13 de maio de 2022

Veja os melhores bairros de Brasília

melhores-bairros-de-brasília

Descubra os melhores bairros de Brasília para morar e encontre de uma vez por todas o lugar ideal para você! Continue a leitura

Todo mundo sabe que a localização é um ponto muito importante para observar na hora de alugar ou comprar um imóvel para morar, ainda mais em grandes centros urbanos.

Por isso, para quem quer morar na capital do país, é essencial conhecer os melhores bairros de Brasília e escolher por aquele que atenda melhor a cada necessidade, concorda?

Viver na capital brasileira pode ser desafiador, mas inclui uma série de benefícios para os moradores. Entre as muitas vantagens de viver na capital, por exemplo, você pode notar o alto nível da infraestrutura de serviços, a modernidade alinhada com a natureza, e a segurança acima da média.

Outro fator que se destaca em Brasília é o estilo de vida. Isso se deve principalmente por causa da alta renda per capita e das belas paisagens regionais.

Um pouco sobre Brasília 

Você sabe bem que a capital sempre é associada aos políticos, ao Senado e ao Palácio do Planalto, porém a história da cidade é muito importante para entender a organização e a relevância política da cidade. Construída em apenas quatro anos (1956-60), Brasília foi um projeto do presidente Juscelino Kubitschek e foi urbanizada e planejada pelos grandes arquitetos Oscar Niemeyer e Lúcio Costa.

A área que até então era praticamente inabitada, passou a ter um grande fluxo de profissionais, cerca de 60 mil pessoas, conhecidos como candangos – responsáveis por  desenvolver uma cidade preparada para receber uma nova população e crescer a partir de ruas e avenidas largas, grandes espaços arborizados e estruturas modernas – que envolvem a origem dos melhores bairros de Brasília. 

Além de ser centro político do Brasil e com importância no cenário internacional, a cidade também é um ótimo lugar para morar. Por isso, agora, vamos te mostrar quais são os melhores bairros de Brasília:

1- Asa Norte

Considerado um dos locais com mais qualidade de vida no país, a Asa Norte abre a lista dos melhores bairros de Brasília, seguindo o conceito de “cidade parque”, da forma como foi planejado. A população tem à sua volta amplas áreas verdes em meio às construções urbanas.

A Asa Norte é uma das áreas mais seguras do Distrito Federal. O policiamento é ativo e a região conta com duas delegacias de polícia, mais a delegacia da criança e do adolescente e um grupamento do corpo de bombeiros. 

O bairro ainda tem vias de acesso rápido, a mobilidade não é problema para quem anda de carro pela região. As pessoas que usam o transporte público também tem bom acesso aos serviços, pois há a Estação Central, e os ônibus públicos funcionam bem na região.

Esse é um dos melhores bairros de Brasília  para quem vai se mudar para estudar. Isso porque a principal instituição da cidade, a Universidade de Brasília, tem o seu principal campus localizado na Asa Norte. O local também abriga o Campus I do UniCEUB (Centro Universitário de Brasília) e o campus de Brasília do Instituto Federal de Brasília.

A região é repleta de espaços muito frequentados por estudantes. Em especial o famoso Quadrilátero da Bebida, um bloco comercial repleto de bares, restaurantes e lanchonetes! É um bairro tradicionalmente universitário.

Além disso, a Asa Norte é repleta de shoppings e áreas de lazer. Entre elas estão o Parque Olhos D’água e o Calçadão Asa Norte, onde se pode aproveitar a bela vista do Lago Paranoá. Além disso, o bairro se tornou sede de inúmeras empresas de tecnologia e de comunicação.

2- Guará é um dos melhores bairros de Brasília 

Se você não abre mão de morar em ruas arborizadas, sem dúvida vai adorar o Guará, que fica a 11 km da Esplanada dos Ministérios. Quem vive no local não tem do que reclamar. A região é composta por áreas exclusivas para fazer caminhadas ao ar livre, encontrar os amigos ou simplesmente organizar um piquenique em família. Um deles é o Parque Ecológico do Guará, que possui 13 hectares e uma boa infraestrutura.

O Guará também é uma ótima alternativa para os apaixonados por cultura e entretenimento. Lá, você terá fácil acesso ao Kartódromo, ao Estádio do Cave, ao Teatro de Arena e às mais diversas lojas… bastante coisa, né?

Já em relação ao mercado imobiliário, o bairro é, em sua maioria, formado por casas, condomínios e sobrados de alto padrão. Inclusive, por conta das últimas atualizações do Plano Diretor, o local está permitindo a construção de apartamentos de luxo e com até 20 andares.

Para que os seus moradores tenham o máximo de conforto e praticidade, a área ainda apresenta uma vasta opção de comércio, bancos, supermercados e escolas, e por isso não é atoa que Guará é um dos melhores bairros de Brasília, não é mesmo?

3- Setor Sudoeste

Marcado por diversas construções e lugares turísticos em Brasília, o Setor Sudoeste é margeado pelo Parque da Cidade Sarah Kubitschek. Um dos maiores parques urbanos do mundo. Ele possui quadras e pistas esportivas, lago artificial, área infantil e até mesmo um espaço de hipismo. 

Há também o Bosque do Sudoeste, onde os moradores do bairro costumam fazer atividades coletivas, como uma horta comunitária e caminhadas em grupo. O bosque ainda recebe aulas de yoga, zumba e tai chi, e nessa correria do dia a dia, todos nós precisamos desse respiro, concorda?

O norte do bairro, que é considerado um dos melhores bairros de Brasília, é definido pelo Eixo Monumental, e algumas atrações da alameda que divide a cidade ficam nessa área. Você pode conhecer o Memorial JK, por exemplo, que conta a história do presidente responsável pela construção de Brasília e a Praça do Buriti, área verde com belos jardins que abriga a sede do governo distrital.

4- Lago Norte: um dos mais tranquilos e melhores bairros em Brasília 

Essa região é ideal para morar com a família, pois, por lá existem muitas opções de imóveis com preços bem acessíveis. Além disso, se você mora sozinho ou é casado, sem filhos, também encontra opções de lofts, kitnets e apartamentos de um quarto.

A tranquilidade e as ruas arborizadas são marcas registradas. Da mesma forma, na área tem supermercados, academias, shoppings, um grande comércio e boas opções de serviços. Por ficar às margens do Lago Paranoá, o clima é uma delícia e os moradores contam com muitas opções de lazer ao ar livre. 

Ah, e vale dizer que a gastronomia do local também é bem forte, com opções como Coco Bambu Iguatemi Brasília, Restaurante Lá Em casa, e Bistrô di Enzzo, além de diversos fast foods. 

5- Águas Claras

Agora, se você quer de fato morar perto da natureza e ter muita qualidade de vida, Águas Claras deve ser sua escolha. Ele é um dos melhores bairros de Brasília, assim como um dos mais novos, e conta com gastronomia, cultura, lazer e boa relação custo-benefício nos imóveis.

Entre seus diferenciais está a presença de estações de metrô, altos prédios e o Parque Ecológico de Águas Claras. Nesse local, você encontrará dois lagos artificiais, fauna e flora, com direito a tucanos e pomar. 

Na parte do comércio, os moradores também têm diversas opções, pois o bairro abriga o Águas Claras Shopping, o DF Plaza Shopping, bem como diversos supermercados, farmácias, academias, e muito mais!


E aí, gostou de conhecer um pouco sobre os melhores bairros de Brasília? Não deixei de ver outros conteúdos que a Arbo preparou sobre a cidade, como o que fazer em Brasília!

Receba nossos novos conteúdos por e-mail!


Cadastre-se na newsletter semanal do Blog da Arbo, com tudo que você quer saber sobre imóveis. É grátis!

Postagens relacionadas

barzinho-em-Santo-André

Qual o melhor barzinho em Santo André? Veja a lista!

Santo André é uma cidade incrível do Estado de São Paulo e possui diversas opções de barzinhos para você apreciar uma cerveja gelada e ainda comer bem. Confira! Santo André é um município que faz parte da Região do Grande ABC Paulista, por isso possui uma boa infraestrutura e qualidade de vida. Um dos pontos […]

Saiba tudo ao buscar casas para alugar em Guarulhos

Saiba o principal antes de fechar o contrato do seu novo lar        Você pode até achar que é simples, mas alugar um imóvel requer atenção a muitos detalhes. Se você está em busca de casas para alugar em Guarulhos, então preste atenção neste post e anote todas as dicas para não perder nenhum detalhe antes […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *