24 de abril de 2024

O que você precisa saber para morar na Vila Mariana

morar na vila mariana

Procurando casa ou apartamento para morar na Vila Mariana? Saiba tudo sobre um dos bairros mais desenvolvidos de São Paulo!

Morar na Vila Mariana significa ter todos os benefícios de uma das regiões mais desenvolvidas de São Paulo. Localizada na zona centro-sul da cidade, ela é habitada por pessoas com renda média de R$ 3.600, de acordo com a Prefeitura de São Paulo. Isso representa o triplo da renda média no município.

Neste post do Blog da Arbo, você vai saber tudo sobre esse bairro. Reunimos as principais informações sobre o bairro em termos de infraestrutura, gastronomia, opções educacionais e culturais, além dos principais locais para lazer e entretenimento. Mas antes disso, que tal saber um pouco mais sobre a história da região? 

História da Vila Mariana

Em 182, o governador Francisco da Cunha Menezes concedeu a Lázaro Rodrigues Piques uma área entre o ribeirão Ipiranga e a Estrada do Cursino. Essa faixa de terra, que se tornaria a Vila Mariana, antes era conhecida como Cruz das Almas. O nome é inspirado pelas cruzes espalhadas pela antiga Estrada do Vergueiro – atual Rua Vergueiro – em função da morte de tropeiros atacados por ladrões.

Aliás, a Estrada do Vergueiro foi aberta em 1864 por José Vergueiro e era a estrada que ligava a cidade à Santos. O nome da região mudou para Colônia e depois para Vila Mariana. A denominação atual foi dada pelo coronel Carlos Eduardo de Paula Petit, da Guarda Nacional. Trata-se da fusão dos nomes de sua esposa, Maria, e sua sogra, Anna.  

Em 1897, foi aberto o Matadouro Municipal, que existiu até 1927 e foi responsável pelo crescimento exponencial do bairro. Atualmente, o prédio abriga a Cinemateca Brasileira, que ocupa dois dos três antigos galpões. Eles foram reformados, mas mantém seu estilo original. 

Um dos motores desse desenvolvimento foi a chegada de muitos imigrantes italianos, que habitaram as ruas já existentes e abriram outras novas. Os negócios desenvolvidos na área eram padarias, armazéns, açougues, fábricas de cerâmica, entre outros. 

Infraestrutura e mobilidade urbana

A Vila Mariana é um dos bairros mais bem localizados da Capital Paulista. Para se ter uma idéia, os principais acessos à região são a Avenida 23 de Maio, o Corredor Norte-Sul e a Avenida Dr. Ricardo Jafet. O bairro é atravessado de norte a sul pela histórica Rua Vergueiro. Além disso, ali também está o trecho inicial da famosa Avenida Paulista. 

Tudo isso faz com que a Vila Mariana seja muito bem servida em termos de transporte. A Linha 1 do metrô, que vai de Jabaquara à Tucuruvi, passa pelas estações Paraíso, Ana Rosa e Vila Mariana. A Linha 2, que vai da Vila Madalena à Vila Prudente, passa pelas mesmas estações.

Também há linhas de ônibus que conectam a Vila Mariana a bairros como, Ipiranga, Vila Industrial, Penha, Santo Amaro e Pirituba. 

Este vídeo do canal Papo no Volante traz uma voltinha pelas principais ruas da Vila Mariana e uma série de curiosidades sobre o bairro:

Gastronomia na Vila Mariana

Ao morar na Vila Mariana, você terá por perto uma infinidade de bares e restaurantes que agradam a todos os paladares. Um dos estabelecimentos mais conhecidos da região é Bar do Veloso, que costuma ter filas em busca de suas famosas caipirinhas e da coxinha de frango. 

Também vale a pena conhecer o Genuíno, que funciona em um casarão dos anos 1930, a comida mexicana do Dom Pancho, as deliciosas pizzas do Carlitos, as massas dos restaurantes Pasta Nostra e Zino, e a culinária árave do Khan El Khalili. Tem ainda os disputadíssimos Fortunato e Paralelo 12:27.

Quem gosta de hambúrguer vai curtir o Castro Burger, enquanto os que preferem cachorro-quente vão adorar o Come in Dog. 

Educação

A educação é um dos pontos de maior destaque para quem vai morar na Vila Mariana. Segundo a prefeitura,  quase 80% do moradores do bairro completaram o Ensino Fundamental,  enquanto a média da cidade é de 49,9%. No Ensino Mèdio, os números são de 71,34% e 33,68%, respectivamente. 

Em média, os moradores passam 12,3 anos estudando, contra 7,68 da média municipal. Assim, apenas 1,1% dos mais de 120 mil moradores da Vila Mariana são analfabetos. A região abriga algumas das instituições de ensino mais conhecidas do país.

Uma delas é o Colégio Bandeirantes. Fundada em 1944, a escola localizada na Rua Estela, perto do metrô Paraíso, recebe estudantes do Fundamental II e do Ensino Médio. Outras opções são o Colégio Marista, o Liceu Pasteur e o Colégio Benjamin Constant.

Quanto ao Ensino Superior, é impossível não mencionar instituições conceituadas como a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), a Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e o Centro Universitário Belas Artes.

Lazer e entretenimento

São tantas opções de lazer e entretenimento na Vila Mariana que é impossível listar todas. O Parque do Ibirapuera é um dos locais mais conhecidos do país, e não é por acaso. Inaugurado em 1954, em meio às comemorações do IV Centenário de São Paulo, ele foi projetado para ser um cartão postal da cidade. 

A área de quase 1.584.000 m² abriga 314 espécies de animais, entre borboletas, répteis, peixes, anfíbios, mamíferos e aves. Também há uma extensa lista de plantas, que formam um belíssimo cenário. 

Os visitantes desfrutam de pistas de cooper, playgrounds, ciclofaixas, quadras poliesportivas, campos de futebol, aparelhos de ginástica e muito mais. Por essas e outras, é um dos grandes pontos turísticos da capital paulista.

Quanto custa morar na Vila Mariana?

Todos os benefícios que mencionamos ao longo deste artigo fazem com que a Vila Mariana seja um dos bairros mais disputados de São Paulo. Dados do site Proprietário Direto mostram que, em julho de 2021, o metro quadrado no bairro custa, em média, R$ 10.361. Esse valor pode variar para mais ou para menos a depender do tamanho e do número de cômodos do imóvel.

Se você quer morar na Vila Mariana e ter um padrão de vida diferenciado, confira mais de 5 mil imóveis disponíveis para compra e locação no Portal da Arbo. E o melhor: todo o processo é feito 100% online, da proposta à assinatura do contrato. É fácil e rápido!

autor danilo brandão
Danilo Brandão

Danilo Brandão é jornalista com mais de 5 anos de experiência em produção de conteúdo para o mercado imobiliário. É redator, revisor e editor do Blog da Arbo, além de ser responsável por outras frentes dentro da empresa.

Postagens relacionadas

indicadores-do-mercado-imobiliario

Conheça os indicadores do mercado imobiliário

Conhecer os indicadores do mercado imobiliário é um passo fundamental para quem deseja investir no setor. Nesse texto você confere os principais itens e, ainda, como acompanhá-los Trabalhar com compra, venda e locação de imóveis exige conhecimentos diversos para assegurar que os recursos sejam aplicados com eficácia. Por isso, é importante compreender os principais indicadores […]

Bairros mais seguros de Porto Alegre para morar

4 bairros mais seguros de Porto Alegre para morar!

Está de mudança para a capital do RS, mas ainda não conhece a cidade? Então, conheça os bairros mais seguros de Porto Alegre para morar! É sempre importante pensar na praticidade, na segurança e no conforto que as regiões da cidade têm a oferecer. Mais do que um apartamento ou uma casa dos sonhos, é […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *