25 de junho de 2022

Decoração provençal: saiba tudo sobre o estilo

decoração-provençal

Você já ouviu falar de decoração provençal? Neste artigo, vamos te mostrar como esse estilo pode decorar o seu lar. 

Assim como o estilo clássico, a decoração provençal tem uma origem européia e prima, principalmente, pela elegância e sobriedade nos ambientes. Uma das grandes características deste estilo decorativo é a mescla de elementos luminosos e rústicos no mesmo ambiente. O resultado são espaços equilibrados e modernos, sem jamais perder o bom gosto. 

Nos últimos tempos,a decoração provençal tem ganhado alguns adeptos no Brasil. Você quer saber mais detalhes sobre o estilo? Então, continue neste texto. Vamos conversar um pouco sobre a origem do provençalismo e o que você precisa pensar antes de adotar o estilo em seu lar. 

O que é decoração provençal?

decoração-provençal

A palavra provençal significa algo que seja natural ou tenha origem na região da Provença, Sul da França.

Portanto, a decoração provençal nasceu nessa região européia. Por volta do século XVI, quando as populações das camadas populares procuravam imitar o estilo dos grandes palácios dos reinos da França. Era um hábito comum e havia até profissionais de decoração especializados em atuar na mimetização dos objetos, disposições e móveis que enfeitavam os palácios reais. 

Dessas diversas tentativas que nasceu o estilo decorativo provençal, que tem como grande inspiração os palácios franceses do auge do império naquele país. Quando os cômodos dos palácios eram repletos de ouro, brilhantes, móveis grandes e muitos detalhes. 

No geral, o estilo provençal é uma mescla de elementos clássicos, românticos, rústicos e, principalmente, sofisticados. Todas essas características trazem para o ambiente um caráter exclusivo e singular. 

Podemos destacar, porém, certas características que são mais comuns no estilo provençal. Algumas delas são: presença de flores na decoração de objetos de uso pessoal e itens de decoração, presença marcante de tons claros nas paredes dos ambientes, móveis de madeira rústica e que imitam a aparência envelhecido, espelhos, lustres como destaque em salas e quartos e, por fim, a presença de detalhes em ouro sempre que possível. 

Claro que, assim como o estilo clássico, para adotar o estilo provençal em sua casa é preciso ter algum tipo de planejamento prévio. Uma vez que é necessário um certo espaço para os móveis espaçosos e paciência na pesquisa dos itens e objetos de decoração, já que, no geral, eles vão na contramão dos estilos mais modernos. 

O que muitas pessoas fazem e, se feito com cuidado, pode dar muito certo, é adotar o estilo provençal de forma parcial em seus lares ou apenas em alguns cômodos. 

Princípios da decoração provençal 

Como já explicamos acima, a decoração provençal tem características muito peculiares. Mas, no geral, primam pela sofistifaçao e amplitude dos detalhes. 

Por exemplo, quem gosta deste tipo de decoração, precisa ter em mente que ter espaço é essencial Isso porque os móveis que a compõem tendem a prezar pela robustez e amplitude, sempre com alta qualidade no material e uma riqueza de detalhes impressionantes.

Entre os materiais que são mais comuns no estilo provençal nós temos o mármore, madeiras nobres, mogno, jacarandá, entre outros. Já quando o assunto são as cores, podemos pensar principalmente em dourado e bronze que iluminam os ambientes. 

Nos dias de hoje, é difícil que uma casa siga 100% de estilo provençal. Por isso, é muito bem vinda a mistura de elementos do clássico com outros estilos. Ou até mesmo a transposição de alguns detalhes clássicos para dar um toque de elegância para o ambiente. 

Alguns exemplos que temos disso são: camas que possuem dossel, lustres, candelabros, entre muitos outros itens que são muito comuns nos dias de hoje. Apesar de representarem apenas uma parte do clássico em alguns ambientes. 

Quer ver como é o estilo clássico na prática em alguns ambientes? Então, confira esse vídeo da Costa Flores que explica e mostra alguns detalhes sobre o assunto. 

Dicas de como adotar esse estilo de decoração

decoração-provençal

Agora vamos falar um pouco de prática. Confira abaixo algumas dicas para quem deseja adotar o estilo provençal em seu lar. Lembrando que você pode perfeitamente pegar apenas alguns elementos e verificar se faz sentido em alguns cantos do seu ambiente. 

Escolha móveis rústicos

Móveis antigos tem por características uma grande amplitude e tons mais escuros de madeiras. E são justamente essas características que fazem mais sucesso na decoração provençal. O que se busca nos dias de hoje na decoração provençal quando o assunto é mobília, é dar um caráter mais retrô para compor o ambiente. 

Use tons pastéis

Primando sempre pela leveza, a decoração provençal não faz uso de cores muito fortes ou escuras. O principal estilo de cores que compõem os ambientes são tons pastéis, claros. Sempre suaves e delicados. 

As flores estão sempre presentes

Essa é uma das grandes características do estilo provençal. As flores sempre foram sinônimo de leveza e sofisticação na decoração dos ambientes. Por isso, esse estilo incorpora as flores com o objetivo de adicionar delicadeza e romantismo aos cômodos. Elas estão presentes de diversas maneiras. Seja em sua forma natural, em vasos elegantes e vistosos, ou até mesmo em desenhos e ilustrações em objetos decorativos e papéis de parede, por exemplo. 

Objetos clássicos são bem-vindos 

Na decoração clássica, os objetos têm um papel de protagonismo. Eles são os grandes responsáveis, junto com os móveis, de transmitir o ar de elegância e sofisticação dos ambientes. 

Aposte em estampas que lembram os séculos passados, adotando uma estética vintage ao ambiente. Confira abaixo uma lista com alguns objetos para você colocar na sua lista de desejos. 

  • espelhos;
  • molduras;
  • arranjos;
  • cristais;
  • lustres;
  • abajures;
  • entre outros.

Esses, com certeza, são os queridinhos das pessoas que querem adotar a decoração clássica em seus lares. 

Estampas e listras na decoração provençal 

A estampa mais icônica da decoração provençal é a Toile de Jouy. Essa estampa surgiu lá nos primórdios desse estilo, por volta do século XVIII. Suas ilustrações retratam justamente o estilo de vida dos camponeses que deram origem a decoração provençal. 

Além das estampas, as listras também são fortes na decoração provençal, aparecendo em  papel de parede ou no tecido que forra os estofados.

Espelhos e lustres

Os espelhos de formato retangular são os mais comuns quando o assunto é decoração. Esse modelo pode ser inserido em todos os cômodos da casa, como nas salas e nos banheiros. 

A boa notícia sobre os espelhos decorativos retangulares são suas infinitas possibilidades de molduras, que garantem estilos variados que se adaptam à decoração de seu imóvel com facilidade.

É possível posicionar o espelho retangular tanto na horizontal quanto na vertical. No caso de posições horizontais, a principal indicação é instalar o espelho em cima de um móvel, como um rack ou um aparador. Essa é uma boa dica para as salas de jantar e para as salas de estar.

Já o lustre também tem grande importância neste estilo, uma vez que  uma boa iluminação é o grande segredo do sucesso da decoração de um cômodo provençal. 

Existem diversas opções no mercado para escolher entre luminárias, lustres e abajures que mais se adequam ao estilo de decoração clássico. 

Mas, a grande dica mesmo quando o assunto é iluminação no estilo clássico é se atentar a sobriedade que ela precisa dar ao ambiente. A luz precisa ser suave, de tom amarelado, como era muito mais comum nos tempos passados. 

Cuidado com os excessos 

Depois de ler todas essas dicas você com certeza já sabe, mas é sempre bom lembrar: o estilo provençal não é dos mais simples.  

Então, se você pretende adotá-lo em seu lar, é preciso ter cuidado principalmente com os excessos. Esse talvez seja o erro mais comum. Já que a corrente clássica tende a primar pelo maximalismo. 

Então, antes de começar de fato, pense bastante em quanto espaço tem para trabalhar com essa corrente da decoração. É necessário ter bastante espaço e, de preferência, uma casa com um bom número de cômodos para que tudo se harmonize da melhor forma. 

decoração-provençal

O que você achou das dicas?

Você também pode conferir vários conteúdos disponíveis no Blog da Arbo como, por exemplo, sobre outros estilos de decoração: minimalista, escandinavo, moderno, etc. E aproveite para deixar sugestões e críticas na caixa de comentários logo abaixo.

Postagens relacionadas

como diminuir o consumo de energia elétrica

Descubra como diminuir o consumo de energia

Com o aumento das tarifas, saber como diminuir o consumo de energia elétrica é essencial. Neste texto você vai conferir as medidas que podem te ajudar nessa tarefa Você está perdendo noites de sono para tentar descobrir como diminuir o consumo de energia elétrica? Se sim, aqui vai uma boa notícia: você está no lugar […]

plastico-bolha

Saiba como usar plástico bolha em sua mudança

Está em fase de mudança e ainda não sabe como vai embalar os seus itens pessoais? Confira então as vantagens do plástico bolha.  Quem vai fazer mudança está preocupado com diversos detalhes, não é?! São muitos processos e questões para resolver em um curto espaço de tempo. E é justamente por isso que muitas pessoas […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *