25 de setembro de 2021

Alugar imóvel: 10 pontos de atenção para o inquilino

alugar-imovel

Você sabe o que observar antes de alugar imóvel? Confira no artigo algumas dicas importantes para evitar dores de cabeça desnecessárias

Alugar imóvel e fazer uma mudança é, geralmente, um momento bastante empolgante, mas que exige certa atenção. Isso porque existem despesas no imóvel que são do proprietário e outras do inquilino, especialmente no que se refere a manutenções e reformas. 

Então, se você entender um pouco melhor sobre elas, saberá o que poderá exigir antes de se mudar e também o que será de sua responsabilidade, caso haja necessidade. Assim você pode se planejar melhor, negociar com o proprietário e, também, evitar desconfortos.

Abaixo, destacamos alguns pontos de atenção importantes a se observar antes de alugar imóvel e fazer a mudança. Como são pontos que geralmente são de responsabilidade do proprietário do imóvel, é bom já observá-los durante uma visita técnica, por exemplo, ou logo no início do período de sua moradia. 

Tudo poderá ser conversado e negociado com o dono do imóvel, pois cada contrato é bastante peculiar entre locador e locatário. Contudo, se houver um problema e você o identificar antes da mudança, certamente o proprietário terá que resolver antes da sua chegada.

Visite o imóvel em dias úteis – e durante o expediente

Muitas vezes as visitas são feitas aos finais de semana, pois é quando o interessado em alugar imóvel consegue um tempo por causa do trabalho. 

Contudo, este é um ponto de atenção que pode ser crucial no seu momento de decisão, ainda que você aprecie bastante o imóvel. Isso porque somente ao visitar o imóvel durante a semana – e durante o expediente – você entenderá a real movimentação do bairro e se durante o dia há muito barulho (seja da região ou de seus vizinhos).

alugar-imóvel
Muitos problemas podem ser prevenidos quando o inquilino observa alguns pontos durante a primeira visita ao imóvel

Antes de alugar imóvel, converse com as pessoas do local

Se for um apartamento, procure conversar com o porteiro ou com alguém que trabalhe ou more no local. Uma boa conversa pode te revelar detalhes importantes, que farão parte da sua tomada de decisão. 

Muita gente acaba descobrindo tarde algum detalhe e amarga um contrato longo pela falta de pesquisa. No caso de condomínios, se você tiver acesso ao regimento, saberá o que pode ou não pode. 

Muitos lugares possuem limitações complicadas na recepção de visitas, nas entregas de delivery e até mesmo sobre o dia de mudança. 

Há condomínios, por exemplo, que não permitem mudanças aos finais de semana, o que te fará planejar a mudança em horário comercial, e isso irá impactar no seu horário de trabalho, e muitos empregadores não facilitam a vida pessoal do indivíduo. 

Por isso, nossa dica sobre conversar sobre esses detalhes com moradores ou com quem trabalha, no caso de condomínios, é essencial para que sua tomada de decisão seja a mais assertiva possível. 

Muita gente pede quebra de contrato por alguma insatisfação e acaba sendo frustrado por falta de informações, ou seja, vá fundo na pesquisa para não ter dor de cabeça mais tarde.

Verifique as condições do chão

Por mais óbvio que pareça, o chão nem sempre terá um problema aparente. Por vezes, poderá estar com pisos ou tacos de madeira soltos e somente ao pisar é que você perceberá. Por isso, antes de alugar um imóvel, procure andar por todo ambiente observando possíveis trincos, rachaduras ou peças mal coladas.

Antes de alugar imóvel, não se esqueça de verificar as condições dos sistemas elétrico e hidráulico

Pontos de luz, fiação e tomadas

Em relação à parte elétrica, o inquilino só será responsável pelas manutenções a partir do momento em que já estiver morando no local e, ainda assim, nem tudo. 

O que for estrutural, geralmente ficará sob a responsabilidade do proprietário. Então, durante a visita, verifique o funcionamento das lâmpadas e das tomadas, a fiação, enfim, toda parte estrutural. 

O que não for possível verificar durante a visita, vale se certificar com o proprietário sobre as condições, as voltagens e as últimas manutenções feitas.

Chuveiro e aquecedor

Se o chuveiro for elétrico, verifique se funciona normalmente. Se a água não aquecer, veja se a resistência está queimada. 

Caso o chuveiro funcione com aquecedor a gás, veja se o fornecimento de gás está liberado e confira se a água do chuveiro está aquecendo e não esqueça de ver se o registro está aberto. Se a água não aquecer, pode ser necessário o agendamento de uma visita de um técnico.

Ar condicionado

Se você for alugar um imóvel que já tenha ar condicionado, então o item faz parte do imóvel e deve estar funcionando. Confira se o aparelho está gelando o ar e se existe algum vazamento. Aproveite para verificar o funcionamento das paletas e do controle remoto.

alugar-imóvel
Se o imóvel de sua preferência for mobiliado, fique atento às condições de cada uma das peças

Mobília

Caso opte por alugar imóvel mobiliado, não deixe de verificar as gavetas e portas dos armários. Se achar que algo está visivelmente danificado, aponte imediatamente e verifique se o proprietário irá fazer os reparos. 

Nos demais móveis, procure por pequenas manchas ou furos em sofás e colchões, que possam não ter sido apontados no laudo de vistoria do imóvel. Faça o mesmo a respeito de possíveis marcas ou riscos nos móveis. 

Já alugou? Deu tudo certo? Agora é hora de fazer sua parte: não deixe de cuidar dos móveis do local, pois quando você deixar o imóvel, o laudo irá apontar os danos causados e você pode ter que arcar com os danos.

Observe as paredes

Ao indicar que você deve observar as paredes, não falamos apenas das pinturas, mas especialmente sobre manchas de vazamento ou de mofo.

 Muitas dessas questões serão revisadas durante a vistoria de entrada antes de alugar imóvel e com acompanhamento de algum responsável de sua imobiliária. Contudo, é importante fazer sua checagem, pois alguma coisa ou outra pode acabar passando e, futuramente, poderá te trazer dores de cabeça. 

Por isso, analise a qualidade da pintura e toque nas paredes a fim de identificar partes estufadas, pois também indicará infiltração. Tudo isso poderá ser resolvido pelo proprietário, que, por vezes, nem estará ciente dessas questões.

alugar-imóvel
A localização de um imóvel, mesmo que esta não faça parte de sua estrutura, é essencial para a qualidade de vida dos moradores

Estude a localização antes de alugar imóvel

Por mais que este não seja um ponto diretamente ligado à estrutura física da casa ou do apartamento, a localização também é muito importante de se considerar antes de alugar imóvel. Afinal, isso pode, inclusive, interferir em seus gastos. 

Mas como? Se você não trabalha em casa, é bom analisar qual o trajeto que você fará, seja de transporte público, seja de carro. Se você trabalha em casa, como é o comércio local? Você conseguirá fazer o que precisa a pé? Ou sempre que sair terá que utilizar algum transporte? Essas questões de infraestrutura e acessibilidade poderão pesar na sua decisão final.

Além disso, existe a questão da segurança. Como são as ruas nos arredores? Trata-se de uma área de grande movimentação ou é mais calma? Há parques ou locais de fluxo intenso? Pensar nessas questões poderá te auxiliar a escolher melhor.

Outros pontos gerais de atenção antes de alugar imóvel

Para deixar no seu radar de avaliação antes de alugar um imóvel, aproveite a visita para verificar a condição de torneiras, sifões, registros, duchas higiênicas e descargas. 

Também é válido observar a vedação ineficiente de pias, cubas e vasos sanitários, bem como o estado dos ralos e se há tanques entupidos. 

Se for um imóvel mobiliado, dê uma olhada no funcionamento dos eletrodomésticos e peça para ligá-los para que você possa testá-los. Se houver problema, quanto antes o proprietário for notificado, melhor e você evita que haja equívocos quanto ao responsável pelo mau funcionamento.

Negocie possíveis alterações no imóvel

O mais comum nas tratativas entre locador e locatário é que o imóvel seja devolvido exatamente nas mesmas condições em que estava no início do contrato. Contudo, o inquilino pode ter vontade de realizar alguma reforma para deixar o imóvel mais com sua cara e de seu agrado. 

Por isso, é importante nesse início já conversar com o dono para entender quais alterações serão autorizadas. Por vezes, você poderá até sugerir uma melhoria na qual o proprietário poderá participar da divisão dos custos, uma vez que poderá valorizar ainda mais o imóvel.

Caso precise, é possível negociar aspectos do imóvel diretamente com o proprietário (mesmo que por intermédio de uma imobiliária)

Por fim, se tiver qualquer dúvida, é importante também consultar a Lei nº 8.245, de 18 de outubro de 1991, conhecida como a Lei do Inquilinato

É ela quem trata das regras acerca da locação de imóveis urbanos dentro do território nacional. Além disso, você também pode contar com a Fix, que possui anos de experiência no mercado imobiliário e poderá te dar todo auxílio – do começo ao fim – em todo processo de locação do imóvel, incluindo as manutenções e até a devolução do imóvel alugado.

A Fix é uma plataforma que conecta consumidores a prestadores de serviços de forma rápida, prática e sem burocracias. Há 4 anos no mercado, possui atuação em Curitiba, São Paulo, Porto Alegre e, em breve, Belo Horizonte e Campinas. 

Seu compromisso é com a qualidade dos serviços e a segurança dos clientes, por isso os prestadores de serviços da Fix passam por provas práticas para garantir uma ótima experiência e um trabalho de qualidade. Faça um orçamento e experimente essa praticidade sem sair do sofá!

Postagens relacionadas

Conheça os principais erros da iluminação residencial

A iluminação residencial é um ponto importante para a estética e para a funcionalidade dos ambientes. Por isso, é importante estar atento aos detalhes A iluminação residencial necessita de um planejamento de sistemas de iluminação, que, quando não realizado, resulta em uma falta da elaboração de uma iluminação secundária ou complementar. Nesse artigo você vai […]

imobiliarias-em-Londrina-PR

3 Imobiliarias em Londrina PR para universitários

É estudante e está procurando por ótimas imobiliarias em Londrina PR? Então veja as principais opções para você Muitos universitários aguardam a chegada de um novo ano, já que os primeiros meses são destinados ao ingresso no ensino superior. Com base nessa circunstância, uma das primeiras preocupações do estudante que mora longe da instituição é […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *