26 de abril de 2024

O que você precisa saber para morar no Itaim Bibi

itaim bibi são paulo

Morar no Itaim Bibi significa aproveitar todos os benefícios de um dos melhores bairros de São Paulo. Saiba tudo sobre ele no Blog da Arbo.

O Itaim Bibi é um dos bairros nobres mais conhecidos de São Paulo. Localizado na Zona Oeste da capital paulista, ele faz parte da região administrada pela subprefeitura de Pinheiros. O bairro se desenvolveu onde antes havia uma propriedade de 120 alqueires, adquirida por José Vieira Couto de Magalhães, em 1896.

Hoje o bairro é vizinho de outras localidades importantes e de alto padrão, como Jardins e Morumbi, além de ser a sede de escritórios de grandes empresas, como Google e Facebook. Não por acaso, ele é classificado pelo Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI) como “Zona Valor A”. 

Que tal conhecer melhor tudo que esse bairro oferece? Neste post do blog da Arbo, você confere:

Curiosidades sobre a história do Itaim Bibi

Após a morte de Bento Ribeiro dos Santos Camargo, em 1898, a chamada Chácara do Itahy foi herdada pelo filho dele, José Couto de Magalhães. Este, por sua vez, a vendeu em 1907 para seu tio, Leopoldo Couto de Magalhães, por 30 contos de réis. 

Anos depois, a chácara foi herdada por Leopoldo Couto Magalhães Júnior, conhecido como Bibi. Ele foi o proprietário de um dos primeiros carros a circular pela região e morou ali até meados da década de 20. Foi o filho de Bibi, Arnaldo Couto de Magalhães, quem fez o loteamento da chácara, dividindo-a em sítios de um hectare. 

Os compradores dessas terras eram, principalmente, italianos que vinham de bairros como o Bixiga. Suas atividades comerciais eram relacionadas à produção e venda de verduras e legumes. 

O bairro foi crescendo e se desenvolveu até a década de 1950 com a ocupação das áreas próximas ao Rio Pinheiros. Como já existia um bairro chamado Itaim Paulista, a localidade era chamada de “terrenos do Bibi”. O nome atual foi adotado oficialmente anos depois.

Localização privilegiada

Com mais de 93 mil habitantes, o Itaim Bibi se destaca por estar próximo de vias importantes da capital paulista, como as avenidas Nove de Julho, Faria Lima e Cidade Jardim. Os moradores também têm acesso facilitado à Marginal Pinheiros e à Avenida das Nações Unidas.

Tudo isso dá aos moradores uma condição privilegiada em termos de mobilidade urbana. O bairro é atendido por 92 linhas de ônibus e tem duas estações de trem próximas, Cidade Jardim e Vila Olímpia, ambas pertencentes à linha 9 Esmeralda da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

Quem vive no Itaim Bibi também aproveita uma ampla rede de ciclovias, que facilita o deslocamento e proporciona segurança a quem prefere ir de bicicleta ao trabalho. 

Essas características fizeram com que o perfil do bairro mudasse bastante ao longo das décadas. O que antes era um bairro habitado por pequenos comerciantes, hoje abriga um dos grandes centros financeiros e econômicos do país e chama a atenção de executivos interessados em ter o trabalho e o lazer bem próximos. 

Comércio e serviços no Itaim Bibi

A área comercial é outro dos pontos fortes mais marcantes do Itaim Bibi. O Shopping Iguatemi é o mais antigo da América Latina e foi fundado em 1966, na Avenida Brigadeiro Faria Lima. O Shopping JK Iguatemi, embora mais próximo da Vila Olímpia, é outra boa alternativa para os moradores.

Em relação ao comércio de rua, o destaque fica para a Rua João Cachoeira, como lojas populares para dar um alívio no bolso.

Quanto aos supermercados, há opções de grandes redes, como Carrefour e Extra. Além deles, ainda há o mercado Eataly, na Avenida Juscelino Kubitschek, com três pisos repletos com o melhor da culinária italiana. Outro estabelecimento muito conhecido é a padaria Saint Germain, na rua Manuel Guedes.

Bares e restaurantes

Além disso, o Itaim Bibi tem nada menos que 58 restaurantes. Isso significa que não faltam opções para agradar qualquer paladar. Entre os mais badalados, temos Cantaloup, Side, Nino Cucina e La Tambouille, todos recomendados pela revista Veja São Paulo.

A culinária asiática se destaca no Osaka e no Tian, enquanto os sabores da cozinha francesa tem um espaço sofisticado no L’Amitié.

Esportes e lazer no Itaim Bibi

Quem quer uma vida saudável e bons lugares para passear com a família estará muito bem servido ao morar no Itaim Bibi. Já mencionamos os vários quilômetros de ciclovias distribuídos pelo bairro, mas há muito mais que isso.

O Parque do Povo, inaugurado em 2008, é o lugar perfeito para bons momentos ao ar livre. Ele tem pistas para caminhada e corrida, áreas para quem anda de skate, dois tabuleiros de xadrez gigante e o chamado Jardim Sensitivo, em que os visitantes desfrutam do aroma de plantas como alcachofra, hortelã e pimenta-de-cheiro.

Bem avaliado pelos moradores, o local é reconhecido por ser bem conservado, ter uma boa estrutura de banheiros e bebedouros, e facilidade para estacionar o carro.

Já o Esporte Clube Pinheiros é uma das instituições mais antigas e tradicionais da capital paulista. Sua área de 170 mil metros quadrados tem locais de treino para modalidades como ginástica olímpica, pólo aquático, handebol e esgrima. 

Quem gosta de academias tem opções como Bio Ritmo, Bodytech e Fit2You. 

O que você precisa saber para morar no Itaim Bibi

Cultura e entretenimento

Morar no Itaim Bibi é vantagem para quem gosta de cultura. Entre os principais destaques, temos o Museu da Casa Brasileira, especializado em design e arquitetura. Localizado em uma antiga mansão da década de 1940, ele é cercado por um jardim com mais de 6 mil metros quadrados. O acervo conta com exemplares de mobiliários utilizados desde o século XVII. O local também recebe palestras, cursos, debates e oficinas.

Os fãs de teatro podem ir ao Teatro Espaço Promon. Já a Casa do Saber oferece cursos livres sobre filosofia, economia, religião e cinema. E por falar na sétima arte, uma ótima opção para ver os grandes lançamentos é o Kinoplex, no Brascan Open Mall.

Os melhores imóveis no Itaim Bibi

Se você quer morar no Itaim Bibi, vai encontrar mais de 900 opções para comprar e alugar no Portal Arbo Imóveis. E o melhor: você pode fazer todo o negócio online, da proposta à assinatura do contrato, sem enrolação. Use nossos filtros de busca e a navegação por mapa para achar o lugar ideal e aproveite tudo que esse bairro tem a oferecer. 

autor danilo brandão
Danilo Brandão

Danilo Brandão é jornalista com mais de 5 anos de experiência em produção de conteúdo para o mercado imobiliário. É redator, revisor e editor do Blog da Arbo, além de ser responsável por outras frentes dentro da empresa.

Postagens relacionadas

Bairros mais seguros de Porto Alegre para morar

4 bairros mais seguros de Porto Alegre para morar!

Está de mudança para a capital do RS, mas ainda não conhece a cidade? Então, conheça os bairros mais seguros de Porto Alegre para morar! É sempre importante pensar na praticidade, na segurança e no conforto que as regiões da cidade têm a oferecer. Mais do que um apartamento ou uma casa dos sonhos, é […]

baladas em curitiba

Guia das baladas mais incríveis em Curitiba

Quem gosta de viver o agito da noite, sabe que as baladas em Curitiba são muito frequentadas e cheias de atrações. Uma cidade muito famosa por seus parques, suas belas áreas verdes, e diversas atrações turísticas também não deixa a desejar quando o assunto é vida noturna! Quem gosta de viver o agito da noite, […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *