24 de setembro de 2021

Saiba como calcular o valor do aluguel ideal

Em muitos casos, a locação de um imóvel se apresenta como a melhor opção. Assim, é importante que você saiba como calcular o valor do aluguel ideal para sua realidade

Morar em um bom imóvel é o sonho de muitos brasileiros. Para isso, é necessário avaliar diversas questões, como: a localização da casa ou do apartamento, a infraestrutura do bairro e, é claro, o valor. Desse modo, se você pensa em locar um imóvel, precisa saber como calcular o valor do aluguel ideal.

Antes de aprender a contabilizar esse valor, é preciso, também, verificar se o aluguel é a opção ideal para você.

Comprar ou alugar um imóvel?

A decisão de comprar ou de alugar um imóvel deve ser tomada após muita reflexão e muito planejamento. Isso porque é necessário avaliar qual das opções é mais vantajosa para você e para sua família.

Para muitos, a compra do imóvel próprio é sinônimo de segurança e de estabilidade, já que a casa ou o apartamento passa a ser de propriedade do comprador. Apesar de demandar um investimento inicial maior, a compra se mostra vantajosa em alguns aspectos, como: a liberdade de realizar reformas; a propriedade em nome do comprador, etc.

No entanto, é necessário considerar, também, que há desvantagens no processo de compra de uma casa ou de um apartamento, especialmente relacionadas ao pagamento, que, muitas vezes, é feito por meio de um financiamento imobiliário.

Já a locação de uma casa ou de um apartamento, apesar de não trazer uma propriedade para o nome do morador, se mostra vantajosa em diversas situações. A ideia de que alugar um imóvel é “jogar dinheiro fora” já não faz mais sentido no cenário atual e, por isso, as pessoas têm optado cada vez mais por essa opção.

Se você ainda não está convencido de que a locação pode ser uma boa opção, assista ao vídeo Alugar é melhor que financiar! Saiba por que!, publicado no canal Me poupe!, no YouTube. No material, Nathalia Arcuri explica sua experiência pessoal quanto ao aluguel de um imóvel. Vamos assistir?!

Quando o aluguel se mostra uma boa opção?

O aluguel de um imóvel é uma boa opção em determinadas situações, como nos casos em que o morador deseja manter uma reserva financeira de emergência e até mesmo quando pretende se mudar de cidade ou de estado após um período de tempo.

Mesmo que a locação não seja tão permanente quanto a compra de um imóvel, o cliente deve pensar, avaliar e se planejar muito bem. Para isso, antes de descobrir como calcular o valor do aluguel ideal, que tal saber o que considerar antes de negociar uma locação?

O que avaliar antes de negociar uma locação?

A locação de um imóvel é, assim como a compra, feita mediante à assinatura de um contrato. Por isso, tanto o proprietário quanto o locatário possuem direitos e deveres com relação à casa ou ao apartamento alugado.

Para não se arrepender da escolha, é necessário que o futuro morador avalie algumas questões importantes antes de concretizar a negociação.

Analise a localização do imóvel

Mesmo que o imóvel não vá ser passado para o seu nome e que você não vá permanecer por muitos anos na casa ou no apartamento escolhido, a localização é um ponto que deve ser analisado com atenção. 

Isso ocorre porque o bairro e a infraestrutura local, bem como os índices de segurança, ditam o nível de qualidade de vida dos moradores. Para realizar essa avaliação, é indicado que o futuro morador verifique as principais rotas que serão tomadas durante a moradia, como o trânsito entre o imóvel e o trabalho, por exemplo.

Além disso, é importante verificar pontos relacionados à infraestrutura do bairro, como iluminação pública, segurança pública e, é claro, a proximidade de comércios de produtos e serviços. 

Por isso, antes de negociar a locação, visite o imóvel, calcule as rotas e faça um passeio pelo bairro.

como-calcular-o-valor-do-aluguel

O tamanho da casa ou do apartamento é importante

O tamanho do imóvel é outro aspecto relevante, que o morador deve considerar antes de finalizar a negociação do aluguel. A casa ou o apartamento deve comportar a família com conforto e com comodidade e, por isso, deve possuir o espaço ideal.

Alguns aspectos devem ser levados em conta antes da tomada de decisão à respeito do tamanho do imóvel, como:

  • A quantidade de pessoas que vão morar na casa;
  • A quantidade de animais de estimação que a pessoa ou que a família possui (bem como o porte dos pets);
  • Os hábitos do (s) morador (es);
  • O valor disponível para a locação.

Avalie os pontos listados acima e faça sua escolha. Lembre-se de que imóveis pequenos também possuem vantagens, assim como imóveis maiores apresentam desvantagens. Desse modo, cabe a você e à sua família avaliar o que é melhor para todos.

Verifique as instalações e as condições de cada cômodo

Antes de assinar o contrato e embalar as caixas da mudança, é essencial verificar todas as instalações e as condições do imóvel. Nesse ponto, é indicada a contratação de um profissional para a avaliação das partes elétricas e hidráulicas da casa ou do apartamento.

Já na análise dos cômodos, você e sua família podem ser os responsáveis pela verificação. Visite o imóvel quantas vezes forem necessárias e entre em todos os ambientes. Não se esqueça de acender as luzes, de acionar a descarga e de fazer uma inspeção na pintura.

Confira a documentação

Após conferir a localização e as condições do imóvel, é chegada a hora de conferir a documentação que vai validar a locação da casa ou do apartamento. Apesar de não ser um passo divertido, essa análise é crucial para garantir a segurança da negociação.

Em caso de dúvidas, é possível contar com o auxílio de um corretor de imóveis. Por esse e por outros motivos que esse profissional é tão importante em uma negociação imobiliária.

Avalie todos os custos relacionados à locação

O planejamento financeiro é essencial para que a locação seja algo benéfico. Por isso, antes de assinar o contrato, avalie todos os custos relacionados ao aluguel, como a mensalidade, a taxa de condomínio e o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano).

Além disso, você precisa considerar outros pontos, como os custos médios com o deslocamento entre o imóvel e os locais que você costuma frequentar.

Agora que você já sabe o que avaliar antes de finalizar a negociação de uma locação, chegou o momento de descobrir como calcular o valor do aluguel ideal.

como-calcular-o-valor-do-aluguel

Como calcular o valor do aluguel ideal?

Para saber como calcular o valor do aluguel ideal, é necessário que você esteja atento não somente ao valor da mensalidade, mas também a outros fatores, como:

  • A taxa de condomínio;
  • O valor do IPTU;
  • As contas mensais fixas, como água, luz, gás e internet;
  • Os valores investidos no deslocamento.

De acordo com especialistas, se você deseja saber como calcular o valor do aluguel ideal, deve pontuar todas essas despesas. Após somar essas variáveis, é necessário que o total represente até 30% da renda mensal da família. 

Estudiosos defendem esse percentual porque, em casos que os valores ultrapassam esse limite, as famílias podem ter seus orçamentos comprometidos apenas com a moradia e, assim, podem surgir problemas financeiros graves.

O valor de um aluguel depende de muitas variáveis, tais como a localização do imóvel, a infraestrutura disponível no bairro, o estado de conservação da casa ou do apartamento, a relação entre a oferta e a procura e muitas outras.

Para saber como calcular o valor do aluguel ideal, o Blog da Arbo preparou um passo a passo. Confira:

1) Antes de verificar como calcular o valor do aluguel ideal, é necessário calcular a renda da família. Selecione seu salário mensal e adicione a ele os valores adquiridos com renda extra. 

Além disso, não se esqueça de somar os salários ou as contribuições dos demais moradores do imóvel, se houver. Pronto: agora você já sabe qual é o valor de sua renda mensal.

2) Após determinar o valor da renda mensal de sua família, divida o valor do aluguel pelo total encontrado na conta anterior.

3) Multiplique o resultado da divisão por 100 para obter a renda como uma porcentagem da amostra total. 

4) Se o resultado da multiplicação for menor ou igual a 30%, o cálculo do aluguel é ideal para sua família.

Você aprendeu como calcular o valor do aluguel ideal?

Após ler as instruções de como calcular o valor do aluguel ideal, você conseguiu realizar a conta em sua realidade familiar? Em caso de dúvidas, não hesite em deixar um comentário na caixa abaixo. Além disso, nos conte sua opinião sobre o conteúdo apresentado.

Se você deseja conferir conteúdos semelhantes, pode visitar o Blog da Arbo, que traz artigos sobre diversos assuntos do cotidiano. Na categoria de mudanças, você pode descobrir como organizar sua casa após chegar ao imóvel novo, além de conferir os principais erros que podem ocorrer durante as mudanças – é importante saber para ficar atento!

Já na categoria decoração, você pode aprender como deixar cada cômodo de seu novo imóvel em consonância com a sua personalidade e com os seus gostos pessoais. Acesse a aba e saiba como decorar seu quarto, a sala de jantar e até mesmo a cozinha.

Postagens relacionadas

economizar dinheiro para comprar uma casa

7 dicas essenciais sobre como economizar dinheiro e comprar uma casa

Conhecer bem sua condição financeira atual, criar uma reserva e aprender sobre as várias formas de pagamento. Confira várias dicas para economizar dinheiro e comprar a casa dos seus sonhos! O clássico sonho da casa própria é uma característica em comum que conecta milhões de brasileiros. Afinal, quem não gostaria de ter seu cantinho e […]

Tecidos de sofá: conheça os principais

Quer renovar a decoração das salas e não sabe por onde começar? Os tecidos de sofá são importantes componentes e, por isso, você deve saber como escolher o melhor. Confira! A decoração das salas é um ponto importante para a estética de todo o imóvel. Isso porque esses cômodos são os principais locais de convivência […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *