26 de abril de 2024

4 melhores opções de lazer no interior do Paraná

4 melhores opções de lazer no interior do Paraná

Está pensando em visitar o Paraná, mas não sabe o que fazer por lá? Saiba que o estado tem muitas possibilidades!

Se você ainda não conhece o interior do Paraná, não sabe o que está perdendo! Apesar de Curitiba ser a cidade turística mais conhecida do estado, o interior também oferece uma variedade incrível de opções de lazer para todos os gostos. Hoje a Arbo preparou uma lista com algumas das melhores opções de lazer no interior do Paraná para você escolher a sua próxima parada. Confira!

Quando visitar o Paraná?

No Paraná, o clima é dividido em subtropical úmido nas áreas mais altas, e tropical na região do litoral. As chuvas são bem distribuídas ao longo das estações e não vão atrapalhar seus passeios, dá para aproveitar várias opções de lazer durante todo o ano. Mas dependendo da região, é preciso escolher a melhor época do ano para o passeio, combinado?

Se você quer aproveitar as praias e cachoeiras do Paraná, visite a região no verão, de preferência de dezembro a março. E se você curte um friozinho e quer conhecer a região próxima a Curitiba, a melhor época do ano é entre maio e agosto. Mas se prepare com roupas bem quentes, a temperatura pode chegar a zero grau nos dias mais gelados.

Conheça mais sobre essa região neste vídeo do canal Diogo Elzinga, disponível no youtube.

E aí, preparado para conhecer todas as opções de lazer no interior do Paraná? Então vem com a gente!

  1. Antonina
  2. Ilha do Mel
  3. Tibagi
  4. Sapopema

1. Antonina

Essa charmosa cidade fica a 84 km de Curitiba, e é uma ótima opção de lazer no interior do Paraná para descansar, ter contato com a natureza e também se divertir. Antes de chegar na cidade, você já pode aproveitar a viagem pegando o trem turístico que passa por Morretes, Serra da Graciosa e Antonina, o passeio é imperdível!

A cidade é cercada pela Serra do Mar, e tem paisagens naturais belíssimas. A arquitetura dos prédios coloniais antigos também garante bons passeios para você conhecer os diversos prédios históricos, como o Theatro Municipal, a Prefeitura e a Igreja Bom Jesus do Saivá, um monumento do século XVIII.

Quem quer contato com a natureza pode  participar das trilhas e fazer rafting, descendo as cachoeiras da região em botes infláveis. E se você gosta de montanhismo, o Pico Paraná é o ponto de encontro para os fãs desse esporte, com incríveis 1962 metros de altitude! Você também pode fazer um passeio de barco pela região, e conhecer algumas ilhas e praias próximas. Os barcos saem do píer da cidade, e o passeio vale a pena pela beleza natural das paisagens durante o trajeto.

Antonina tem uma boa estrutura de hotéis e pousadas e restaurantes, e durante o Carnaval o agito toma conta do local, com desfiles de blocos e turistas de todo o país. Vale a pena conhecer essa bela cidade para descansar, se aventurar nas trilhas ou curtir a animação durante o Carnaval.

Veja as melhores cidades do Paraná para morar

2. Ilha do Mel

Já imaginou curtir uma ilha maravilhosa, com praias com água super cristalina, no maior clima paradisíaco? Pois saiba que tudo isso você encontra na Ilha do Mel, que fica a 120 km de Curitiba.

Para chegar lá, você precisa pegar uma das barcas que saem das cidades de Paranaguá e Pontal do Sul. Saindo de Paranaguá, a viagem dura 50 minutos. Você pode desembarcar em dois locais diferentes da ilha, na Praia de Encantadas ou na Praia de Nova Brasília. 

Veja mais sobre o local neste vídeo do canal Rotas Recalculadas, disponível no Youtube.

O lugar é perfeito para relaxar, aproveitar as praias e ainda conhecer algumas atrações históricas, como o Farol das Conchas, planejado por Dom Pedro I, e a Fortaleza Nossa Senhora dos Prazeres. Essa antiga instalação militar ainda hoje tem canhões antigos, usados para proteger a costa brasileira. Para quem gosta de aventura, é possível fazer um voo de parapente sobre a ilha, e também aproveitar para surfar em algumas praias com ondas mais fortes. 

Você pode pegar uma das embarcações logo de manhã, aproveitar o dia na ilha e voltar no final do dia, em uma das últimas barcas. Mas se puder, reserve alguns dias para curtir a Ilha do Mel com mais tempo, em opções de pousadas. Elas são bem equipadas com todo o conforto para os hóspedes, e o  atendimento é descontraído e acolhedor.

A ilha tem mais de 20 praias, algumas delas mais desertas, perfeitas para quem deseja um cantinho isolado desse paraíso para curtir o sol e o mar com privacidade, como a Praia do Miguel, por exemplo. 

Para quem gosta de mais agitação, a Praia da Gruta é bem movimentada, e você pode aproveitar para se deliciar com as comidas da praça da alimentação que fica no local, com vários quiosques, bares e lanchonetes. Se você ainda não conhece a ilha, nossa dica  é que você escolha esse destino para suas próximas férias, que é uma das melhores opções de lazer no interior do Paraná!

3. Tibagi

4 melhores opções de lazer no interior do Paraná

Você sabia que existe um dos principais cânions do Brasil fica no Paraná? Sim, o Cânion Guartelá fica na cidade de Tibagi, localizada a cerca de 200 km da capital paranaense.

O Cânion Guartelá é uma formação rochosa no formato de um grande paredão, com 30 km de extensão e 450 metros de altura, e fica dentro do Parque Guartelá.  Ele é a atração principal da cidade, e para chegar até o alto é preciso percorrer uma trilha. Vá descansado, com roupas e calçados confortáveis e com bastante disposição, pois a caminhada dura cerca de 5 horas, com dificuldade moderada. Mas o esforço é recompensado pela bela vista que você vai encontrar. No alto do cânion, a paisagem é realmente incrível!

Conheça mais sobre o local no vídeo do canal Paz, Amor e Viagem, disponível no Youtube.

Além do Cânion Guartelá, Tibagi oferece várias opções de lazer, como cicloturismo,  turismo rural, com visita a várias fazendas coloniais, e turismo religioso, pois a região tem vários eventos religiosos em várias épocas do ano. Se você quiser sossego e um ambiente bem tranquilo pra descansar, as pousadas rurais são uma ótima pedida. Além de muito confortáveis e aconchegantes, ainda oferecem passeios a cavalos e trilhas pela região.

As opções de hospedagem são bem variadas. Os hotéis e pousadas tem valores acessíveis para todos os bolsos. E se você gosta de acampar, pode levar sua barraca e ficar em um dos campings disponíveis na cidade. Eles tem uma boa estrutura básica com banheiros, água potável e locais para cozinhar. 

4. Sapopema

4 melhores opções de lazer no interior do Paraná

Esta pequena cidade é um verdadeiro tesouro para quem gosta de ecoturismo, e tem atraído cada vez mais visitantes. A estrela da cidade é com certeza o famoso Pico Agudo, com 1224 metros de altitude! 

O trajeto até o topo é feito por uma trilha de 1,8 km, sempre com o acompanhamento de um guia experiente. A caminhada leva uma hora e meia, mas é preciso estar em forma, pois alguns trechos são mais difíceis e inclinados. Mas a vista que você vai encontrar lá do alto compensa o cansaço!

Se você quer opções mais tranquilas de lazer, a cidade também tem opções de trilhas e passeios em cachoeiras, grutas e cavernas. Um destaque é a Casa de Pedra, um sítio arqueológico que fica no Bairro Vida Nova. Além das formações rochosas impressionantes, o lugar também tem um riacho com água bem tranquila e rasa, perfeita para se refrescar depois da caminhada.

Outra opção de lazer para relaxar e fugir da agitação são as pousadas rurais. Elas preservam a simplicidade, mas oferecem conforto e atendimento excelente. Além, é claro, daquela comidinha especial com o sabor do interior.

Gostou de conhecer algumas das melhores opções de lazer no interior do Paraná? Deixe aqui nos comentários a sua sugestão, e envie este post também para os seus amigos! Aqui no Blog da Arbo você sempre encontra muitas dicas especiais para o seu dia a dia. 

joão pedro autor
João Pedro Binatto

João Pedro Binatto é professor de língua portuguesa, redator e copywriter. É com essas experiências em redação e marketing que está há 2 anos no mercado imobiliário e, hoje, atua na área de eventos na Arbo. Tem como compromisso ajudar gestores e imobiliárias a realizarem suas rotinas ainda mais feliz e descomplicadas.

Postagens relacionadas

melhores-cinemas-de-São-Paulo

Conheça os melhores cinemas de São Paulo

Os fãs da sétima arte têm à sua disposição várias opções nos cinemas de São Paulo. Há programações para todos os gostos. Se você gosta de cinema, deve ter ficado chateado durante a pandemia, não é mesmo? Afinal, por questões de segurança, a maior parte dos cinemas do país teve que interromper temporariamente a exibição […]

morar no butantã

O que você precisa saber para morar no Butantã

Quer morar no Butantã? Confira aqui tudo que esse belo bairro oferece para garantir uma ótima condição de vida para você e sua família! Se você chegou a este artigo, já deve saber que morar no Butantã significa desfrutar de um dos melhores bairros de São Paulo. O local conta com uma ótima infraestrutura e, […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *