19 de setembro de 2021

Vai comprar imóvel usado? Veja algumas dicas

imóvel-usado

Está em dúvida se vai comprar um imóvel usado ou novo? Confira tudo neste texto sobre o assunto. 

É muito comum que as pessoas que estejam no processo de comprar uma casa tenham uma dúvida: é melhor um imóvel novo ou usado? É fato que as duas opções tem os seus prós e contras. Não é possível afirmar de forma taxativa que só uma opção é vantajosa. Afinal, existem muitas variáveis na vida de uma pessoa que vão definir a melhor opção para ela. 

Para começar a te ajudar nesta tarefa, o Blog da Arbo vai te ajudar com algumas dicas importantes para quem optar pelos imóveis usados não errarem na escolha. Vamos lá? 

Quais são as vantagens e as desvantagens? 

Imóvel usado

Como explicamos acima, tanto os imóveis usados quanto os anos possuem vantagens e desvantagens. Portanto, a decisão entre comprar um imóvel novo ou um imóvel usado depende de fatores específicos e subjetivos de cada indivíduo.

Em relação aos imóveis usados, a primeira vantagem que se apresenta é em relação ao preço. É possível comprar imóveis maiores e em regiões mais bem localizadas da cidade a preços bem menores. 

Principalmente apartamentos, tinham mais espaços internos antigamente. O que, para muitos, pode ser uma grande vantagem.

Por outro lado, caso opte por apartamentos que já tenham mais de 10 anos, prepare-se para gastar com manutenção e limpeza. Muito provavelmente, você terá que fazer algumas mini-reformas para deixar o lugar do jeito ideal para você.

Para se aprofundar mais nessa questão, assista a esse vídeo abaixo postado no canal Márcio Guimarães. Nele, o Márcio explica 5 Benefícios Para Compra do Imóvel Usado. Confira: 

Como não errar na escolha? 

A compra de um imóvel, seja ele novo ou usado, precisa de planejamento. Então, as dicas a seguir são acima de tudo de organização. Para que você não se perca no caminho e acerte na escolha do imóvel usado. Confira abaixo. 

Casa ou apartamento: qual o ideal? 

O primeiro passo para você não errar na compra do seu imóvel usado é pensar qual tipo de habitação é a ideal para suas preferências e para suas necessidades: casa ou apartamento. 

É claro que, para essa pergunta, não existe uma resposta que se aplica à realidade de todas as pessoas, uma vez que essa é uma questão muito subjetiva. Isto é, depende muito do estilo de vida e das suas expectativas no novo lar. 

Na prática, tanto uma casa quanto um apartamento apresentam vantagens e desvantagens para os moradores. Por isso, o que acha de conhecer as principais características desses dois tipos de habitação?!

Quais são suas prioridades?

Outro fator importante é saber quais são as suas prioridades. Se engana quem imagina que somente a questão financeira irá fazer a mudança no resultado da sua decisão. 

Para pensar no financeiro, é preciso ter um bom planejamento, já que sem ele não é viável pautar quais serão as suas escolhas e quais formam boas opções para o seu atual momento. Por exemplo, é ponderoso definir quais são os seus planos para os anos seguintes da sua vida.

É interessante você planejar o tamanho ideal do imóvel para morar com bem-estar, a quantidade de quartos e, também, analisar a área de lazer ofertada e a localização da moradia. 

Pensou em fazer um planejamento financeiro

Quem faz um bom planejamento financeiro antes de fechar um negócio de uma compra de imóvel usado, sabe exatamente como o valor pesa no bolso. 

Por isso, a dica é fazer as contas com calma, veja quanto de rendimento você tem por mês e confira se as despesas serão pagas todos os meses. Alguns especialistas relatam que é importante que gastos com moradia não ultrapassem 30% do valor total dos rendimentos da família. 

Após ler as dicas apresentadas anteriormente, esperamos que você se sinta mais confiante para comprar uma casa ou um apartamento usado. 

Conte com a ajuda de um profissional da área 

O corretor de imóveis, com certeza, vai facilitar o processo de locação com alguns macetes que só quem está trabalhando no ramo entende, o que serve até para os sistemas burocráticos mais complicados.

A vantagem de se ter um corretor de imóveis ao seu lado é que o profissional poderá tirar suas dúvidas sobre o processo de locação quando precisar. Além disso, você terá acesso a conselhos quando for tomar boas ou más decisões. 

Além disso, um bom corretor de imóveis pode te alertar de possíveis problemas e, sem dúvidas, o profissional irá te precaver de gastar as suas finanças em situações que se torne um transtorno no futuro.

Avalie como irá fazer o pagamento

Após escolher e visitar seu imóvel usado, verifique quais são as possíveis formas de pagamento. Após isso, volte para a casa e comece a fazer as suas contas. 

Saiba que existem inúmeras maneiras de pagar por uma casa ou por apartamento, o que depende do contrato firmado entre o proprietário e o comprador.

O ideal, claro, é sempre efetuar o pagamento à vista, mas, sabemos como essa realidade não está ao alcance de todos. Então, caso não consiga pagar à vista, pesquise bastante outras opções de pagamento, como o financiamento imobiliário e o consórcio imobiliário

[CHECKLIST] Dicas para não errar na compra do seu imóvel usado 

Imóvel usado

Se, após verificar as principais vantagens de comprar um imóvel usado, você escolher essa alternativa, fique atento às dicas a seguir para não cometer erros na negociação: 

  • Busque seu futuro imóvel em um bom portal de imóveis on-line;
  • Durante a visita, vá em todos os cômodos do apartamento e verifique o estado de conservação de cada ambiente;
  • Na hora de assinar o contrato, fique atento às informações presentes no documento. Antes de concordar com o que está escrito, leia atentamente todos os artigos;
  • Conheça os diferentes tipos de opções de pagamento;
  • Prefira empresas que facilitem a negociação por meio da diminuição da burocracia. 
Imóvel usado

Vale a pena comprar um imóvel usado em 2021? 

Quando decidir que é hora de comprar o seu imóvel, vale a pena pesquisar qual a condição do momento do mercado imobiliário. 

Isso porque o mercado influencia diretamente em fatores como oferta e demanda de imóveis, número de lançamentos e, principalmente, preços e formas de pagamento. Quem está antenado com as novidades do mercado, tem muita vantagem na negociação pelo melhor valor. 

É não à toa que grandes investidores consomem esse tipo de informação a todo o momento. Lembre-se sempre disso! 

Um exemplo da importância de estar antenado é o ano de 2020. De acordo com um indicador da Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias) e da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), as vendas imobiliárias registraram um crescimento de 9,7% no segundo trimestre de 2020. E esses dados foram apenas preliminares.

Esse aquecimento foi por conta de pessoas que ficaram atentas às baixas taxas de juros e a queda histórica na taxa Selic e aproveitaram a oportunidade. Por isso, esteja sempre atento ao mercado

O que você achou das dicas para comprar imóvel usado? E, para encontrar o primeiro imóvel ideal, a indicação é visitar o Portal da Arbo, que reúne as melhores casas e os melhores apartamentos nas principais cidades de todo o Brasil.

Postagens relacionadas

Decoração Glam

Decoração Glam: descubra tudo!

Você conhece o estilo de decoração Glam? Saiba como você pode implantá-lo no seu lar neste artigo.  Por algum tempo, a decoração Glam foi ligada apenas às altas classes sociais da nossa sociedade. Mas, nos últimos tempos, o estilo tem ganhado força e virou uma das grandes tendências. Passando por um intenso processo de valorização […]

morar em itajaí é sinônimo de qualidade de vida

Descubra como é morar em Itajaí

Morar em Itajaí significa usufruir de uma excelente qualidade de vida. Entretanto, antes de se mudar, é essencial que você conheça tudo sobre a cidade. Nesse texto você confere as principais informações sobre Itajaí Itajaí é uma das principais cidades de Santa Catarina e, por isso, atrai diversos turistas e novos moradores todos os anos. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *