18 de abril de 2024

6 Melhores praias de Florianópolis

melhores-praias-de-florianopolis

Conheça algumas da melhores praias de Florianópolis para aproveitar ao máximo essa cidade que traz consigo muito lazer!

Floripa é um dos destinos mais famosos do Brasil. Sempre repleta de turistas de todo o país, a capital de Santa Catarina é considerada uma das cidades mais belas que existem na região sul. Por isso, neste post você vai saber quais são as melhores praias de Florianópolis e conhecer as incríveis belezas naturais que contam com atrações de todos os tipos.

Esses espetáculos naturais, por si só, já são suficientes para proporcionar momentos de descanso e diversão. Mas a missão de escolher qual praia de Floripa visitar é difícil, uma vez que cada uma é mais linda que a outra, concorda?

Caso esteja de mudança para a Ilha da Magia, ou vai aproveitar para curtir uns dias de férias nesse lugar incrível, esse post vai te ajudar a encontrar de forma fácil as as melhores praias de Florianópolis . Preparado (a)? Então vamos lá!

  1. Lagoa do Peri
  2. Praia Mole
  3. Praia da Joaquina
  4. Praia de Jurerê
  5. Lagoinha do Leste
  6. Ilha do Campeche

1- Lagoa do Peri 

A Lagoa do Peri é uma entre as cinco praias brasileiras que receberam a Bandeira Azul, maior certificação do mundo sobre limpeza e sustentabilidade no ambiente litorâneo. Por essas e outras razões, está entre as melhores praias de Florianópolis , e é ótima para ir com toda a família, especialmente para aqueles que têm filhos pequenos. 

Cercada pelos morros verdes, a lagoa é completamente calma, morna e própria para banho. As áreas de pouca profundidade são ideais para brincar com crianças menores, e adolescentes e adultos também se aventuram nas águas. Mais para o fundo, é possível andar de canoa e pedalinho com a turma toda, muito bom né?

2- Praia Mole

Localizada na região Leste da cidade, a Praia Mole é uma das melhores praias de Florianópolis . Ela fica bem colada na Lagoa da Conceição, que é o coração da cidade. O local é muito frequentado por jovens, surfistas e representantes da “geração saúde” durante o ano todo, mas principalmente no verão.

Na alta temporada as festas rolam sem parar na Mole. Desde quiosques e bares com música o dia todo e DJ’s tocando a noite, até luaus realizados por lá depois que o sol se põe, ou seja, não falta agito e gente bonita por lá! 

Durante o dia, a cena mais comum é ver as pessoas praticando esportes, seja a corrida, o skate,a  bike e até mesmo o parapente – além de todo tipo de atividade no mar. Só é preciso cuidado ao entrar na água, já que as ondas e a correnteza são fortes, então para evitar dar trabalho aos salva-vidas, ou se arriscar em um acidente mais grave, todo cuidado é pouco, ok?

A distância para o centro e o Aeroporto Internacional Hercílio Luz é de menos de 20 km, e costuma levar 45 minutos de carro. Mas, definitivamente, a região da Lagoa e da Mole é uma das mais badaladas de Floripa e não faltam motivos para você visitar.

3- Praia da Joaquina

Para chegar à Praia da Joaquina, que também é uma das melhores praias de Florianópolis, é necessário seguir em direção a Lagoa da Conceição. O caminho é tranquilo para quem visita a Ilha de carro, principalmente por ser bastante sinalizado. Outra possibilidade é pegar o ônibus com nome de “Joaquina” no Terminal da Lagoa da Conceição (TILAG).

Saiba mais sobre a praia da Joaquina no canal Vibe de Dois, disponível no Youtube.

Assim que você chegar na entrada principal da Praia da Joaquina, já vai sentir uma brisa gostosa. Na época do verão, esse frescor será muito bem-vindo, mas no inverno será necessário um bom casaco. Então esteja preparado!

Por conta do vento, o mar costuma ser bastante agitado na praia da Joaquina, característica que atrai bastante os surfistas. Aliás, a Praia costuma sediar campeonatos da categoria e ficar bem lotada em dias de competição, então, se esse tipo de esporte é a sua “praia” esse é o seu lugar!

Além de tudo, Joaquina é perfeita para deliciosos banhos de mar, e no seu canto esquerdo, há uma formação rochosa belíssima, sendo um ótimo local para tirar fotos e se aventurar. Você pode acessar as pedras pegando uma pequena trilha, super fácil de cruzar.

4- Praia de Jurerê também é uma das melhores praias de Florianópolis

Se o Leste é a região do surfe, o Noroeste tem águas mais calmas e tranquilas, o que ganha também a preferência de famílias com crianças pequenas. É o caso de Jurerê, que é um bairro, mas que na verdade são dois: o Jurerê Tradicional e o Jurerê Internacional. Enquanto o primeiro é mais antigo e com a cultura da ilha, o segundo é recheado de mansões de luxo, que lembram  bastante alguns locais dos EUA.

O Jurerê Tradicional, assim como sua praia, é um local bastante familiar e residencial. Entre pais e mães com filhos ou idosos, no entanto, é sempre possível encontrar alguém praticando esportes, correndo ou pedalando pelo bairro, que é considerado um dos melhores de Florianópolis. Os bares e quiosques costumam reunir bastante gente com DJ’s tocando na praia e casas noturnas.

Por conta do investimento em segurança do lado Internacional, Jurerê é o bairro mais tranquilo da cidade, e você pode ver um conteúdo mais completo sobre isso no nosso post sobre os bairros mais seguros de Florianópolis. Conhecida como a Miami Brasileira, esse pedaço conta com beach clubs, festas na areia, gente jovem e muito agito!

5- Lagoinha do Leste está entre as melhores praias de Florianópolis

Acessível somente por trilha ou de barco, a Lagoinha do Leste é considerada por muita gente a praia mais bonita de Florianópolis. Localizada no sudeste da ilha, oferece uma paisagem deslumbrante e ainda bastante protegida, cheia de lagoas, cachoeiras, trilhas e mata nativa. 

Mas por não existir acesso por estrada, é  necessário pegar uma trilha (são duas opções) ou contratar um barco para chegar. A chegada pelo mar, no entanto, não é muito indicada por conta da dificuldade em atracar com as ondas fortes. Saindo do Pantano do Sul, são cerca de 60 minutos, ou seja, uma hora de caminhada; já a trilha que sai da Praia do Matadeiro dura três horas e apresenta maior dificuldade.

A Lagoinha do Leste se mantém com uma beleza incomparável em seu pouco mais de 1 km de faixa de areia. Poucos locais na ilha são tão preservados, e por isso não existem construções, lá não tem quiosques e bares, por isso, é preciso carregar o que vai comer e beber, ok? 

Os rios da região descem o Morro do Matadeiro para formar a lagoa que dá nome à praia, desembocando no mar para fechar com chave de ouro a paisagem local.

6- Ilha do Campeche

Uma das melhores praias de Florianópolis abriga também uma ilha: a Ilha do Campeche, que é acessível de barco através da Praia do Campeche, da Praia da Armação ou da Barra da Lagoa, e sem dúvidas merece a visita de quem vai até a capital catarinense – ainda há a possibilidade de fazer um passeio de escuna para lá. A pequena ilha conta com trilhas e uma natureza lindíssima e sítios arqueológicos.

O seu ecossistema incomparável é outra atração de tirar o fôlego. Entre costões e morros cheios de trilhas, ainda há o mar com coloração variando entre o turquesa e o verde, sempre cristalino e geralmente bastante calmo, ideal para a diversão das crianças.

O mergulho é o esporte mais indicado para quem chega na Ilha do Campeche, justamente pela paisagem marinha deslumbrante. Existem trilhas subaquáticas que podem ser observadas com a ajuda de guias, onde o turista consegue encontrar uma fauna incrível, com inúmeros peixinhos e até cavalos-marinhos, incrível demais não é?

Não são poucos os visitantes que consideram a Ilha como o lugar mais bonito de Floripa e consequentemente também como uma das melhores praias de Florianópolis, disputando ponto a ponto com a Lagoinha do Leste. Então não hesite: tire um momento da sua vida para conhecer esse lugar!

Com tantos atrativos, por aqui você já pode perceber que Floripa é perfeita para quem busca paz e contato com a natureza. E nada melhor do que conquistar isso em um dos lugares mais bonitos e turísticos do Brasil, concorda?

Esperamos que a nossa lista com as melhores praias de Florianópolis tenha te ajudado nessa escolha! Gosta muito de alguma praia, mas não a viu por aqui? Envie para a Arbo a sua sugestão, e compartilhe esse conteúdo também com seus amigos! 

joão pedro autor
João Pedro Binatto

João Pedro Binatto é professor de língua portuguesa, redator e copywriter. É com essas experiências em redação e marketing que está há 2 anos no mercado imobiliário e, hoje, atua na área de eventos na Arbo. Tem como compromisso ajudar gestores e imobiliárias a realizarem suas rotinas ainda mais feliz e descomplicadas.

Postagens relacionadas

casas-para-alugar-em-São-Bernardo-do-Campo

Casas para alugar em São Bernardo do Campo: Saiba tudo!

A maior cidade do ABC Paulista tem tantas qualidade, que você vai querer se mudar agora! Você conhece bem São Bernardo do Campo? A cidade mais populosa do ABC Paulista possui grande representatividade no cenário nacional, além de ter um ótimo custo de vida. Se você está pensando em  se mudar para a Capital do […]

faculdades-em-São-José-dos-Campos

As 3 melhores faculdades em São José dos Campos

Entre as muitas opções de faculdades em São José dos Campos, veja as que mais se destacam em qualidade de ensino e que são totalmente gratuitas Encontrar faculdades em São José dos Campos é uma tarefa muito fácil. Isso porque a cidade possui muitas instituições de ensino superior que são bem avaliadas pelo MEC (Ministério […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *