25 de abril de 2024

Conheça os bairros seguros de Maringá

Conheça os bairros seguros de Maringá

Antes de escolher seu imóvel em uma das cidades mais arborizadas do Paraná, confira a lista dos bairros seguros de Maringá.

Localizada no norte do Paraná, Maringá é a terceira maior do estado e se destaca pela qualidade de vida oferecida aos moradores. Segundo estimativas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a população do município é de aproximadamente 430 mil pessoas, o que a torna a sétima cidade mais populosa de toda a região Sul do Brasil. Conheça um pouco sobre os bairros seguros de Maringá.

A cidade do interior é considerada uma das mais limpas e arborizadas não somente do estado, como também de todo o País. Com tantas vantagens, Maringá atrai inúmeros turistas e moradores ao longo de todo o ano. Por isso, antes de escolher seu imóvel nesta bela cidade, é preciso conhecer os bairros seguros de Maringá.

bairros-seguros-de-maringá
Maringá é uma cidade que tem se desenvolvido muito nos últimos anos, chamando a atenção de novos moradores todos os anos

Planejada e de urbanização recente, a cidade é um dos poucos municípios do Brasil que consegue conciliar o crescimento econômico e demográfico com a preservação ambiental. Ao mesmo tempo em que possui largas avenidas e prédios modernos, possui ampla área verde, como o Parque dos Pioneiros, o Parque do Ingá e o Horto Florestal.

Se você escolheu essa belíssima e arborizada cidade para ser seu lar, confira nossa lista sobre os bairros seguros de Maringá antes de comprar ou locar o seu futuro lar neste novo município. 

Os bairros seguros de Maringá

De maneira geral, Maringá oferece excelentes condições de vida a seus moradores, já que apresenta baixas taxas de criminalidade em toda sua extensão.

Segundo o Atlas da Violência de 2019, produzido pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública com dados da Sesp (Secretaria de Estado de Segurança Pública) e do SIM (Sistema de Informação sobre Mortalidade), Maringá foi uma das 11 cidades do Paraná a registrar índice de homicídios abaixo da média.

Mesmo assim, alguns locais se destacam como bairros seguros de Maringá. Confira a lista abaixo:

bairros-seguros-de-maringá
Um dos pontos turísticos de Maringá é sua catedral Catedral Metropolitana Basílica Menor Nossa Senhora da Glória

Bairros seguros de Maringá: Zona 2

Conhecida por ser um espaço destinado, principalmente, às residências, a Zona 2 é dos bairros seguros de Maringá. Esse, que é um dos locais mais antigos e tradicionais do município, possui outras vantagens além da segurança.

Paulo Germano, geógrafo e doutor pela UEM (Universidade Estadual de Maringá), aponta que a Zona 2, assim como a Vila Operária, também conhecida como Zona 1, praticamente não apresenta o fenômeno da ilha de calor. Isso significa que, especialmente no verão, os moradores não têm de lidar com altíssimas temperaturas e com a sensação de ar seco.

A Zona 2, que é um dos bairros seguros de Maringá, oferece comodidade e bem-estar sem abrir mão da infraestrutura. Totalmente arborizado, o local está localizado na região central do município, o que oferece aos moradores fácil e rápido acesso aos principais pontos da cidade.

Um dos bairros seguros de Maringá abriga o principal ponto turístico

Além de ser seguro, a Zona 2 abriga o principal ponto turístico de Maringá: a Catedral Metropolitana Basílica Menor Nossa Senhora da Glória. Localizada na avenida Tiradentes, a igreja é o verdadeiro cartão postal da cidade. O monumento, que é símbolo da arquitetura moderna e arrojada do município, foi construído entre 1959 e 1972 e tem 114 metros de altura.

A Zona 2, devido à ótima localização, aos baixos índices de criminalidade e à proximidade com cartões postais do município, é um dos bairros seguros de Maringá que deve entrar na sua lista.

Bairros seguros de Maringá: Zona 4

Também localizada na região central do município, a Zona 4 é um dos principais bairros seguros da cidade e, por isso, é uma das nossas indicações para você que quer escolher seu imóvel em Maringá. Além de toda a infraestrutura, que engloba arborização e excelente localização, o bairro é conhecido por suas inúmeras opções de lazer.

bairros-seguros-de-maringá
Uma pequena corrente de água se forma dentro do Bosque II em Maringá

Você pode não saber, mas a Zona 4 abriga uma verdadeira floresta urbana com cachoeira no centro de Maringá. Popularmente conhecido como Bosque II, o Parque Florestal dos Pioneiros é considerado área de preservação ambiental e, por isso, está fechado para visitação há mais de 10 anos.

Apesar da impossibilidade de adentrar o parque, moradores e turistas podem observar a beleza natural do espaço do lado de fora. Isso porque, no entorno do Bosque 2, foram construídos 3,3 quilômetros de pista de caminhada, totalmente iluminados. Como está localizada em um bairro seguro de Maringá, a área pode ser visitada tanto durante o dia quanto à noite.

A vida noturna em um dos bairros seguros de Maringá

bairros-seguros-de-maringá
Maringá possui ótimas opções de vida noturna em vários de seus bairros, diversão não falta!

Além de ser uma excelente opção para os amantes da natureza e também dos esportes, a Zona 4 oferece ótimas opções para quem não abre mão da vida noturna animada. Os principais bares, baladas e casas noturnas do município estão localizados no bairro, tais como: Casa da Vó, O Butiquim, NOAH e o pub irlandês Flannigan’s.

Vila Cleópatra

A Vila Cleópatra é um dos bairros mais buscados para residir em Maringá. Isso porque o local está ao lado de pontos turísticos do município, como o Parque do Ingá e o Bosque 2. 

A região inclui famosos estabelecimentos comerciais, como o Supermercado Cidade Canção, e está próximo do Nacional Supermercado. Contudo, o bairro engloba excelentes instituições de ensino, como o Colégio São Francisco Xavier e a Fainsep (Faculdade Instituto Superior de Educação do Paraná). 

O bairro abrange vias essenciais para se deslocar em Maringá, como as avenidas Presidente Juscelino Kubitscheck de Oliveira e a Cerro Azul. A Vila Cleópatra também disponibiliza muitas linhas de ônibus, que dão fácil acesso a todos os cantos do município. 

Residir na Vila Cleópatra é, com certeza, poder desfrutar de vários benefícios. O bairro dispõe de outros pontos importantes, como os excelentes restaurantes e bares. Por esses e outros motivos que o bairro é ótimo para morar com a família e para se entreter com os amigos.

Bairros seguros de Maringá: Zona 5

Também localizado na região central do município paranaense, a Zona 5, além de ser um bairro seguro de Maringá, é um dos mais tradicionais e importantes para a história da cidade. Conhecida como Maringá Velho, a região possui relevância social, história e cultural, já que foi a partir dela que todo o município começou a crescer e a se desenvolver.

Conheça os bairros seguros de Maringá
A Capela Santa Cruz é um símbolo e está localizada em um dos melhores bairros de Maringá

A história da Zona 5 começa em 1942, quando pioneiros se mudaram para o local para ficar mais próximos das fazendas em que trabalhavam. Após fixar residência na área, o até então pequeno povoado decidiu construir a Capela Santa Cruz, a primeira de Maringá. Atualmente, o templo religioso é um dos principais símbolos da Zona 5 e foi tombado como Patrimônio Histórico Municipal.

Hoje, o bairro, além dos mais seguros de Maringá, é considerado uma área nobre, e abriga algumas das famílias mais tradicionais do município. Os principais imóveis da cidade, bem como os mais bonitos e conceituados, estão localizados na Zona 5.

Além de configurar como um bairro seguro de Maringá, a Zona 5 abriga alguns dos principais pontos históricos, naturais e culturais do município. Para os apaixonados por cultura, a indicação de passeio é o Teatro Calil Haddad, o maior de todo o norte do Paraná. Com capacidade para mais de 750 pessoas, recebe inúmeros espetáculos nacionais e internacionais ao longo do ano.

Conheça os bairros seguros de Maringá
Se você quer dar uma clareada no pensamento e ter momentos de lazer, o Horto Florestal de Maringá é uma ótima opção!

A área é, também, uma excelente opção para moradores que não abrem mão do contato com a natureza. O Horto Florestal Dr. Luiz Teixeira Mendes é considerado reserva florestal da cidade e abriga 118 espécies de plantas nativas da Mata Atlântica, 77 espécies de aves, 12 espécies de répteis e 7 espécies de anfíbios. Assim como o Bosque II, o Horto Florestal está fechado para visitação, com o objetivo de preservar as espécies da flora e da fauna.

Conheça os bairros seguros de Maringá
O Bosque das Grevíleas também é um ótimo lugar para fazer caminhadas e apreciar a natureza

Além disso, a Zona 5, que é um bairro seguro de Maringá, abriga o singular Bosque Anníbal Bianchini da Rocha, popularmente conhecido como Bosque das Grevíleas. A área, que constitui um dos principais pontos turísticos do município, ganhou este apelido por possuir apenas árvores da espécie grevílea em seu interior. Além de extensa área verde, que pode ser utilizada para o lazer, o bosque conta com espaços dedicados à prática de exercícios físicos, como pista de caminhada, ciclovia e área de ginástica.

Conheça os bairros seguros de Maringá
Maringá é uma cidade incrível que tem ótimos bairros para você viver!

Conheça a cidade

A cidade do interior paranaense é conhecida estadual e nacionalmente por proporcionar qualidade de vida a seus moradores.

Para isso, critérios como arborização, educação, custo de vida e, também, segurança, são levados em conta. Para se ter ideia do reconhecimento de Maringá, um ranking de 2015 da revista Exame apontou Maringá como a 8ª melhor cidade do Brasil para famílias criarem seus filhos.

Alguns dos bairros seguros de Maringá foram apresentados neste texto, mas, antes de arrumar as malas e partir para a cidade paranaense, deixamos a dica de de você ir até a cidade e conhecer as melhores áreas pessoalmente!

O que você achou dos bairros que apresentamos? Se você já conhece a cidade e tem alguma sugestão para acrescentar, nos conte nos comentários. E, se você ainda tem alguma dúvida sobre os bairros seguros de Maringá, acesse o blog da Arbo Imóveis e confira mais informações.

autor danilo brandão
Danilo Brandão

Danilo Brandão é jornalista com mais de 5 anos de experiência em produção de conteúdo para o mercado imobiliário. É redator, revisor e editor do Blog da Arbo, além de ser responsável por outras frentes dentro da empresa.

Postagens relacionadas

escolas-em-Santo-André

As 6 melhores escolas de Santo André

Além de  ótima para morar e com diversos atrativos, Santo André possui as melhores escolas. Confira! A cidade de Santo André está entre as melhores do país para criar filhos e morar com a família. Um desses motivos é a quantidade e qualidade das escolas em Santo André. Se você acabou de se mudar com […]

4 melhores opções de lazer no interior do Paraná

4 melhores opções de lazer no interior do Paraná

Está pensando em visitar o Paraná, mas não sabe o que fazer por lá? Saiba que o estado tem muitas possibilidades! Se você ainda não conhece o interior do Paraná, não sabe o que está perdendo! Apesar de Curitiba ser a cidade turística mais conhecida do estado, o interior também oferece uma variedade incrível de […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *