21 de maio de 2022

5 dicas para decorar e organizar a área de serviço

decoração-e-organização-area-de-serviços

Na área de serviço, a organização e a decoração podem andar de mãos dadas. O cantinho da sua casa reservado para guardar produtos de limpeza e lavar roupas e calçados ficará mais bonito e organizado depois que você seguir essas quatro dicas de como decorar e organizar a área de serviço! 

Como esse espaço costuma ser pequeno e ainda reúne uma série de coisas, é importante ter atenção redobrada na organização, para a área de serviço não acabar se transformando na área da bagunça. 

Se essa questão é uma realidade aí na sua casa, esse post é para você! Confira as nossas 5 dicas e descubra como deixar esse ambiente tão bonito e organizado como as demais áreas do seu lar doce lar. 

1- Use a criatividade e as paredes

Para organizar ambientes pequenos e otimizar os espaços, é indispensável usar uma boa dose de criatividade, além de um planejamento eficiente. O ideal é que você coloque no papel as necessidades da sua área de serviço. Identifique os problemas do ambiente e crie estratégias e soluções para deixar o espaço mais organizado e harmonioso.

Uma regra básica para a decoração e organização da área de serviço  é deixar espaço para a circulação de ao menos uma pessoa. E entulhar o ambiente com coisas demais não ajuda ! Além disso, colocar móveis no chão não é uma boa ideia, até porque, as máquinas já ocupam muito espaço. 

Para liberar espaço no chão, uma boa ideia é usar as paredes ao máximo. Por isso, invista em painéis fixos na parede e pendure tudo o que puder como vassouras, rodos, escovas e baldes, por exemplo. Isso ajuda a deixar o ambiente da sua área de serviço mais livre para circulação e evita a sensação de bagunça pelo local.

Você tem crianças ou animais em casa? Se a resposta for sim, uma boa maneira de guardar produtos de limpeza e objetos é usando prateleiras nas paredes. Aproveite elas para incrementar a decoração com um vasinho de planta, e faça um aproveitamento bem eficiente das paredes.

2- Sua área de serviço  precisa de armários!

Os armários são os principais tipos de móveis para a área de serviço. Nesse caso, há basicamente dois modelos que dão um super aproveitamento : aéreo e multiuso.

As principais vantagens do armário aéreo são o armazenamento e a otimização de espaço. Além disso, ele também ganha pontos no quesito segurança, já que é possível manter os produtos químicos fora do alcance de crianças e animais de estimação.

Para garantir um toque diferente na decoração da lavanderia a partir do armário aéreo, a dica é fixar uma prateleira flutuante embaixo dele. Dessa maneira, enquanto os produtos de limpeza ficam guardados no armário, os itens decorativos são expostos na prateleira.

Por fim, também é importante considerar o armário multiuso. Como o próprio nome já indica, é aquele tipo de móvel em que é possível guardar de tudo, por isso tem um bom aproveitamento em diferentes cômodos e, claro, na lavanderia não seria diferente!

Dependendo dos tipos de compartimentos internos, é possível guardar até os objetos mais compridos, como vassouras e rodos, o que colabora com a organização do ambiente e, consequentemente, ainda com a decoração!

Mas, como nosso objetivo também é a decoração de área de serviço, aqui vai uma dica: fixe pequenos quadros em uma das laterais do armário multiuso — naquela que fica mais visível. Ah, e o melhor é que nem precisa de prego e martelo, basta apostar em fechos adesivos para garantir uma boa fixação desses objetos decorativos!

decoração-e-organização-da-área-de-serviço

3- Utilize cestos e caixas organizadoras

Os cestos e as caixas organizadoras são opções de ouro para manter tudo em ordem e evitar bagunças pela área de serviço. Por isso, coloque objetos como prendedores, produtos e panos  nas caixas e cestos e  alocados nas prateleiras e armários. Para facilitar o acesso, também vale a pena nomear as caixas e separar tudo por categorias.

O mais indicado é que você tenha dois cestos: um para roupas sujas e um para roupas limpas à passar. Você pode definir um cesto específico para peças menores, como meias e peças íntimas ou até mesmo para dividir por cores antes da lavagem. 

Por falar em roupas, é importante também separar um espaço para a secagem delas. Para otimizar esse local, use opções como varais aéreos, cabideiros e araras.

E para que as roupas sequem mais rápido e fiquem sempre arejadas, a dica é deixá-las próximas à janela. Além disso, para melhorar a organização da área de serviço, deixe por perto a tábua de passar, além de cabides e ferro, anotado?

decoração-e-organização-da-área-de-serviço

4 – Estantes

Se houver espaço suficiente, a estante é outro móvel a ser considerado no seu projeto de decoração e que vai fazer a diferença na sua  área de serviço. Com ela você também pode organizar os produtos de limpeza que são usados no dia a dia e que, por isso, devem ficar ao alcance das mãos, bem como os pequenos objetos decorativos.

Para efeitos comparativos, a vantagem da estante em relação às prateleiras flutuantes, por exemplo, é a armazenagem, já  que nesse tipo de móvel é possível dispor uma maior quantidade de objetos. Mas não se esqueça de ter em mente que ela demanda mais espaço que as prateleiras, então, apesar de ter o seu benefício, o espaço físico da sua área de serviço precisa ser analisado antes, ok?

5 – Paleta de cores: opte pelos tons claros

Na hora de pensar nas cores para a sua área de serviço — etapa fundamental em qualquer projeto de decoração — o melhor é escolher tons claros, como o branco e os tons pastéis, por exemplo.

Essas cores devem aparecer tanto nos móveis, como nos revestimentos das paredes e do piso, além dos eletrodomésticos, que geralmente são brancos ou de inox. Com um mix de cores claras, é possível criar uma decoração de área de serviço que vai garantir a sensação de amplitude. 

Levando em conta que, em boa parte das residências, a lavanderia é pequena, esse fator é fundamental para tornar o ambiente mais agradável e confortável. 

Outras dicas importantes para organizar e decorar a sua área de serviço

Acessórios do pet

Cobertor, roupa, coleira, areia, tapetes higiênicos e brinquedos. São tantos acessórios para os pets que, quando nos damos conta, eles estão por toda parte, não é? Quem tem bichinho de estimação quase sempre lida com este dilema: onde guardar tudo isso? Geralmente, na área de serviço.

Para manter a área de serviço organizada, é importante reservar um espaço longe dos produtos de limpeza. Pode ser no armário, na prateleira ou mesmo em caixas organizadoras.

Cuidado com o tipos de varal

Muitas vezes, a lavanderia é integrada a outras áreas da casa como a cozinha ou varanda, exigindo maior planejamento ao escolher onde pendurar a roupa lavada. Existem basicamente três tipos de varal: os de teto, os de parede e os de chão. Enquanto o varal de teto e parede são fixos, o varal de chão traz mais mobilidade. 

decoração-e-organização-da-área-de-serviço

Aposte nos ganchos

Eles são verdadeiros curingas e grandes aliados para organizar a área de serviço. Podem servir para pendurar cabides com roupas que já estejam passadas ou para guardar a tábua de passar roupas quando não estiver em uso. 

Use gavetões

Se tiver espaços e condições de fazer um móvel sob medida, uma dica é apostar nos gavetões. Os armários em formato de gaveta acomodam com praticidade e deixam à mão tudo o que você precisa

Nosso conteúdo te ajudou? Você viu que com a criatividade e alguns truques, sua área de serviço ganha muito em praticidade e funcionalidade? Isso além de ficarem bonitas e organizadas! Veja sempre mais dicas incríveis como essa aqui no nosso Blog da Arbo!

Receba nossos novos conteúdos por e-mail!


Cadastre-se na newsletter semanal do Blog da Arbo, com tudo que você quer saber sobre imóveis. É grátis!

Postagens relacionadas

dicas para montar uma reserva de emergência

Reserva de emergência: como montar a sua?

Montar uma reserva de emergência é essencial para comprar um imóvel por meio de um financiamento imobiliário. Para não ter problemas com o pagamento das parcelas, confira as dicas que o Blog da Arbo trouxe nesse artigo Ter uma reserva de emergência é essencial para prevenir problemas financeiros, uma vez que imprevistos e acidentes acontecem […]

plantas-pendentes

Plantas pendentes: 10 espécies para cultivar em casa

Você sabe o que são plantas pendentes? Um toque de verde sempre adiciona ainda mais charme à decoração, e essas especialmente, possuem um poder ainda maior de transformar o ambiente! Com desenho elegante, elas se adaptam a diferentes locais, emprestando elegância para a sala, a cozinha ou outro cômodo da sua casa! Esse tipo de […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *