25 de abril de 2024

Veja as 6 melhores capitais do Brasil para morar

mlhores-capitais-para-morar

Uma das maiores dúvidas de quem está para  se mudar geralmente é a escolha do novo lugar para morar. Se você está nesse momento, já pensou em viver em uma das melhores capitais do Brasil? Com força cultural, e segurança, saúde, saneamento básico que realmente funcionam de forma eficiente? 

E se você tiver que escolher uma capital para viver no Brasil, qual você vai preferir? Ficou difícil a resposta? Sem problemas! Para te ajudar nessa escolha tão importante, a Arbo vai te mostrar quais são as melhores capitais do Brasil para morar!

Caso esteja pensando em morar em uma das capitais do nosso país, é importante você ter uma noção de quais delas são as melhores em pontos como qualidade de vida, saúde, educação, e emprego, entre outros. Vamos conhecer quem são essas “queridinhas”? Confira o post abaixo!

  1. Curitiba
  2. Florianópolis
  3. Vitória
  4. Belo Horizonte
  5. São Paulo
  6. Palmas

1- Curitiba é uma das  melhores capitais do Brasil para morar

Conheça a Arbo

Bom, nada mais justo começar essa lista com a “top” do ranking e que não pode ficar de fora! Segundo o Índice de Gestão Municipal (IDGM) 2021, elaborado pela consultoria Macroplan e divulgado na revista Exame, Curitiba foi considerada a melhor capital para viver no país!

Veja o vídeo e conheça mais sobre a cidade no canal Cidades & Cia, disponível no Youtube.

O índice considera 15 indicadores nas áreas de educação, saúde, segurança e saneamento básico das cem maiores cidades brasileiras.  Curitiba obteve índice 0,733 e foi seguida, entre as capitais, por Vitória (ES), Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP) e Florianópolis (SC).

Desde a primeira edição do IDGM, em 2009, a capital paranaense permaneceu em sete posições; e no ano passado ocupou o segundo lugar entre as capitais. Vale dizer que esse ranking de melhores capitais do Brasil de 2021 tem como base os dados de 2019.

Destaques de Curitiba 

Só para dar mais alguns detalhes sobre a nossa campeã brasileira em morar bem, na área de saneamento, Curitiba se destaca no IGDM com o amplo alcance dos serviços de coleta de resíduos domiciliares, abastecimento de água e atendimento de esgoto – tópicos em que a capital paranaense teve a melhor avaliação entre todos os municípios, e por isso é considerada uma das melhores capitais do Brasil.

No setor de Educação, Curitiba alcançou 6,5 pontos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica do Ensino Fundamental I, e 5,0 pontos no Ensino Fundamental II da rede pública, nota maior que a média dos cem maiores municípios. Em segurança, o estudo aponta a redução de violência pela metade -homicídios registrados caíram de de 42 para 16,5  por 100 mil habitantes, entre 2009 e 2019,  uma taxa menor que a média no país no último ano, inclusive.

2- Florianópolis também está entre as melhores capitais do Brasil

Alcançando o segundo lugar, a cidade de Florianópolis. Essa bela capital se destaca por possuir o maior IDH do país. Além da qualidade de vida, já que outro ponto que é impossível não citar aqui são suas belas praias. Se você gosta de águas calmas, de natureza intocada, de praia urbana ou de um mar agitado, Floripa tem uma praia especialmente para você, que vai satisfazer as suas expectativas.

melhores-capitais-para-morar

A capital do estado de Santa Catarina possui seus mais variados encantos, que fazem com quem morar ali seja um privilégio. O charme da arquitetura, a forte cultura existente são fatores que verdadeiramente “provocam” as pessoas para  morar lá.

Com população estimada de 493 mil habitantes, Florianópolis é uma das melhores capitais do Brasil para viver. A economia do município é baseada, principalmente, na tecnologia da informação e no turismo. 

Vale citar também que um relatório elaborado pela ONG norte-americana Endeavor elegeu a cidade como o melhor lugar para empreender no Brasil. A taxa de desemprego é a menor do país, e os índices de violência também são baixos. Atraente demais, não é?

Conheça a Arbo

3- Vitória

O terceiro lugar na lista de melhores capitais do Brasil fica com a cidade de Vitória. Situada em uma ilha, o local possui aproximadamente 358 mil habitantes e apresenta um dos melhores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil. 

Conheça mais sobre a cidade neste vídeo do canal Joel Miranda, disponível no Youtube.

A economia do município é voltada para as atividades portuárias, comércio, indústria e turismo de negócios. De acordo com dados do Anuário Brasileiro da Segurança Pública, Vitória é a segunda capital com o menor índice de violência do país, e também é a com a maior renda per capita do país, além de muito cuidada – com  menos lixo nas ruas. 

A questão da renda per capita de Vitória se explica pelo fato de que sua população é reduzida. Possui apenas 330 mil habitantes, sendo a terceira menor entre as capitais do Brasil. Outra questão que chama bastante atenção é sua beleza: a ilha encanta com suas particularidades, e uma delas reúne modernas construções urbanas ao lado de casas antigas, que  inclusive a destaca como sendo a segunda capital mais antiga do país.

4- Belo Horizonte é umas melhores capitais do Brasil

Em quarto lugar,  Belo Horizonte se destaca pela qualidade de vida que oferece aos seus moradores, bem como fácil acesso aos serviços públicos de transporte, saúde, lazer e educação. Além disso, nos últimos dez anos, o índice de pobreza na capital caiu 64%. A população estimada da metrópole é de 2,5 milhões de habitantes.

Ela é muito conhecida pela sua peculiaridade de passar a impressão de ser um interior de Minas, porém com todas inovações e oportunidades que somente uma cidade grande oferece. Em 2020, BH ficou em sexto lugar no Ranking de Competitividade dos Municípios, que analisa dados da gestão pública e indicadores socioeconômicos das cidades, distribuídos em 12 pilares temáticos.

5- São Paulo

Com mais de 12 milhões de habitantes, São Paulo é a metrópole mais populosa do Brasil e de todo o hemisfério sul. Mas, isso não impede que a capital fique entre as melhores capitais do Brasil.

A cidade oferece oportunidades em praticamente todas as áreas do mercado de trabalho, e também serviços eficientes em educação, saúde e transporte. São Paulo também é uma cidade rica em cultura e contempla as principais referências de lazer e entretenimento no país.

melhores-capitais-para-morar

Além disso, São Paulo foi apontada como a 31ª melhor cidade do mundo em 2021 por  pesquisa realizada pela revista inglesa Time Out. O resultado divulgado recentemente tem 37 destinos listados e uma única representante do Brasil.

Como critério para a escolha, os organizadores levaram em conta  pontos como sustentabilidade, adaptação durante a pandemia da covid-19, espaços verdes, projetos comunitários e arte. Veja alguns dos melhores bairros de SP.

Conheça a Arbo

6- Palmas

Palmas está entre as cidades apontadas pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) como uma das melhores capitais do Brasil segundo o estudo, que classificou as 27 melhores do Estado. Em 13º lugar, Palmas está na frente de  cidades como Brasília, Manaus e Aracaju. Os três pilares desta última avaliação são emprego e renda, educação e saúde. 

Palmas é a capital mais nova do Brasil, criada em 1989. Atualmente, possui cerca de 290 mil habitantes e se destaca nos índices de qualidade de vida. Já em uma pesquisa realizada pela empresa Macroplan, Palmas foi considerada a segunda melhor capital do país no quesito saúde. E nas áreas de cultura e educação, ficou em quarto lugar. Além disso, a cidade é planejada e muito segura.

Nosso conteúdo com as melhores capitais do Brasil te ajudou na decisão de buscar um novo lar para viver? Deixe sua opinião aqui nos comentários, pois ela é muito importante para nós da Arbo!

joão pedro autor
João Pedro Binatto

João Pedro Binatto é professor de língua portuguesa, redator e copywriter. É com essas experiências em redação e marketing que está há 2 anos no mercado imobiliário e, hoje, atua na área de eventos na Arbo. Tem como compromisso ajudar gestores e imobiliárias a realizarem suas rotinas ainda mais feliz e descomplicadas.

Postagens relacionadas

4 Cidades mais seguras do Brasil

4 Cidades mais seguras do Brasil

Está pensando em mudar de cidade para estudar ou trabalhar, mas se preocupa com a segurança? Então vem com a Arbo! Está pensando em mudar de cidade para estudar ou trabalhar, mas se preocupa com a segurança? Então vem com a gente, que hoje a Arbo preparou um post especial com informações sobre as 4 […]

bar-em-Ribeirão-Preto

Qual é o melhor bar em Ribeirão Preto?

Gosta de uma boa cerveja gelada e está em busca de um excelente bar em Ribeirão Preto? Então confira essa lista com os melhores da cidade. Visitar um bar em Ribeirão Preto é, sem dúvidas, um dos principais programas que você precisa adicionar ao seu roteiro. Isso porque a cidade é repleta de barzinhos, que […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *