12 de maio de 2022

Conheça características e bairros das zonas de SP

zonas-de-sp

São Paulo é a maior cidade do Brasil em população. Além disso, seu território é dividido em quatro regiões, conhecidas como zonas de SP.

Nesse post você vai conhecer um pouco mais sobre a Zona Norte, a Zona Sul, a Zona Leste, a Zona Oeste e a Zona Central. Cada uma delas tem suas características particulares, e são compostas por uma série de bairros que acabam formando a identidade da região. 

O interessante é que a divisão oficial do território da cidade de São Paulo foi criada por uma lei para orientar as ações da administração municipal, e por isso é separada por essas cinco regiões geográficas. 

A capital é tão grande que há 32 subprefeituras e quase 100 distritos. Não existe uma única divisão regional usada por todos. As zonas de sp organizadas pelos Correios, por exemplo, são diferentes daquelas da SPTrans. 

Bom, mas para que esse tanto de informação sobre o tema possa ficar bem guardadinho aí na sua mente, neste post vamos te explicar um pouco mais sobre cada uma das zonas de sp, e já te deixar expert no assunto para quando você for visitar a metrópole, combinado? 

E se por acaso você já mora aí ou está de passeio e  ainda acha confusa essa divisão toda, essa também é a chance pra você entender tudo! Vamos lá?  

Como são divididas as zonas de sp?

A organização da cidade pode tomar várias formas, tanto geográficas ou administrativas. Para facilitar a gestão e o planejamento, é comum que projetos, empresas e mesmo a prefeitura usem diferentes mapas de zonas de sp.

As zonas político-administrativas são as mais usadas pelo poder público e por órgãos técnicos. Elas basicamente subdivide o território em pedaços menores. São elas: Centro; Centro histórico; Centro-Sul; Leste 1; Leste 2; Nordeste; Noroeste; Norte ; Oeste; Sudeste; Sudoeste e Sul.

Mas vale dizer que a divisão mais utilizada considera as cinco regiões geográficas já citadas no início desse post, ok?

Agora, vamos explicar um pouco mais das características de cada uma, vem com a Arbo conhecer mais sobre as zonas de sp!

Descubra o Centro!

Administrada pela subprefeitura da Sé, a Zona Central é repleta de história, cultura e beleza. Entre os principais distritos dessa região, estão a Bela Vista, Bom Retiro, Cambuci, Consolação, Liberdade, República, Santa Cecília e Sé.

Ter ótimas opções de passeios, prédios e parques importantes em poucos passos, sem contar o trânsito fácil e fluido para suas atividades diárias, são apenas algumas das vantagens de viver na zona central. 

Serviços 24 horas 

Quem escolhe viver nessa zona de sp não sofre com a falta de serviços porque o número de estabelecimentos com funcionamento 24 horas por dia é bem grande. Lanchonetes, bares, restaurantes, farmácias e até mesmo cinema você encontra altas horas da noite.

Comércio 

Locais como a Avenida Paulista, a Rua 25 de Março, a Feirinha do Brás e muitos outros pontos de referência comercial estão a poucos minutos de quem decide morar na zona central de São Paulo. Esse é um entre os benefícios de escolher uma boa zona de sp para viver.  

Além de não precisar gastar muito tempo para chegar até esses lugares, você ainda tem uma economia maior no seu orçamento, pois todos vendem produtos por preços bem mais reduzidos em relação aos grandes shoppings de outras zonas de sp.

Pontos Turísticos 

Lá ainda tem a Pinacoteca de São Paulo, a Catedral da Sé e muito mais. Quem mora na região também está perto do Centro Cultural do Banco do Brasil, do Theatro Municipal e de muitos outros pontos turísticos.

Depois desse tour pelo centro, vamos para a Zona Leste! 

Como é viver na região leste de SP?

Classificada como a segunda melhor zona de sp, e que perde apenas para a Zona Sul em escala de preferência, com seus quase 300 km² de extensão, a zona Leste oferece escolas, estabelecimentos comerciais, hospitais, áreas verdes e diversas opções de lazer aos seus moradores. A região é formada pela: Mooca; Tatuapé; Anália Franco; Água Rasa; Belém; Penha e Vila Prudente.

Mercado Imobiliário 

A parte Leste da metrópole tem um mercado imobiliário muito diversificado e aquecido, o que atrai clientes de todas as classes sociais. Na região é possível encontrar imóveis com preços populares e unidades de alto padrão com acabamento de qualidade, infraestrutura completa e tecnologia de última geração.

Shoppings na zona leste 

A capital paulista é muito famosa pelos shoppings que abriga, e nessa zona de sp, o que não falta são opções para ir às compras! O primeiro deles é o Shopping Penha, que é um dos mais modernos e conta com um espaço de mais de 29 mil m². Já o Shopping Metrô Tatuapé é formado pelo shopping com o mesmo nome mais o Boulevard, que juntos têm mais de 500 lojas. 

Não podemos esquecer de citar o Shopping Aricanduva, que é o mais espaçoso da América Latina, além do Central Plaza, classificado como um dos mais antigos da zona leste. Já ouviu falar do Shopping Metrô Itaquera? Ele é um importante centro de compras, e tem aproximadamente 260 lojas.

Gostou dessa parte? Se prepare agora para conhecer a região sul!

Região sul: a melhor zona de sp

Classificada como a melhor região para viver, a Zona Sul de São Paulo é, realmente, um privilégio! Afinal, é nessa região nobre onde se concentram alguns dos melhores bairros da capital, dentre eles Vila Mariana, Moema, Ibirapuera, Morumbi e Conceição.

Acessibilidade e transporte

Quem está nessa parte da capital tem fácil acesso a, praticamente, qualquer local da cidade. Afinal, são muitas avenidas que contribuem para o ir e vir dos moradores, ligando a localidade a outras partes importantes da cidade. 

Além disso, existe uma malha de metrô que atende bem à região, garantindo que a mobilidade urbana fique muito mais simples. Há também no local as linhas de ônibus valorizadas pelas novas pistas exclusivas — que contribuem para que o  transporte flua!

Gastronomia e entretenimento

Você é daqueles que não abre mão de um prato caprichado? Saiba que é nessa zona de sp que estão os melhores bares e restaurantes. Além disso, a região é cheia de casas de shows, museus e outras opções de diversão espalhadas que oferecem aos moradores muitas alternativas de entretenimento.

Saindo do sul, vamos para o norte! 

Conheça a Zona Norte de SP

Quem busca um imóvel nesta parte da capital tem a qualidade de vida como um dos principais objetivos o conforto, a tranquilidade, o custo vs benefício e a facilidade no transporte.

A Zona Norte é dividida em 18 distritos: Casa Verde, Cachoeirinha, Limão, Brasilândia, Freguesia do Ó, Jaçanã, Tremembé, Perus, Anhanguera, Pirituba, Jaraguá, São Domingos, Santana, Tucuruvi, Mandaqui, Vila Maria, Vila Guilherme e Vila Medeiros.

Veja aqui alguns dos melhores bairros da cidade de São Paulo

É fácil se deslocar nessa zona de sp

Mobilidade é um dos grandes pontos fortes dessa região e é um dos principais motivos pelos  quais as pessoas buscam tanto comprar apartamento por lá. As avenidas Assis Chateaubriand e Cruzeiro do Sul são as principais vias dessa região. A primeira passa por importantes pontos conhecidos, como o Sambódromo do Anhembi. A outra via dá fácil acesso a locais conhecidos, como o Parque da Juventude.

Educação

Se você tem filhos pequenos e deseja ir para uma localidade com boas opções de educação para as crianças, saiba que a zona norte é o lugar ideal. Além de uma vasta lista de escolas públicas e particulares, lá tem muitas universidades de primeira linha na localidade. Vale citar que a região abriga o Sesc Santana, o maior centro cultural da região!

Finalizando o nosso guia das principais zonas de sp , vamos agora para a zona oeste!

Região Oeste: Uma das principais zonas de sp

Conhecida por concentrar alguns dos principais bairros da capital paulista e ter muitas possibilidades de serviço e inovação, a região oeste é uma das mais valorizadas da cidade. Entre os vários bairros que formam essa parte da capital estão: Higienópolis, Pacaembu, Alto de Pinheiros, Perdizes, Barra Funda e Jardim Paulista.

Proximidade com parques 

Na Zona Oeste de São Paulo estão alguns dos principais parques de São Paulo, como o Parque da Água Branca, Parque da Previdência, Parque Buenos Aires e o Parque Villa-Lobos. Este último é um dos maiores e mais frequentados do país, inclusive, sabia? 

Além disso, na região estão praças como: Praça Elis Regina, Praça Pôr do Sol e Praça Benedito Calixto, com forte contexto histórico e cultural.

Muita diversão e entretenimento

Para aqueles que buscam viver em uma região com várias atrações musicais e divertidas,  podem apostar na Zona Oeste, que conta com casas sertanejas famosas como a Villa Country e a casa de música eletrônica D-Edge. 

Curtiu fazer essa tour sobre cada zona de sp? Aqui no Blog da Arbo você encontra muitas outras informações e dicas sobre as melhores cidades do Brasil para morar! 

Receba nossos novos conteúdos por e-mail!


Cadastre-se na newsletter semanal do Blog da Arbo, com tudo que você quer saber sobre imóveis. É grátis!

Postagens relacionadas

pontos-turisticos-de-guarulhos

Pontos turísticos de Guarulhos: Veja a lista!

A famosa cidade do estado de SP vai muito além do aeroporto e tem inúmeros encantos: conheça os melhores pontos turísticos de Guarulhos!   Está procurando o que fazer pela cidade de Guarulhos? Caso esteja planejando morar ou passar alguns dias na cidade, vale a pena conhecer os pontos turísticos de Guarulhos. O município possui uma […]

os-bairros-mais-seguros-de-sao-paulo

Os bairros mais seguros de São Paulo

Antes de decidir por um bairro para morar na cidade mais populosa do Brasil, confira a lista dos lugares mais seguros para viver.   São Paulo é uma cidade bem democrática, que recebe gente de várias regiões do Brasil todos os anos. Escolher essa metrópole como seu novo lar é uma decisão importante, e que envolve […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *