18 de abril de 2024

Veja os melhores bairros de Belo Horizonte

melhores-bairros-de-belo-horizonte

Morar em Belo Horizonte é ter a sensação de estar no interior aconchegante, mas numa cidade grande. E isso é mais que impressão: é real! A cidade tem muitas qualidades que geralmente só se encontram no interior, somado às inovações e oportunidades que só uma cidade grande oferece. 

Está pensando em morar nesse lugar incrível que mistura os benefícios de viver em uma metrópole com os ares interioranos? Então você vai gostar desse post, que vamos mostrar os melhores bairros de Belo Horizonte para te ajudar na escolha da melhor região da cidade! Vamos lá?

Conhecendo melhor a cidade de Belo Horizonte 

Antes de elencar os melhores bairros de Belo Horizonte, você precisa descobrir mais sobre a capital de Minas Gerais. A cidade foi planejada e projetada pelo engenheiro e urbanista Aarão Reis. Atualmente, o município conta com mais de 2 milhões de moradores, em suas 9 regiões administrativas.

Encontre o melhor de BH neste vídeo do canal Tesouros do Brasil, disponível no Youtube.

Carinhosamente conhecido como “BH”, o município tem um dos melhores níveis de IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) entre as capitais brasileiras. Belo Horizonte é uma cidade incrível, que consegue agradar vários perfis: casais que estão começando a vida a dois, famílias e até pessoas com mais idade.

BH também é destaque no ramo dos negócios e desenvolvimento econômico, pois é uma das mais importantes cidades do Brasil, sendo também uma localidade rica culturalmente.

São diversas opções de lazer durante todo o ano, além de inúmeros pontos turísticos incríveis. E é por isso que Belo Horizonte consegue ser tradicional e moderna ao mesmo tempo, e essa combinação atrai cada vez mais pessoas para visita ou moradia na capital.

Agora, depois de tudo isso, chegou a hora de você descobrir quais são os melhores bairros de Belo Horizonte! Veja a lista especial que preparamos para você!

  1. Centro
  2. Savassi
  3. Funcionários
  4. Santo Agostinho
  5. Cidade Jardim
  6. Lourdes
  7. Luxemburgo
  8. Anchieta

1- Centro

O centro é uma das regiões mais dinâmicas e valorizadas da cidade. A praticidade de ter uma excelente oferta de comércios e serviços disponíveis atrai pessoas de diversas idades e estilos. Por lá, situações rotineiras como ir ao banco ou ao cartório podem ser resolvidas de maneira fácil pelos moradores.

melhores-bairros-de-bh

Além de ser um dos melhores bairros de Belo Horizonte, o centro também é repleto de pontos turísticos e opções de recreação, como cinemas, teatros, shoppings, e outros. É possível chegar à Praça da Liberdade e ao Parque Municipal, por exemplo, em poucos minutos de caminhada. A região é uma boa alternativa para quem gosta de estar perto da agitação da cidade.

2- Savassi é dos melhores bairros de Belo Horizonte

Esse bairro é para quem gosta de curtir uma vida mais agitada, pois a região é sempre  destaque na vida noturna de BH. Savassi é conhecida por ser uma localidade boêmia e com intensa cultura. Por lá existem várias livrarias, restaurantes, bares, casas noturnas, museus e praças.

O lugar também é muito bem pavimentado, limpo e arborizado, um cenário de grande número de eventos artísticos. Uma das principais vantagens dessa região é a sua proximidade com o centro da cidade. Quem mora por lá está apenas há oito minutos de distância da região central da capital — bem como das áreas mais nobres da zona centro-sul, o que é ótimo, não é?

3- Funcionários

Esse é um dos pontos mais tradicionais da região centro-sul da capital mineira, que mescla modernidade com tradição. Essa localidade está entre os melhores bairros de Belo Horizonte, pois tem alguns dos pontos turísticos mais famosos da cidade, como a Praça da Liberdade. Além disso, a região também abriga um polo comercial, com edifícios modernos e inovadores. 

Com todas essas informações você já percebeu que viver em Funcionários é estar bem localizado, ter acesso a muita infraestrutura e ainda poder curtir o agito da cidade, né? No local estão diversas opções de lazer, cultura e gastronomia, e entre os mais característicos: as praças ABC e Tiradentes, e a sede do jornal Estado de Minas.

4- Santo Agostinho

Santo Agostinho é a região que tem o maior IDH da cidade — 0,955, e por isso não pode ficar de fora dos melhores bairros de Belo Horizonte. Os motivos para essa classificação são inúmeros: a localização é o primeiro, pois o bairro fica na zona sul de Belo Horizonte, região privilegiada e estratégica, especialmente pela grande quantidade de acessos.

Situado próximo ao Centro da cidade, o local conta com importantes edifícios-sede e residenciais, como a sede mineira do Banco Central do Brasil, o Hospital Mater Dei e a Assembleia Legislativa Estadual. E tem mais: o coração do bairro fica no cruzamento de duas avenidas extremamente importantes da cidade — Contorno e Amazonas.

As opções de lazer no Santo Agostinho estão principalmente no shopping local, com lojas sofisticadas, e que na área da gastronomia, inclusive, é sede de um dos melhores polos gastronômicos de BH, com grande diversidade de opções. Muito bom, hein?!

5- Cidade Jardim também é dos melhores bairros de Belo Horizonte

Cidade Jardim é um dos locais mais arborizados de Belo Horizonte, com muitas casas que recebem o privilégio da vista para a natureza… já imaginou que gostoso? 

É um bairro nobre, horizontal e planejado, o que atrai muitas pessoas que desejam um local com menor quantidade de comércio e mais tranquilo. Fica próximo ao Santo Agostinho e Lourdes, e tem ótima localização: a praticamente 10 minutos do centro de BH. 

Se você tem crianças, vai gostar de saber que as ruas tranquilas e calmas tornam a região ideal para viver com filhos pequenos.

6- Lourdes

Próximo a Santo Agostinho e Cidade Jardim, o bairro Lourdes também tem o IDH alto (0,955) e se destaca entre os melhores bairros de Belo Horizonte. Sua população, na maioria, é de classe média alta, já que é um bairro residencial com casas tradicionais.

Tem ótima localização: dentro da Avenida do Contorno e próximo à Praça da Liberdade. Além disso, ele é marcado por ruas arborizadas, com forte presença de lojas, restaurantes, bares e shoppings.

É um bairro que acompanha o crescimento de BH, com imóveis muito valorizados, especialmente os casarões antigos e os edifícios de luxo. Conta, ainda, com ótimo comércio, como bares, lojas, academias e restaurantes de alto padrão. A região tem, também, o Shopping Diamond Mall e a sede administrativa do Clube Atlético Mineiro.

7- Luxemburgo

Um dos bairros de BH que mais vem se verticalizando, o Luxemburgo concentra muitos condomínios novos e sofisticados e também é considerado um dos melhores bairros de Belo Horizonte. As ruas e avenidas locais também revelam belíssimos casarões com ar  sossegado e muita arborização.

Quem vive no bairro aproveita o lazer das áreas verdes, como o Parque Mosteiro Tom Jobim. Por lá também há restaurantes com pratos típicos das culinárias peruana, japonesa e italiana que agradam, e muito, o paladar dos moradores!

8- Anchieta

Pelo Anchieta é possível ter fácil acesso a vários bairros, incluindo pontos destacados da cidade, como a região central. Mas um dos pontos altos do local que faz ele entrar na lista dos melhores bairros de Belo Horizonte é por oferecer muita tranquilidade aos moradores. 

E quando o assunto é contato com a natureza, os moradores de Anchieta têm a opção do Parque Municipal Julien Rien, refúgio com espécies animais, vegetais e elaborada estrutura de lazer. O Anchieta conta com uma gastronomia variada e um dos maiores shoppings da cidade, além de uma unidade de um dos colégios mais conceituados de BH, o Colégio Arnaldo.

E aí, o que achou desse post sobre os melhores bairros de Belo Horizonte? Para ter outras dicas sobre essa cidade, confira outros conteúdos que estão aqui no Blog da Arbo como sobre qual é o custo de vida em Belo Horizonte

autor danilo brandão
Danilo Brandão

Danilo Brandão é jornalista com mais de 5 anos de experiência em produção de conteúdo para o mercado imobiliário. É redator, revisor e editor do Blog da Arbo, além de ser responsável por outras frentes dentro da empresa.

Postagens relacionadas

imobiliarias-em-Curitiba

Saiba tudo ao buscar imobiliárias em Curitiba

Está em busca de ótimas imobiliarias em Curitiba? Então confira todas as informações para encontrar o imóvel ideal na capital paranaense Morar na capital paranaense significa poder desfrutar de muitas vantagens, como viver com ótima qualidade de vida e com bem-estar. Por isso, encontrar boas imobiliarias em Curitiba é uma excelente opção que ajuda no […]

bela praia para quem busca casa em guarapari

O que saber antes de comprar casa em Guarapari

Se você deseja comprar uma casa em Guarapari, precisa conhecer a cidade. Aqui você confere tudo que precisa saber antes de se mudar. O litoral capixaba atrai diversos turistas e moradores todos os anos. São diversas as praias e as opções de lazer na localização e, se você deseja comprar ou alugar uma casa em […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *