5 de setembro de 2021

Morar no interior: vantagens e desvantagens

vantagens e desvantagens de morar no interior

Se você deseja se mudar da capital para morar no interior, precisa conhecer a rotina em uma pequena cidade. Nesse texto você vai conferir os aspectos da vida de quem opta pela mudança, bem como as vantagens e as desvantagens de ir para um município menor

Cidades menores e menos caóticas que grandes metrópoles podem parecer bastante atrativas à primeira vista. Entretanto, antes de se mudar para morar no interior, você precisa considerar suas preferências e suas necessidades. Caso vá se mudar com sua família, é preciso avaliar a opinião de todos os envolvidos.

Dessa forma, antes de tomar uma decisão, você precisa conhecer os aspectos da rotina de quem optou por morar no interior. Nesse texto, elaborado pelo Blog da Arbo, você vai conferir:

Por que muitas pessoas querem se mudar para o interior?

É comum que moradores de grandes metrópoles tenham o desejo de se mudar para uma cidade do interior. Essa tendência já era um fato no Brasil, mas o anseio por uma vida mais calma e tranquila foi impulsionado pela pandemia de covid-19.

Diante das medidas de isolamento e de distanciamento social, muitas pessoas tiveram a oportunidade de trabalhar de forma remota. Assim, puderam se mudar dos grandes centros onde tinham de viver para trabalhar – de forma presencial antes da pandemia.

As motivações que corroboram esse desejo de morar no interior são diversas. Entretanto, algumas razões merecem destaque, tais como:

  • O desejo de ter mais contato com a natureza;
  • O desejo de ter uma vida mais calma e tranquila;
  • O desejo de se ver livre de problemas como a poluição e o trânsito intenso;
  • O desejo de viver em uma cidade mais segura;
  • O desejo de reduzir o custo de vida.

De fato não faltam motivos para que algumas pessoas queiram se mudar para cidades do interior. Entretanto, é comum que algumas estejam em dúvida sobre essa decisão.

Mesmo que a pandemia de covid-19 e o avanço da tecnologia tenham possibilitado a mudança para um município mais calmo e afastado, alguns cidadãos se sentem inseguros sobre o tema.

Nesse caso, é essencial que todos conheçam as vantagens e as desvantagens de morar no interior, uma vez que apenas uma análise dessas questões irá auxiliar na tomada de decisão.

casas e apartamentos para morar no interior
Morar no interior é uma excelente oportunidade para quem deseja ter uma vida mais calma e tranquila

Quais são as vantagens de morar no interior?

Morar no interior é, de fato, algo bastante atrativo para boa parte dos brasileiros. Isso porque a possibilidade de viver em um local mais calmo e tranquilo traz diversas vantagens às famílias.

Custo de vida mais baixo

O custo de vida é um dos aspectos mais importantes para quem vive sozinho e para quem mora com a família. Por isso, o custo de vida mais baixo em cidades do interior costuma ser uma vantagem bastante atrativa.

Esse fato se deve, principalmente, às possibilidades de comprar ou de alugar um imóvel – casa ou apartamento – maior e melhor por um preço menor do que os encontrados em grandes capitais.

Isso acontece porque os imóveis estão localizados a grandes distâncias das regiões metropolitanas, o que, nesse caso, é um benefício.

Além da possibilidade de pagar menos na compra ou na locação de um bom imóvel, quem opta por morar no interior tem acesso a atividades de lazer mais baratas do que aquelas encontradas nas grandes cidades. O mesmo acontece com os custos de alimentação, de vestuário e outros.

Menores índices de criminalidade

Outro aspecto bastante positivo que atrai pessoas que desejam morar no interior é a possibilidade de viver em uma cidade com baixos índices de criminalidade, uma vez que a segurança deve ser prioridade.

É claro que existem riscos de crimes no interior, mas estes são bem menores quando comparados às grandes capitais.

Além disso, existem práticas que são comuns a cidades maiores e, por isso, não costumam acontecer em municípios localizados fora da região metropolitana, tais como arrastões.

Esses fatores favorecem, principalmente, indivíduos que querem criar seus filhos em locais mais seguros, que permitem que as crianças saiam e se divirtam na rua.

Facilidade de transporte

Se você mora ou já morou em uma grande capital, deve saber que uma das principais reclamações dos habitantes se refere ao trânsito. E é claro que, em cidades do interior, esse problema não existe – ou é muito mais ameno.

Portanto, se você dirige seu próprio carro ou sua própria moto, pode contar com um trânsito menos caótico e mais fluido. Além disso, se é usuário de transporte público, pode ficar tranquilo quanto às questões de qualidade e de lotação.

Ao contrário do que acontece em cidades maiores, os veículos do transporte público de municípios do interior tendem a ser melhores e mais conservados. Outro aspecto bastante benéfico é a lotação dos veículos, que é praticamente inexistente.

Por fim, se você prefere se locomover por meio de carros de aplicativo, também não há necessidade de se preocupar. Isso porque esses serviços já estão presentes em muitas cidades do interior, o que facilita sua rotina.

família em um parque ao morar no interior
Ao morar no interior, você e sua família se veem mais próximos da natureza

Mais qualidade de vida

A somatória de todas as vantagens citadas acima resulta em um benefício maior: a qualidade de vida dos moradores. A segurança e o custo de vida menor já são fatores determinantes para uma família, mas ainda há muito mais.

Distante da poluição de grandes capitais, os moradores do interior têm acesso a um ar mais limpo, o que favorece não somente sua saúde respiratória, mas seu organismo como um todo.

Além disso, ao ter contato com um estilo de vida mais calmo e tranquilo, os cidadãos que optam por morar no interior se sentem menos estressados e ansiosos, o que contribui para sua saúde mental e emocional.

Quais são as desvantagens de morar no interior?

Mesmo que morar no interior seja uma ideia atrativa para muitas pessoas, é necessário considerar que a vida longe das capitais também pode trazer algumas desvantagens.

Estradas precárias

É claro que esse não é um problema de todas as cidades do interior. Entretanto, antes de se mudar, você precisa considerar que existe a possibilidade de que as estradas de seu novo lar sejam bastante precárias.

Dessa forma, antes de se mudar, o ideal é que você visite a cidade e, mais especificamente, o bairro no qual deseja morar. Essa ação permitirá que você veja o estado de pavimentação das vias, bem como suas sinalizações.

Poucas opções de lazer

Em comparação com as grandes capitais brasileiras, é provável que as cidades do interior apresentem poucas opções de lazer. Esse fator pode ser determinante, por exemplo, para indivíduos que não abrem mão de visitar determinado local na companhia dos amigos todos os finais de semana.

Por outro lado, isso não significa que morar no interior seja sinônimo de viver em um tédio constante. Muito pelo contrário: praças, parques e até mesmo cachoeiras são comuns em municípios do interior e em seus arredores, o que traz diversas possibilidades para quem deseja se divertir.

Nesse caso, a principal orientação é que você pesquise todas as possibilidades de diversão em sua nova cidade. Veja se as opções estão de acordo com seu gosto pessoal e, então, decida se mudar para o interior é, de fato, a melhor alternativa.

morar no interior traz pouca privacidade
Uma das desvantagens de morar no interior é ter pouca privacidade

Falta de privacidade

Você já deve ter ouvido falar que, em cidades pequenas, todo mundo se conhece, não é mesmo?! Esse aspecto, de fato, acontece em alguns municípios do interior, o que traz à tona uma grande desvantagem: a falta de privacidade.

Diante desse cenário, a principal orientação é que você seja reservado e cuidadoso quanto às novas amizades. Se não gosta de ser observado ou de ter sua vida comentada, não forneça intimidade a pessoas que gostam de espalhar fofocas e boatos.

Falta de acesso a boas oportunidades de emprego

A última desvantagem de morar no interior é a falta de acesso a boas oportunidades de emprego. Mesmo que o trabalho remoto tenha se tornado uma tendência constante com a pandemia de covid-19, muitas funções ainda existem a presença do funcionário na fábrica ou na corporação.

Por isso, é possível que, por morar no interior, você não tenha acesso a tantas oportunidades de emprego quanto teria na capital. Por outro lado, é possível que, ao se mudar, você direcione seus esforços para a busca de vagas home office.

banner e-book comprar imóvel

Agora que você já sabe como é morar no interior, bem como as vantagens e as desvantagens dessa mudança, você já consegue decidir se essa opção é, de fato, a ideal para você e para sua família.

Depois de tomar essa decisão, contudo, você vai precisar procurar e escolher um bom imóvel. Lembre-se de que, se seu objetivo é ter uma vida mais confortável, sua casa ou seu apartamento precisa ser aconchegante e atender a todas as expectativas e necessidades.

No Portal da Arbo é simples encontrar seu próximo lar. Com nossos filtros de busca, você pode pesquisar os imóveis ideais para sua família com poucos cliques. No site temos milhares de casas e de apartamentos disponíveis em centenas de cidades e, por isso, temos certeza de que você irá encontrar a opção certa.

Não se esqueça de conferir outros conteúdos do Blog da Arbo. Você pode, também, receber os melhores artigos diretamente em seu e-mail por meio de nossa newsletter semanal. Para isso, basta preencher o formulário abaixo.

Acompanhe as novidades do Blog da Arbo!


Cadastre-se e receba por e-mail nossa newsletter com tudo que você quer saber sobre imóveis. É grátis!

Postagens relacionadas

horta com garrafa pet

Horta com garrafa pet: saiba como utilizá-la

Ter uma horta com garrafa pet é uma ótima opção para quem preza pela sustentabilidade e quer cultivar bons hábitos de vida. Confira várias dicas para criar a sua.   Procurando uma saída para o grande aumento de quantidade de plástico que é descartada na natureza, algumas pessoas começaram a pensar em formas criativas para reaproveitar […]

Animais em condomínio: veja 6 dicas!

Se você planeja se mudar para um apartamento e está preocupado com a questão dos animais em condomínio, confira as dicas para harmonizar a convivência entre pets e moradores Animais em condomínio podem ser motivos de muitos conflitos entre os moradores. Entretanto, a situação não precisa ser assim. Isso porque é possível garantir uma boa […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *