25 de junho de 2022

Qual a melhor faculdade de Maringá?

faculdade-de-maringa

Confira as melhores dicas para você não errar na escolha da instituição.

Maringá é uma cidade fascinante. Ela é muito bem planejada, possui uma excelente infraestrutura e, além do mais, recebe todos os anos milhares de estudantes de todos os lugares do Brasil. Se você está se mudando para a cidade canção por conta dos estudos, sabe qual é a melhor faculdade de Maringá?

Como escolher a melhor faculdade em Maringá?

A escolha do melhor lugar para seus estudos deve ser feita de maneira criteriosa. É preciso analisar as instituições, características e seus benefícios. Mas, antes de tudo, é necessário verificar se a universidade oferece o curso que pretende fazer. Fora isso, existe muito mais a ser levado em conta.

Qual faculdade de Maringá escolher: presencial ou EAD?

Outro aspecto a ser levado em consideração é qual modalidade de ensino você pretende cursar. Você prefere estudar presencialmente ou fazer o Ensino à Distância (EAD) é a melhor opção? Seja qual for a melhor faculdade de Maringá, antes de tomar a decisão você tem que saber se ela oferece aquilo que está à procura.

O curso é credenciado no MEC?

Confira também se a modalidade de graduação possui credenciamento com o MEC (Ministério da Educação). Um curso sem autorização pode impedir que o aluno receba o diploma ao final da graduação. Então, não se esqueça disso!

A melhor faculdade de Maringá precisa ter uma boa Infraestrutura

Confira a infraestrutura das instituições que está levando em conta. A faculdade escolhida deve ter uma boa sala de aula, biblioteca bem equipada. Observe também as instalações físicas. Elas devem estar em bom estado de conservação. Fazer essa análise vai garantir seu bem-estar durante os estudos.

Faculdade pública ou privada: Qual a melhor faculdade Maringá?

Ao se aventurar na busca pela melhor faculdade de Maringá, tenha em mente o seu orçamento e se prefere uma faculdade pública ou privada. A cidade de Maringá oferece excelentes opções universidades e com certeza encontrará a que mais se encaixa para você.

Agora que você sabe o que deve levar em consideração antes de fazer a escolha da universidade, vamos te apresentar as universidades de Maringá. Esse post com certeza vai te ajudar a fazer a escolha certa.

Universidade Estadual de Maringá (UEM)

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) é uma faculdade pública de ensino superior em Maringá. A instituição foi inaugurada em 1969, antes dela existir e se tornar umas das melhores universidades de Maringá, as necessidades de ensino superior eram atendidas por três faculdades: a Faculdade Estadual de Ciências Econômicas, a Faculdade Estadual de Direito e a Fundação Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras.

Eram oferecidos, no total, sete cursos: Ciências Econômicas, Direito, História, Geografia, Ciências do 1º grau, Letras Anglo-Portuguesas e Letras Franco-Portuguesas.

A criação da UEM se deu da união dessas três instituições. Contudo, ela foi criada sob a forma de fundação de direito público, a Fundação Universidade Estadual de Maringá (FUEM). Foi apenas em 1999 que ela ganhou a autonomia de Universidade.

Quantos cursos a UEM oferece?

Atualmente a UEM que é uma das melhores faculdades de Maringá oferece 36 cursos de graduação distribuídos pelo Campus de Maringá (sede), Campus Extensão de Cianorte e Campus Regional de Goioerê.

Uma das melhores do Brasil

A UEM foi considerada, em 2018, a 5ª melhor universidade estadual do Brasil, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do Ministério da Educação. Então não temos dúvidas que ela precisava estar nesta lista das melhores faculdades de Maringá.

Ainda de acordo com informações, ela é a segunda melhor universidade estadual do Paraná, ficando atrás apenas da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Estrutura da UEM

A UEM possui uma Biblioteca Central Estudantil com 13.298,03 m2, além de bibliotecas setoriais, como a Biblioteca Setorial do Hospital Universitário, que atende a área médica, e a Biblioteca Setorial do Nupélia, que atende a área de pesquisa em Limnologia, Ictiologia e Aquicultura.

Além do mais, ela ainda possui dois museus: Museu Dinâmico Interdisciplinar (MUDI) inspirado no Museu Catavento, e o Museu da Bacia do Paraná, um lugar com registros da memória e as históricas da população local.

Se você está considerando uma faculdade pública, a UEM é, definitivamente, a sua opção de melhor faculdade de Maringá!

Unicesumar

A Universidade Cesumar, ou simplesmente Unicesumar, é uma instituição privada de ensino superior. Ela foi fundada em 1990 com apenas dois cursos – Administração e Processamento de Dados – e 200 alunos.

Atualmente são 46 cursos de graduação, 55 especializações, um mestrado e cerca de 17 mil alunos. O local onde a faculdade está situada hoje, na década de 1980 era o antigo “lixão” da cidade, que havia sido desativado dez anos antes.

O projeto da instalação da faculdade foi difícil, mas a partir de 1990 começou um grande crescimento. Atualmente o campus da Unicesumar possui uma área de nove alqueires, com 15 blocos, 92 laboratórios, 250 salas de aula, hospital veterinário, a Rádio Universitária Cesumar e um complexo esportivo.

A sua biblioteca possui uma área de 4.100 m², 200 mil livros e 25 mil periódicos. Um grande acervo para uma das melhores universidades de Maringá!

PUCPR

A Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) é uma das mais tradicionais instituições de ensino privado do país. Ela foi fundada no ano de 1959, em Curitiba. O Campus de Maringá foi fundado em 2004.

A infraestrutura conta com salas de aulas equipadas, uma biblioteca com um amplo acervo, anfiteatro e laboratórios didáticos e de pesquisa.

Além disso, a PUCPR ainda possui um plano estratégico de internacionalização contínua do currículo. Ela oferece atividades e prestação de serviços internacional, que transformam a universidade em um universo plural e vibrante e faz dela uma das melhores faculdades de Maringá.

Faculdade Maringá

A Faculdade Maringá foi fundada em 1967 pelos professores Amaury Antônio Meller e Elza Korneiczuk Meller. Na época ela se chamava “Ginásio Paraná” e surgiu a partir de um sonho de criar uma instituição que oferecesse ensino do 1º grau ao ensino superior.

As coisas foram acontecendo aos poucos e no ano de 1996 iniciaram-se os trabalhos para os projetos de cursos de graduação, junto ao MEC (Ministério da Educação). Em 1998 foram autorizados os cursos de Administração, Análise de Sistema, Comércio Exterior e Comunicação Social com habilitação em Jornalismo e Radialismo (Rádio e TV). Em 1999 foi autorizado o curso de Direito.

Atualmente ela oferece os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito, Jornalismo e Publicidade e Propaganda. A Faculdade Maringá é uma das principais instituições da cidade e, com certeza, é uma das melhores faculdades de Maringá.

Uningá

 A Uningá é outra opção importante que deve fazer parte da sua pesquisa pela melhor faculdade de Maringá. Ela é um dos melhores centros universitários do sul do Brasil e oferece cursos em todas as áreas do conhecimento.

Seu campus oferece instalações amplas com Núcleo de Convenções, três fazendas-escola, Núcleo Experimental Agronômico integrado ao campus, laboratórios de estudos e desenvolvimento científico, clínicas de saúde nas diferentes áreas, Hospital Memorial e uma Clínica Veterinária.

Faculdade Santa Maria da Glória (SMG)

Com 17 cursos de graduação, a SMG é outra alternativa a ser considerada nessa busca pela melhor faculdade de Maringá. A SMG possui mais de 10 anos, oferece cursos de pós-graduação, um projeto pedagógico considerado inovador e professores com titulações recomendadas pelo MEC.

Centro Universitário Metropolitano de Maringá (UNIFAMMA)

Fundada no ano de 2000, a UNIFAMMA possui uma instalação física com uma área de 8.500 metros quadrados. Somente a biblioteca ocupa cerca de 900 metros quadrados com um vasto acervo.

A UNIFAMMA oferece 60 cursos de graduação. Sua estrutura conta com 75 salas de aula, biblioteca com um vasto acervo, dois auditórios, agência de comunicação, escritório modelo de Arquitetura e Urbanismo, estúdio de TV, laboratório de rádio, laboratório e estúdio de fotografia e diversos outros.

E agora, você já tirou todas as suas dúvidas sobre qual é a melhor faculdade de Maringá? Nós temos certeza de que após essas dicas, ficará bem mais fácil tomar a decisão certa. E, se você está à procura de um local para morar, acesse agora mesmo o site da Arbo Imóveis e confira as melhores opções. 

Postagens relacionadas

Veja como encontrar boas imobiliárias em Higienópolis São Paulo

Se você vai se mudar para a capital paulista, precisa saber como encontrar boas imobiliárias em Higienópolis São Paulo. Veja as dicas Encontrar o imóvel ideal em uma nova cidade pode não ser uma tarefa simples. Contudo, esse processo pode ser facilitado se você tiver ao seu lado bons profissionais. Desse modo, é imprescindível encontrar […]

Saiba como encontrar a melhor imobiliaria bairro Perdizes SP

Vai se mudar para a capital paulista e não sabe como escolher o imóvel ideal? Não se preocupe: veja dicas para encontrar a melhor imobiliaria bairro Perdizes SP Mudar de imóvel pode ser uma tarefa complexa. Isso porque o processo de compra ou de aluguel de uma casa ou de um apartamento envolve muitas decisões […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *