25 de setembro de 2021

Manutenção do computador: veja 5 dicas

manutenção-de-computador-1

É fundamental ter alguns cuidados básicos na manutenção do computador para que ele dure muito tempo. Aprenda a manter sua máquina sempre em perfeitas condições.

Os computadores facilitam vários aspectos da nossa vida, em casa e no trabalho. Como são equipamentos bem caros, é indispensável saber cuidar bem deles para que durem muito tempo. A manutenção do computador requer cuidados tanto em relação à parte física quanto na gestão de sistemas operacionais e arquivos.

Neste artigo, preparamos uma lista com os cinco cuidados básicos que você precisa ter para conservar o equipamento. Nossas dicas vão desde a limpeza externa, passando pela organização dos seus arquivos, até a maneira mais segura de usar a internet sem colocar seus dados em risco. Confira! 

  1. Limpeza do equipamento
  2. Medidas de segurança
  3. Backup de arquivos
  4. Ferramentas de manutenção
  5. Personalização

1. Manutenção do computador: limpe o hardware

Tela

Quando ainda utilizamos os velhos monitores de tubo, a limpeza costumava ser bem mais fácil. Como a superfície da tela é de vidro, bastava um pano úmido e estava tudo resolvido. Agora, como as telas são de LCD (cristal líquido) ou LED (diodo emissor de luz), suas superfícies são muito mais frágeis.

Por isso, a ordem é evitar qualquer tipo de produtos químicos, como detergentes, e produtos à base de álcool etílico. Hoje em dia nós encontramos facilmente produtos específicos para limpeza de telas. Eles devem ser aplicados com a ajuda de um pano de microfibra, portanto, nada de usar tecidos ásperos. 

Com o aparelho desligado, comece a limpeza do monitor sempre pelas bordas. Resíduos sólidos podem ser retirados cuidadosamente com um pincel de cerdas macias. 

Teclado e mouse

Pode até não parecer, mas os teclados são grandes acumuladores de sujeira. Para ter uma comprovação disso, experimente virar o seu com as teclas para baixo e dar umas batidinhas de leve sobre a mesa. Você verá uma quantidade impressionante de detritos que vão se acumulando com o tempo sem que nos demos conta.

Para uma limpeza mais profunda, você pode passar um pano macio e sem fiapos na superfície das teclas. As regiões entre as teclas, mais difíceis de alcançar, podem ser higienizadas com um cotonete ou um pincel.

Em relação ao mouse, basta utilizar sabão neutro, um pano macio e um cotonete. Limpe todo o equipamento com bastante cuidado, inclusive na área do sensor óptico. Se o seu mouse é de uma cor mais clara, que tende a ficar amarelada com o passar do tempo, é recomendável utilizar uma solução com álcool isopropílico.

Notebook e gabinete

A estrutura de um computador tende a acumular muita poeira e isso pode acabar bloqueando as entradas e saídas de ar. Quando a máquina fica muito tempo sem limpeza, ela pode até começar a desligar sozinha por conta do superaquecimento, resultado da falta de ventilação causada pela sujeira. 

Às vezes, só é possível resolver isso limpando o gabinete ou o notebook por dentro. Com a máquina desligada, retire as tampas que dão acesso aos componentes internos e identifique os pontos com poeira acumulada. Limpe tudo cuidadosamente utilizando um pincel e evite tocar nas placas internas sem descarregar a energia estática do seu corpo.

2. Cuide da segurança do computador

segurança da informação

O próximo passo na manutenção do computador é cuidar do sistema operacional, o software responsável por gerenciar o funcionamento da máquina. O sistema mais utilizado em máquinas domésticas é o Windows, por isso vamos utilizá-lo como base para essas dicas. Contudo, outros sistemas populares incluem o MacOS e as distribuições baseadas em Linux, como MX Linux e Ubuntu.

Senhas

Como estamos utilizando cada vez mais serviços online, acumulamos senhas de tantos serviços que até perdemos a conta. Muita gente até tem o costume de usar a mesma senha para tudo, porém, a recomendação dos especialistas é ter mesmo uma senha para cada site. Assim, se alguma delas for vazada, não haverá risco de invasão em outros serviços.

Outras medidas importantes nesse sentido são trocar de senha a cada 90 dias e evitar termos muito óbvios, como sua data de nascimento ou o seu nome. Mesmo assim, um estudo feito em 2020 pela NordPass, empresa de segurança digital, mostra que senhas como “12345” e “senha” estão entre as mais utilizadas no mundo todo.

Uso da internet

Outras precauções dizem respeito ao tipo de conteúdo que acessamos na internet. É importante estar sempre alerta quanto a autenticidade dos sites que acessamos, já que muitos golpistas simulam a aparência de portais empresariais. Além disso, seja cauteloso com seus e-mails e jamais clique em links de origem duvidosa.

Atualizações de segurança e antivírus

Novas ameaças virtuais são lançadas diariamente com o objetivo de roubar dados pessoais de usuários da internet. Uma medida de precaução contra isso é manter o sistema operacional sempre atualizado. 

A Microsoft, empresa responsável pelo Windows, lança versões atualizadas do sistema com frequência para corrigir vulnerabilidades. A própria empresa tem um artigo explicando os procedimentos para garantir que seu computador seja atualizado automaticamente..

Para reforçar a segurança, pense em instalar um antivírus. Esse tipo de software conta com um banco de dados com informações sobre as ameaças virtuais conhecidas e é capaz de identificar e eliminar arquivos suspeitos do seu computador. Empresas como Norton, Avast e Kaspersky desenvolvem alguns dos antivírus mais conhecidos.

3. Faça backup dos arquivos importantes

backup de arquivos

Hoje há muitas maneiras de manter arquivos importantes a salvo, portanto, não há motivos para mantê-los apenas no seu computador e correr o risco de perdê-los de uma hora para outra. Em termos de dispositivos externos, estamos cada vez mais acostumados a utilizar HDs e pendrives. Com tamanhos e formatos variados, eles nos permitem carregar nossos arquivos para qualquer lugar e seus preços são cada vez mais baixos.

Com o aumento do acesso às conexões de internet de alta velocidade, o armazenamento em nuvem também se transformou em uma opção bastante acessível. Serviços como Google Drive, OneDrive e Dropbox oferecem serviços gratuitos com espaço limitado, mas suficiente para uma grande quantidade de arquivos. Quem precisa de mais armazenamento também pode optar por planos pagos. 

4. Use as ferramentas de manutenção do computador

Indo mais a fundo na manutenção do computador, podemos melhorar seu desempenho no dia a dia com algumas configurações básicas. O objetivo delas é livrar a máquina de esforços desnecessários e liberar espaço para o que realmente importa.

Desfragmentação

Em computadores que utilizam o HD (disco rígido, em português) é recomendável utilizar periodicamente uma ferramenta do sistema operacional chamada desfragmentador de disco. Ela é necessária porque, conforme gravamos e apagamos arquivos em nossas máquinas, a tendência é que os dados sejam distribuídos pelo HD de forma fragmentada.

Isso faz com que o sistema leve cada vez mais tempo para ler os arquivos, o que demandará mais tempo para abertura de aplicativos, por exemplo. O desfragmentador serve para reorganizar o conteúdo do HD, tornando a leitura mais rápida e melhorando o desempenho geral do sistema. 

Em máquinas mais novas, os HDs vêm sendo substituídos pelos SSDs (unidades de estado sólido, em português). Além de serem pelo menos três vezes mais rápidos que um HD – na pior das hipóteses – esses dispositivos dispensam o uso do desfragmentador.

Limpeza de disco

Outra ferramenta do Windows que melhora o desempenho é a limpeza de disco. Quando a utilizamos, o próprio sistema operacional indica arquivos que não são mais necessários e dá a opção de apagá-los. Nesse grupo estão incluídos arquivos temporários de algum programa e registros de páginas da internet que você já acessou. 

5. Personalize e organize

manutenção de computador

Você é daquelas pessoas que enchem a área de trabalho com centenas de arquivos e depois tem dificuldade de encontrar aquele documento da empresa ou as anotações da aula passada? Então é bom dar uma boa organizada na bagunça e tudo ficará bem mais fácil.

O próprio Windows já tem algumas pastas padrão para ajudar nisso, como Documentos, Downloads e Imagens. Dentro delas você pode criar outras de acordo com suas necessidades de organização e produtividade. Isso vai dar trabalho no começo, mas vai ficar muito intuitivo em pouquíssimo tempo. 

Além de fazer a manutenção do computador, aproveite o momento para deixar o sistema com a sua cara. O Windows 10 dá diversas possibilidades para personalização, como alterar o plano de fundo da área de trabalho e as cores do menu Iniciar.

E aí, gostou do conteúdo? 

Ao seguir nossas dicas de manutenção do computador, você prolongará a vida útil do equipamento e ainda perceberá melhorias no desempenho dela. Além disso, ainda aumentará a segurança no uso da internet e terá um ganho significativo de produtividade nas tarefas rotineiras.

Quer mais conteúdos para deixar sua casa mais bonita, organizada e funcional? Aproveite para conferir nossas dicas para fazer a manutenção correta do seu portão eletrônico.

Postagens relacionadas

Descubra como ter um espaço home office no quarto

A pandemia trouxe inúmeras mudanças para a rotina das pessoas ao redor do mundo. Diante disso, é preciso se adaptar, então que tal aprender a montar um espaço home office no quarto de forma simples e prática? No início de 2020, o mundo se deparou com a pandemia de covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, […]

Embalagem para mudança: como escolher

Se você vai se mudar para um novo imóvel, deve estar preocupado com inúmeras questões, como a embalagem para mudança. Nesse texto você confere todas as informações necessárias para fazer as melhores escolhas Mudar-se para um novo imóvel é, frequentemente, um processo complexo, que envolve inúmeras etapas. A embalagem para mudança é uma das principais […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *