27 de fevereiro de 2024

Aumento da Selic: e agora, “Nicolau”?

Aumento da Selic: e agora, "Nicolau"?

Juros baixos, melhor época pra investir em imóveis, taxa Selic caindo. De repente, aumento da Selic pra 2,75%. Como assim?

“E agora, quem poderá nos defender?”. Eis a importância de lermos o corpo das informações, antes de infartar com os títulos.

De fato a taxa aumentou, como nada é para sempre, ainda que não estejamos próximo de uma normalidade, baseado em um mundo que já vivemos antes.

E os imóveis? Ainda compensa investir mesmo com um aumento da Selic?

Com certeza é a resposta, sem titubear.

Estamos passando por mais um momento de altos e baixos no Brasil e no mundo todo, mas o tijolo ainda assim é o bem que mais tem valor.

Falemos de bolsa de valores, melhores ações, até mesmo os papéis de FII (Fundos de Investimento Imobiliário), mas nada se compara ao valor que tem um bem real, um bem concreto como um imóvel.

O mercado está movimentado, sim, vejam quantas construções em andamento, vejam quantos empregos estão sendo gerados e tudo isso tem um custo para a população compradora, investidora e, também, para o país.

Se colocarmos na ponta do lápis, o boom nas construções civis, a inflação, o aumento da procura por imóveis maiores, sejam usados ou novos e o que estamos vivendo na atualidade, o momento continua propício para investimento.

aumento-da-selic

A oferta também está alta. É um excelente momento para pesquisar, para negociar e para comprar a preços que não serão vistos tão cedo neste mercado.

Busquem informação com um profissional da área, pois, assim, será muito mais fácil filtrar a procura nos mínimos detalhes.

Para chegar à conclusão de que se de fato vale a pena a sua compra, eu sugiro buscar informações sobre quais as taxas influenciam o preço e como elas estão envolvidas no período obra e até mesmo valor final.

Além disso, como todas as coisas, a decisão por comprar um imóvel é muito particular e individual. Não faça parte do efeito manada no sentindo que ouviu alguém falar.

Certifique-se da real situação, da informação correta para que você possa encaixar a sua busca dentro de um mundo real, por isso, gosto sempre de frisar: procure um profissional para te ajudar.

Um imóvel, hoje, faz parte do seu patrimônio para sempre. Será seu e de todas as suas próximas gerações. Pense no preço em moeda que você paga hoje, claro, mas pense também no valor abstrato que esse bem terá para sempre.


Quer ver outros assuntos abordados pelos nossos colunistas? Então não perca nenhum conteúdo. Não se esqueça de visitar o Portal da Arbo para encontrar excelentes imóveis para morar ou para investir.

Danilo Brandão

Aumento da Selic: e agora, "Nicolau"?

Danilo Brandão é jornalista com mais de 5 anos de experiência em produção de conteúdo para o mercado imobiliário. É redator, revisor e editor do Blog da Arbo, além de ser responsável por outras frentes dentro da empresa.

Postagens relacionadas

investir-no-mercado-imobiliário

Investir no mercado imobiliário: taxa Selic

Quer investir no mercado imobiliário? Saiba como a Selic interfere na economia e afeta as transações de compra e venda de imóveis. Investir no mercado imobiliário tem sido uma opção das mais atrativas para muitos brasileiros. Apesar da fragilidade econômica do país nos últimos anos, o setor de imóveis vem apresentando resultados animadores. Contudo, quem […]

preço-justo-no-m²

Como saber se está pagando um preço justo no m²?

Para responder sobre preço justo no m² não temos fórmula mágica, aqui é conhecimento de causa. Existem hoje inúmeros sites que divulgam preço médio de metro quadrado de todas as regiões da cidade que você pretende fazer sua compra e entorno. Ouvimos muito o comentário sobre o preço justo no m²: “Está caro”, ou, “Nossa […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *