27 de abril de 2024

Os 7 melhores parques em Sorocaba 2022

Os 7 melhores parques em Sorocaba 2022

Que tal conhecer os principais parques em Sorocaba para se divertir com a família e também com os amigos? Confira a lista completa

Os parques em Sorocaba são sinônimo de qualidade de vida. O motivo é que os ambientes oferecem diversos benefícios aos moradores, como a possibilidade de praticar esportes em meio à natureza ou de passar um tempo agradável com a família. Por essas e outras razões você precisa conhecer as áreas verdes do município. 

Sorocaba possui 687.357 habitantes e está localizada no interior de São Paulo. A cidade é considerada um polo industrial muito influente para o Brasil. Em 2020, o local era o nono município mais populoso do estado, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). 

Morar na região é, com certeza, desfrutar de muitas vantagens. Sorocaba é responsável por estabelecer excelentes instituições de ensino, como escolas e faculdades.  Isso sem falar na ótima gastronomia que os bares do município oferecem.  

Antes de conhecer os principais parques de Sorocaba, saiba quais são os principais pontos turísticos do município. A região apresenta muitos passeios divertidos para realizar com a família e com os amigos. Por isso, preste a atenção nos lugares sugeridos a seguir.

Os lugares mais legais para visitar em Sorocaba

Clube de Campo Sorocaba

O Clube de Campo Sorocaba oferece atividades de lazer e esportivas para toda a família. O local pretende fortalecer a experiência do visitante e disponibiliza uma área para aproveitar os bons momentos junto de pessoas especiais. 

O ponto turístico dispõe de uma estrutura diversificada dos outors centros de entretenimento da região. O complexo apresenta dois campos de futebol, nove quadras de tênis e de squash, um campo society e uma piscina semi-olímpica.

O Clube de Campo Sorocaba disponibiliza um parque aquático, que possui uma piscina que produz ondas artificiais. O local inclui uma estrutura para quem curte fazer exercícios físicos e dispõe de um departamento social que promove eventos agradáveis para os visitantes.

Ficou interessado? O Clube de Campo Sorocaba está situado na avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, número 1.761, no bairro Alto da Boa Vista.

Palácio dos Tropeiros

O Palácio dos Tropeiros iniciou suas atividades em 15 de junho de 1981 e, hoje em dia, é sede do Poder Executivo de Sorocaba. O ponto turístico começou a ser edificado em 1978, no decorrer da gestão do prefeito José Theodoro Mendes. O local abrange uma área de 146 mil m² de extensão.

O nome do ponto turístico foi decidido em homenagem ao momento histórico do Tropeirismo, visto que é um importante local histórico e turístico da cidade. O Palácio dos Tropeiros é de autoria do arquiteto paulistano Luiz Arthur Guimarães Navarrete e foi motivado em uma parábola de ritmo crescente que representa o crescimento futuro de Sorocaba.

O local foi construído em concreto e possui seis andares. Os quatro primeiros andares do ponto turístico são voltados para as secretarias municipais. O quinto andar apresenta um mirante, aberto aos moradores, e no sexto andar está estabelecido o gabinete do Prefeito.

Quer saber como é o ponto turístico pessoalmente? O Palácio dos Tropeiros está situado na avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, número 3.041, no bairro Alto da Boa Vista. 

No entanto, se você busca por entretenimento, vai gostar de saber que Sorocaba apresenta diversas opções para se divertir. Entre os pontos turísticos da cidade, os parques são muito escolhidos por quem deseja se distrair das pendências da rotina. Por esses e outros motivos que você precisa conferir quais são os melhores espaços verdes do município. 

Os 5 principais parques da cidade

Não é à toa que Sorocaba é vista como uma excelente cidade para se morar. Em 2020, o município conquistou a certificação no programa Município VerdeAzul, que analisa a eficiência da administração ambiental das cidades paulistas. 

Essa pesquisa faz a região ser exemplo para outras cidades brasileiras. Então, se você não conhece as várias alternativas de áreas verdes na cidade, fique atento às dicas a seguir. 

Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros

O Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros, ou simplesmente o Zoológico de Sorocaba, foi inaugurado em 1916. Em 1993, o local foi escolhido como símbolo da cidade por meio de uma votação popular. Atualmente, o ponto turístico é considerado um dos zoológicos mais completos da América Latina.

O parque tem como propósito oferecer um importante contato com a natureza, além de diversos programas educativos sobre meio ambiente e a colaboração com pesquisas da área. Com base nesses aspectos, o zoológico promove conhecimentos sobre o comportamento, a reprodução e a fisiologia dos animais.  

O ponto forte do Zoológico de Sorocaba são os animais da fauna nacional, principalmente os que estão ameaçados de extinção. O ambiente possui cerca de 128 mil m² de extensão territorial, sendo que 17 mil m² são ocupados pelo lago. Isso sem falar que são mais de 38 mil m² cobertos por uma mata secundária, no qual residem vários animais.

Por isso, leve as crianças para conhecer as 71 espécies de animais abrigados pelo Zoológico de Sorocaba. O parque está localizado na rua Teodoro Kaisel, número 883, no bairro Vila Hortência. 

Jardim Botânico Irmãos Villas Bôas

O Jardim Botânico Irmãos Villas Bôas iniciou suas atividades em março de 2014 e é um dos parques mais visitados em Sorocaba. O ponto turístico foi planejado para ser um espaço de conservação da biodiversidade e para efetuar um desenvolvimento sustentável municipal. 

A estrutura do parque possui um palacete de cristal que contém coleções de plantas e exposições. Além disso, há um jardim sensorial de plantas medicinais e um orquidário, que foi construído com tijolos de demolição, ferragens reaproveitadas e bambu.

O ponto turístico apresenta um ambiente para estudos científicos, de modo especial para a identificação de espécies vegetais e para o conhecimento bibliográfico. O parque possui entrada gratuita. 

O destaque do Jardim Botânico Irmãos Villas Bôas é o mirante. Esse local é ideal para apreciar o meio ambiente da cidade. Isso porque o espaço possui uma vista privilegiada de Sorocaba e de outros pontos turísticos da região, como o Morro de Araçoiaba e a Serra de São Francisco.

O Jardim Botânico de Sorocaba está localizado na rua Miguel Montoro Lozano, número 340, no bairro Jardim Iguatemi. 

Parque do Paço Municipal

O Parque do Paço Municipal foi inaugurado em 2007 e é, atualmente, um dos lugares de entretenimento mais buscados pelos moradores da cidade. O ambiente é escolhido por muitas famílias para se divertir e para ter um dia agradável. 

A estrutura do parque possui uma pista de caminhada, uma ciclovia, equipamentos de academia e um playground para as crianças. Isso sem falar que o local também inclui o Palácio dos Tropeiros, um dos principais pontos turísticos de Sorocaba.

Além disso, o parque possui um lago que surgiu a partir de uma nascente de água e, assim, mantém a umidade e a temperatura do local. O local abriga alguns animais, como marrecos, patos e cisnes. O espaço é ideal para passear com a família e para tirar lindas fotos.

O Parque do Paço Municipal está localizado na avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, número 3.041, no bairro Alto da Boa Vista.  

Parque Natural Chico Mendes

O Parque Natural Chico Mendes iniciou suas atividades em dezembro de 1977 e apresenta um espaço verde com cobertura vegetal de eucaliptos. O local é destinado a quem deseja praticar esportes e, por isso, possui uma pista de caminhada que contém um quilômetro de extensão e dois quilômetros de trilhas dentro da reserva ambiental.

Os visitantes do parque podem entrar em contato com a natureza e apreciar os vários animais que moram no ambiente. Além disso, o local disponibiliza um espaço com churrasqueiras e com playground para as crianças se divertirem. 

O parque, que abriga a vegetação da Mata Atlântica, dispõe de um viveiro de mudas para a produção de espécies nativas, frutíferas e exóticas. Segundo a Prefeitura de Sorocaba, a área do viveiro possui quase quatro mil m² de extensão. Isso sem falar na capacidade de armazenamento de mudas, sendo que 27 mil estão em saquinhos e 21 mil estão em tubetes.

A entrada do Parque Natural Chico Mendes é gratuita. O ambiente está localizado na avenida Três de Março, número 1.025, no bairro Alto da Boa Vista.

O que achou dos parques em Sorocaba?

Agora que você já sabe quais são as melhores opções de parques em Sorocaba, comente qual foi o local que mais te interessou e os que você já conhecia. Não deixe de descobrir também os principais bairros para morar no município. 

Aliás, se você é novo em Sorocaba, veja como pedir a segunda via das contas de energia, de água e a do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). Caso pretenda morar na região, não deixe de saber tudo antes de procurar casas para alugar no município.

Você também pode acessar a nossa Central de Ajuda que está repleta de diversas questões do dia a dia.

Aproveite para conferir os melhores empreendimentos de Sorocaba no site da Arbo e visite o Blog da Arbo para ver outros ótimos conteúdos sobre a cidade.

autor danilo brandão
Danilo Brandão

Danilo Brandão é jornalista com mais de 5 anos de experiência em produção de conteúdo para o mercado imobiliário. É redator, revisor e editor do Blog da Arbo, além de ser responsável por outras frentes dentro da empresa.

Postagens relacionadas

os-melhores-bairros-de-balneario-camboriu

Os melhores bairros de Balneário Camboriú 2022

Pensando em se mudar para a Dubai brasileira? Então chegou a hora de conhecer os melhores bairros de Balneário Camboriú!  Antes de se mudar para uma nova cidade, é preciso conhecer o máximo possível sobre o destino: o custo de vida, os pontos turísticos mais conhecidos e, principalmente, quais são os melhores bairros de Balneário […]

O que saber antes de buscar imobiliaria Ipiranga SP

O que saber antes de buscar imobiliaria Ipiranga SP

Vai se mudar para a capital paulista e está em busca de uma excelente imobiliaria Ipiranga SP? Então está na hora de conhecer a cidade e o bairro Se você deseja se mudar para São Paulo, deve estar preparado para uma vida agitada. Isso porque a cidade é tida como o maior e o principal […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *