13 de maio de 2022

Como aplicar o feng shui em sua casa?

feng-shui

Você conhece o Feng Shui, conceito que estuda os efeitos das energias do ambiente? Se sua resposta foi não, então esse post é para você!

Vamos te ensinar como usar alguns conceitos deste método em cada cômodo da sua casa e com isso equilibrar as energias e melhorar a sua qualidade de vida!

Muitas pessoas procuram dicas do Feng Shui quando estão tentando decorar e organizar a casa, e essa arte milenar oriental apesar de muito tradicional  pode, sim, ser aplicada aos projetos atuais, sabia?

Para começar, vamos falar um pouco sobre a origem e benefícios do Feng Shui?  E que tal aprender na prática como usar essa tendência aí na sua casa? Preparado (a)? Vamos lá!

O que é Feng Shui?

O Feng Shui tem a tradução literal do termo vento-água, mas significa muito mais do que isso. Para os chineses, essa arte é como o vento que não se pode entender, e como a água que não se pode agarrar. É o vento que traz a água da chuva para nutrir tudo que está embaixo. É preciso movimentar!

Assim como a água parada traz doenças, coisas paradas vão estagnar as energias dentro de um ambiente, sabia? E chega até a ser poético, não é? 

Com algumas ideias  em ação, entre elas a organização correta de móveis, o uso de cores e objetos para cada ambiente e disposição dos cômodos, é possível movimentar a energia (chamada de chi) evitando que ela fique parada , o que pode impedir a prosperidade e a paz de quem vive na casa. 

Ah, e vale dizer que além de aplicada em casa, essa técnica também pode ser usada em empresas e locais de trabalho com a mesma finalidade de harmonização!

Como aplicar o Feng Shui 

O primeiro passo para aplicar o Feng Shui em qualquer lugar é conhecer o baguá – um mapa dos centros de energia da residência e dos seus cômodos. Ele é um mapa em formato de octógono dividido em nove segmentos que influenciam a vida.

O Feng Shui tem base na forma como moldamos a energia que se move nos ambientes.  A energia ou  chi  é influenciada pelos objetos colocados em cada área do décor. Ou seja: algumas peças vão impedir  que o chi circule livremente e atue positivamente  naquele ponto da sua vida, enquanto outros favorecem o movimento, entendeu?

Existem duas maneiras de entender a casa de acordo com o baguá: analisar de acordo com a rosa dos ventos, com a área do trabalho posicionada no norte, ou posicionar a mesma área na entrada da residência e de cada um dos ambientes. Assim, você entende melhor como o seu local funciona e de quebra descobre a razão por um certo objetivo ou projeto seu não estar indo tão bem!

Como usar Feng Shui na decoração?

A técnica Feng Shui mexe com as influências energéticas da casa, portanto existem várias formas de usar o Feng Shui na decoração. Conhecendo a arte, você vai tomar decisões com mais consciência para alcançar o equilíbrio e o bem estar nos seus cômodos, como no quarto, na sala e até mesmo no banheiro.

Para usar o Feng Shui na decoração, é importante saber que objetos interferem no movimento da energia nos ambientes, seja de forma positiva ou negativa. Além disso, essa técnica é adepta ao minimalismo e, por isso, excessos não fazem bem. 

Isso porque, nesse conceito, o acúmulo de objetos retém a energia e, se o fluxo fica bloqueado, a vida também para. Lembra da comparação com a água parada? Então, é sobre isso!

Entenda a posição de comando

No Feng Shui cada ambiente tem um propósito e um móvel que melhor o representa. Estes geralmente são camas, mesas e grandes peças de mobiliário e devem sempre estar na posição de comando.

Imagine você como o chefe de uma grande empresa, e antes de posicionar os  móveis! Seu escritório, por exemplo, terá foco com a mesa: ela deve estar bem no centro, de forma que seja destaque no espaço e que você nunca fique de costas para a porta.

O conceito aplicado ao quarto, porém, é um pouquinho diferente – ao mesmo tempo em que você deve poder ver a porta quando na cama, ela nunca pode estar diretamente em frente à entrada.

Além de ter essas noções de posição de comando, uma boa forma de aplicar o Feng Shui na decoração é evitar sujeira e bagunça. Ainda nessa linha de raciocínio, abrir mão do que não  usa mais e consertar o que está quebrado também é indispensável, pois tudo isso afasta ou bloqueia as boas energias!

Cores no Feng Shui

As cores no Feng Shui são vistas principalmente de acordo com as influências energéticas que elas têm. Os efeitos que elas geram  podem variar de pessoa para pessoa, mas ainda assim é possível avaliar e até mesmo indicar em quais ambientes elas vão ser melhor aproveitadas.

De acordo com a teoria das cores no Feng Shui, o amarelo representa o elemento terra e é ligado à estabilidade, ao poder, à riqueza. Por estimular a concentração, a sabedoria e a vivacidade, essa é uma boa cor para escritórios e salas de estudo!

Já o azul é uma das cores no Feng Shui que são indicadas para os quartos, pois é relacionado à tranquilidade e à harmonia. O escuro se conecta à sabedoria e intuição; já o azul claro, à paz e espiritualidade; e o esverdeado, à juventude e ao desenvolvimento. Usando o Feng Shui, essa cor pode também ser muito bem usada em salas de estar, bibliotecas, salas de estudo e espaços de meditação.

Por outro lado, o vermelho retrata o elemento fogo e reflete energia, paixão, e vitalidade, o que o torna uma péssima opção para os quartos. Aliás, de preferência use o vermelho apenas em detalhes no Feng Shui.

Representando o elemento ar no Feng Shui temos o branco, que transmite paz, limpeza, pureza e é ligado à espiritualidade. Essa cor é recomendada para a cozinha, a área de serviço, o lavabo e o banheiro. Porém, tenha atenção, pois ambientes que são muito brancos podem causar ansiedade, de acordo com a técnica.

Agora, veja algumas dicas que vão te ajudar a  dar um up na sua casa e melhorar a disposição dos objetos!

Aplicando o Feng Shui em sua casa

Evite espelhos em frente à porta de entrada, pois, segundo os princípios do Feng Shui, o reflexo pode expulsar a boa sorte. Entretanto, espelhos no corredor ou próximos à porta trazem boas energias! Já a iluminação é essencial na entrada principal, deixando o ambiente mais aconchegante.

Objetos decorativos, como esculturas, quadros ou vasos de plantas perto da porta de entrada demonstram que você é um bom anfitrião. Mas atenção: não deixe que estes objetos impeçam a entrada, pois isso acaba obstruindo o fluxo de energia, ok?

Sala de estar

A posição do sofá é muito importante para o equilíbrio das energias, por isso para o Feng Shui a melhor posição é encostada na parede. Além de transmitir a sensação de segurança, proteção e estabilidade, ainda mantém o campo de visão aberto.

A área central deste cômodo é responsável por irradiar força e paz, por isso, para dar mais ênfase, é recomendado colocar uma mesa de centro, lustre, tapete ou objetos arredondados.

Cozinha

Mantenha sempre à vista alimentos, frutos e objetos decorativos coloridos para atrair fartura e criatividade no preparo das refeições. Mobiliário de madeira ou de aço, relacionados à água, como geladeira, lava-louça e máquina de lavar devem ser separados de objetos como fogão, forno e micro-ondas, ligados ao elemento fogo. Assim, a energia não se perde e fica mais equilibrada.

Banheiro

Quando se fala de fuga de energia, o banheiro pode se tornar o maior vilão, por causa da circulação de água. Uma dica para ajudar a reter a energia é manter a porta sempre fechada. 

Verifique sempre o seu sistema hidráulico para prevenir vazamentos, responsáveis por aumentar o desequilíbrio do ambiente. Para ajudar a estabilizar as vibrações coloque vasos com terras e plantas naturais.

Gostou das dicas de como aplicar o Feng Shui  no seu décor? Então, use na sua casa e good vibes! E não esqueça de compartilhar este post da Arbo com outros amigos que podem precisar! Continue navegando pelo Blog da Arbo!

Receba nossos novos conteúdos por e-mail!


Cadastre-se na newsletter semanal do Blog da Arbo, com tudo que você quer saber sobre imóveis. É grátis!

Postagens relacionadas

cinze e amarelo

Cinza e amarelo: conheça uma tendência de 2021

Quer saber mais sobre como você pode usar o cinza e amarelo para decorar sua casa? Confira no texto a seguir.  Todos os anos, a Pantone, empresa de consultoria de cores, define as cores que serão tendência nos próximos 12 meses. Para 2021, as escolhidas foram cinza e amarelo. Com isso, as duas cores estão […]

Casa sustentável: saiba como adaptar seu imóvel

A preocupação com o meio ambiente é uma tendência crescente e, por isso, muitos têm optado por montar uma casa sustentável. Você conhece o conceito? Nesse texto você confere todas as informações sobre o tema A cada dia que passa, as discussões a respeito dos cuidados com o meio ambiente ganham mais relevância. A proteção […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *