27 de setembro de 2021

Desfazimento de contrato de imóvel na planta

desfazimento-de-contrato

Se o desfazimento de contrato ou resolução acontecer por culpa do adquirente, ou seja, por inadimplência das prestações, este terá direito à devolução da quantia paga com correção, porém, descontadas:

  • A comissão de corretagem;
  • E multa contratual calculada sobre os valores pagos.

Hoje a lei prevê os seguintes percentuais de multa:

Sem patrimônio de afetação: até 25% (vinte e cinco por cento). Sendo que a devolução do valor restante deverá ocorrer em até 180 (cento e oitenta) dias do desfazimento do contrato.

Com patrimônio de afetação: até 50% (cinquenta por cento). Sendo que a devolução do valor restante deverá ocorrer em até 30 dias após a emissão do “Habite-se”.

Não haverá aplicação de multa, se o adquirente encontrar comprador substituto (mediante aprovação de cadastro deste, e concordância do incorporador).

Assim, o valor restante devido ao adquirente será pago em até 30 (trinta) dias da revenda.

Tradutor jurídico:

Distrato: encerramento do contrato por acordo das partes (mas sem a inadimplência de ninguém).

Resolução: desfazimento do negócio porque uma das partes não cumpriu com a sua obrigação.

Afetação (Patrimônio de Afetação): proteção de ativos e passivos do empreendimento, que impede qualquer ataque de credores externos.

Endine Meigan


O que achou sobre esse conteúdo de desfazimento de contrato?

Deixe nos comentários o que mais te chamou a atenção nesse artigo. Além disso, veja outros assuntos abordados pelos nossos colunistas. Aproveite também para visitar o site da Arbo e encontre excelentes imóveis.

Postagens relacionadas

imovel-na-planta

Conheça as vantagens de comprar imóvel na planta

Comprar um imóvel na planta tem se tornado cada vez mais comum. Por isso, é importante que você conheça a negociação e suas vantagens. Nesse texto você confere todas as informações sobre o assunto Existem muitas formas de realizar o sonho da casa própria. No Brasil, um dos métodos mais comuns é a compra de […]

Como organizar a casa para vender

Essa é a primeira e mais importante etapa do processo pré-Home Staging, então que tal olhar para a sua casa com o olhar do comprador?! Um dos pontos mais relevantes, nesse caso, é organizar a casa antes de vendê-la. Imagine que você está em busca de um lar para a sua família, uma casa que […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *