8 de novembro de 2021

Saiba tudo ao procurar casas para alugar em Maringá

casas-para-alugar-em-maringa

Está de mudança para Maringá? Tenha acesso a tudo o que você precisa antes de dar esse passo

Localizada no norte do Paraná, Maringá é conhecida não só por sua excelente qualidade de vida e suas extensas áreas verdes, mas também por boas oportunidades de empregos e negócios. Por isso, se você está procurando casas para alugar em Maringá para ter qualidade de vida ou oportunidades, está buscando certo! 

Fundado em 1947, o município é conhecido por suas largas avenidas e canteiros que valorizam o paisagismo local. Com uma população estimada em mais de 430 mil pessoas, de acordo com as estimativas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Maringá é uma das raras cidades brasileiras que sabe conciliar desenvolvimento econômico e preservação ambiental.

Mas, você sabe tudo o que precisa antes de alugar uma casa em Maringá?

A “Cidade Canção”

casas-para-alugar-em-maringá

Se você está em busca de uma casa para alugar em Maringá precisa, antes de tudo, conhecer um pouco mais sobre essa linda cidade paranaense. 

O município é conhecido como “Cidade Canção”, e o motivo não poderia ser outro: durante a sua construção, seus fundadores cantavam uma música chamada “Maringá”, de Joubert de Carvalho. 

Famosa no quesito qualidade de vida 

E essa é a nossa primeira pista para você que está prestes a ser mudar:  viver em Maringá é viver em uma cidade muito feliz! Mas a alegria do maringaense não se dá só por esse motivo, mas também pela qualidade de vida que faz a fama do município paranaense. 

De acordo com o site oficial da cidade?, Maringá possui mais de 160 mil árvores – cerca de 26m² de área verde por habitante. Um alívio para quem vive em uma casa na Cidade Canção, não é? Pois toda essa natureza ajuda a aliviar e reduzir o calor, além de renovar o oxigênio.

Mas você sabe como começou essa extensa área verde?

O padre alemão e a madeira da fazenda

Antes de você começar a procura pela melhor casa para alugar em Maringá, deve saber que a colonização da cidade começou com a venda do primeiro lote de terra para um padre alemão, que fugia do nazismo na Alemanha, no ano de 1938. O padre Emílio Clemente Scherer é considerado, portanto, o primeiro pioneiro de Maringá.

Em fevereiro de 1940 o padre fundou a primeira igreja da cidade, chamada Igreja São Bonifácio. Na história, conta-se que ela foi construída com a madeira das árvores que eram cortadas na própria fazenda. A igreja existe até hoje, ficando próxima do bairro da Cidade Alta, na Rua Dolores Duran.

Maringá Velho 

Em 1942 surgiu também um pequeno povoado que servia como ponto de apoio aos pioneiros que começavam a trabalhar nas propriedades rurais. A área ficou conhecida pela população como Maringá Velho. Nessa época, mal sabiam as pessoas que existiriam, tempos depois, tantas casas em Maringá! 

Apesar de aparentar ter sido desordenada, a formação de Maringá Velho cresceu seguindo um planejamento de pequeno povoado criado por Aristides Souza Mello, diretor da Companhia de Terras Norte do Paraná, inicialmente de seis quadras, com  poucas casas e estabelecimentos comerciais que atendiam às necessidades básicas da população rural.

A fundação de Maringá:  Companhia de Terras Norte do Paraná

A cidade foi oficialmente fundada com a abertura de um escritório pela Companhia de Terras Norte do Paraná, 10 de maio de 1947, localizado entre a Avenida Duque de Caxias e Rua Joubert de Carvalho.

Na década de 1950 o município possuía apenas 40 mil habitantes sendo que na próxima década já contava com cerca de 100 mil: nos anos 60, Maringá registrou uma expansão expressiva tanto vertical quanto horizontal, se tornando um centro regional com diversas construções imobiliárias para comprar e alugar.

Foi nessa mesma época que os edifícios Três Marias, Maria Tereza e Maringá foram construídos, e que contribuíram para construir um aspecto de metrópole à cidade.

Uma curiosidade sobre Maringá: a primeira casa na UEM 

Você que está à procura de casas para alugar em Maringá precisa saber também das curiosidades sobre a cidade, e lá vai uma: você sabia que a primeira casa da cidade fica hoje no campus da UEM (Universidade Estadual de Maringá)?

Ela ficava na Avenida Brasil, entre as avenidas Getúlio Vargas e Duque de Caxias, e a casa, construída em madeira, foi desmontada e remontada em 1984, sendo cedida e transferida para o espaço da UEM, onde atualmente abriga o Museu da Bacia do Paraná.

E falando em hidrografia e relevo, você sabe como é a urbanização da cidade? Isso é muito importante antes de procurar por casas para alugar em Maringá. 

A urbanização de Maringá

Maringá é uma cidade que foi muito bem planejada. O projeto urbanístico da cidade saiu da prancheta do arquiteto e urbanista Jorge Macedo Vieira. 

Cidade Jardim 

O paulista era adepto ao conceito “Cidade Jardim”: uma cidade cercada por um cinturão verde.

A sua preocupação durante o planejamento era criar um plano urbano que contemplasse a topografia da região, ou seja, que respeitasse suas características geográficas. E olhando hoje é possível observar ruas retas e largas e amplas avenidas com ajardinamento central: deu certo! 

Hoje em dia, se você procurar saber mais sobre a cidade, em busca de casas para alugar em Maringá, não vai imaginar que ela foi projetada para ter, no máximo 200 mil habitantes. E, como já dissemos, esse número já foi ultrapassado!

Seu porte de grande centro de convergência econômica se deu por conta do traçado urbanístico que previa, inicialmente, uma zona industrial, zona comercial e zonas residenciais. Seu planejamento foi nos moldes de uma cidade ultramoderna!

E com esse traçado urbanístico você já deve imaginar que o clima da cidade é subtropical, né?

Clima e temperatura

A predominância do clima em Maringá durante o ano é de verões chuvosos e invernos secos, característico do clima subtropical.

Na cidade, o verão é longo, quente e abafado. Já o inverno é mais curto e mais agradável. Ao longo do ano, a temperatura pode variar entre 14ºC e 30ºC e raramente fica abaixo dos 9ºC ou supera os 35ºC. 

As ruas arborizadas, que até formam um “arco” pelo encontro das árvores em ambos os lados da rua, também fazem o clima da cidade muito mais agradável. 

Áreas verdes

Ao caminhar buscando casas para alugar em Maringá você vai encontrar uma vasta área verde. E como falamos no início no texto, e esse foi o projeto da cidade: ter um aspecto com muita natureza!

Espetáculo natural 

A passagem do inverno para a primavera oferece um espetáculo à parte aos maringaenses: é a época que em as flores “explodem” e colorem as ruas da cidade. E, aproveitando essa beleza natural, a UEM (Universidade estadual de Maringá) faz todos os anos um concurso de fotografia com as melhores fotos de ipês.

Além da área verde, ao alugar sua casa em Maringá você também vai apreciar de perto esplêndidas paisagens da natureza: a região conta com cachoeiras que fazem sucesso entre os aventureiros de plantão!

Cachoeira do Bosque 2



A Cachoeira do Bosque 2 está localizada na reserva do Parque Florestal dos Pioneiros. A área é cercada mas é possível acessá-la por meio de trilhas. Apesar da beleza que deixa a desejar um mergulho na água, a Secretaria de Saúde alerta que o local é impróprio para banho.

Cachoeira de Marialva

Localizada a 23 quilômetros da cidade de Maringá, essa cachoeira também possui acesso por meio de uma trilha, e é uma boa dica para dias quentes: muitas pessoas aproveitam os dias livres para visitar essa paisagem maravilhosa!

Cachoeira de Ourizona

Se você está procurando casas para alugar em Maringá, já deve guardar esse lugar: localizada a 30 quilômetros da cidade, esse local é um verdadeiro cenário de filme! A cachoeira pode ser acessada pela BR 376 e parte do trecho deve ser feito a pé.

Por isso que, ao buscar casas para alugar em Maringá, você já deve ter ouvido que a cidade tem muitas escolhas de lazer! 

Inúmeras opções de lazer próximos a casas para alugar em Maringá

Além de bem planejada e arborizada, a cidade conta com uma variedade de excelentes opções de lazer, atrativos que nunca deixam a rotina dos privilegiados maringaenses sem graça. 

Cartão Postal da Cidade: Parque do Ingá

casas-para-alugar-em-maringa

O Parque do Ingá é o cartão postal da cidade. Ele é um local com 47,3 hectares de mata nativa remanescente. Ele foi inaugurado em 1971 e no local existe a primeira Maria Fumaça de Maringá, uma locomotiva 608, que inaugurou a estação ferroviária em 1954.

Ele conta com playground, academia para a terceira idade, academia para a primeira idade, museu biológico, estação saúde, pedalinhos, jardim japonês e uma gruta de Nossa Senhora Aparecida.

Ao alugar uma casa na cidade canção próximo ao Parque do Ingá, localizado na Avenida São Paulo, Zona 01 de Maringá, você vai estar pertinho de uma pista com três quilômetros, e poderá apreciar uma linda paisagem durante uma caminhada. 

Parque do Japão

casas-para-alugar-em-maringa

Com uma área total de 100.000 m², o Parque do Japão é um grande símbolo da cultura japonesa na cidade. Inaugurado em 2014, ele possui uma Casa de Chá – tipicamente japonesa, um ginásio de esportes, teatro, sala de eventos e um Jardim Imperial Japonês, com área de 46 mil m².

Em 1973 aconteceu, entre as cidades de Maringá e Kakogawa, no Japão, um acordo de irmandade, com o objetivo de possibilitar a troca de informações sócio-culturais e econômicas. O encontro resultou na criação do Parque do Japão.

No local são realizados eventos esportivos, culturais e artísticos. Sua estrutura privilegiada conta ainda com praça de alimentação, Casa de Chá, quiosques, lagos, ginásio de esportes, Centro de Convenções e um restaurante típico japonês.

Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória: a mais alta da América Latina

casas-para-alugar-em-maringa

Ao lado do Parque do Ingá, na Avenida Tiradentes – Zona 1 de Maringá, está localizada a Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória, construída entre 1959 e 1972. Ela é considerada a mais alta catedral da América Latina, e a 25ª no mundo. Ela foi idealizada por Dom Jaime Luiz Coelho, e projetada pelo arquiteto José Augusto Bellucci.

A sua arquitetura moderna, em formato cônico, possui diâmetro de 50 metros, e o cone a altura de 114 metros, sustentando uma cruz de dez metros, totalizando 124 metros de altura. Sua pedra fundamental é um pedaço de mármore retirado das escavações da Basílica de São Pedro, pelo Papa Pio XII.

Ela possui ainda 16 lindos vitrais de linhas abstratas e cores fascinantes, de autoria de Lorenz Helmair. Contornando a catedral existe um espelho d’água, fontes luminosas e um chafariz que jorra a água a mais de cinco metros de altura.

Mesquita de Maringá

casas-para-alugar-em-maringa

Localizada na Rua Itália, 26 – Jardim Guaporé, a Mesquita Sheik Mohamed Ben Nasser Al Ubudi foi inaugurada em 1989 e é um importante templo religioso islâmico. Enquanto faz sua busca por casas para alugar em Maringá, você com certeza vai se deparar com esse local tão exuberante!

A arquitetura do tempo possui características clássicas de templos islâmicos: e para evitar que qualquer impureza entre na casa de Deus, os Mulçumanos devem entrar na mesquita descalços.

O Minarete, pequena torre da mesquita, possui três ou quatro andares e balcões salientes, de onde anuncia aos muçulmanos a hora das orações. No interior existe o altar, onde é feito o sermão e a mirraba, uma espécie de biombo, voltado para Meca, cidade sagrada dos muçulmanos e direção para onde devem estar voltados durante as orações.

Além destes principais, antes de alugar sua casa em Maringá, você também pode conhecer todos os pontos turísticos de Maringá nesse post especial sobre o assunto.

Melhores locais para alugar uma casa em Maringá

As pesquisas por casas para alugar em Maringá envolvem muitos aspectos e, sem dúvida, um dos principais é a escolha do bairro. Por ser muito bem planejada, como já falamos, o município possui muitos e excelentes locais para viver. Vamos ver quais são eles?

Zona 7

Localizada próximo da PR-317 e do centro, a Zona 7 é um local com fácil acesso a diversas regiões. Além do mais, é lá que está localizada a UEM (Universidade Estadual de Maringá) e também a Vila Olímpica.

O local possui um grande número de prédios e muitas opções de serviços, como o Mercadão de Maringá, Supermercados, bancos, escolas, restaurantes e, inclusive, o Estádio Regional, Willie Davids. Alugar uma casa nesse local de Maringá é uma boa escolha.

Região Central

Ao contrário da maioria das cidades onde o centro não é o local mais indicado para morar, o centro é uma excelente região para alugar uma casa em Maringá.

  • Trânsito planejado 

Projetada, ela possui um trânsito bem planejado, bons índices de seguranças e, com amplas ruas, quase nenhum congestionamento.

  • Estrutura completa 

Outro fator interessante do centro de Maringá é a sua estrutura completa, com comércio, farmácias, mercado e diversas áreas de lazer, que mesclam perfeitamente o dia a dia movimentado com a tranquilidade do local.

Jardim Alvorada

O Jardim Alvorada, além de seguro, possui um dos pontos mais importantes da cidade: a Praça Farroupilhas, sendo um excelente bairro para alugar uma casa em Maringá. 

Importante local para a prática de diversos esportes, no Jardim Alvorada também está localizado o Centro Esportivo José Geraldo da Costa. Se você alugar uma casa em Maringá por lá você vai contar com amplo comércio, igrejas, boas escolas, restaurantes e grandes redes de supermercados!

Você encontra uma lista dos melhores bairros do município clicando neste link. Esse post é um dos mais importantes para você considerar antes de escolher uma casa para alugar em Maringá.

E você sabe qual é a base da economia de Maringá? Essa é uma informação importante antes de se mudar!

Economia de Maringá

A agricultura é o principal pilar da economia no município, e atualmente a atividade agrícola da região baseia-se em café, milho, trigo, algodão, rami, feijão, amendoim, arroz, cana-de-açúcar, e principalmente, soja.

Metalmecânica, agroindústria e outros 

O segmento de metalmecânica é outro que se destaca, assim como a agroindústria, vestuário, prestação de serviços e turismo. O parque industrial do município está em constante expansão e grandes indústrias, como Cocamar, Coca-Cola e Romagnole fomentam a geração de empregos local.

Polo da moda 

A cidade é ainda é o polo da moda no sul do país e possui o maior shopping atacadista da América Latina, o Mercosul, além dos Shoppings Avenida Center, Cidade, Lar Center Mandacaru Boulevard, Maringá Park (antigo Aspen Park Shopping Center) e Catuaí Maringá.

casas-para-alugar-em-maringá

Além do vestuário, a cidade possui uma variedade de artigos que são oferecidos por empresas do setor de saúde, farmacêuticos, eletrodoméstico, ferragens, livrarias e restaurantes. 

Maringá também está se destacando no mercado de software, contando com um consolidado APL- Arranjo Produtivo Local no setor, sendo a escolha de comprar ou alugar casas na Cidade Canção um investimento em oportunidades de emprego e também empreendedorismo. 

Mas a infraestrutura de Maringá não para por aí!

Infraestrutura Maringaense 

Você sabia que ao alugar uma casa em Maringá estará morando na 3ª cidade com o melhor saneamento básico do Brasil? Os dados são do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS).

Em relação ao transporte, o município possui uma estrutura com trânsito moderado para uma cidade de seu porte. A Cidade Canção conta ainda com um aeroporto para voos domésticos, o Aeroporto de Maringá.

E infraestrutura é importante. Então, antes de procurar casas para alugar em Maringá você deve saber a proximidade com clínicas e hospitais. 

Hospitais de Maringá 

O município de Maringá oferece ótimos hospitais e clínicas em sua diversas regiões e bairros, deixando você e sua família bem mais tranquilos em relação à infraestrutura de saúde.

Hospital Maringá – um dos primeiros da cidade 

Localizado na Zona 1, o Hospital Maringá possui uma boa estrutura e equipe preparada para situações de urgência e emergência. O hospital é equipado com os mais tecnológicos equipamentos em seu centro cirúrgico e UTI.

Fundado em 1953, ele é um dos primeiros hospitais existentes na cidade e é atualmente um dos melhores da região.

Hospital e Maternidade São Marcos – o primeiro em transplante de rins 

O Hospital e Maternidade São Marcos é conhecido por seu pioneirismo, sendo, inclusive, o primeiro da cidade a realizar um transplante de rim. 

Localizado na Zona 1 de Maringá, sua estrutura conta com um moderno centro cirúrgico, maternidade, berçário, U.T.I, serviço de diagnóstico: tomografia, raio-x e ultra-som, laboratório de análises clínicas e pronto atendimento adulto;

Santa Casa de Maringá

A Santa Casa de Maringá surgiu na década de 50 com o objetivo de melhorar a condição de saúde dos trabalhadores rurais da região. 

Desde a fundação, o hospital foi evoluindo na estrutura física e de pessoal, e o que antes era um ambulatório pequeno de 10 leitos, se tornou um grande hospital com 266 leitos, e referência em Maringá e região.

Cerca de 60% dos leitos são para atendimento de pacientes do Sistema único de Saúde (SUS). A Santa Casa de Maringá está localizada na zona 3 de Maringá e é uma excelente infraestrutura de saúde para quem compra ou aluga uma casa em Maringá.

Outro ponto importante de analisar antes de alugar uma casa em Maringá é, se você estuda ou possui filhos em idade escolar, considerar a proximidade do bairro com escolas e faculdades. 

Escolas e faculdades próximas a casas para alugar em Maringá

Além de impactar na educação e até mesmo no aprendizado, dependendo da circunstância, esse fator interfere também no orçamento familiar. 

E você sabe quais são as principais escolas e faculdades da Cidade Canção.

Colégio Platão

Localizado na Zona 4 de Maringá, o Colégio Platão foi fundado em 1985 e é referência na educação de crianças, jovens e adultos. 

A instituição conta com mais de 60 salas de aula, pátios cobertos, jardim com área de recreação, parquinho, arena de atividades, quatro quadras poliesportivas e até um teatro com 300 lugares.

Escola Notre Dame

Com mais de 30 anos de história, a Escola Notre Dame é mais uma boa opção para a educação dos seus filhos. Localizada na Zona 5 de Maringá, sua estrutura conta com salas climatizadas, quadras esportivas, biblioteca com mais de seis mil títulos, um equipado laboratório de ciências e um outro com impressoras 3d.

Escola Sagrado Coração

Se sua busca por casas para alugar em Maringá estiver quase decidida pelo bairro Jardim Alvorada, a Escola Sagrado Coração é uma ótima escolha! 

A escola possui uma estrutura completa com parque infantil moderno, ampla biblioteca, quadra esportiva coberta, laboratório de ciências e salas de aula com conforto e desenvolvimento.

Faculdades próximas a casas para alugar em Maringá

Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Criada em 1969, a UEM é a quinta melhor universidade estadual do Paraná. Sua estrutura conta com uma biblioteca de 13.298,03 m2, o Museu Dinâmico Interdisciplinar e o Museu da Bacia do Paraná. 

Se você pensa em alugar uma casa em Maringá para estudar, na UEM são ofertados 40 cursos de graduação e 75 de pós-graduação e seu vestibular é sempre um dos mais concorridos do estado.

UniCesumar

Sediada em Maringá, a UniCesumar está entre uma das 10 maiores instituições de ensino do Brasil. Ela oferece 30 cursos de graduação, ensino presencial e à distância (EAD), e seu campus em Maringá possui mais de 100 mil metros quadrados.

E além de uma boa infraestrutura de empreendimentos, comércio, escolas e universidades, Maringá também agrada os paladares dos que residem em apartamentos ou casas na cidade, os maringaenses! 

Gastronomia Maringaense

A qualidade de vida que Maringá oferece não está apenas em infraestrutura ou natureza, mas também nas deliciosas opções gastronômicas. 

Curiosidade Maringaense 

Quer uma curiosidade sobre a gastronomia de Maringá? Aqui está: você sabia que a cidade tem um prato típico que recentemente foi aprovado pela câmara de vereadores? O “Cachorrão”, famoso cachorro-quente prensado que assim ficou conhecido na cidade. 

O prato é delicioso e agrada crianças e adultos, e também tem um ótimo preço. E para encontrar esse lanche famoso é fácil: basta andar pela cidade que você tromba em uma lanchonete, barraquinha ou trailer com a iguaria entre as opções do cardápio.

Dentro do Cachorrão, além de salsichas, podem ser acrescentados: linguiça, cebola, carne moída e tudo o que sua imaginação mandar (ou que o apetite pedir!). Mas tem um ingrediente essencial e obrigatório na receita que não pode faltar: a maionese verde.

Preços e onde encontrar 

Os preços do prato típico na cidade podem variar bastante, e você pode encontrar preços de R$ 5 a R$ 50! Ficou com água na boca para experimentar esse dogão? Uma dica Arbo: o restaurante Meu Chef pode saciar o seu desejo! 

Então, ao alugar uma casa em Maringá você precisa experimentar o Cachorrão. E outra dica também é conhecer o Festival Gastronômico de Maringá. 

Festival Gastronômico de Maringá

Desenvolvido pela Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico (SEIDE), esse festival tem diversas opções de gastronomia variada, e é um evento que desafia alguns dos restaurantes mais tradicionais da região na produção de releituras de pratos típicos do estado. 

Um dos pré-requisitos para participar do festival é usar apenas produtos regionais, e oferecer os pratos finais a um valor fixo. Alguns dos pratos apresentados (e de dar água na boca) são a Costela à Borboleta, o Croquete de Costela, a Picanha Suína com Mandioca, as Coxinhas de Costelinha Barbecue e o Kassler com Canjiquinha Cremosa ao Molho Melado da Terra!

Por isso, ao residir comprando ou alugando uma casa em Maringá, você deve (sim, é um visto obrigatório para se tornar maringaense) experimentar o Cachorrão da cidade e degustar as delícias da Feira Gastronômica do Município. 

Quer saber sobre mais lugares para comer em Maringá? Confira aqui a lista com os melhores restaurantes, bares, feiras e food trucks da cidade.

E aí, gostou deste conteúdo especial que preparamos para você? A Arbo Imóveis possui as melhores oportunidades de casas para alugar em Maringá. Acesse o Blog da Arbo e saiba tudo o que você precisa sobre Maringá e várias outras cidades do Brasil. 

Postagens relacionadas

casas-para-alugar-em-sao-jose-dos-campos

Saiba tudo ao buscar casas para alugar em São José dos Campos

Está procurando casas para alugar em São José dos Campos? Descubra as qualidades que essa cidade tem para oferecer aos moradores Está buscando casas para alugar em São José dos Campos? Primeiramente, você precisa saber que morar em uma das maiores cidades do interior de São Paulo é, sem dúvidas, desfrutar de vários benefícios. A […]

imobiliarias-em-Londrina

Saiba tudo ao buscar imobiliarias em Londrina

Está buscando por ótimas imobiliarias em Londrina? Então veja essas informações importantes sobre a cidade antes de pesquisar Encontrar o imóvel ideal nem sempre é uma tarefa fácil, mas com a ajuda de profissionais especializados na área essa situação pode mudar. As imobiliarias em Londrina, por exemplo, são ótimas para auxiliar quem busca uma nova […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *