27 de abril de 2024

Não alugue uma sala comercial antes de ler este artigo

sala comercial

Com tantas ofertas de sala comercial para alugar o inquilino precisa pesquisar e visitar alguns espaços antes de tomar a decisão.

Essa tarefa pode ser  um pouco exaustiva, e muitas vezes gerar expectativas aos possíveis locadores, que nem sempre acabam sendo concretizadas,  já que não depende só do “querer” por parte de quem busca um espaço para alugar, mas existem muitos outros fatores que podem interferir neste processo, e que  tornam essa tarefa um tanto quanto desafiadora. 

Mas, para não transformar tudo isso em uma grande dor de cabeça, separamos algumas dicas e confira agora neste post informações importantes que vão te ajudar a tomar a decisão certa. Vamos lá?

O que você precisa saber antes de alugar uma sala comercial?

Antes de mais nada, é muito importante que você saiba que primeiro que  buscar uma sala comercial, é necessário que você tenha um bom planejamento de sua empresa e escolha um imóvel que atenda às suas necessidades, além de claro, encaixar no seu orçamento. 

Esse ponto é uma obrigação por parte de quem está pensando em encontrar um novo espaço para trabalhar, mas além dele, outros fatores precisam ser analisados para poder seguir com o plano de um aluguel. 

Afinal, pagar um aluguel mensal é uma tarefa que exige planejamento financeiro e também responsabilidade, especialmente se este espaço alugado vai se tornar o seu ambiente de trabalho. Por isso, esteja muito bem estruturado com isso antes de sair em busca de um lugar comercial para chamar de seu, ok?

Resolvido essa questão, agora você precisa prestar atenção para encontrar seu espaço perfeito, que não vai te gerar dor de cabeça e tornar algo bom  em um mar de conflitos. Confira! 

Fique atento a localização ao alugar uma sala comercial

localização sala comercial

A localização  é um dos principais fatores na hora de alugar o espaço. Por isso, procure levar em consideração locais que vão facilitar a sua  rotina de trabalho, e que possuem relação com o que a sua empresa se dedica. 

Por exemplo, se o seu negócio depende de público  (como lojas, mercearias, padarias, conveniências, lanchonetes) entre outros, é interessante que você escolha  um local que não seja isolado, sem muita circulação de pessoas, ou com pouco trânsito. Isso pode, a longo prazo, dificultar o acesso de clientes até ao seu estabelecimento. 

Assim também, mesmo que você não dependa diretamente do público, é válido que você fique perto do centro comercial da cidade para se beneficiar do fluxo de pessoas e dos pontos que se relacionam com seu negócio. Assim, criam-se os famosos polos comerciais, ou seja, lugares com a mesma finalidade próximos, como consultórios médicos perto de hospitais, escritórios de advocacia perto de fóruns etc. 

Pesquise um imóvel com  localização favorável tanto para você quanto para seus clientes, isso será uma vantagem para que mantenham uma relação duradoura com seu negócio. 

Veja se a sala comercial vai precisar  de adaptações e/ou ajustes 

Quando você aluga um espaço comercial, seja ele um escritório particular ou sala de atendimento, dificilmente consegue um imóvel exatamente como você gostaria. Sempre é necessário um ajuste, uma pintura, instalações elétricas ou de prateleiras, armários, cortinas, persianas, ar condicionado etc. etc. Quem já passou por isso sabe o quão trabalhoso e desgastante é esse processo, concorda?

Vale lembrar que isso consome um, dois meses ou mais, dependendo do caso, gastando sem faturar, na esperança de recuperar todo o capital investido nos próximos meses. 

Ah.. e vale lembrar que na entrega do imóvel tudo vai precisar estar novinho, pintado e conservado da mesma forma como foi recebido, igual ocorre com imóveis residenciais. Ou seja, caso você tenha investido muito dinheiro para melhorias no local para a sua realidade comercial, você não tem direito a reembolso ou desfazer o que investiu.

Por isso, analise bem cada espaço que visitar para que não seja necessário uma grande reforma antes de começar a usar efetivamente o local. Isso além de fazer você economizar com as adaptações, fará com que você coloque o negócio para funcionar mais rápido.  

Saiba se a documentação e os serviços básicos da sala comercial estão em dia 

Como o próprio nome diz, os serviços que são a base da sua estrutura diz respeito à: energia elétrica (todo escritório comercial, alugado ou próprio, precisa), água (sem isso, é impossível manter um consultório dentário, por exemplo), telefone, internet, gás (importante para alguns modelos de negócios), assim como a limpeza e manutenção do ambiente.

Além disso, também existe a parte burocrática de documentação que você precisa saber se estão regulares. Confira quais são estes documentos:

  • Habite-se: é o documento que comprova que a obra está regular perante a Prefeitura.
  • AVCB: é a sigla para Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros. É um documento que é expedido pelo corpo de bombeiros. Existe discussão de quem é a responsabilidade pela emissão do documento. Tendo em vista que o AVCB é um documento do imóvel, o locador deveria ser o responsável, mas isso pode ser resolvido através de um acordo entre as partes para definir quem vai providenciar e arcar com os custos.
  • Laudo de Vistoria Elétrica: É outro item importante para quem quer alugar um imóvel comercial. Algumas prefeituras também podem solicitar outros laudos, como o Laudo de Vistoria Elétrica.
  • Alvará de Funcionamento: Estes são itens essenciais para a obtenção do Alvará de Funcionamento. Muitas empresas funcionam sem esse alvará, porém, se tiverem atendimento ao público, isto pode ser um problema. A fiscalização é rigorosa, e caso tenha algum incidente e pessoas se machuquem em suas dependências, por exemplo, logo irá pesar o fato de que a empresa não tinha autorização de funcionamento. No momento em que são abertas, as empresas assinam um documento em que atestam que não vão operar sem ter o alvará de funcionamento.

Entenda qual é o prazo do contrato de locação da sala comercial

Mais uma questão muito importante é o período pré-fixado pela Lei do Inquilinato que rege as locações de imóveis comerciais ou residenciais. De acordo com a Lei, o período mínimo de um contrato de locação de salas comerciais é de 12 meses, ou seja, você, empresário, profissional liberal ou autônomo, deve cumprir este prazo ou assumir a multa de rescisão contratual, caso desista do imóvel antes do tempo .

Isso quer dizer que se em seis meses seu negócio não andar bem e sua empresa não conseguir arcar com seus custos mensais, incluindo a parcela de aluguel do escritório, e você pensar em rescindir o contrato, você vai precisar pagar a multa proporcional aos meses restantes até o final do contrato. Por isso, fique bem atento com isso, ok?

Gostou das dicas do Blog da Arbo sobre como alugar uma sala comercial? Então, compartilhe este post com seus amigos e familiares que também estão procurando um local para chamar de seu e colocar o trabalho em dia!

joão pedro autor
João Pedro Binatto

João Pedro Binatto é professor de língua portuguesa, redator e copywriter. É com essas experiências em redação e marketing que está há 2 anos no mercado imobiliário e, hoje, atua na área de eventos na Arbo. Tem como compromisso ajudar gestores e imobiliárias a realizarem suas rotinas ainda mais feliz e descomplicadas.

Postagens relacionadas

Como cuidar de plantas no interior de apartamentos

Como cuidar de plantas no interior de apartamentos

Se você deseja criar espécies em seu imóvel, precisa saber como cuidar de plantas. Nesse texto você encontra todas as informações para cuidar bem de cada uma das espécies Seja um apartamento pequeno ou grande sempre há a possibilidade de ter uma planta para alegrar o ambiente, desde suculentas e cactos até palmeiras e frutíferas […]

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *