13 de maio de 2022

Vantagens de uma casa com jardim de inverno

O jardim de inverno surgiu na Europa e, atualmente, é uma tendência no Brasil. Nesse texto você conhece as vantagens de ter o espaço em sua casa ou em seu apartamento

Ao planejar construir uma casa própria, é normal que uma família sonhe com soluções para cada ambiente. O jardim de inverno costuma ser uma delas e tem sido uma opção de destaque em muitos projetos de residências. Contudo, primeiro, vamos entender o que é um jardim de inverno e por que ele tem esse nome?

Esse termo surgiu, inicialmente, em países europeus com climas temperados e de invernos muito rigorosos. Nesse período, os jardins abertos, nas áreas externas da casa, ficavam inutilizados e as plantas morriam parcialmente, por ficarem semanas cobertas de neve.

A solução foi criar jardins dentro das casas, que, por ficarem fechados e mais protegidos do rigor do frio, mantinham suas plantas vivas e verdes. Então, esses espaços ganharam o nome de jardim de inverno.

Apesar de o Brasil ter um clima tropical e invernos não tão rigorosos como os da Europa, herdamos o nome. Assim, podemos dizer que a principal característica dos jardins de inverno, no Brasil, é sua construção ser voltada para o interior da casa. Por isso, ela é, muitas vezes, chamada de jardim interno.

Já sabemos que as plantas trazem muitos benefícios para o espaço e para o convívio. Assim, integrar jardins com as áreas internas da casa atende a muitos propósitos, sejam eles funcionais, psicológicos ou estéticos. Profissionais de arquitetura e de paisagismo chamam essa técnica de harmonização e integração de plantscaping.

Vantagens de ter um jardim interno

Ainda tem dúvidas sobre investir nessa ideia? Confira nesse post as principais vantagens de planejar um jardim de inverno para a sua casa!

Aumenta a oferta de luz natural na casa

A luz do sol sempre foi valiosa em qualquer tipo de construção e muitos arquitetos aproveitam esse recurso, investindo em aberturas com dimensões generosas.

No entanto, há situações que, devido às grandes dimensões do ambiente ou à distribuição delas, a iluminação vinda dessas aberturas não é suficiente.

Uma ótima solução para obter claridade extra é a incorporação de um jardim de inverno no projeto, localizando-o no centro da residência e pegando a iluminação por meio de aberturas na cobertura.

Essa solução faz com que, ao longo do dia, os ambientes adjacentes recebam os raios solares que refletem a luz em diferentes pontos da casa.

Se a preferência for por um jardim coberto, a dica é apostar em telhados feitos com materiais translúcidos e que permitam o proveito da luz natural, como o vidro laminado ou o policarbonato de alta resistência. Porém, é essencial deixar algum tipo de abertura para manter a ventilação e troca de ar do jardim, com o risco de prejudicar todas as plantas.

Melhora a ventilação e circulação do ar

Uma casa mais fresquinha e agradável é resultado garantido com um jardim de inverno bem projetado. Quando a abertura no teto é finalizada, acaba funcionando como uma espécie de chaminé: o ar frio exerce pressão sob o ar quente contido nos ambientes, forçando-o a subir pelo vão do jardim e sair mais rapidamente, contribuindo para a renovação constante do ar.

Essa solução é atrativa porque permite ao morador controlar a entrada e a saída de ar sempre que achar necessário. Para isso, basta garantir que a porta de acesso ao jardim tenha boa vedação e bloqueie a passagem de ar nos dias de inverno.

Importante: para maior segurança contra invasões, os jardins totalmente abertos devem sempre ser equipados com alguma solução de proteção, como as grades. Outra solução interessante é a instalação de um pergolado, com vãos menores entre as peças, para não perder a caracterização do ambiente.

Criar uma área extra para descanso ou contemplação

Nas grandes cidades, é comum encontrar casas e apartamentos sem qualquer resquício de área verde. Para aqueles que não abrem mão de um cantinho mais natural, construir uma casa com jardim de inverno pode ser uma ótima opção. Depois de pronto, esse ambiente pode ser usado para o descanso ou para a simples contemplação de sua beleza.

Os jardins com uma área um pouco maior podem receber mobiliário na forma de banquinhos, mesinhas ou até ombrelones. O ideal é que todas essas peças sejam fabricadas com materiais duráveis e próprios para ambientes externos, como a madeira impermeabilizada, alumínio ou fibras sintéticas.

jardim-de-inverno

Uma casa com destaque na decoração e no paisagismo

Um jardim harmonioso pode ser o grande destaque na decoração e no paisagismo da residência. Para atingir esse objetivo, o proprietário deve investir em materiais de qualidade e pensar com cuidado nos revestimentos que serão aplicados em cada superfície. São diversas as opções presentes no mercado e que podem combinar com o estilo da casa.

E para a correta composição e o segredo de um jardim duradouro é a escolha correta da vegetação. Entender que geralmente, os jardins de inverno tem iluminação e ventilação reduzidas em relação a um jardim em ambiente aberto, é determinante para o tipo de planta escolhida.

Isso evitará pragas e mofos, comuns em jardins em ambientes internos. Algumas das espécies mais utilizadas são a dracena arbore e a palmeira rafis. Em ambientes com baixíssima incidência de luz, as mais indicadas são a pacová e o lírio da paz.

Como o jardim de inverno tem contato com as intempéries, é sempre bom pensar em peças mais resistentes e duráveis. Um bom exemplo são pedras, cascalhos, argila expandida, casca de pinus e granilhas no Jardim.

Nos revestimentos pode-se usar madeira tratada, cerâmica e tijolinho maciço. Esses materiais podem ser aplicados na parede ou no piso do jardim, intercalando com a vegetação e formando combinações com formatos irregulares, caminhos, calçadinhas e até decks elevados.

Por fim, o item que mais se harmoniza com a decoração e o paisagismo são os vasos. Muitas cores, materiais e características dão a este objeto, o ponto alto do jardim.

Vasos de barro, vitrificadas, vietnamitas, concreto, naturais, entre outros. Uma infinidade de escolhas combinadas com plantas de fácil manutenção ou até mesmo sem planta nenhuma, são sempre uma ótima opção.

Inspira a criatividade

Por ser um ambiente que traz conforto, o que contribui para a diminuição do estresse, os jardins de inverno inspiram a criatividade. São inúmeras as possibilidades de decoração e paisagismo para enfeitar o seu cômodo, que fica até difícil decidir qual delas escolher.

Entretanto, não pense que o jardim de inverno pode ser feito apenas em salas. Eles são perfeitos para decorar quartos, deixando-o mais aconchegante; cozinhas, podendo ser utilizado para plantar ervas e outros ingredientes; e até mesmo em banheiros, garantindo banhos mais relaxantes.

Sendo assim, abuse de sua criatividade e monte o seu jardim de inverno da melhor forma para a sua casa. Com a utilização das plantas e dos objetos certos, o resultado da decoração do seu ambiente certamente será surpreendente.

Aumenta a qualidade de vida dos moradores

Uma casa bem ventilada e bem iluminada contribui para a sensação de bem-estar de seus moradores. Como se já não garantisse esse benefício pelo modo como se estrutura, o jardim de inverno ainda traz as belezas e as propriedades terapêuticas das plantas. Ao fazer a escolha das espécies certas, você pode se surpreender com os resultados.

Algumas sugestões de cultivo são: violeta, begônia, jiboia, antúrio, lírio da paz, singônio, samambaia e espada-de-são-jorge. Os cactus e as suculentas também são ideais para esse ambiente e geram composições belíssimas em vasos.

Outro uso comum de cultivo no jardim de inverno são pequenas hortas, postadas em cachepôs, trazendo originalidade e frescor para os temperos da sua culinária. Imagina colher ramos de coentro ou salsinha diretamente do seu jardim para o preparo daquele jantar especial com a família e amigos?!

jardim-de-inverno

O jardim de inverno é um espaço surpreendente, que enche de vida e alegria aos ambientes e seus moradores, impressiona as visitas e premia a casa com ar purificado e de maior qualidade.

Pensando em todas estas vantagens e valorização, fica difícil não considerar construir casas com jardim de inverno, não é mesmo?! 

Ficou interessado na ideia? Pois saiba que um jardim traz mais resultados quando concebido com planejamento adequado, por isso, aconselha-se a contratação de um arquiteto e de um paisagista de confiança para garantir que tudo saia como o desejado.

Se possível, pense nos detalhes antes de construir uma casa para que você possa desfrutar de todos esses benefícios. No entanto, caso a ideia tenha surgido após a construção, existem diversas ideias ótimas para aproveitar, como usar os espaços embaixo das escadas, por exemplo, para um pequeno jardim.

Agora você já sabe quais são as vantagens de construir casas com jardim de inverno, qual é a sua opinião sobre esse tipo de ambiente dentro de casa? Possui em sua residência ou já visitou locais que tinham? Conte-nos a sua opinião ou compartilhe suas dúvidas, estamos à disposição.

Aproveite também para seguir a Shiota Arquitetura no Instagram e acompanhar mais dicas!

Postagens relacionadas

como-comprar-uma-casa

Confira o passo a passo de como comprar uma casa

Quer investir em um imóvel e não sabe por onde começar? Nesse texto você irá conferir todas as orientações de como comprar uma casa com segurança e com responsabilidade Se você deseja investir em um imóvel, precisa conhecer o passo a passo da negociação. Isso porque o processo é complexo e envolve muitas etapas, que […]

comprar-imóvel

Vai comprar imóvel? Confira 5 dicas!

Você está pensando em ter o seu próprio imóvel? Confira aqui algumas dicas para não errar na escolha ideal para você Comprar imóvel próprio é o sonho de muitos brasileiros, não é? Seja para sair do aluguel ou pensando em realizar algum investimento no futuro, os imóveis são, indiscutivelmente, um grande passo na vida de […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *