12 de maio de 2022

Veja as melhores cidades do Paraná para morar

melhores-cidades-do-Paraná-para-morar

O estado tem se tornado referência em todo país pela sua infraestrutura, e por isso, listamos as melhores cidades do Paraná para morar!

O estado se destaca por excelentes indicadores de qualidade de vida e bem-estar, além de  ótimos números em saúde e educação. Emprego, saneamento básico e outros serviços essenciais à população também não ficam para trás!

Ficou curioso (a) para saber quais são as melhores cidades do Paraná e já está animado (a) para começar a vida em um novo lugar? Então esse post foi feito para você! Confira todas as nossas dicas abaixo e prepare as malas! 

  1. Maringá
  2. Curitiba
  3. Cascavel
  4. Londrina
  5. São José dos Pinhais

1- Maringá

Além de estar em primeiro lugar entre as melhores cidades do Paraná,  Maringá também é considerada a melhor cidade do Brasil para viver. O município lidera o ranking divulgado recentemente pela consultoria Macroplan, que avalia as 100 maiores cidades brasileiras dentro do Índice de Desafios da Gestão Municipal (IDGM).

Maringá também foi campeã nas edições de 2017 e 2018 pela soma de pontuação dos  indicadores nas áreas de educação, saúde, segurança e saneamento básico. E tanta conquista não é para menos: é uma das cidades mais arborizadas, limpas e planejadas do País.

Para se ter ideia, o município detém 26 metros quadrados de área verde por habitante, e conta com reservas florestais dentro da área urbana, como o Parque do Ingá e o Horto Florestal (Bosque 2).

melhores-cidades-para-morar-no-Paraná

O município cresceu rapidamente e, atualmente, é a terceira cidade mais populosa do estado, com mais de 357 mil habitantes. É referência em planejamento urbano, tem um dos maiores IDH do país, e também está entre as regiões mais atrativas para criar raízes. 

Lá a expectativa de vida ultrapassa os 73 anos, e boas opções de bairros não faltam. Veja alguns dos melhores locais para morar, porque além de estar entre as  melhores cidades do Paraná , toda a região de Maringá é bem planejada e estruturada.

2- Curitiba

Curitiba está dentre as capitais com melhor IDH do Brasil. Esse índice avalia, a cada década (desde 1991), dados relativos à educação, renda e longevidade – esses três são os  indicadores mais relevantes de desenvolvimento humano. Por isso, o IDH confirma a qualidade de vida que a cidade oferece aos moradores.

Com esses dados, já dá para perceber que a qualidade de vida é uma das vantagens de viver em Curitiba, não é? É por isso mesmo que ela faz parte da lista das melhores cidades do Paraná para viver. 

Para se ter ideia do ótimo cenário que existe na região, a cidade manteve o mercado de imóveis aquecido durante a pandemia, mesmo com a redução nos lançamentos em 2020. E além da infraestrutura, o município também se destaca quando o assunto é acessibilidade e planejamento urbano. 

O sistema integrado de transporte coletivo é uma das principais vantagens, pois os moradores pagam uma única passagem e é possível pegar mais de um ônibus para se deslocar entre os terminais de um bairro a outro. Esse sistema interliga terminais, permitindo a integração com outras linhas de transporte da cidade. Não dá para negar que essa é uma ótima notícia para quem depende do transporte público para se deslocar, concorda? 

Ah, e não podemos deixar de dizer que a capital conta com mais de 200 km de ciclovias, sendo elas no centro da cidade, em alguns bairros e parques. Gostou, ou quer mais? E olha que tem, viu?!

Se você é amante da natureza, vai gostar de saber que Curitiba também está entre as melhores cidades do Paraná por possuir uma ampla área verde, que abriga mais de 30 parques. Entre os mais visitados, estão: o Parque Barigui; o Parque Tanguá; Parque São Lourenço; Bosque Alemão; Parque Tingui; e o Passeio Público. 

No topo da lista de pontos turísticos, ainda, o Jardim Botânico; o Parque das Pedreiras; e a UNILIVRE (Universidade Livre do Meio Ambiente). Lugares que possuem uma incrível extensão em área verde!

melhores-cidades-para-morar-no-Paraná

3- Cascavel 

Em ranking nacional, Cascavel é a 11ª cidade do Brasil na pesquisa do IDGM, e também está entre as melhores cidades do Paraná.

Entre as quatro áreas analisadas (saúde, segurança, saneamento e educação), o município teve sua melhor posição em saneamento e sustentabilidade: 6ª lugar. As outras ocuparam: 10ª posição em Saúde, 35ª em Educação e 57ª em Segurança. Na última década, a cidade subiu 35 posições no ranking, o segundo maior crescimento do país.

O município se tornou pólo estratégico do Mercosul, principalmente pela sua localização privilegiada, pela força do agronegócio e pela expansão do setor de serviços. Não é à toa que Cascavel tem o sexto maior PIB do estado, já que se destaca pelo excelente desempenho do setor atacadista, por ser um polo universitário e pela estrutura de saúde. 

Além disso, a infraestrutura de Cascavel pode ser adotada como modelo para os outros municípios do estado, já que pelo menos 98% dos domicílios da cidade têm água encanada e mais de 99% têm acesso à energia elétrica.

4- Londrina também é uma das melhores cidades do Paraná

Alcançando o 17º lugar do ranking nacional, essa querida e grande cidade chamada Londrina também está na 1ª posição entre as cidades mais transparentes do País, de acordo com a EBT (Escala Brasil Transparente) – Avaliação 360°, desenvolvida pela CGU (Controladoria-Geral da União).

Londrina é um polo educacional e tem muita mão de obra qualificada. São mais de 200 mil pessoas em toda a rede de educação. A Universidade Estadual de Londrina (UEL) é uma das melhores do país, já ganhou diversas vezes essa posição, e também atrai pessoas do estado de São Paulo e outras regiões do país interessadas em estudar na renomada instituição.

Sua preocupação é no setor de saúde? A cidade tem uma excelente estrutura na área da  saúde que atrai pessoas de todas as regiões do Brasil pelo atendimento de qualidade e pela  referência em tecnologia de exames. Que tal? Não é atoa que está entre as melhores cidades do Paraná,  pois sem sombra de dúvidas é um ótimo lugar para viver, concorda?

Além disso, a cidade tem ótimos bairros para morar!

Ah, e vale citar que a cidade também é muito arborizada. Londrina abriga o Parque Arthur Thomas, o Jardim Botânico, e o Lago Igapó, conjunto de lagos que formam um dos pontos de lazer e turísticos para as famílias de Londrina e toda a região.

melhores-cidades-para-morar-no-Paraná

5- São José dos Pinhais

Em quinto lugar entre as melhores cidades do Paraná, está São José dos Pinhais, que no quesito nacional ocupa o 32º lugar. 

São José dos Pinhais fica apenas a 20 minutos do centro da Curitiba. Além disso, a cidade é cortada pelas principais rodovias, o que facilita o acesso a outros estados.

Lá tem o Aeroporto Internacional Afonso Pena, que possui um grande papel no desenvolvimento da indústria, do comércio e do turismo, e ainda tem grandes empresas nacionais como Renault do Brasil, Volkswagen, Audi, Thyssenkrupp, O Boticário e muitas outras.

O que achou dessa lista com as melhores cidades do Paraná? Deixe aqui nos comentários e veja outros posts do Blog da Arbo que podem te ajudar a escolher um lugar para viver.  Inclusive, qual tal dar uma olhadinha no conteúdo sobre as melhores capitais do Brasil para morar?

Receba nossos novos conteúdos por e-mail!


Cadastre-se na newsletter semanal do Blog da Arbo, com tudo que você quer saber sobre imóveis. É grátis!

Postagens relacionadas

faculdades-em-Ribeirao-Preto

As melhores faculdades em Ribeirão Preto

Quer estudar em uma das faculdades em Ribeirão Preto, mas não sabe qual é a melhor instituição? Confira a lista repleta de opções! As faculdades em Ribeirão Preto são, sem dúvidas, ótimas opções para quem busca por qualidade de ensino. A cidade, além de contar com excelentes escolas, possui importantes instituições de ensino superior.  Ribeirão […]

morar em itajaí é sinônimo de qualidade de vida

Descubra como é morar em Itajaí

Morar em Itajaí significa usufruir de uma excelente qualidade de vida. Entretanto, antes de se mudar, é essencial que você conheça tudo sobre a cidade. Nesse texto você confere as principais informações sobre Itajaí Itajaí é uma das principais cidades de Santa Catarina e, por isso, atrai diversos turistas e novos moradores todos os anos. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *