28 de março de 2024

Melhores bairros de Florianópolis para morar em 2022

melhores-bairros-de-florianopolis

Se você está querendo morar em Floripa, continue a leitura para descobrir quais são os melhores bairros da cidade em 2022.

Todos os anos, milhares de pessoas escolhem a capital de Santa Catarina para curtir as férias nas festas glamourosas e praias paradisíacas. Conhecida como a “Ilha da Magia”, a cidade se destaca, principalmente, pelas suas belezas naturais.

Saiba tudo sobre a cidade no canal Sonho e Destino, disponível no Youtube.

Aliás, é um dos destinos turísticos mais cobiçados do Brasil, e por isso nós separamos quais são os melhores bairros de Florianópolis pra te ajudar na missão de escolher uma região para morar.

Florianópolis é uma grande cidade, com mais de 500 mil habitantes. E apesar de ser a segunda mais populosa do Estado de Santa Catarina, é uma das capitais com maior qualidade de vida do Brasil, sabia?

A cidade está dividida em cinco regiões (Central, Norte, Sul, Leste e Continental). Nelas, há 12 distritos, que compõem os 48 bairros da capital. “Mas será que a cidade é um lugar bom para morar?” Já adiantamos que sim! Florianópolis tem características que atendem desde as pessoas que gostam da agitação até aqueles que buscam mais tranquilidade e qualidade de vida.

Então, se você quer saber quais são os melhores bairros de Florianópolis para viver, fique ligado nessa lista que o Arbo preparou, especialmente para quem está pensando em se mudar para a Ilha da Magia!

  1. Agronômica
  2. Trindade
  3. Campeche
  4. Centro
  5. Coqueiros

1- Agronômica

Esse é um dos destinos mais procurados por famílias que querem morar na cidade, e por isso é considerado um dos melhores bairros de Florianópolis. O local é repleto de supermercados, escolas e lojas. Além de contar com essas facilidades, lá ainda fica o Hospital Nereu Ramos e o Hospital Infantil Joana de Gusmão.

Localizado sentido norte do Morro da Cruz, entre o Centro e o bairro Trindade, Agronômica é um lugar predominantemente residencial, e uma de suas principais atrações é a Avenida Beira-Mar Norte, com seu calçadão, sua ciclovia, os quiosques, bancos e espaços para exercícios físico ao ar livre.

Devido à grande quantidade de restaurantes, bares e comércios, a região é bastante movimentada, inclusive durante os finais de semana, o que garante uma grande valorização dos imóveis. 

É também uma ótima alternativa para estudantes, pois fica bem próxima a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). E para quem gosta de cultura, nele também está localizado o Centro Integrado de Cultura (CIC).

2- Trindade é um dos melhores bairros de Florianópolis

O bairro de Trindade fica numa região mais central da ilha de Floripa, onde também está a UFSC. Inclusive, foi na época em que a universidade foi fundada que se abriu mais espaço para os jovens estudantes nos arredores da cidade. Mas calma, isso não quer dizer que a cidade só tem gente mais jovem morando não, tá? Tem muita gente pioneira na região, e moradores de todas as idades, gerando uma ambiente mais diversificado.

Se você gosta de frequentar bares e restaurantes, vai adorar saber que estes são lugares que não faltam na Trindade! Lá, além de você aproveitar a vida noturna agitada da cidade, é possível encontrar a culinária local, de outras regiões do Brasil e de fora do país também – tudo na mesma área.

Nesse local que é considerado um dos melhores bairros de Florianópolis,  ainda há vários pontos e terminais de ônibus, o que facilita a locomoção dos moradores e turistas. Desse modo, se você precisa ir ao médico e logo depois ao cartório, você não terá grandes problemas em chegar na hora marcada, perfeito não é?

3- Campeche

O bairro do Campeche se desenvolveu muito nos últimos anos, especialmente com o crescimento do turismo, já que o Aeroporto Internacional Hercílio Luz está nesta região. Cheio de belezas naturais, árvores e lugares para fazer atividades ao ar livre, ele é muito procurado por jovens casais e pessoas que buscam uma vida tranquila e com muitos serviços.

Conheça mais sobre o bairro neste vídeo do canal Vibe de Dois, disponível no Youtube.

Além de ser um dos melhores bairros de Florianópolis,  ele também é considerado um lugar seguro, pois tem monitoramento ostensivo tanto com segurança pública quanto serviços particulares, já que a região conta com grandes e  empreendimentos comerciais e residenciais. A praia do Campeche, por exemplo, é toda monitorada por câmeras.

Quanto à infraestrutura, o local tem muito a oferecer aos seus moradores. O bairro atualmente conta com restaurantes, escolas, academias e serviços de saúde. Além disso, há um forte centro comercial com diversas lojas de conveniência, farmácias e agências bancárias. 

O bairro fica ao Sul da ilha, com extensa faixa de praia e vista para a ilha do Campeche, um dos principais atrativos da região. Para quem gosta de esportes e natureza, há diversas opções de trilhas dentro do próprio bairro, além do passeio de barco à Ilha do Campeche, com águas cristalinas e paisagem deslumbrante. 

Prefere curtir os agitos noturnos? Sem problemas! Não é atoa que o lugar é um dos melhores bairros de Florianópolis, pois lá tem bares e restaurantes, inclusive cozinha vegana. Se você busca por cultura e relaxamento, mais duas alternativas não podem passar em branco: a Biblioteca Livre do Campeche e a visita a Lagoinha Pequena, local ideal para ver os peixes e contemplar a natureza.

4- Centro

O Centro também está entre os melhores bairros de Florianópolis. É ali que quase tudo acontece! Desde os serviços públicos às opções culturais, também é na região central que está boa parte da história da cidade. Além disso, a facilidade de locomoção é outro diferencial do bairro. Mas não é só isso! 

Diferente da maioria das capitais, o centro de Florianópolis não enfrenta tantos problemas com relação à segurança. A região conta com monitoramento policial constante e é bem movimentada até mesmo durante à noite e nos finais de semana. Além disso, todos os serviços públicos essenciais ao cidadão estão no centro da capital catarinense, desde atendimentos na Prefeitura até o posto da Receita Federal e o Fórum Trabalhista. 

Também é no bairro que estão duas referências em saúde: o Hospital Governador Celso Ramos e a Maternidade Carmela Dutra. Centros comerciais — desde shoppings centers até os estabelecimentos de rua — terminais de transporte urbano, agências bancárias e clínicas médicas estão reunidos no centro de Floripa.

Apesar de ser considerado como centro da cidade, geograficamente o bairro fica mais ao Oeste da ilha. Está cercado pelas belezas naturais, que vivem em harmonia com prédios históricos e as modernas construções da avenida Beira Mar. Um simples passeio contemplando a arquitetura da região já pode valer a caminhada, que pode esticar até o Mirante da Ponte Hercílio Luz, cartão postal da cidade. 

5- Coqueiros também é um dos melhores bairros de Florianópolis

Considerado como uma das regiões mais nobres de Florianópolis, Coqueiros é ainda um dos bairros mais tradicionais da cidade. O local fica do lado do continente, banhado por uma grande faixa de terra que se estende desde a ponte que o liga à ilha até Itaguaçu.

É preciso atravessar a ponte para chegar ao centro, já que o bairro está localizado numa área continental. No entanto, os moradores podem acessar as opções de lazer da região a pé mesmo. Ah, e é claro que nem é preciso dizer que os imóveis são bastante valorizados, né?

Com bom policiamento, o bairro conta com delegacia, batalhão da PM e posto da guarda municipal. Além disso, tem iluminação acima da média da região e monitoramento particular por empresas de segurança, e é composto por uma grande variedade de bares, restaurantes e alguns parques, além de sediar vários órgãos públicos, como o Instituto Federal de Santa Catarina.

6- Jurerê

A famosa região nobre de Jurerê fica ao norte da Ilha, entre as praias de Canasvieiras e do Forte, e não poderia deixar de aparecer aqui na lista de melhores bairros de Florianópolis. Sua fama é, em grande parte, devido ao Jurerê Internacional, bairro que se tornou uma das áreas mais ilustres da cidade.

Com uma belíssima praia, que conta com três quilômetros de águas verdes e ondas calmas, Jurerê chama a atenção por sua natureza, além de liberdade e segurança. Muitas casas não possuem muros, exatamente ao estilo dos americanos.

Jurerê Internacional (no lado esquerdo) e Jurerê Tradicional (no canto direito) possuem ótima infraestrutura – escolas, faculdades, shopping centers, supermercados, farmácias, padarias, lotéricas, bares, restaurantes e muitas opções de entretenimento à noite.

O que achou das nossas dicas sobre os melhores bairros de Florianópolis? Veja também outros posts sobre Floripa aqui em nosso Blog da Arbo!

joão pedro autor
João Pedro Binatto

João Pedro Binatto é professor de língua portuguesa, redator e copywriter. É com essas experiências em redação e marketing que está há 2 anos no mercado imobiliário e, hoje, atua na área de eventos na Arbo. Tem como compromisso ajudar gestores e imobiliárias a realizarem suas rotinas ainda mais feliz e descomplicadas.

Postagens relacionadas

Melhores bares de Porto Alegre

Melhores bares de Porto Alegre

Se você gosta de curtir uma boa balada e beber uma cerveja bem gelada, precisa conhecer os melhores bares de Porto Alegre. Que Porto Alegre tem pontos turísticos maravilhosos ninguém duvida, né? Mas depois de passear bastante durante o dia, a Arbo quer te convidar pra conhecer a vida noturna da cidade, e conferir alguns […]

bairros-mais-seguros-de-londrina

Os bairros mais seguros de Londrina

Confira uma lista com os bairros mais seguros para morar em Londrina! Escolher o local ideal para morar é uma decisão muito importante. Muitos pontos envolvem essa escolha, como localização, infraestrutura, a existência centros comerciais e, principalmente, a segurança. Segurança também é uma variável muito importante, por isso decidimos fazer esse conteúdo sobre os bairros […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *