27 de setembro de 2021

Cozinha colorida: saiba como inserir a tendência

cozinha-colorida

A cozinha colorida é uma das principais tendências decorativas da atualidade. Para garantir um ambiente harmônico e confortável, é preciso estar atento aos tons e aos itens que vão compor o cômodo

Com a ideia de recebermos amigos ou mesmo aproveitar nossa casa de uma forma mais aconchegante, a cozinha foi elevada ao status de área social e o ambiente está cada vez mais integrado à sala. Por isso, a tendência da cozinha colorida tem ganhado destaque dia após dia.

De olho nesse cenário, as construtoras já estão optando por entregar os imóveis com o conhecido “conceito aberto”, ou seja, uma planta onde cozinha, salas e varanda já estão unidas. Por essa razão, decorar uma cozinha não é mais simplesmente colocar alguns armários brancos e espaçosos e completar os espaços com eletrodomésticos.

Equilibrar cores, texturas, acabamentos e estilos se torna essencial na decoração da cozinha. No Blog Casa Decorada você encontrará muitas inspirações para decorar e para arrasar na sua cozinha.

É importante que você saiba que as cores podem ser aplicadas de diversas formas e é preciso criar um equilíbrio para não deixar o ambiente pesado e cansativo. Assim, antes de montar sua cozinha colorida, fique atento a algumas dicas.

Paredes com cores fortes

Quando se opta por colocar cores mais marcantes nas paredes da cozinha, é preciso definir se todas as paredes receberão a mesma tonalidade ou apenas parte delas.

Uma opção interessante para a cozinha colorida é usar azulejos decorativos como ladrilho hidráulico em alguma parede. As peças são estilosas e trazem sofisticação ao seu ambiente, além de serem indicadas para áreas úmidas e molhadas.

Um cuidado extra é com relação à marcenaria, pois, se as paredes receberem cores fortes, a marcenaria deverá neutralizar um pouco mais. Assim, a indicação é optar por acabamentos claros ou amadeirados.

Uma opção para quem deseja alongar a cozinha é intercalar cores. Não se esqueça de que paredes opostas devem ser pintadas com a mesma cor, já que a pintura é capaz de criar uma percepção de que o ambiente é maior do que sua área real.

Dica: faça um teste de cores antes de investir e de comprar muitas latas de tinta. Depois de finalizar a pintura do espaço, trocar a cor pode representar um custo elevado nos dias atuais. Algumas marcas de tinta vendem um pote de tinta para teste ou, então, você pode comprar o menor galão disponível na loja.

Móveis coloridos

Outra opção que é bastante usada em uma cozinha colorida atualmente é colocar cores no mobiliário. Com a evolução da área de marcenaria, que apresenta opções variadas de pintura, como a laca, é possível chegar a qualquer tom que se imagina.

Com os móveis coloridos uma recomendação é neutralizar as peças com paredes de tons mais leves. Procure consultar a paleta de cores para saber se todos os matizes combinam entre si.

Chão colorido

Para quem está reformando ou construindo do zero, uma opção é colocar um pouco de realce no piso. Ladrilhos hidráulicos e porcelanatos mais marcantes estão no topo dessa lista.

O problema dessa opção é que o processo de trocar pisos é muito mais complexo de que mudar as cores das paredes e até mesmo dos mobiliários

Cozinha colorida: os eletrodomésticos

A renovação de sua cozinha pode acontecer por meio do uso de eletrodomésticos coloridos. Afinal, as peças ocupam um grande espaço do cômodo e estão sempre em evidência. Além de funcionais, os eletrodomésticos irão se tornar parte da decoração na cozinha colorida.

Geladeiras, fornos e fogões já estão disponíveis para venda em cores fortes. Contudo, ainda assim, é possível aplicar um acabamento conhecido como envelopamento, no qual você deixa seu eletrodoméstico colorido e com cara de novo.

Entretanto, é necessário ter atenção: alguns eletrodomésticos coloridos podem remeter a um estilo retrô ou vintage e isso pode interferir em toda sua decoração. Antes de comprar as peças, verifique se irão se encaixar no estilo decorativo escolhido para o cômodo.

Com os eletrodomésticos coloridos definitivamente não se poderá mais chamar esses itens de “linha branca”.

Pia ou ilha colorida

No passado, a pedra da pia ou da ilha nas cozinhas era de granito e com pouca variação de cores.

Hoje, com o surgimento de novas tecnologias na área de revestimentos e materiais para cozinha e para banheiro, é possível encontrar acabamentos como o silestone e o dekton, que trazem inúmeras possibilidades de cores para colocar na sua pia da cozinha, nas bancadas e na ilha.

Nesse caso, é possível fazer até mesmo a cuba esculpida nos materiais para harmonizar e deixar sua bancada com aspecto mais “clean”.  

Cozinha colorida: os acessórios

Tão importante quanto qualquer outro item na cozinha, os acessórios ganham vida própria em uma decoração minuciosa e detalhista. Relógio, tapetes, utensílios, pano de louça, penduradores e até a cafeteira podem entrar nessa lista de itens.

Os acessórios de cozinha são pouco lembrados, mas, quando integrados ao cenário, fazem toda a diferença para o decor final.

Atualmente, ainda contamos com muitos utensílios que são elétricos, como raladores de queijo, panelas e abridor de vinho. Quando pensamos no espaço como um lugar para receber bem os convidados, esses itens são uma vitrine para mostrar seu capricho na decoração do espaço.

Os utensílios e os acessórios trazem vida ao ambiente, deixando a casa com a cara e com a personalidade do dono.

Quais cores utilizar em uma cozinha?

Além da definição de quais itens você colocará cor na sua cozinha, você também terá que pensar quais tonalidades lhe agrada e quais combinam com o estilo do seu decor. Confira abaixo as cores mais usadas nas decorações de cozinha:

Azul

O azul é o queridinho das cozinhas modernas. A cor traz elegância e versatilidade ao ambiente justamente por ser um tom clássico, mas que harmoniza facilmente com outras cores, como o laranja e o amadeirado. Além disso, o tom frequenta vários estilos de decoração.

Os nuances de azul são infinitos e quase todos eles podem aparecer lindamente na sua próxima cozinha.

cozinha-colorida

Preto

A cozinha preta traz aconchego ao espaço, porém pode achatá-lo um pouco. O ideal é usar o preto apenas se seu espaço for grande. Caso você tenha pouca área na cozinha, intercale o preto com outros tons.

O preto tira a cozinha da correria do dia a dia e a coloca como anfitriã dos convidados, dada a sua característica de acolhimento.

Cozinha cinza

O cinza é o novo branco na cozinha. Isso porque o tom tem mais calor que o branco puro e é fácil de cuidar e de manter.

Portanto, essa é uma escolha clássica, pois não traz muita dificuldade para harmonizar com outras cores e não confere movimento ao espaço.

cozinha-colorida

Vermelho

Cor intensa que remete a noite e a ambientes quentes, o vermelho pode ser usado com outras cores ou com tons amadeirados.

Para os mais discretos, o vermelho pode aparecer nos utensílios e nos eletroportáteis. Já para os mais seguros, a bancada ou a ilha no vermelho e até mesmo móveis na cor, como a mesa e as cadeiras, podem ser boas opções.

Cozinha verde

Uma das cores mais buscadas para colocar na cozinha é o verde. Afinal, a cor tem jovialidade e graciosidade, mas não passa um ar descolado. O verde é, de fato, muito elegante e versátil.

Assim como o azul, o verde tem muitas opções de tons e é preciso conhecer bem a cor que se pretende colocar para evitar erros de harmonização.

cozinha-colorida

Combinação de cores na cozinha

Outra opção muito usada em uma cozinha colorida é a de misturar duas cores intensas como o amarelo e o cinza. Essas combinações são tão usadas que, muitas vezes, nem notamos o mimetismo entre elas.

É comum lembrarmos apenas de umas das cores quando pensamos no espaço, mas, ao pensar com cuidado, os outros matizes voltam à memória.

Laranja e verde também são duas tonalidades que podem estar presentes no seu cantinho gourmet. Escolha cada item com atenção e se jogue nas possibilidades.

O rosa também é uma cor que pode facilmente aparecer na cozinha harmonizada com outra cor, como o cinza. O tom traz leveza e encanto ao espaço. Se a nuance de rosa for puxado para o rosa antigo, o ambiente terá um aspecto mais clássico, já o tom candy colors remete a um estilo mais moderno.

Na hora de decorar sua cozinha leve em consideração suas preferências, seu estilo e qual uso pretende dar ao espaço. Tenha em mente as cores que te agradam nos ambientes que você comumente frequenta e avalie as possibilidades para o seu cômodo.

Postagens relacionadas

Veja dicas e ideias para renovar a decoração de jardim

Uma boa decoração de jardim é capaz de dar vida ao ambiente exterior do imóvel. Por isso, que tal aprender algumas dicas para deixar o ambiente ainda mais bonito?! Os jardins são partes importantes do ambiente exterior do imóvel. Isso porque, quando bem cuidados, podem conferir uma atmosfera natural e vibrante para a casa. Para […]

credito-imobiliário

Crédito imobiliário: quais taxas considerar?

Quer adquirir um imóvel em 2021 e quer saber quais são as taxas padrões do crédito imobiliário? Saiba tudo sobre o assunto no texto a seguir.  O crédito imobiliário é uma das principais formas de conquistar um imóvel no Brasil. Com esse dinheiro disponibilizado por instituições financeiras, muitas pessoas conseguem conquistar o sonho da casa […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *