19 de abril de 2024

As melhores escolas de SP que você deve conhecer

melhores-escolas-de-sao-paulo

Essa é uma decisão que deve receber muita atenção e dedicação, a Arbo vai ajudar você a escolher entre as melhores escolas de SP.

Você está se mudando para São Paulo e está à procura de uma escola para seu(s) filho(s)? Essa é uma decisão que deve receber muita atenção e dedicação, pois ela está diretamente ligada ao desenvolvimento da criança ou adolescente, e vai impactar diretamente e no futuro da vida dele (a). Sabendo da importância disso, nós da Arbo vamos ajudar você a saber quais são e a escolher entre as melhores escolas de SP.

Escola pequena ou um grande colégio?

melhoras-escolas-de-sp

Uma das dúvidas mais comuns na hora de decidir o melhor ensino é sobre escolher entre uma escola pequena ou um grande colégio, que tenha um bom preparativo para vestibulares e faculdades. 

Qual será o melhor método de ensino para o meu filho? Será que ele(a) vai se adaptar? São perguntas comuns que você deve levar em conta e que podem ser a chave e ajudar você a decidir entre as melhores escolas da cidade.

Você deve lembrar que para a escolha da melhor escola, deve ser com base no seu filho. Vamos explicar: existem muitas questões que podem fazer de uma escola boa ou não, mas a decisão, de fato, deve ser baseada no perfil ideal para o seu filho, mesmo que às vezes fuja um pouco dos melhores rankings

Pontos importantes antes de escolher

Quantos alunos na sala de aula? 

Esse fator geralmente varia muito pela idade das crianças. É comum, na Educação Infantil, por exemplo, que seja até cinco alunos por sala. Se for mais que isso, o ideal é que tenha um auxiliar junto. Já no Ensino Médio, existem turmas que vão até 50 alunos por sala.

Então, de acordo com a idade da criança, você precisa primeiro refletir sobre o que é melhor e mais adequado. Especialistas pontuam que a grande quantidade de alunos dentro de uma sala pode afetar a atenção e, como consequência, o processo de aprendizado.

Escola reconhecida ou acolhedora? 

Na maioria, o reconhecimento das melhores escolas da cidade está ligado à números e ao topo em aprovações em exames e vestibulares conhecidos nacionalmente e muito concorridos, como o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e vestibulares estaduais. 

melhores-escolas-de-sp

Mas para além disso, para idades menores, onde as crianças estão começando a idade escolar, existem também as escolas pequenas que são mais acolhedoras e que têm como proposta transmitir um clima familiar.  

Uma criança pequena precisa desenvolver o seu lado emocional, e para isso precisa de afeto e atenção. Portanto, o acolhimento dentro de uma escola é muito importante, pois é uma transição de processos, no qual a criança está desenvolvendo o lado social, transitando entre ficar em casa e em um ambiente desconhecido.

Se a educação já se enquadrar no Ensino Fundamental II em diante, o ideal é que essa relação passe do acolhimento para uma autonomia do aluno. Por isso, além de estar na lista das melhores escolas de São Paulo, a instituição também precisa ter olhares pedagógicos como esse.  

Material escolar 

As melhores escolas de SP que você deve conhecer

É importante saber qual o material que a escola trabalha: apostilas ou livros didáticos?

Quando for conhecer a escola, veja o material didático e analise se é adequado para o seu filho.

Além do sistema de ensino ser bom ou renomado, é sempre importante checar qual a melhor opção para o pequeno. Normalmente as melhores escolas da cidade possuem materiais confiáveis.

A formação dos profissionais

As melhores escolas de SP provavelmente possuem esse tipo de regra, mas é sempre bom prestar atenção. 

Para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental I, os professores precisam ser pedagogos, ou seja, ter formação em pedagogia. A regra não se estende para os auxiliares, que podem estar no processo de formação pedagógica.

melhores-escolas-de-sp

Já para o ensino Fundamental II e em diante, o professor, o ideal é que o professor tenha formação específica no curso de acordo com as disciplinas que vai lecionar. É sempre importante saber sobre essa formação, assim como do corpo que faz a estrutura do colégio, como coordenador pedagógico e do diretor da escola.

Outro ponto importante a reparar nas melhores escolas da cidade é saber se os profissionais continuam se profissionalizando, uma formação contínua. Os professores precisam sempre procurar estar atualizados: a ciência avança rápido, e o perfil estudantil também muda. 

Estrutura física

A estrutura física precisa atender de forma confortável e segura os profissionais e os alunos. As melhores escolas de SP devem possuir uma boa estrutura para desempenhar seu papel fundamental.

É importante enfatizar que, ao fazer visita na escola, verificar além dos espaços de sala de aula e pátio. Veja também a higiene do refeitório e dos banheiros, por exemplo. Pois são ambientes que precisam de cuidados diários por causa do grande fluxo de alunos.

Distância da escola até a sua casa

Esse item é tão importante para você quanto para o seu filho. Muito tempo de trajeto em vans, carros ou ônibus até a escola podem impactar na qualidade de aprendizado. 

Às vezes nos esquecemos deste ponto de vista, mas se a escola for muito longe de casa, isso pode afetar o desempenho da criança.

Preço

Outra tentação é escolher entre as melhores escolas da cidade com base no valor da mensalidade. Saiba que nem sempre o que é melhor é mais caro, ou o que é mais barato é o pior. Considere a qualidade do ensino, os professores e a estrutura do local, para avaliar se o preço está de acordo com as possibilidades financeiras da família. Para saber o custo de vida de São Paulo, clique aqui.

É necessário considerar a importância do ensino no futuro da criança – é um investimento para toda a vida – mas também é adequado levar em conta o equilíbrio financeiro entre encontrar a melhor escola e o que é acessível nas suas condições.

Portanto, para escolher uma boa escola, pense em primeiro lugar na personalidade da criança, e depois nos outros pontos que também devem ser levados em conta.

Agora que vimos as principais questões antes de começar a pesquisar sobre as melhores escolas de SP, vamos conhecer um pouco mais sobre as instituições.

Veja a lista que separamos para você com as 10 melhores escolas de SP 

  1. Instituto de Educação José de Paiva Netto
  2. Colégio Santa Cruz
  3. Escola Futuro Brilhante
  4. Escola Técnica Walter Belian
  5. Colégio São Luís

1. Instituto de Educação José de Paiva Netto

Localizado no Bairro Bom Retiro da cidade São Paulo, o Instituto e Educação José de Paiva Netto possui uma grande estrutura com quadra esportiva coberta, laboratório de ciência, laboratório de informática, pátio coberto, refeitório, biblioteca, quadra esportiva, área verde, sala de professores e internet.

Conta com uma metodologia própria de ensino que visa aliar os ensinamentos intelectuais aos da vivência e sentimentos, de acordo com as necessidades básicas, anseios e idade dos estudantes.

Compreende o Ensino Fundamental e o Médio, além do Programa Educação para Jovens e Adultos (EJA).

2. Colégio Santa Cruz

Esse colégio está localizado no bairro Alto de Pinheiros e é uma das melhores instituições de SP por contar com uma extensa infraestrutura educacional, abundante área verde e muita segurança. O Colégio Santa Cruz oferece uma formação humanista e multidimensional para desenvolver o aluno como um todo.

Foi fundado em 1952 por padres canadenses e dispõe do projeto humanista com os seguintes pilares: domínio crítico do conhecimento, produção criativa e multicultural, consciência política e ação social.

3. Escola Futuro Brilhante

A Escola Futuro Brilhante está entre as melhores escolas de SP que atende a Educação Infantil – de 0 a 5 anos. Com salas de aula temáticas, cozinha, refeitório, videoteca, parque coberto, tanque de areia, área de balanços, brinquedoteca, piscina de bolinhas, parque aberto, sala de TV, lactário, entre outros, sua estrutura é bem completa para atender da melhor forma os pequenos.

Possui diversas atividades extracurriculares como balé, capoeira, inglês e natação, além de atender em horários diferenciados (das 6h00 às 20h00). E você também pode optar por períodos entre manhã, tarde, semi-integral e integral, tudo para facilitar a vida dos pais.

4. Escola Técnica Walter Belian

Esta escola fica no bairro Cambuci e está entre as melhores escolas da cidade por apresentar e ser reconhecida por um desempenho superior no Enem 2019 em relação às demais escolas e ao Brasil. A média geral da Escola Técnica Walter Belian foi de 653.2, enquanto que da cidade de SP foi de 630.2 e do Brasil, 608.3. Veja outras informações no site www.melhorescola.com.br.

A escola oferece uma boa estrutura com laboratório de informática, sala de leitura, auditório, pátio coberto, laboratório de ciência e internet.

5. Colégio São Luís

Localizado no bairro Cerqueira César, o Colégio São Luís é uma das melhores escolas de SP pela sua bagagem e conhecimento ao longo da história. Foi fundado em 1867 na cidade Itu (interior de São Paulo) e depois transferido para a capital em 1918, sendo uma das primeiras escolas a se fixar em território nacional.

A escola é muito bem avaliada pelos pais, professores e alunos por conta da qualidade de ensino que a escola oferece.

Diferenciais para se levar em conta na hora de escolher

Como já mencionamos brevemente algumas características das escolas citadas, é importante levar em conta esses diferenciais pois eles agregam mais valor à instituição.

Tempo de experiência, boa estrutura, boas notas no Enem, boa reputação, praticidade e flexibilidade com horários são alguns aspectos significativos que acrescentam méritos para o aluno também, pois estarão presentes em seu currículo.

Por que optar entre uma das melhores escolas de SP 

O estudo do seu filho é um investimento que servirá para toda a vida. Por isso, escolher entre uma das melhores instituições da cidade onde mora é uma forma de garantir que esse investimento seja bem aproveitado.

Receber um bom desenvolvimento pessoal, a chance de uma carreira promissora no futuro, com a oportunidade de fazer parte de uma boa instituição de ensino superior são algumas das vantagens que uma boa formação de escola básica pode proporcionar. E você pode encontrar esses benefícios nas melhores escolas de SP.

Portanto, opte por uma escola apropriada e que se encaixe nos seus requisitos e necessidades, mas que seja, com prioridade, no seu filho.

E aí, gostou das dicas sobre as melhores escolas de São Paulo? Confira nosso artigo completo no Blog da Arbo sobre tudo os melhores bairros de São Paulo!

Você também pode acessar a Central de Ajuda da Arbo que conta com diversos conteúdos sobre dúvidas cotidianas.

E, por fim, entre no Site da Arbo se você está procurando a casa dos seus sonhos. A plataforma conta mapas e filtros de busca especializados que podem ajudar a você encontrar os melhores imóveis disponíveis.

autor danilo brandão
Danilo Brandão

Danilo Brandão é jornalista com mais de 5 anos de experiência em produção de conteúdo para o mercado imobiliário. É redator, revisor e editor do Blog da Arbo, além de ser responsável por outras frentes dentro da empresa.

Postagens relacionadas

Pontos-turísticos-do-Rio-de-Janeiro

Conheça os pontos turísticos do Rio de Janeiro

Os pontos turísticos do Rio de Janeiro são bem variados. As opções incluem passeios naturais, roteiros culturais e também gastronômicos! Se você ainda não conhece o Rio de Janeiro, não sabe o que está perdendo! A cidade maravilhosa é um dos destinos mais procurados por brasileiros e estrangeiros para turismo, e não é à toa. […]

imóveis nos bairros de jundiaí

Conheça os melhores bairros de Jundiaí

Se você deseja morar em uma cidade no interior de São Paulo, deve conhecer os melhores bairros de Jundiaí, uma das principais cidades do estado O interior de São Paulo tem atraído cada vez mais moradores que buscam cidades mais tranquilas e longe da agitação de grandes capitais. Se esse é o seu caso, é […]

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *