1 de julho de 2022

Melhores bairros de São Paulo por região

melhores-bairros-de-são-paulo

Quais são os melhores bairros de SP para morar? Confira nesse artigo tudo o que você precisa saber sobre o assunto!

Você com certeza já ouviu relatos do dia a dia da grande capital ou até mesmo boas histórias, não é? Te mostramos aqui os melhores bairros de São Paulo!

A capital paulista é famosa por sua importância como centro financeiro, mercantil, corporativo e também turístico. São Paulo é a maior metrópole do país: com seus 466 anos, tem estimado uma população em 12,18 milhões de habitantes  (IBGE/2018), e uma uma área urbana em 949,611 km² (Embrapa/2015). 

Com características únicas, morar nos bairros da cidade de São Paulo deve ser uma decisão bem pensada. Antes de definir uma mudança, pesquise e planeje com muita calma. 

Já está decidido pela mudança para a capital?  Se sim, ou se você ainda está em dúvida, veja as diferenças de cada bairro da metrópole, o que levar em conta para arrumar as malas e se mudar e com o que você deve se planejar.

Como escolher o melhor bairro de São Paulo?

Se você está pensando em se mudar para as ruas de Sampa, se atente: você precisa conhecer as redondezas de cada bairro para decidir onde vai ficar, sabendo os melhores trajetos e os caminhos que você terá de percorrer até o trabalho, faculdade, e tarefas do dia a dia: os serviços essenciais como mercados, farmácias, padarias, hospitais comércios e shoppings no geral.

melhores-bairros-de-são-paulo

Para facilitar a sua procura, listamos a seguir os melhores bairros de São Paulo para morar, de acordo com os pontos que citamos:

Os melhores bairros de São Paulo: Centro

1- Liberdade

Único pelas suas características oriundas do Japão, esse bairro Liberdade de São Paulo fica próximo a avenidas principais. Conta com fácil acesso a três estações de metrô: a Liberdade, a São Joaquim e o Vergueiro.

Veja o vídeo “O que fazer na Liberdade SP?” Do canal da Thais Towersey, disponível no YouTube:

Suas decorações, lojas e feiras são inspiradas na cultura japonesa e oriental, possuindo um ar turístico e forasteiro único.

2- Consolação

Localizado bem no coração da cidade, o Consolação é um dos bairros de São Paulo mais históricos e tradicionais. Os moradores desse lugar contam com fácil acesso ao transporte público?, como ônibus e trens que atendem a região.

Se você é estudante, considere esse bairro de SP como uma opção para viver: ele fica próximo à Universidade Mackenzie, e os colégios São Luís e Rio Branco.

Os melhores bairros de São Paulo: Zona Leste

3- Mooca

Se você gosta da gastronomia italiana, este é um dos melhores bairros de São Paulo para você! 

Devido a imigração de décadas anteriores, Mooca foi um dos bairros mais importantes do século XX, e se tornou uma região histórica. Com isso, o bairro possui muitas opções para passeios culturais, como Museu da Imigração, e também de lazer, como o Clube Atlético Juventus. 

melhores-bairros-de-sao-paulo
A Mooca possui várias construções históricas em suas redondezas

Hoje em dia o bairro tem inúmeras opções de serviços como shoppings, universidades, escolas, hospitais e parques, e tem fácil acesso: contando com várias linhas de ônibus e estações de metrô.

4- Tatuapé

Você gosta de vida noturna?

Neste bairro você encontra uma vida noturna bem agitada, devido a grande diversidade de bares e restaurantes que ali estão. 

O bairro Tatuapé de SP também oferece muitas opções de serviços e de lazer por contar com a estação Tatuapé que dá acesso a dois shoppings. 

É uma excelente opção para quem gosta de fazer compras, passear e comer bem!

5-Vila Prudente

Localizado perto da Mooca e do ABC Paulista, a Vila Prudente é um dos bairros de São Paulo preferidos em questão de locomoção até outras regiões da cidade, por meio da Linha 2-verde do metrô e também pela Linha 15-prata do monotrilho.

Se você gosta de passear ou de estar próximo a uma área verde, esta é uma boa escolha: o bairro conta com o Parque Ecológico da Vila Prudente, um ótimo lugar para uma caminhada e fugir um pouco do movimento da metrópole.

Outro ponto forte que é um benefício desse bairro é a boa infraestrutura e os serviços disponíveis, como escolas, centros comerciais e padarias. Veja tudo o que você precisa saber antes de se mudar para São Paulo!

Os melhores bairros de São Paulo: Zona Oeste

6- Perdizes

Considerado pelos moradores um dos bairros de São Paulo mais charmosos da cidade, seu destaque é a facilidade de locomoção. 

Com ruas largas e bem sinalizadas, Perdizes conta com fácil acesso ao transporte público: são pontos de ônibus, estações de metrô e também as ciclovias.

Além da praticidade, o bairro também garante boa qualidade de vida e conforto, com belos imóveis bem valorizados na região.

7- Pinheiros

Pinheiros é outro forte candidato entre os melhores bairros de São Paulo. Com seu ar mais descontraído devido a um grande número de restaurantes, Pinheiros é acolhedor também por contar com muitas opções de lazer, comércio, escolas e entretenimento.

Sem contar os parques desta região de São Paulo: você gosta de ar livre para passear, relaxar e praticar exercícios físicos? 

Pinheiros é um boa opção para atividades de lazer, sua região contempla o Parque Villa-Lobos, e clubes como o Hebraica e o Pinheiros. Saiba mais sobre o custo de vida na cidade de São Paulo aqui.

Uma outra vantagem do bairro é a sua localização: está próximo à Margem Pinheiros e à Margem Tietê, oferecendo uma boa mobilidade no trânsito da capital.

8- Itaim Bibi

Este bairro de São Paulo fica em uma região nobre, e é considerado um dos bairros mais luxuosos da capital. Oferece uma vida noturna bem agitada, contemplada com famosos restaurantes, bares e boates para todos os gostos, sendo uma excelência em gastronomia. 

O bairro Itaim Bibi possui centros comerciais em seus vários prédios, sendo um ponto forte em sede de empregos e fonte de diversas linhas de negócios.

melhores-bairros-de-sao-paulo
O Itaim Bibi é com suas torres elegantes e modernas

Ele é cortado pelas avenidas Faria Lima e Juscelino Kubitscheck. Está a poucos minutos da Marginal Pinheiros das Avenidas das Nações Unidas, Bandeirantes, Rebouças e Brasil.

9- Butantã

Outro bairro de São Paulo com extensa área verde, o Butantã oferece fácil acesso com sua estação de metrô. Apesar de não possuir o movimento de outros bairros da região, conta com bons restaurantes e bares, além da uma valorização nos últimos anos por conta dos novos imóveis residenciais.

Sem contar que, se você é estudante, terá fácil acesso a USP (Universidade de São Paulo) morando no Butantã.

10- Vila Madalena

Com um nome charmoso desses só poderia ser um bairro famoso, não é mesmo? Um dos pontos turísticos da capital, O Beco do Batman, além de outras ruas com os muros grafitados do bairro, se encontram na Vila Madalena.

Se você busca aconchego e passeios mais culturais e descontraídos, o Vila Madalena é para você. Este é um dos bairros de São Paulo mais modernos e que mais concentra pontos de arte e cultura. 

Algo atraente e encantador numa capital tão inquieta: comporta 15 galerias de arte, modernos ateliês e refinados bares e restaurantes. 

Dentre muitos, outro ponto de destaque do bairro é a Praça Benedito Calixto, muito visitado por recém-casados que buscam um lugar romântico para comer e apreciar qualidade de vida. 

Os melhores bairros de São Paulo: Zona Norte

Uma das regiões mais tranquilas de São Paulo, a Zona Norte é perfeita se você procura todas as facilidades que a metrópole tem, mas com um toque de mais calmaria e arborização.

11- Parada Inglesa

Parada Inglesa é um dos bairros de São Paulo que podemos chamar de tranquilo e bem estruturado. A sua prioridade é segurança, conforto e tranquilidade? Longe do agito da vida noturna, este pode ser o bairro feito para você!

Gosta de praticar esportes ao ar livre? Ou de fazer compras? A Parada Inglesa conta com ruas tranquilas, planas e seguras, boas para caminhadas e corridas, além de três shoppings nas proximidades: o Shopping Metrô Tucuruvi, o Shopping Center Norte e o Lar Center.

12- Tucuruvi

Semelhante a Parada Inglesa por ser mais calmo, esse bairro de São Paulo é perfeito para quem busca lazer ao ar livre. 

Tem em seu espaço o Sesc Santana e o Parque da Juventude, e é próximo ao Shopping Metrô Tucuruvi que possui uma estação de metrô e um terminal de ônibus, facilitando também na locomoção na cidade.

Os melhores bairros de São Paulo: Zona Sul

13- Vila Mariana

Considerado um dos bairros de São Paulo mais seguros, esse é um dos principais benefícios da Vila Mariana e pelo qual mais é procurada. 

Mas além de ser um dos bairros mais seguros de SP, é bastante apreciado pela sua mobilidade: conta com corredores de ônibus e muitas estações de metrô, o que facilita a fugir dos congestionamentos da grande capital. 

Sem contar que a Vila Mariana também é um bairro bem completo por possuir uma boa infraestrutura e diversos tipos de comércio, hospitais, centros culturais e restaurantes, sendo ainda arborizado e tranquilo. 

14- Moema

Com apartamentos bem estruturados e completos, o bairro Moema é um dos destaques das regiões de São Paulo. Sua maior vantagem é a localização de uma região muito bem valorizada, próximo ao Aeroporto de Congonhas e das Avenidas Bandeirantes, Santo Amaro, Ibirapuera, Paulista e Brigadeiro Luís Antônio.

melhores-bairros-de-sao-paulo
Moema, um bairro que fica a 10 minutos do Parque Ibirapuera

Possui ruas planas e uma boa e movimentada estação de metrô. Se você precisa se locomover todos os dias, ele pode ser perfeito para você! 

Afinal de contas, qual o melhor bairro de SP?

Como já apresentamos aqui, existem diversas vantagens e desvantagens das diversas regiões de São Paulo. A maior delas é que é uma grande cidade, que pode ser vantajosa ou não para o seu estilo de vida.

Por isso, analisar a região de trabalho, se prefere áreas arborizadas ou não, se gosta de shoppings e uma vida noturna agitada por perto ou não são fatores importantes a serem colocados na balança.  Continue pesquisando no site da Arbo tudo sobre São Paulo e outras cidades do Brasil. Confira tudo o que você precisa saber antes de se mudar para a capital paulista aqui.

Assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos.


Postagens relacionadas

como é morar em jundiaí

O que saber antes de morar em Jundiaí

Se você planeja se mudar e morar em Jundiaí, precisa conhecer a cidade ao máximo. Nesse texto você vai conferir tudo que precisa saber antes de arrumar as malas para a mudança Com a pandemia de covid-19, muitas pessoas tiveram a oportunidade de trabalhar de forma remota e, com isso, decidiram sair de grandes centros. […]

o-que-fazer-em-belo-horizonte

O que fazer em Belo Horizonte?

Se mudou recentemente ou está de passagem e procurando saber o que fazer em Belo Horizonte? Veja tudo o que você precisa aqui! Quer descobrir como BH é muito mais do que um ponto de parada para conhecer destinos mineiros? E que além de muita história e belas paisagens, a cidade é uma excelente opção […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *