28 de março de 2024

As melhores faculdades em Guarulhos

faculdades-em-guarulhos

Conheça quais são as melhores opções de ensino superior de qualidade na cidade paulistana

A segunda maior cidade do estado de São Paulo oferece boas opções de moradia, lazer, entretenimento, gastronomia, turismo e claro, também de escolas e faculdades. Se você está de malas prontas para a cidade, e busca alguma graduação ou pós-graduação, precisa conferir as melhores faculdades em Guarulhos!

Com aproximadamente 1.392.121 de habitantes (IBGE 2020), Guarulhos é uma das principais áreas urbano-industrial de São Paulo. Ou seja, a cidade é um polo referência em indústria, comércio e serviços, com diversas empresas em inúmeros ramos gerando emprego para seus moradores.

Aliás. você sabe a origem do nome da cidade? O nome de Guarulhos surgiu de uma denominação dos indígenas que moravam no local. A aldeia se chamava Conceição dos Guarulhos, que faz referência à Nossa Senhora da Conceição. Então, somente em 1906, que Guarulhos recebeu a denominação de município.

A cidade apresenta um clima tropical aos seus moradores. A temperatura média de Guarulhos, durante o ano, varia entre 17 e 21 graus célsius. No inverno, pode ocorrer no município, episódios de geada, mas o clima por muitas situações são sempre agradáveis.

Guarulhos possui uma boa infraestrutura em seus bairros residenciais. De acordo com a Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo, em uma pesquisa divulgada, a taxa de criminalidade da cidade está diminuindo com o passar dos anos. Segundo os dados, desde 1999 a taxa de homicídios caiu mais de 70%. Você sabia?

Outro ponto interessante é que a cidade possui proximidade com áreas verde e isso pode influenciar a qualidade de vida dos moradores. Então, ao pesquisar por casas para alugar em Guarulhos, veja os bairros com mais natureza. No final das contas todos precisam ter um tempo de lazer para ficar longe da rotina estressante.

Por que escolher faculdades em Guarulhos?

Devido a esse grande destaque no setor industrial, por ser sede de empresas como Riachuelo, C&C, Ponto Frio e Dia, de transporte e armazenamento, assim como no setor comercial, com uma grande quantidade de shoppings, escolher estudar em uma faculdade em Guarulhos pode proporcionar uma boa experiência antes mesmo de ingressar no mercado de trabalho de fato, seja através de um estágio ou como trainee.

Presencial ou Ead

Existem aproximadamente 20 faculdades em Guarulhos, em modo presencial ou ensino a distância (EaD), com certeza existe alguma ideal para você! Além dessas áreas já citadas, outras que podemos destacar para escolher entre as faculdades em Guarulhos são: construção civil, educação, administração, tecnologia e alimentação.

Atualmente, o mercado de trabalho está cada vez mais concorrido. Por isso, é cada vez mais essencial possuir um diploma de ensino superior, ou até mesmo de especialização. Assim, se você reside em Guarulhos ou na Região Metropolitana de São Paulo, vale a pena investir em uma instituição de ensino que seja próxima, e que facilite o acesso e o processo do estudo.

Confira abaixo a lista que preparamos com as melhores faculdades em Guarulhos, e seus principais diferenciais.  

Conheça as melhores faculdades em Guarulhos

Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP

melhores-faculdades-em-guarulhos

A UNIFESP é uma instituição de ensino superior pública do governo federal. É considerada uma das melhores faculdades em Guarulhos e no Brasil todo. Sua sede principal é em São Paulo.

Graduação e pós-graduação 

A universidade oferece cursos de graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado) nas áreas de ciências humanas, exatas e biológicas. Muito conhecida na área de saúde, essa faculdade tem mais de 13 mil alunos matriculados, e mais de 1.500 docentes entre os 50 cursos de graduação.

Existem atualmente 33 unidades da UNIFESP no Estado de São Paulo. Por ser uma universidade bem reconhecida mundialmente devido a boa qualificação de seus professores, ao ensino e às políticas de assistência estudantil, é uma das universidades mais concorridas do país.

GSA Ensino

A GSA Ensino de Educação à Distância Superior é uma instituição superior privada, que comporta 18 cursos de graduação e 93 cursos de pós-graduação. Sua sede principal fica em Goiânia-GO mas possui polos em todo o Brasil. Está entre as melhores faculdades em Guarulhos devido aos mais de 50 anos de experiência.

Uninove – Universidade Nove de Julho

melhores-faculdades-em-guarulhos

A Uninove é uma das maiores instituições privadas de ensino superior e pesquisa do Brasil. Com cinco unidades só na capital São Paulo e mais de 50 polos de educação a distância em todo o país, é uma das mais conceituadas faculdades em Guarulhos em razão do seu destaque na quantidade de alunos, que são mais de 150 mil, distribuídos em mais de 90 cursos de graduação, formação específica e tecnologia, 100 cursos de especialização e MBA (Master of Busines Administration) e 21 cursos de Mestrado e Doutorado.

É uma das maiores faculdades em Guarulhos no formato EaD e está localizada na Vila das Palmeiras na cidade paulistana.

UniCesumar – Centro Universitário de Maringá

Outro grande destaque dentre as faculdades em Guarulhos é a UniCesumar. Apesar de ser originalmente fundada em 1990 em Maringá, no Paraná, a UniCesumar oferece cursos de graduação, pós-graduação, mestrado e extensão em todas as áreas e em todo o país, graças à modalidade a distância. Possui nota máxima (nota 5) no Conceito Institucional (CI) do MEC (Ministério da Educação) com seus mais de 250.00 alunos e 1.150 docentes nas suas 705 unidades espalhadas pelo Brasil.

Faculdade Anhanguera – Guarulhos

faculdades-em-guarulhos

A Anhanguera possui nota 3 no MEC e oferece mais de 1300 cursos nas modalidades disponíveis. Com oito unidades na cidade de Guarulhos, com certeza você encontrará um curso desta universidade que se identifique. Há diversas opções dentre cursos tecnólogos, em bacharelado ou em licenciatura.

Faculdade de Tecnologia de Guarulhos (Fatec)

Se você busca um curso técnico de boa qualidade, precisa conhecer a Fatec! Ao alinhar o ensino técnico aperfeiçoado a projetos de extensão e serviços à comunidade, a Fatec é uma das excelentes faculdades em Guarulhos na qualidade de ensino.

Atualmente possui cinco cursos na unidade de Guarulhos: Comércio Exterior, Gestão da Produção Industrial, Logística, Logística Aeroportuária e Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Sua unidade se localiza no bairro Parque Cecap na cidade. 

UNG – Universidade Guarulhos

Se você busca uma universidade que preza por valores importantes para seus alunos como responsabilidade moral e social, você deve conhecer a UNG. Essa universidade faz parte do Grupo Ser Educacional e é uma das boas e conceituadas faculdades em Guarulhos na questão da realização pessoal do estudante.

Com 72 cursos entre graduação, pós-graduação e técnico nas modalidades presencial, a distância e semipresencial, o grande destaque desta universidade são as ações e serviços educacionais da instituição que promovem qualidade de vida, inclusão social e respeito para com a comunidade externa. Além da valorização da cultura e do meio ambiente.

ENIAC – Centro Universitário de Excelência

universidade-sp

Fundado em 1985, o Eniac é um centro universitário que engloba colégio, técnico, graduação e pós-graduação. Está na nossa lista de melhores faculdades em Guarulhos por apresentar uma ótima qualidade de ensino.

Se você tem espírito empreendedor ou ao menos tem interesse em empreender, essa pode ser a sua instituição de ensino. O Eniac promove um excelente incentivo para que o aluno desenvolva suas capacidades para realizar pesquisas aplicadas, promover inovações tecnológicas e difundir tecnologias. Ou seja, o foco é fazer atividades práticas.

O que define as melhores faculdades em Guarulhos?

Reconhecimento e nota do MEC

Você sabe qual a importância do reconhecimento do MEC para as faculdades? 

O Ministério da Educação (MEC) é o órgão responsável por autorizar ou não um curso universitário no Brasil. O que quer dizer que, sem o seu reconhecimento, um curso não pode ser classificado como válido, seja ele de graduação, pós-graduação, ou tecnólogo.

Além do reconhecimento, a nota do MEC também conta muito e é o que avalia se uma universidade é boa ou não. As melhores faculdades em Guarulhos, assim como no restante do Brasil possuem uma boa avaliação do MEC.

Fatores de uma boa universidade 

Outros fatores que você, ao pesquisar por uma instituição, deve levar em conta são: infraestrutura, bons docentes, boas metodologias, quantidade de acervo em biblioteca, se possui apoio ou ligação com outras instituições como o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), a CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de pessoal de Nível Superior), entre outros.

Mas, independentemente de todas as formalidades e conceitos mais burocráticos, a melhor instituição para você é a que você vai se sentir melhor e que poderá lhe proporcionar um futuro promissor. Seja num curso tecnólogo, bacharelado, em modalidade presencial ou a distância, cada pessoa se encaixa melhor em um formato de estudo.

Desse modo, escolher entre as melhores faculdades em Guarulhos pode ser uma boa forma de traçar uma carreira que mais irá agradar e trazer sucesso para você.

O que você achou deste conteúdo?

E aí, o que achou do post? Confira mais sobre a cidade de Guarulhos e outros assuntos importantes sobre a cidade no Blog da Arbo.

 Quer conhecer ótimas opções de imóveis em Guarulhos? Acesse o Portal da Arbo. Lá você pode fazer as buscas por mapas especializados, para saber a região perfeita em que você quer alugar ou comprar um imóvel.

Não deixe de acessar a Central de Ajuda da Arbo. Nela você encontra as principais dúvidas sobre o mercado imobiliário. Acesse!

autor danilo brandão
Danilo Brandão

Danilo Brandão é jornalista com mais de 5 anos de experiência em produção de conteúdo para o mercado imobiliário. É redator, revisor e editor do Blog da Arbo, além de ser responsável por outras frentes dentro da empresa.

Postagens relacionadas

melhores-cinemas-de-São-Paulo

Conheça os melhores cinemas de São Paulo

Os fãs da sétima arte têm à sua disposição várias opções nos cinemas de São Paulo. Há programações para todos os gostos. Se você gosta de cinema, deve ter ficado chateado durante a pandemia, não é mesmo? Afinal, por questões de segurança, a maior parte dos cinemas do país teve que interromper temporariamente a exibição […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *