29 de novembro de 2021

Os melhores pontos turísticos em Curitiba

pontos-turisticos-em-curitiba

Está de mudança para a capital paranaense? Então você precisa conhecer os melhores pontos turísticos de Curitiba!

Curitiba é uma cidade cheia de encantos que atrai, todos os anos, milhares de turistas. É comum ouvir que quem visita a cidade uma vez fica apaixonado por ela e quer voltar. Afinal, são inúmeras opções de pontos turísticos em Curitiba: você nunca vai ficar entediado! 

Para você se tornar um autêntico curitibano, vamos listar os principais pontos turísticos da capital para você poder aproveitar ao máximo tudo o que a cidade tem a oferecer. Neste artigo você vai ver:

Mercado Municipal de Curitiba

pontos-turisticos-em-curitiba

Nossa primeira dica é começar o dia logo cedo, tomando um delicioso e inesquecível café da manhã no Mercado Municipal. Com uma ampla variedade de alimentos frescos e orgânicos, o local encanta os turistas com diversos restaurantes, bares e quitandas que vão deixar seu começo de dia bem mais especial.

Sobre o Mercado Municipal 

Fundado no dia dois de agosto de 1959, o mercadão, símbolo para os curitibanos, é o mais tradicional endereço para fazer as famosas compras em Curitiba. Além dessa vantagem, a praça de alimentação, com restaurantes étnicos, é o ponto de encontro de curitibanos de todas as idades.

E, se você pensa que só de alimentos vive o Mercadão, está enganado: ele também tem inúmeras opções de lojas de vestuário e eletrônicos, sendo um lugar completo e que vale a pena visitar! Assim, o Mercadão acaba se tornando uma experiência de muito mais abrangente e marcante para os turistas.

Serra do Mar: um dos mais lindos pontos turísticos em Curitiba

pontos-turisticos-em-curitiba

A Serra do Mar, conjunto montanhoso que separa Curitiba do litoral Paranaense, compõe um cenário fantástico e praticamente intocado pelo homem. Ela é o cenário de diversas fotografias de turistas que todo ano captam os melhores ângulos da serra.

Passeio mata adentro 

É possível fazer um passeio de trem que vai mata adentro, revelando todos os encantos que esse belo ponto turístico em Curitiba tem a oferecer. São quase 70 quilômetros de viagem, que é feita em três horas e meia a uma velocidade de 30 quilômetros por hora, em média. Apreciar a vista com calma e conhecer toda a Mata Atlântica que existe no local é uma experiência única! 

Além da viagem, o visitante ainda tem a oportunidade de conhecer a história da construção da ferrovia. É um passeio incrível que vai te deixar impactado com toda a beleza natural que Curitiba tem.

Teatro Ópera de Arame

O Teatro Ópera de Arame é mais dos fabulosos pontos turísticos de Curitiba. Inaugurado em 1992, ele é um dos mais lindos cartões postais do município. Com autoria do arquiteto paranaense Domingues Bogestabs, ele tem capacidade para 1.572 visitantes e está entre os pontos mais visitados da cidade.

Estrutura inovadora 

O edifício é transparente e possui uma estrutura inovadora, feita com tubos de aço e vidro, integrando a obra perfeitamente à bela natureza em seu entorno. Isso ajuda a trazer o lado de fora para dentro da sala, oferecendo uma experiência única aos visitantes.

Construído em 75 dias 

Uma informação que geralmente choca as pessoas é que todo o local foi construído em apenas 75 dias. Trata-se de um espaço de quatro mil metros quadrados situado onde era uma pedreira. O Teatro Ópera de Arame está localizado no bairro Abranches e vale a pena conhecer esse lindo ponto turístico de Curitiba.

Parque Barigui

Logo ao chegar no Parque Barigui o visitante se depara com um imenso lago de 400 mil metros quadrados. Formado por três bosques, a área, além de uma excelente opção de lazer, serve como refúgio para animais como capivaras, garças brancas, tico-ticos, preás e até mesmo cágados.

Ou seja, esse é outro ponto turístico em que você poderá fazer belas imagens para guardar de recordação! Por esse e outros motivos que vamos te mostrar, você não pode deixar de visitar o parque.

Maior área de preservação da capital 

O Parque Barigui é considerado a maior área de preservação natural da capital paranaense. Além da beleza evidente, a extensa área verde ajuda a regular a qualidade do ar da região e seu lago ainda diminui o risco de enchentes.

O local, possui uma área total de 1,4 milhões de metros quadrados e oferece aos visitantes diversas opções de lazer e esportes para toda a família. O Parque Barigui está localizado no bairro Bigorrilho: conheça e se encante!

Pontos turísticos em Curitiba que contam a história da cidade: Centro Histórico

Fazer uma caminhada pelo Centro Histórico de Curitiba é se deparar com a história da cidade em cada detalhe. De acordo com historiadores, o Largo da Ordem é um dos principais locais dessa jornada em busca das memórias do município, pois é o ponto onde indicam ter começado a cidade.

Igreja da Ordem 

Os prédios históricos marcaram a construção de Curitiba e, um dos mais importante é a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco de Chagas, ou, Igreja da Ordem, como chamam os moradores. Fundada em 1737 ela é o mais antigo templo religioso do município. Ela ainda abriga um importante museu, o Museu da Arte Sacra, com diversas obras históricas.

Igreja de Nossa Senhora do Rosário de São Benedito

Outra importante construção no Centro Histórico, localizada na Praça Garibaldi, é a Igreja de Nossa Senhora do Rosário de São Benedito. Ela é foi a primeira igreja construída por e para os escravos, também inaugurada em 1937.

Todos os domingos acontece no Largo da Ordem uma feira especializada em gastronomia e antiguidades. São deliciosos quitutes e iguarias que precisam ser conhecidos por todos que passa por Curitiba.

Museu Oscar Niemeyer (MON): o ponto turístico curitibano que é o maior museu de arte da América Latina

O Museu Oscar Niemeyer possui um importante acervo, com cerca de sete mil obras nacionais e internacionais, e é um dos mais importantes pontos turísticos de Curitiba.  Considerado o maior museu de arte da América Latina, o MON possui uma área total de 35 mil metros quadrados e, destas, 17 mil são apenas destinadas para a área de exposições.

Museu do Olho 

Inaugurado em 2002, o prédio também é conhecido como Museu do Olho, pois seu formato lembra um olho humano. O prédio foi projetado pelo arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer em 1967.

Artes visuais, arquitetura e design

O foco do museu são as artes visuais, a arquitetura e o design. Entre os grandes nomes no acervo, podemos destacar Di Cavalcanti, Helena Wong, Tarsila do Amaral, Cândido Portinari e o próprio Oscar Niemeyer.

É possível ainda ao visitante fazer uma visita virtual para conhecer de perto todas as obras, sem sair de cada. Basta acessar o site do museu!

Jardim Botânico: um dos mais conhecidos pontos turísticos em Curitiba

O principal cartão postal da cidade

O Jardim Botânico de Curitiba é o principal cartão postal da cidade. Localizado no bairro que recebe o mesmo nome, o Jardim Botânico foi inaugurado em 1991 e possui uma área total de 278 mil metros quadrados e 40% dessa área é formada por um bosque de preservação permanente.

Sua estufa é o principal atrativo. Feita toda em ferro e vidro, seu interior abriga centenas de espécies nativas da Floresta Atlântica do Brasil.  O projeto é da estufa é do arquiteto Abrão Assad, que também teve participação em obras importantes como a Ópera de Arame.

Jardim Francês

Se você busca um ponto turístico em Curitiba para tirar muitas fotos, um dos locais mais fotogênicos da cidade é o Jardim Francês, localizado bem em frente da estufa. O verde de seus arbustos e o desenho simétrico do jardim tornam-se um tapete, que dão às boas-vindas aos visitantes do Jardim Botânico de Curitiba.

O Jardim Francês ainda oferece um espetáculo à parte: um belo corredor de cerejeiras japonesas que atraem todos os olhares quando elas estão na estação de floração. E uma curiosidade que nem mesmo todos os curitibanos sabem: o Jardim Francês, feito em formato geométrico, foi projetado para lembrar a bandeira da cidade. Você sabia?

Esse importante ponto turístico de Curitiba ainda oferece aos visitantes diversas pistas de caminhada e lagos, que vão proporcionar uma experiência deslumbrante.

Gostou do conteúdo?

Anotou todas as nossas dicas? Então não deixe de visitar todos esses pontos turísticos de Curitiba. Para conhecer outras opções do que fazer em Curitiba, leia nosso artigo aqui.

Deixe nos comentários o que você achou deste conteúdo e não esqueça de comentar sobre qual o ponto turístico que você mais gostou de conhecer em Curitiba!

E lembre-se, se está pensando em se mudar para a capital paranaense, acesse o site da Arbo Imóveis e encontre o imóvel ideal nos melhores e mais seguros bairros de Curitiba, e para conhecer tudo o que precisa antes de escolher o seu apartamento na cidade leia nosso artigo completo aqui.

Postagens relacionadas

bairros-mais-seguros-de-londrina

Os bairros mais seguros de Londrina

Confira uma lista com os bairros mais seguros para morar em Londrina! Escolher o local ideal para morar é uma decisão muito importante. Muitos pontos envolvem essa escolha, como localização, infraestrutura, a existência centros comerciais e, principalmente, a segurança. Segurança também é uma variável muito importante, por isso decidimos fazer esse conteúdo sobre os bairros […]

gleba-palhano

Gleba Palhano: como é morar neste bairro?

A Gleba Palhano é um bairro procurado por muitos londrinenses quando o assunto é morar com qualidade de vida. Leia o texto para saber mais! A Gleba Palhano é um bairro localizado na zona sul de Londrina, próxima ao centro da cidade. Ela é considerada uma das regiões mais valorizadas do município, que possui aproximadamente […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *