26 de maio de 2024

Morar em Santos: saiba tudo sobre a cidade que tem um dos maiores IDHs do Brasil

morar em santos

Viver na praia é o sonho de muita gente, né? E você já pensou em morar em Santos, no litoral Paulista? Se já bateu essa vontade por aí, este post é perfeito para você!

Fundada em janeiro de 1546 pelo nobre português Brás Cubas, Santos conta hoje com uma população de aproximadamente 420 mil habitantes. Referência em viver bem, e em oferecer serviços de qualidade e boa infraestrutura aos seus moradores, a cidade praiana é realmente um sucesso para além das águas!

Não faltam motivos para que muitas pessoas da capital ou de outras regiões procurem a cidade para morar e começar um novo ciclo de vidas, perto da natureza, do mar, e de todos os benefícios que só Santos pode oferecer!

Se você pretende se mudar para essa região do litoral paulista, mas quer conhecer mais sobre as vantagens que a cidade esconde, continue a leitura e descubra tudo aqui!

imoveis sao paulo

Como é morar em Santos?

Bom, e para começar é importante reforçar uma mensagem que já está ali no título desse texto:  a cidade é uma das cinco melhores para  morar no Brasil, e é referência em qualidade de vida, segundo o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). 

Santos é famosa pelas praias e também pelo jardim ao longo da sua orla, que tem 218,8 mil metros quadrados, e é um dos maiores do mundo. Movida por um amplo comércio e serviços, o município tem no Turismo uma importante geração de receitas. Além, é claro, do Porto, o maior da América Latina, porta de entrada e saída de milhões de toneladas de produtos e mercadorias.

Veja mais neste vídeo do canal Vivendo e Aprendendo Sofia, disponível no Youtube.

Infraestrutura 

Se você for morar em Santos vai perceber que a cidade oferece uma infraestrutura completa de metrópole. Isso faz do lugar uma cidade perfeita para quem busca tranquilidade, mas que também gosta de uma vida urbana repleta de opções dos mais variados tipos.

E dá pra ver toda essa ótima estrutura em uma simples caminhada pelas ruas da cidade, que são bem asfaltadas e também contam com calçadas bem feitas, e a maioria delas com itens de acessibilidade. É preciso falar também sobre o transporte público de qualidade que a cidade oferece, e outras possibilidades que auxiliam no fácil deslocamento das pessoas que moram por lá. 

A cidade conta, por exemplo, com muitas ciclovias. São mais de 30 mil metros que ligam a orla ao centro, a divisa com São Vicente à região portuária e a Zona Leste à Zona Oeste. É natural adotar uma bicicleta se você vier morar em Santos, um meio de transporte inclusive muito recomendado já que é econômico e sustentável! 

Serviços

A grande oferta de serviços em diversos setores também é uma característica de Santos. Quem se preocupa em ter boas opções de onde comprar os itens essenciais do dia a dia, vai gostar de saber que a cidade possui muitas redes de supermercados. Entre os mais famosos da região estão o Litoral Supermercados, Supermercado Santa Terezinha e o Supermercado Jangada.

Paulista que é paulista, ama shopping, não é? E  morar em Santos é ter a facilidade de frequentar diversos shoppings como o Miramar Shopping, o Shopping Parque Balneário, o Praiamar Shopping, o Boulevard Shopping, e muitos outros. 

Muitas opções gastronômicas 

Ah! E não podemos esquecer também que a cidade é famosa por ter um leque de opções quando o assunto é gastronomia. Uma boa dica de chef é Apartamento Clandestino, uma hamburgueria que oferece diversas opções para seus clientes, desde um burger vegetariano, saladas, bagel e muito mais;outro queridinho é o Cabana Resto Bar, que além de um cardápio bem variado, também tem música ao vivo. 

Se você gosta de um ambiente mais tranquilo e aconchegante, com atendimento personalizado, cardápio diferenciado e uma carta de vinhos variada, pode optar por um jantar ou um almoço no Bistrô Calixto. O atendimento é incrível e o cardápio  tem opções que vão desde o café da manhã até o jantar. 

Tem também o Elo Gastronomia, que oferece uma explosão de sabores e um cardápio que promete surpreender sempre. A carta de vinhos é bem variada e lá é possível fazer harmonizações incríveis. O Elo conta, inclusive, com opção de menu degustação.

Morar em Santos é ter acesso a educação e saúde 

Dois pontos que também são levados em consideração antes de mudar de cidade são as  opções em saúde e educação. E nesse quesito, Santos também não deixa a desejar. 

Na área da saúde, a cidade é equipada com diversos hospitais como o Hospital Frei Galvão, Hospital Guilherme Álvaro, Hospital Casa de Saúde Santos, Hospital Ana Costa, Santos Day Hospital, Santa Casa de Santos, Hospital Beneficência Portuguesa de Santos, além de outros serviços de assistência como a Policlínica Aparecida, a UPA Central e muitos outros. 

A cidade litorânea também possui uma educação de extrema qualidade. Isso é comprovado com o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2019, em que 15 colégios de Santos ficaram entre os melhores do Brasil.  . Entre os que têm mais procura na cidade está o Colégio Jean Piaget Unidade II, o Colégio Objetivo do Litoral Centro Educacional, e o Colégio Anglo Unidade II. 

Lazer, cultura e esporte 

esportes em santos

Se você pensa em morar em Santos e gosta de arte e de boas opções de lazer, essa cidade vai te conquistar ! Para quem gosta de passeios mais culturais, Santos é um prato cheio para descobrir mais sobre momentos importantes do estado de São Paulo.

Entre alguns dos principais atrativos culturais tem : Museu do Café;  Museu de Pesca;

 Pinacoteca Benedicto Calixto; Museu do Mar; Museu Marítimo; e a Casa do Trem Bélico. Não podemos deixar de falar do Jardim da Orla de Santos, uma ótima pedida de passeio! . Ele é o maior jardim de praia do mundo, com direito a um registro no Guinness World Records.

Se você já gosta de algo mais fitness, a cidade tem uma vocação esportiva, afinal, foi  nela que se formou Pelé, o maior ídolo do futebol mundial. Por isso, em Santos tem vários centros esportivos públicos e privados para a prática das mais variadas modalidades, como natação, atletismo e futsal. Isso sem contar as práticas ao ar livre como canoagem, triátlon e surf.

E para os amantes de futebol, a cidade abriga o Museu Pelé que conta a história do craque do futebol. O local tem um acervo completo com documentos, filmes, áudios e objetos usados durante a carreira dele, como camisas e chuteiras. Além de acompanhar a história do jogador em uma linha do tempo, você também vai ver itens pessoais, como um rádio antigo em que ele ouvia os jogos com o pai.

E aí, esse post te ajudou a decidir sobre ir morar em Santos? Deixe aqui seu comentário e  compartilhe esse texto com seus amigos!

joão pedro autor
João Pedro Binatto

João Pedro Binatto é professor de língua portuguesa, redator e copywriter. É com essas experiências em redação e marketing que está há 2 anos no mercado imobiliário e, hoje, atua na área de eventos na Arbo. Tem como compromisso ajudar gestores e imobiliárias a realizarem suas rotinas ainda mais feliz e descomplicadas.

Postagens relacionadas

lojas-de-produtos-naturais-em-São-Paulo

5 opções de lojas de produtos naturais em São Paulo

Quer começar a se cuidar mais e ter uma alimentação mais saudável? Então conheça as melhores lojas de produtos naturais em São Paulo. A gente sabe que precisa manter uma alimentação saudável para garantir uma boa saúde, né? Caso tenha  dúvidas sobre onde encontrar boas opções de artigos naturais, está com sorte!  A Arbo preparou […]

baladas em curitiba

Guia das baladas mais incríveis em Curitiba

Quem gosta de viver o agito da noite, sabe que as baladas em Curitiba são muito frequentadas e cheias de atrações. Uma cidade muito famosa por seus parques, suas belas áreas verdes, e diversas atrações turísticas também não deixa a desejar quando o assunto é vida noturna! Quem gosta de viver o agito da noite, […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *