24 de maio de 2022

Decoração DIY: o que é e como fazer em casa

decoração diy

Quer sugestões para enfeitar seu lar gastando pouco? Saiba mais sobre a decoração DIY e confira as melhores ideias! 

É sempre interessante buscar maneiras novas e criativas de enfeitar nossos lares. E se forem opções baratas e acessíveis, melhor ainda. É justamente por atender a esses requisitos que a decoração DIY vem ganhando tanto espaço. Hoje é cada vez mais fácil encontrar muitas ideias legais e fáceis de fazer.

Por isso, esse post do Blog da Arbo mergulha no universo do DIY para conhecer as origens desse movimento e seus benefícios. Além disso, é claro que não poderíamos deixar de dar dicas para te inspirar. Por isso, listamos algumas das melhores ideias que você pode usar para caprichar no visual e na funcionalidade da sua casa. Confira!

O que é DIY?

A sigla DIY significa Do It Yourself (em português, “faça você mesmo”) e se refere a um movimento que incentiva as pessoas a fabricarem por conta própria uma série de itens. Podem ser móveis, brinquedos, eletrônicos, cosméticos e muitas outras coisas. Trata-se de algo que passa a fazer parte do estilo de vida de muita gente.

A ideia de projetar novos objetos ou modificar os que já existem para dar origem a outros itens teria se popularizado nos Estados Unidos nas primeiras décadas do século XX. Naquele período, a população procurava alternativas para reformar suas casas sem gastar muito.

Contudo, o termo em si ganhou força a partir da década de 1950, quando músicos do cenário underground que faziam suas produções de forma independente. O DIY também carrega uma mensagem anticonsumismo, que também está presente em uma outra tendência de comportamento cada vez mais popular, o estilo minimalista.

Outra vertente que incorpora o raciocínio do DIY é a Cultura Maker, que busca a criação de um ambiente colaborativo em torno do Faça Você Mesmo. Afinal, essa filosofia é aplicável a muitas coisas e você não precisa ser um especialista para produzir seus próprios objetos. Na verdade, o próprio processo de aprendizado ao construir algo novo e útil é enriquecedor. 

Vantagens da decoração DIY

Se dedicar ao DIY traz diversos benefícios. O mais óbvio é o alívio no bolso, já que fazer seus próprios objetos fica muito mais barato do que comprar. Além disso, ao reutilizar materiais e objetos antigos, você aumenta o ciclo de vida deles, evitando o desperdício.

Essa atividade também traz vantagens em termos psicológicos, pois é uma maneira de exercitar a criatividade e ainda contribui para aprendermos a gerenciar nosso tempo enquanto colocamos nossos projetos em prática.

Entretanto, é sempre bom destacar a necessidade de prezar pela segurança ao executar um projeto DIY. É fundamental utilizar equipamentos adequados e entender até que ponto vai nosso limite, ou seja, entender que certas atividades vão demandar o apoio de profissionais especializados.

A decoração DIY é conhecida por ser sustentável.  E se você deseja conhecer algumas ideias que vão de encontro à preservação do meio ambiente, confira o vídeo 3 formas de inserir a decoração sustentável em sua casa, publicado no canal da Arbo Imóveis, no YouTube:

Ideias de Decoração DIY

Agora, é hora de conhecer algumas alternativas de decoração DIY que você pode implementar para caprichar no visual de sua casa. Você verá que há algumas com níveis de dificuldade mais baixos e outras mais complexas. Por isso, ressaltamos a necessidade de procurar especialistas para aquilo que você não puder fazer por conta própria.

Sofá com pallets

Os pallets são peças de madeira utilizadas para transportar cargas e organizar os estoques de lojas. Você verá muitos deles nas chamadas ilhas, que são estruturas montadas pelos supermercados para expor determinados produtos no meio dos corredores.

Muito resistentes, os pallets são ótimos para a construção de móveis DIY com uma pegada que lembra a decoração rústica. Um dos usos mais frequentes é na elaboração de sofás. Há uma infinidade de modelagens possíveis, por isso, você pode fazer um sofá com pallets que se encaixe perfeitamente ao espaço disponível na sua casa.

Depois de conseguir os pallets, é necessário lavá-los muito bem e lixar as bordas para que fiquem mais arredondadas. Dessa forma, você já evita o risco de acidentes. Dependendo do design desejado, você terá que tirar ou reposicionar algumas partes dos pallets. Também é fundamental utilizar parafusos, porcas e outras peças de metal para fixar as partes.

Assim, a madeira será utilizável tanto para a base quanto para o encosto do sofá. Depois, é só adicionar almofadas, futtons ou colchonetes da sua preferência para deixar o sofá com a aparência ideal. 

Confira este vídeo do canal Pallets Decora, que mostra o passo a passo da montagem de sofá com pallets:

Organizador com caixa de leite

As caixas de leite do tipo tetra pack estão entre os itens mais versáteis para os adeptos da decoração DIY. Uma de suas aplicações mais simples e funcionais é na criação de organizadores que você pode usar para qualquer coisa, seja para guardar os controles remotos dos aparelhos da sala ou como porta-lápis, por exemplo.

Esse é um elemento muito fácil de trabalhar e, basicamente, você só vai precisar de tesoura, régua, caneta, pistola de cola quente e algum tipo de revestimento para elaborar belos objetos. Esses revestimentos podem ser tecidos, papéis, adesivos ou qualquer outro de sua preferência.

Este vídeo do canal Fabianno Oliveira ensina a fazer um gaveteiro personalizado com caixas de leite:

Nichos com palitos de sorvete

Quase todo mundo já teve que fazer algum objeto com palitos de sorvete na época de escola. De fato, esse é mais um elemento muito simples e extremamente versátil para construir itens de decoração DIY. Ele permite trabalhar muito com as cores e os formatos, por isso, a criatividade pode ir bem longe.

Para os objetos mais básicos, você só vai precisar mesmo dos próprios palitos e da cola – que pode ser branca ou de silicone. Esse é o caso dos nichos, que são úteis para enfeitar as paredes de casa e servir de apoio para outros objetos, como bonecas e carrinhos. Eles são ótimos para quartos infantis e você pode até envolver as crianças na hora de colocar a mão na massa.

Dá para montar nichos com formas geométricas variadas e, se precisar que ele seja mais resistente, pode adicionar mais palitos. Além disso, é muito fácil dar um toque especial nele com tintas de várias cores.

Confira o vídeo abaixo, em que Danielle França explica como fazer nichos com palitos de sorvete:

Renovar móveis antigos

Essa é para você que tem em casa algum móvel antigo feito de MDF, uma chapa de madeira, que permite acabamentos bastante elaborados e é considerado ecologicamente correto. Para deixá-los com cara de novo, basta uma boa pintura. As tintas mais recomendadas para isso são:

  • Tinta látex, que dá um acabamento fosco e deve ser usada com pincel ou rolo;
  • Tinta acrílica, que dá um acabamento brilhante e é resistente à água;
  • Tinta spray, que é a mais prática de aplicar e dispensa o uso de pincéis.

Antes de pintar, é bom lixar a madeira para tirar as imperfeições.e remover o verniz da pintura anterior, que atrapalharia a fixação da nova tinta. Você deve lixar até que o brilho da pintura desapareça. Em seguida, é só passar um pano seco para tirar o pó.

Este vídeo do canal Diycore com Karla Amadori mostra como fazer o processo de pintura em MDF:

Tapetes de retalhos

Os tapetes são itens essenciais da decoração e deixam os ambientes mais confortáveis e aconchegantes. Para fazer um tapete personalizado, é só juntar retalhos de várias cores, os quais você pode cortar em formatos uniformes ou diversos. A escolha depende do tipo de efeito desejado.

Esses retalhos devem ser costurados em um tecido que servirá como base. Também é necessário usar outro tecido como forro e mais algumas tiras para formar as bordas. Confira este vídeo do canal Tapetes da Nalva para aprender a fazer o seu tapete de retalhos:

Rack com blocos

Com alguns blocos de concreto e tábuas, é possível montar o rack ideal para sua sala. Como há muitos modelos de blocos disponíveis, é só escolher o que combina mais com seu projeto. 

O visual rústico fica ainda mais estiloso se os blocos forem pintados com uma cor que combine com os demais móveis e com as paredes. A mesma ideia serve para fazer estantes de livros, mesas de escritórios, bancos e vasos. 

Confira este vídeo do canal Diycore com Karla Amadori para aprender a fazer o rack com blocos de concreto:

E aí, curtiu nossas dicas de decoração DIY? O Blog da Arbo tem mais um monte de conteúdos sobre estilos decorativos e sugestões para deixar seu lar mais bonito e confortável. Você pode começar com nosso post com tudo que você precisa saber para decorar sua casa

Receba nossos novos conteúdos por e-mail!


Cadastre-se na newsletter semanal do Blog da Arbo, com tudo que você quer saber sobre imóveis. É grátis!

Postagens relacionadas

apartamento-studio

Apartamento studio: saiba o que é e se vale a pena!

Uma das tendências que surgiram no mercado imobiliário nos últimos tempos, sem dúvidas, é a procura por apartamento studio. Saiba mais aqui! O apartamento studio é ideal para pessoas que querem morar em áreas privilegiadas, mas que não precisam de muito espaço como o que é oferecido por um apartamento padrão de 2 ou 3 […]

pintura de prédio

Pintura de prédio: como é realizada?

Quer mudar o visual do seu condomínio? Veja o que é necessário para realizar pintura de prédio e dar aquela repaginada! Você sabia que pintar a fachada de um prédio é mais simples do que parece? Hoje em dia existem bons profissionais e empresas especializadas que fazem a pintura de prédio, com qualidade, eficiência e […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *