veja a lista dos melhores hospitais de Ribeirão Preto.

Entre tantos hospitais em Ribeirão Preto, selecionamos as instituições de saúde que mais se destacam pela excelência e qualidade. Confira! Morar próximo a hospitais em Ribeirão Preto é sinônimo de qualidade de vida. Isso porque a cidade oferece diversos serviços médicos que proporcionam aos moradores mais comodidade e mais segurança.  Localizada no interior de São […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *