29 de novembro de 2021

Saiba o que é financiamento habitacional

financiamento-habitacional

O financiamento habitacional é uma forma que muitas pessoas encontram de realizar o sonho da casa própria. Nesse texto você encontra todas as informações sobre essa modalidade de crédito

O sonho da casa própria faz parte da vida de muitos brasileiros. Dessa forma, para realizá-lo, muitas pessoas recorrem ao financiamento habitacional. Essa modalidade de crédito, que, ao contrário do que muitos pensam, não é sinônimo de financiamento imobiliário, possui especificidades que precisam ser conhecidas.

No Brasil, o financiamento habitacional Caixa é o mais conhecido e o mais contratado e, por isso, esse artigo irá trazer todas as informações sobre o assunto. Se você deseja saber mais, continue a leitura, por aqui você vai conferir:

O que é financiamento habitacional da Caixa?

O financiamento habitacional da Caixa Econômica Federal é uma das principais linhas de crédito disponíveis para a compra de imóveis no Brasil. A instituição financeira, que é uma das maiores do País, é procurada por muitos brasileiros que desejam adquirir o imóvel próprio com segurança.

As condições facilitadas do financiamento habitacional da Caixa são os principais fatores que fazem a modalidade ser uma das mais comuns entre a população. Isso porque a linha de crédito tem como objetivo fornecer a possibilidade de compra de um imóvel a pessoas de todas as classes sociais.

Para garantir a compra da casa ou do apartamento próprio à população, o financiamento habitacional da Caixa oferece condições facilitadas de pagamento, o que atrai muitos contratantes.

Quais imóveis podem ser financiados?

O financiamento habitacional da Caixa permite que o indivíduo financie diversos tipos de imóveis, como casas, apartamentos e projetos que ainda estão na planta. Além disso, é possível financiar imóveis usados e unidades de programas sociais de habitação, como o Casa Verde e Amarela.

Quais são os tipos de financiamento?

O financiamento habitacional da Caixa dá ao comprador a possibilidade de escolher o modelo no qual vai adquirir seu imóvel. Para fazer a escolha correta, é importante conhecer cada um dos tipos, bem como suas condições de pagamento, suas vantagens e desvantagens.

Na lista abaixo você encontra os principais tipos de financiamento habitacional disponíveis no Brasil:

Crédito imobiliário poupança

Como o próprio nome sugere, o crédito imobiliário poupança é definido como a linha na qual o contratante paga uma taxa de juros que se altera de acordo com o rendimento da poupança. 

Essa é uma das modalidades mais seguras, uma vez que permite que o cliente tenha controle sobre os custos. Dessa forma, ele tem mais autonomia para se organizar e para se planejar financeiramente.

Apesar de a taxa de juros acompanhar o rendimento da poupança, o indivíduo deve considerar a adição de uma taxa fixa, determinada pela instituição financeira contratada. O valor é definido de acordo com uma série de variáveis, como a renda mensal do contratante, seu histórico financeiro, entre outros fatores.

O crédito imobiliário é considerado pós-fixado, ou seja, não entra nos juros que são calculados e cobrados em cada uma das prestações. 

Crédito imobiliário com IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo)

No crédito imobiliário com IPCA, ao contrário do crédito imobiliário poupança, os juros serão calculados de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo.

Isso significa, portanto, que o saldo restante da compra – após o pagamento de cada uma das parcelas – será atualizado de acordo com o IPCA vigente. Atualmente, o IPCA em 2021 está em 2,37%.

Crédito imobiliário com taxas de juros fixas

Existe, também, a possibilidade de contratar o crédito imobiliário com taxas de juros fixas. Conforme o próprio nome sugere, nessa possibilidade o cliente sabe exatamente o valor que pagará pelas parcelas do financiamento, uma vez que as taxas de juros são fixas e, portanto, não variam.

As taxas de juros variam de acordo com a instituição financeira contratada e, para escolher a melhor opção, é importante estar atento aos valores e às porcentagens.

financiamento-habitacional

Quem pode solicitar o financiamento?

Para solicitar e contratar o financiamento habitacional Caixa – ou de outra instituição financeira -, é necessário atender a alguns requisitos básicos, tais como:

  • Ter mais de 18 anos completos ou apresentar os documentos de emancipação aos 16 anos completos;
  • Ser brasileiro ou ter visto de residência permanente no Brasil;
  • Possuir capacidade civil e de pagamento do financiamento, ou seja, deve comprovar renda.

Além disso, é necessário que o imóvel a ser financiado esteja localizado no mesmo município no qual o indivíduo trabalha ou mora há mais de um ano – segundo comprovação. Existe, ainda, a possibilidade de o imóvel estar situado em municípios da região metropolitana. 

Assim como os demais financiamentos, o financiamento habitacional realiza uma análise de crédito para verificar se o contratante realmente tem condições financeiras de arcar com o pagamento das parcelas.

Mesmo que os requisitos básicos sejam simples e facilmente cumpridos por boa parte da população, é comum que algumas pessoas tenham problemas nessa etapa de análise.

Acompanhe as novidades do Blog da Arbo!


Cadastre-se e receba por e-mail nossa newsletter com tudo que você quer saber sobre imóveis. É grátis!

Quem pode ser reprovado na análise de crédito do financiamento habitacional?

Conforme apontado acima, para ter acesso aos recursos do financiamento habitacional, é necessário que o indivíduo seja aprovado na análise de crédito realizada pela instituição financeira. E é exatamente nessa etapa que muitas pessoas são barradas.

Alguns dos principais motivos que impedem a contratação de um financiamento habitacional são:

Nome registrado (negativo) em instituições de proteção ao crédito

Se você planeja contratar o financiamento habitacional, mas tem o “nome sujo”, com certeza será reprovado na análise de crédito e não terá acesso aos recursos da modalidade de crédito.

As instituições de proteção ao crédito, justamente, tem o objetivo de atestar o compromisso dos cidadãos quanto ao pagamento de suas contas. Por isso, estar negativado demonstra que, em algum momento, você não conseguiu ou não teve responsabilidade para arcar com os custos de uma negociação financeira.

Contudo, você não precisa se desesperar caso esteja negativado nas instituições de proteção ao crédito. A situação é facilmente resolvida com o pagamento de todas as dívidas, o que permite que seu nome fique “limpo” novamente.

A renda não é suficiente para atingir o mínimo determinado

Qualquer financiamento imobiliário exige que o contratante apresente uma renda familiar mínima. Com o financiamento habitacional não é diferente. O principal objetivo da instituição financeira, ao determinar uma renda mínima, é avaliar se existem riscos quanto ao pagamento das parcelas no futuro.

De maneira geral, cada parcela do financiamento não deve exceder 30% do valor total da renda familiar do contratante. Assim, se sua renda familiar é de R$ 3.000, o valor máximo da parcela deve ser de R$ 900.

Falta de recursos financeiros para arcar com a entrada do imóvel

Mesmo que você conte com os recursos do financiamento habitacional para comprar a casa ou o apartamento próprio, é necessário pagar um valor de entrada. Caso você não possua um valor significativo para o pagamento, pode, também, ser reprovado na análise de crédito.

É claro que existem casos em que a instituição financeira concede o financiamento habitacional sem que haja a necessidade de pagamento de entrada. Entretanto, essa não é uma alternativa garantida e, por isso, você deve estar preparado.

financiamento-habitacional

Como solicitar o financiamento habitacional Caixa?

Se você deseja solicitar o financiamento habitacional Caixa – ou de outra instituição financeira que oferece a modalidade no Brasil -, é necessário entrar em contato com a empresa.

No caso da Caixa, por exemplo, você pode acessar o site da instituição ou ir pessoalmente até uma agência física. O primeiro passo é realizar uma simulação de crédito para que você avalie se pode ou não contratar o financiamento habitacional.

Assim como nas demais modalidades de crédito, a etapa da simulação é essencial para que você faça um bom negócio e para que possa avaliar se realmente poderá assumir a responsabilidade de pagar as parcelas.

Se após a simulação você verificar que realmente pode arcar com os custos do financiamento habitacional, é chegado o momento de passar pela análise de crédito. Nessa etapa, é importante que você verifique se está negativado em uma instituição de proteção ao crédito ou, ainda, se possui a renda mínima necessária para solicitar os recursos.

Posteriormente, caso seja aprovado na análise de crédito, a instituição financeira responsável por lhe conceder o financiamento habitacional irá direcionar o processo para a próxima etapa: a análise de engenharia.

Nessa etapa, um especialista credenciado pela instituição financeira vai até o imóvel que você deseja financiar para determinar o valor e as condições da casa ou do apartamento.

É importante que, nessa etapa, você já saiba qual imóvel deseja financiar e, para escolher, precisa avaliar suas necessidades e suas preferências. A Arbo Imóveis pode te ajudar a encontrar a casa ou o apartamento ideal.

Quer saber mais sobre o financiamento habitacional? O vídeo Como comprar a casa própria em 2021 em 4 passos (+ financiamento imobiliário), publicado no canal Finanças Femininas, no YouTube, pode te ajudar:

Quer saber mais sobre o financiamento de imóveis?

Agora que você já sabe como o financiamento habitacional funciona, que tal saber mais sobre as outras modalidades de crédito para a compra de imóveis? Acesse o artigo que traz todas as informações sobre o tema.

Em busca de uma casa ou de um apartamento? A Arbo Imóveis pode te ajudar! Acesse o Portal da Arbo e confira milhares de opções disponíveis em centenas de cidades do Brasil.

Postagens relacionadas

Vistoria-de-imóvel

O que verificar na vistoria de imóvel antes da compra?

Está em fase de mudança e quer saber como fazer a vistoria de um imóvel corretamente? Então, este texto pode te ajudar Decidir mudar de casa é um passo importante na vida de qualquer pessoa. Isso porque, além das diversas questões práticas, há muitos processos burocráticos que aparecem no caminho. E dos principais é a […]

arrumar-o-quarto

Veja 5 dicas para arrumar o quarto eficientemente

Procurando o melhor jeito de deixar sua casa mais bonita e funcional? Confira alguns pontos essenciais que fazem a diferença na hora de arrumar o quarto!  Além do óbvio benefício estético, já que colocar tudo em ordem já deixa o ambiente mais bonito, arrumar o quarto abre espaço para a criatividade. Ao dedicar um tempo […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *