21 de maio de 2022

Iluminação para quarto: dicas para o cômodo

iluminação para quarto

Você sabe como realizar uma boa iluminação para quarto? Confira nossas dicas para ter uma iluminação agradável e aconchegante

Iluminar é trazer um toque diferente para os ambientes de uma casa, ainda mais quando o assunto é iluminação para quarto. E quando falamos em decoração, a lâmpada inteligente é uma peça que pode ser importante para o seu cômodo. Essa é mais uma novidade para casas e residências.

Contudo, é importante saber que cada ambiente pede uma quantidade de luz exata. Deseja deixar o seu quarto mais intimista e relaxante? Então aposte em uma luminosidade mais suave. 

Afinal, o quarto precisa de uma atmosfera mais aconchegante. Uma iluminação mais suave pode trazer uma sensação mais agradável e acolhedora para você.

Além disso, é essencial saber que a iluminação pode ser direta ou indireta, podendo ser utilizada de diversas formas no seu quarto e em outros cômodos do seu imóvel. 

Uma iluminação eficiente no quarto facilita suas atividades

A importância de uma iluminação eficiente

Quando o assunto é decoração de quarto, o foco fica em torno da cama, do armário, do espelho, da mesa de cabeceira e dos objetos. Entretanto, há, também, preocupação quanto à qualidade e ao tipo de lâmpada para iluminar de maneira agradável e eficiente esse espaço. 

A iluminação tem o papel de decorar sua casa, criando espaços mais aconchegantes e convidativos, com conforto para cada cômodo. Veja o exemplo: um quarto de casal precisa ter um tipo de iluminação, que difere do encontrado em uma sala de estar ou em uma cozinha. Para quartos pequenos, o indicado é a colocação de uma iluminação central bem difusa.

Uma iluminação inadequada pode lhe trazer problemas

Você sabia que uma iluminação inadequada pode ocasionar problemas de saúde, desde físicos até psicológicos? O nível alto ou muito baixo de luz, a distribuição incorreta da intensidade luminosa e a cor da lâmpada são alguns fatores que podem trazer impactos para os moradores. 

Dependendo do tipo de iluminação usada na sua casa, você pode ter cansaço visual. Ou seja, uma quantidade excessiva ou insuficiente de luz pode sobrecarregar os olhos. 

E quando o espaço possui luz intensa, podem aparecer sintomas de ardor, vermelhidão, dores e incômodo nos olhos.

A iluminação é um fator determinante para garantir conforto aos moradores

Luz fria ou quente? 

Qual luz você deve utilizar no quarto? A luz amarela é conhecida como luz quente. Seu efeito visual faz com que os ambientes fiquem mais aconchegantes. 

Já as luzes brancas – também chamadas de frias – são indicadas para cômodos como a cozinha e o banheiro. O objetivo é trazer mais destaque para os objetos dessas áreas da casa.

Em quartos, o recomendável é utilizar lâmpadas com a temperatura de cor correta. E, nesse caso, o indicado é a colocação de luzes quentes. 

Dessa forma, cria-se um ambiente de mais conforto e tranquilidade. Saiba que a temperatura de cor está relacionada à tonalidade de cor e não ao calor físico.

Um quarto mais intimista e acolhedor?

Para ter um quarto mais intimista e acolhedor, opte pelas luzes quentes (amarelas) para a luz principal, feita no teto em uma lâmpada embutida ou pendurada. 

Invista em uma única fonte de luz centralizada no teto e outras na cabeceira da cama. Além disso, você pode utilizar tons de luzes suaves para ter um maior conforto visual e um clima mais aconchegante no seu quarto.

Uma iluminação para quarto de casal

Primeiramente, é válido ressaltar que o quarto de casal precisa ser bem planejado. O cômodo que o casal tem seus momentos de descanso e de intimidade deve ter uma boa iluminação, que vai fazer toda a diferença no dia a dia.

Mas quais são os tipos mais utilizados para o quarto do casal? Luz geral direta (de cima para baixo), luz geral indireta (usando o teto ou parede como rebatedor), luz geral difusa (quando o corpo da luminária é feito de material que difunde a luz), luz de destaque (para quadros, por exemplo) e luz de efeito (quando há interesse em gerar algum tipo de efeito visual).

O quarto é um dos principais ambientes de uma casa. Dessa forma, é fundamental saber como iluminar o quarto para criar uma luz mais acolhedora.

Um dos modelos de lâmpada que pode ser utilizado na iluminação para quarto

Escolha lâmpadas de boa qualidade

As lâmpadas a serem utilizadas no seu quarto devem focar no bem-estar e, ao mesmo tempo, na decoração do ambiente. Para isso, é fundamental investir em lâmpadas LED. Lâmpadas desse tipo trazem economia de energia e destacam sua casa, deixando-a mais moderna. 

A lâmpada LED oferece uma vida útil mais duradoura do que as incandescentes e as fluorescentes. A lâmpada LED pode chegar a 25.000 horas de vida útil, o que equivale a, em média, 17 anos de uso, caso se considere uma utilização de 8 horas por dia. 

Outro ponto se refere ao descarte: as lâmpadas incandescentes e fluorescentes precisam de um descarte especial, já que contam com metais pesados como chumbo e mercúrio. Por outro lado, a lâmpada LED não utiliza mercúrio ou qualquer outro elemento que possa trazer impactos negativos ao meio ambiente.

Lâmpada inteligente

A lâmpada inteligente nada mais é do que uma lâmpada que funciona conectada à rede Wi-Fi. Para isso, a peça tem funções como ligar ou desligar e é capaz de criar tipos de harmonização, devido aos recursos de alteração de coloração e de temperatura de luz.

Há, também, dispositivos que possuem funções adicionais, como câmeras de monitoramento incorporadas, que enviam imagens para smartphones, saídas de áudio, entre outras.

A lâmpada inteligente oferece compatibilidade com as principais assistentes virtuais e possibilita a realização de comandos por meio da voz.

Confira um modelo de lâmpada inteligente que você pode colocar no seu quarto.

Conheça mais sobre os tipos de iluminação para quarto

Iluminação direta

Spots, pendentes, luminárias de mesa, abajures e fitas de LED são exemplos de iluminação direta. Esse é um tipo de luz direcionada para um ponto específico, de cima para baixo.

A lâmpada de LED é ideal para esse tipo de iluminação, já que ela não esquenta e não altera a cor do objeto destacado. Entretanto, para locais onde emitem reflexos, seu uso não é recomendado. 

Iluminação indireta

A iluminação direta é ideal para criar ambientes aconchegantes. Esse tipo de iluminação é utilizado em rebaixamento de gesso e forros de teto. Geralmente se utiliza arandelas e spots. 

iluminação para quarto
Que tal uma iluminação em um quarto acolhedor como esse?

Luz difusa

Uniforme e suave, a luz difusa permite que todo o ambiente receba uma iluminação. Luminárias como plafon e arandelas podem ser utilizadas. A luz central ilumina o ambiente por completo.

Luz de destaque

A luz de destaque é ideal para iluminar quadros e outros objetos que você deseja destacar.

Luz de efeito

É uma luz que traz um efeito visual para seu quarto.

Acessórios para iluminar o quarto

Arandelas de parede para o quarto

Arandelas são uma das opções para decorar seu quarto. Elas dão um toque especial para assistir filmes e séries. A arandela do tipo de luz indireta não emite reflexos.

Abajures na mesa de cabeceira

Os abajures na mesa de cabeceira são uma ótima opção para aqueles que desejam ler à noite. Esse é um dos principais itens na decoração e na iluminação para quarto.

iluminação para quarto
Os abajures trazem uma iluminação agradável aos quartos

Luminárias pendentes de teto

As luminárias pendentes de teto são o tipo de produto que pode ser utilizado tanto para decoração quanto para iluminação. Isso porque elas figuram nos ambientes como uma peça decorativa, trazendo um design sofisticado. 

Objetos decorativos 

Para que as laterais da cama tenham mais destaque, vale apostar em objetos decorativos. Exemplo disso é o spot de embutir que serve para iluminação geral.

Plafon é outra peça decorativa. Este ilumina o quarto por inteiro, de forma mais uniforme e proporciona uma iluminação menos cansativa, difusa e mais agradável.

Conclusão: a correta iluminação para quarto é fundamental no dia a dia

Antes de tudo, a iluminação mais quente deve fazer parte do projeto. Do contrário, caso queira uma luz direta, deve-se optar por uma lâmpada embutida no teto direcionada para o armário ou cabeceira. Dando uma sensação de amplitude para o seu quarto.

E não se esqueça de que todo o projeto luminotécnico precisa ser planejado especificamente para cada ambiente, impactando na decoração.

Do mesmo modo, você deve ficar atento quanto à cor da luz. Isso porque ela transmite a sensação adequada ao ambiente. 

A luz quente ou amarela oferece conforto em locais de descanso e a branca é ideal para ambientes que precisam de mais concentração, por exemplo, em áreas de trabalho no seu home office.

Já para os amantes da leitura, o abajur pode ser acomodado nas duas laterais da cama. No entanto, é preciso ficar atento à altura entre a cama e o abajur, para que a iluminação seja uniforme.

A iluminação precisa ser agradável e eficaz, trazendo momentos de descanso, relaxamento e bem-estar para você. Agora que você já sabe como iluminar o seu quarto, escolha os melhores tipos de lâmpadas e decore do jeito que desejar.   

Postagens relacionadas

modelos-de-sofa

Modelos de sofá: conheça os principais

Vai decorar ou redecorar a sala e está com dúvidas? Nesse texto você vai conhecer os principais modelos de sofá e vai conferir dicas para fazer a melhor escolha Os sofás são as verdadeiras estrelas na decoração de salas. Pequenos, grandes, coloridos, reclináveis: os modelos de sofá são inúmeros e você pode ter certeza de […]

Decoração moderna

Decoração moderna: saiba tudo sobre esse estilo

Funcionalidade e simplicidade são alguns dos pilares da decoração moderna. Saiba tudo sobre esse estilo e faça na sua casa. Uma boa decoração é aquela que reflete nossa personalidade e deixa o ambiente mais agradável. Com tanta gente buscando renovar a casa com uma estética mais simples, a decoração moderna se transformou em uma das […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *