25 de abril de 2024

Guarda móveis: o que é e quando contratar o serviço?

guarda-moveis

Se você está pensando em reformar a casa ou se mudar e não sabe o que fazer com seus itens e pertences, talvez um guarda móveis seja a melhor opção. Confira!

Cada vez mais, casas e apartamentos surgem com tamanhos mais compactos e cômodos pequenos. Pode ser que, em uma mudança ou reforma, nossos objetos tenham que ser realocados em outros cômodos e, se você não tiver espaço suficiente, pode ter que encontrar uma solução. A opção mais recomendada para esse tipo de situação é contratar um serviço de guarda móveis. 

Se você está curioso e não sabe o que esse tipo de empresa faz, quais as opções no mercado e as vantagens e desvantagens desse tipo de serviço, fique com a gente que iremos explicar tudo o que você precisa saber. Continue a leitura!

O que são guarda móveis?

guarda-moveis

Basicamente, guarda móveis são um espaço, normalmente um galpão ou um imóvel com uma estrutura bem grande. Eles são utilizados para guardar apenas móveis, por um determinado período de tempo. Os clientes pagam um valor fixo e firmam o contrato com o dono do serviço, para garantir segurança entre ambas as partes.

Na maioria das vezes, as pessoas deixam seus móveis nesse tipo de serviço por um período já estipulado, que dizem respeito a reformas, a mudanças ou a longas viagens. O contrato de um guarda móveis prevê que você deve agendar uma data para pegar seus itens, não podendo ter acesso a eles antes do fim do contrato. Assim, a data combinada para a busca dos móveis deve ser certeira. 

Lembre-se de que você não poderá guardar nenhum tipo de documento ou estoque, apenas móveis. Isso porque o espaço que o guarda móveis disponibiliza é um galpão compartilhado, ou seja, seus móveis estarão juntos com diversos outros móveis de pessoas diferentes. Assim, para garantir a segurança tanto dos móveis quanto do galpão em si, não é permitido guardar outros tipos de itens. 

Esse serviço surgiu no final do século passado e veio da necessidade dos brasileiros de guardar seus pertences por conta de alguns motivos já citados anteriormente. É muito comum que esse tipo de serviço seja oferecido por construtoras e por empreiteiras, além de empresas que realizam transporte de mudanças e outros tipos de empresas especializadas. 

Existe, ainda, uma outra categoria de guarda móveis, que são os chamados self storages. Eles possuem algumas diferenças entre si, por isso iremos falar um pouco mais sobre esse tipo de serviço.

O que é uma self storage?

self-storage

Essa empresa se caracteriza pela utilização de pequenos boxes fechados para guardar pertences de seus clientes. O self storage é um serviço muito utilizado nos Estados Unidos, sendo bastante conhecido por lá. 

Nesse tipo de empresa, você pode armazenar qualquer tipo de item, desde móveis até objetos pessoais e documentos. Além disso, não existe um período de tempo específico para você armazenar seus itens. 

Pode deixar os objetos no box por tempo indeterminado sem que haja qualquer consequência. Ainda, esse tipo de armazenamento costuma ser mais caro que o serviço de guarda móveis.

Você pode armazenar seus objetos em self storages por diversos motivos, seja reformas em sua casa, viagens longas, mudanças para outras cidades ou estados, falta de espaço em sua própria casa ou até mesmo para armazenar itens antigos de seus antepassados. 

Entretanto, nessa opção, para guardar seus itens, você fica encarregado de transportá-los até lá, enquanto que, nos guarda móveis, a própria empresa fica encarregada dessa tarefa.

Principais diferenças entre guarda móveis e self storage

Agora que você já sabe o que é um guarda móveis e uma self storage, vamos ver as principais diferenças entre eles para que você faça a escolha que melhor atenda às suas necessidades. Iremos falar sobre a questão da segurança em cada uma delas, bem como alguns outros fatores importantes. Confira!

Segurança

Quando pensamos em guardar nossos móveis em um lugar diferente e desconhecido, pode ser que tenhamos um aperto no coração. Isso porque estamos depositando objetos que têm valor afetivo em um ambiente que terceiros irão tomar conta. Por se tratar de algo um tanto quanto difícil para nós, nos preocupamos muito com a segurança dos itens. 

Em relação ao guarda móveis, você deve ficar tranquilo, pois eles tomam todo o cuidado para manter a integridade de seus itens. Entretanto, a grande desvantagem é que você não tem acesso aos seus móveis, já que eles ficam armazenados junto a móveis de outras pessoas. 

Isso pode fazer com que você se sinta um pouco inseguro, ainda mais por se tratar de um galpão onde funcionários entram e saem o tempo todo.

Já no serviço de self storage, a segurança acaba se tornando de total responsabilidade do cliente. As chaves dos boxes ficam o tempo todo com o dono dos móveis para que ele consiga ter acesso a qualquer momento aos seus pertences. Isso se mostra uma vantagem para quem quer checar se está tudo bem ou se precisa de algum item com urgência.

Entretanto, caso você perca sua chave, colocará em risco a segurança de seus itens. Assim, isso se mostra como uma desvantagem desse tipo de serviço.

Em ambos os casos existem câmeras de segurança que ficam 24 horas em funcionamento, por isso, não se desespere, nos dois tipos de serviço a segurança é muito boa.

Tipo de itens para armazenamento

Como foi dito anteriormente, existem diferenças no que diz respeito aos tipos de itens que você pode armazenar em cada serviço.

No guarda móveis, você pode armazenar apenas móveis, ou seja, qualquer outro item não tem espaço dentro dos galpões dos guarda móveis. 

As empresas estabelecem essa determinação para que não haja acúmulo de itens com alto valor, nem que sejam muito importantes, como documentos, para que não chame atenção de possíveis invasores.

Já no sistema de self storage você pode armazenar todo tipo de item que você queira. Ainda, pode escolher seu box a dedo, o que diferencia-se do guarda móveis, já que a carga fica em um galpão compartilhado. 

Manutenção do local

manutenção-guarda-moveis

É muito importante que os locais que irão armazenar nossos itens estejam limpos, dedetizados e sem a existência de umidade. Assim, vamos ver qual a diferença entre a manutenção dos serviços de guarda móveis e de self storage.

Na primeira alternativa de serviço de armazenamento de móveis, existe a manutenção adequada do espaço. É claro que pode variar de empresa para empresa, entretanto, por se tratar de um galpão, pode ocorrer algum acúmulo de poeira, de terra ou de outro fator. 

Por isso, a empresa deve armazenar adequadamente seus móveis, cobrindo-os com plásticos ou tecidos para preservar sua estrutura.

Já no self storage seus itens ficarão isolados em um box, que você escolherá o tamanho, mas que geralmente são pequenos. Assim, como dito anteriormente, a manutenção do local pode variar conforme a empresa que está oferecendo o serviço, mas, no caso do self storage, a manutenção é feita do lado de fora, garantindo a dedetização e limpeza adequada do ambiente.

E, por se tratar de um box pequeno, o acúmulo de sujeira e terra pode ser menor. Você só deve ficar atento a possíveis infiltrações de umidade dentro do espaço, para que seus itens sejam preservados da melhor maneira possível.

Flexibilidade do contrato

Em relação aos tipos de contratos oferecidos por cada um dos serviços, existem algumas diferenças que podem fazer mais sentido para você de acordo com suas necessidades.

No serviço de guarda móveis você estipula um período para que seus móveis fiquem guardados, sendo que você não pode ter acesso a eles antes do fim do contrato. Assim, caso queira retirá-los, fica sujeito a uma multa. 

Já no caso da self storages você pode deixar seus itens por tempo indeterminado sem qualquer prejuízo ou quebra de contrato. 

Você sempre deve analisar a melhor situação para que você não saia prejudicado. Por isso, pesquise preços, veja a classificação de empresas no site Reclame Aqui e sempre considere indicações. Assim, você pode escolher o melhor serviço para suas necessidades.

Agora você entendeu como funciona um guarda móveis?

Em qualquer momento de nossas vidas estamos sujeitos a passar por mudanças, reformas ou viagens. Se isso tiver como consequência o armazenamento de nossos móveis em algum tipo de serviço, temos que ficar atentos aos melhores.

Esperamos que tenha gostado desse conteúdo. Você pode deixar nos comentários qual opção irá escolher para armazenar seus móveis. Também pode dar sugestões de conteúdos ou deixar críticas construtivas.

Continue no Blog da Arbo e fique por dentro das principais dicas sobre mudanças e decoração, caso você esteja pensando em reformar sua casa. 

Acesse conteúdos como Tudo o que você precisa saber antes de realizar a mudança de casa ou de apartamento. Você também pode se interessar por Decoração para casa: tudo que você precisa saber para renovar o imóvel.

Acesse nossa Central de Ajuda para tirar suas principais dúvidas sobre o mercado imobiliário e sobre os processos de venda e de locação.

Se você estiver na busca do imóvel dos seus sonhos, não deixe de acessar o Portal da Arbo. Lá você tem as melhores ferramentas para procurar o imóvel perfeito para você. Busque imóveis espalhados em todo o Brasil por meio de mapas e filtros especializados. Acesse!

autor danilo brandão
Danilo Brandão

Danilo Brandão é jornalista com mais de 5 anos de experiência em produção de conteúdo para o mercado imobiliário. É redator, revisor e editor do Blog da Arbo, além de ser responsável por outras frentes dentro da empresa.

Postagens relacionadas

refrigeração

História da refrigeração: saiba como a geladeira surgiu

Saiba como surgiu a refrigeração e como se deu a sua evolução no decorrer do tempo.  Você já imaginou a sua casa ou apartamento sem uma geladeira? Para nós, é difícil imaginar a vida sem a tecnologia da refrigeração. Mas, houve um tempo em que tudo era mais complicado para a humanidade.  Desde armazenar alimentos […]

aplicativos para controle financeiro

11 aplicativos de controle financeiro para quem precisa economizar

Precisa economizar, mas tá difícil ter disciplina? Conheça vários aplicativos de controle financeiro que podem ajudar! Cuidar bem do dinheiro requer uma boa dose de disciplina, né? Aqui no Blog da Arbo, já temos um artigo com várias dicas para quem quer guardar dinheiro para comprar um imóvel. Desta vez, reunimos uma lista com 11 […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *