12 de maio de 2022

Conheça as 5 melhores cidades do Brasil para morar

melhores-cidades-para-morar-no-brasil

Está a procura de um lugar para ter mais qualidade de vida? Descubra as melhores cidades do Brasil para morar e comece seus planos de mudança!

Quando você pensa em uma boa cidade para  viver, o que vem à mente? Preferências como praia e montanhas? Ou o que fica mais evidente mesmo é a boa infraestrutura da região, com segurança, rede de educação e saúde de qualidade? E o que mais  faz parte para o local estar entre as melhores cidades do Brasil para viver?  

Mudar para uma nova cidade pode ser algo bem decisivo para muitas pessoas, pois mudanças sempre estão ligadas a novos desafios, com novos ares, novas pessoas, lugares diferentes. E para ajudar você a encontrar um “lugar ao sol” que esteja alinhado ao que você busca, vamos mostrar neste post, quais são as melhores cidades do Brasil para morar e viver muito feliz! 

Veja algumas dicas para quem está em processo de mudança no canal Jessica Leal, disponível no Youtube.

Pesquisar sobre cada lugar com cuidado é um dos ingredientes para uma mudança bem sucedida. E com as novas tecnologias, você pode não só ter acesso a informações reais sobre estados, municípios e regiões metropolitanas das cidades brasileiras, como também  buscar, visitar  de forma virtual e alugar imóveis em muitos desses locais. 

Quais são as melhores cidades do Brasil ?

  1. Maringá
  2. Jundiaí
  3. São José do Rio Preto
  4. Piracicaba
  5. São José dos Campos

Como escolher a cidade ideal?

Antes de fazer as malas e partir para uma nova vida em uma cidade diferente, é importante que você conheça um pouco sobre o que esse destino te reserva, e o que ele pode te oferecer nos mais diversos  setores. Se você tem filhos pequenos e prioriza saúde e educação, por exemplo, esse é o ponto que precisa ser avaliado com calma antes de tomar a decisão. 

Agora, se para você um ótimo lugar para viver é um município que oferece um amplo mercado de trabalho, é esse o quesito que você deve levar em consideração na hora  de bater o martelo e fazer a grande escolha.

Por isso, agora você precisa conhecer o ranking IDGM (Índice dos Desafios da Gestão Municipal) com as melhores cidades do Brasil, realizado pela consultoria Macroplan. Esse levantamento foi feito com base em quatro elementos: educação, segurança, saúde e saneamento/sustentabilidade. Confira abaixo!

1- Maringá está entre as melhores cidades do Brasil para viver

Conhecida por suas oportunidades e pela qualidade de vida proporcionada, Maringá, no Paraná, se destaca com o 1ª lugar  entre as melhores cidades do Brasil avaliadas em 2021. 

Mesmo em meio ao período mais desafiador da história da cidade, com os desafios da pandemia do coronavírus , o município continua em evolução,  ganhando destaque em diversos indicadores. Veja os melhores bairros de Maringá para morar.

 Você sabia que, por ser uma das poucas cidades planejadas do país, e possuir uma reserva de Mata Atlântica dentro da área urbana, essa cidade que pode ser o seu novo lar em breve tem um dos maiores índices de metros quadrados de área verde por habitante?  Com 26 metros para cada um? Incrível né?

melhores-cidades-para-morar-no-brasil
Maringá é uma ótima cidade para se viver com qualidade de vida!

E se você está indo para Maringá em busca de emprego, temos uma notícia muito boa! Desde junho de 2020, enquanto boa parte do país sofria com a suspensão da atividade econômica, o município vem registrando altas mensais e consecutivas na criação de empregos, e por isso também está em primeiro lugar entre as melhores cidades do Brasil.

A cidade começou o ano de 2021 com quase 900 novos postos de trabalho. Da mesma forma, o salário médio, de cerca de 3.000 reais, também continuou estável. Então, se a sua expectativa é viver em um lugar com oportunidades no mercado de trabalho, você está na direção certa, pois em Maringá, as pessoas prezam pela qualidade de vida e existe uma ótima oferta de empregos!

2- Jundiaí 

Jundiaí é a segunda entre as melhores cidades do Brasil em qualidade de vida, de acordo com dados do IDGM. Localizada no estado de São Paulo, ela atrai cada vez mais moradores. Alguns para cidades próximas, como Campinas, mas para buscar um local mais tranquilo sem deixar de lado a praticidade e a fácil locomoção para outras regiões. 

Jundiaí também é destaque pelo seu saneamento, sua educação e também pelo baixo índice de mortalidade infantil. Além disso, na pesquisa outros diferenciais da cidade ainda são elencados, como  o salário médio maior do que em outras cidades do país, a atração de negócios – empresas e profissionais , além de ter fechado 2020 com um número de vagas de emprego positivo na indústria.

Empresas de grande porte, como o grupo tecnológico Foxconn, também estão em Jundiaí. Logo, o setor de tecnologia apresenta bons resultados na cidade, e oferece boas oportunidades para quem deseja trabalhar na área.

melhores-cidades-para-morar-no-brasil
Jundiaí é uma das cidades brasileiras ótimas para morar

Outro ponto que torna Jundiaí um bom lugar para morar é o custo de vida, que é  mais acessível em comparação com outras regiões de São Paulo, ou seja, tem bons preços e uma boa localização. Uma combinação perfeita! 

3- São José do Rio Preto

Já ouviu falar em São José do Rio Preto? Essa cidade que se destaca em educação, qualidade de vida, oferta de emprego e renda, fica no interior de São Paulo e é terceira no ranking entre as melhores cidades do Brasil!

Conheça mais sobre a cidade neste vídeo do canal Cidades & CIA, disponível no Youtube.

Diversas características fazem de São José do Rio Preto uma referência. Uma entre as mais importantes é o trabalho na área de educação, porque a cidade é bem atendida por escolas públicas e particulares.

As muitas faculdades e universidades que nela estão  confirmam toda a sua capacidade de pólo difusor de conhecimentos.

Para você  ter uma ideia, os números alcançados pelo município nas últimas edições do Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (Ideb) foram decisivos na avaliação. Essa pesquisa mede o fluxo escolar e a média de desempenho dos alunos, em relação aos anos iniciais do ensino fundamental. 

O município não só bateu a meta do Ministério da Educação, como pontuou acima da média nacional. Hoje, 98% das crianças e adolescentes que vivem lá já sabem ler e escrever. Então, se a sua mudança tem relação com educação, especialmente de crianças e adolescentes, São José do Rio Preto é o lugar ideal! 

3- Piracicaba

Piracicaba é a 4ª melhor cidade no ranking do IDGM, e teve sua melhor posição em Educação com a 1ª colocação. Com cerca de 400 mil habitantes, a cidade que fica no estado de São Paulo manteve, durante a pandemia, altos índices de educação, infraestrutura e investimento industrial, além de ter ótimas opções de lazer e sustentabilidade.

Quem já vive em Piracicaba sabe que morar na cidade é um privilégio. Além das ótimas oportunidades de emprego e de crescimento profissional em várias áreas, o município tem também um dos maiores Índices de Desenvolvimento Humano Municipal (IDGM) em segurança.

melhores-cidades-para-morar-no-brasil
Piracicaba é uma ótima escolha se você quer morar em uma cidade tranquila

Ah, e antes que a gente esqueça, Piracicaba também está entre as melhores cidades do Brasil em termos de abastecimento de água, atendimento e tratamento de esgoto, e saneamento, com 100% da população atendida. São os melhores índices do país, o que garante uma infraestrutura invejável em serviços essenciais. 

4- São José dos Campos

Agora chegou a vez do quinto município do ranking entre as melhores cidades do Brasil, que é São José dos Campos . Na última década, a cidade, que também fica no estado de SP  e que pertence à região do Vale do Paraíba, ganhou 13 posições no índice de Saneamento Sustentabilidade e 3 posições em Educação.

Nessa área, o município está entre as 3 melhores do Brasil com base em excelentes índices, que medem o desenvolvimento da educação básica na rede municipal, e de crianças matriculadas na pré-escola bem como o atendimento das crianças de 0 a 3 anos em creches.

São José dos Campos é uma cidade bem grande, com mais de 700.000 habitantes, e segundo o censo do IBGE de 2018 é a sexta mais populosa do estado e a 26° de todo o país Esse número é bem mais impressionante ao considerar apenas os municípios do interior, dos quais é o segundo maior, perdendo apenas para Campinas.

Agora que você já conhece algumas das melhores cidades do Brasil ficou fácil decidir para onde ir? Continue navegando em nosso blog da Arbo e veja mais conteúdos sobre as principais regiões do país! 

Receba nossos novos conteúdos por e-mail!


Cadastre-se na newsletter semanal do Blog da Arbo, com tudo que você quer saber sobre imóveis. É grátis!

Postagens relacionadas

bairros-mais-seguros-de-londrina

Os bairros mais seguros de Londrina

Confira uma lista com os bairros mais seguros para morar em Londrina! Escolher o local ideal para morar é uma decisão muito importante. Muitos pontos envolvem essa escolha, como localização, infraestrutura, a existência centros comerciais e, principalmente, a segurança. Segurança também é uma variável muito importante, por isso decidimos fazer esse conteúdo sobre os bairros […]

Melhores bares de Porto Alegre

Se você gosta de curtir uma boa balada e beber uma cerveja bem gelada, precisa conhecer os melhores bares de Porto Alegre. Que Porto Alegre tem pontos turísticos maravilhosos ninguém duvida, né? Mas depois de passear bastante durante o dia, a Arbo quer te convidar pra conhecer a vida noturna da cidade, e conferir alguns […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *