25 de junho de 2022

Veja como montar um espaço para meditação em casa

espaço-para-meditação

Em tempos de pandemia, onde passamos muito mais tempo dentro dos nossos lares, é necessário promover um momento de respiro, conexão e tranquilidade, para que a nossa saúde física e principalmente mental não seja tão afetada. E  você já pensou em montar um espaço para meditação em casa? 

Saiba que para ter um cantinho zen em casa você não precisa de muito espaço e sim que ele esteja em um lugar mais reservado? E, claro, alguma criatividade para decorar elementos que possam te ajudar a relaxar, praticar yoga, ler um livro ou mesmo meditar com tranquilidade.

Vale criar o seu espaço para meditação em uma varanda, quintal, jardim, um cômodo ou até mesmo entre um móvel e outro! Para fazer isso da melhor forma, veja algumas dicas que separamos nesse post e inspire-se para começar a organizar o seu hoje mesmo! 

espaço-para-meditação

Quais são os benefícios de meditar?

Antes de você conhecer os truques para ter seu espaço para meditação particular, é importante saber as vantagens dessa técnica. Em primeiro lugar, saiba que com ela você volta a sua atenção para si mesmo, reduzindo, aos poucos, a atividade cerebral. É um estado de total relaxamento.

Através da meditação, o organismo consegue recarregar as energias e trabalhar melhor com questões estressantes, tão presentes no dia a dia. A meditação tem poder sobre o corpo: durante a prática, a enzima telomerase, que atua junto ao sistema imunológico promovendo a longevidade das células, tem sua ação intensificada.

A ação de meditar é um caminho simples, mas desafiador no começo para encontrarmos as respostas em nós mesmos. E pode ter certeza que os resultados são infinitamente benéficos para o corpo e para a mente!  

E entre essas melhorias, a técnica oferece redução no estresse e na ansiedade, melhora o sono, estimula o autoconhecimento, aumenta a produtividade no trabalho, reduz a pressão arterial e muito mais!

Mas agora que você já sabe das vantagens de praticar essa atividade, chegou a hora de aprender como organizar um espaço para meditação aí na sua casa! Antes disso, o que você acha de aprender como meditar através dessa série da Netflix?

Escolha o lugar

O primeiro passo talvez seja o mais difícil: escolher o lugar. Você pode pensar que seu apartamento, ou sua casa, são pequenos demais e que não tem um local ideal para um espaço para meditação, mas não se preocupe. Pense no lugar onde costuma relaxar dentro da sua casa. Pode ser no quarto, na sala ou na varanda. Comece por lá, ok?

Aromas

Os óleos essenciais vão ajudar a acalmar e relaxar. Sentir o cheiro de lavanda por cinco minutos, por exemplo, reduz a produção de cortisol, o hormônio do estresse. Já a camomila é ótima para acalmar os nervos e as tensões, e laranja diminui a ansiedade. 

Os aromatizadores também aceleram o processo de desligamento. Os líquidos liberam o perfume pelas varetas de madeira aos poucos e são bem menos enjoativos que os incensos. 

Busque a luz

Depois de definir o cômodo onde irá criar o seu espaço para meditação, busque luz natural, que vai trazer energia e vitalidade. Nada melhor do que meditar com a luz do sol batendo no rosto. Talvez o seu espaço zen possa ficar próximo à janela ou à varanda para aproveitar a luz natural. 

Para a noite, você terá que pensar na luz artificial, e nesse caso, a amarela ajuda no relaxamento. Mas fique atento: se você gosta de ler, você pode acabar dormindo. Então mescle a luz branca e a amarela, ok?

Observe a energia das cores no seu espaço para meditação

Se o objetivo é relaxar, a dica é pensar em cores neutras ou tons claros. Tons de bege, azul e verde transmitem tranquilidade. Se o objetivo é atrair energia para o ambiente, o amarelo, o rosa pink e o roxo são ótimos para trazer vitalidade. 

Quando falamos nas cores, podemos pensar na cor da parede, da cortina ou dos detalhes. Não pense que precisa sair pintando a casa inteira, às vezes, trocar a capa da almofada pode fazer toda a diferença.

Coloque plantas no seu espaço para meditação

Você já sabe que as plantas estão entre tendências atuais de decoração, mas, mais do que isso, tê-las em casa também pode contribuir com a saúde e o bem-estar de quem vive ali. Segundo estudos da NASA e biólogos, algumas espécies aumentam a umidade do ar, diminuem os níveis de poluentes no ambiente e ainda mantêm a temperatura amena.

espaço-para-meditação

Além disso, espécies aromáticas como o alecrim e a lavanda podem ajudar na concentração e desencadear a sensação de tranquilidade, algo bastante útil para quem quer relaxar após um dia difícil.

Fora os benefícios para saúde, incluir um “mini jardim” no seu espaço para meditação contribui para o visual do lugar zen, então a dica é montar um vasinho, terrário ou até arranjos suspensos e criativos no cantinho escolhido para relaxar.

Veja como cuidar das plantas em seu espaço para meditação!

Sinta-se confortável 

Em um cantinho zen, se não houver conforto, não tem como relaxar  e praticar a tranquilidade. É possível transformar a sala ou o quarto em ambientes que estimulam o bem-estar, mas para quem quer criar um espaço específico para isso, uma dica interessante é apostar em almofadas macias, puffes ou até em um futon.

Se a ideia é usar almofadas, basta espalhar algumas delas sobre o chão. Há também almofadas maiores, mais espessas e levemente rígidas que podem ser usadas em menor número como se criassem um mini sofá perfeito para praticar meditação, ler um livro ou apenas relaxar com conforto, no seu espaço para meditação.

Caso não queira colocar os futons, almofadas e puffes direto no chão, use um tapetinho como base ou esteira de fibras naturais. Ele também vai ajudar a delimitar o espaço do seu cantinho zen e deixar o chão quentinho e confortável para apoiar os pés. 

Sino de vento

De origem chinesa, os sinos de vento podem ser feitos de diversos materiais – como vidro, cerâmica, madeira, bambu, metal, conchas, etc – e aparecem em vários formatos. Em geral, eles são circulares, com diversos cilindros de tamanhos diferentes e um pêndulo que, quando balançado pelo vento, bate nos outros objetos e emite sons.

Além de anunciar o vento, esse objeto costuma aparecer em templos ou santuários orientais porque acredita-se que ele é capaz de afastar espíritos ruins. Com ou sem propriedades místicas, ele entra nas dicas de decoração para um espaço para meditação porque, dependendo do material com que é feito, o barulho tem um timbre diferente, e alguns deles podem ser bastante agradáveis para um momento de relaxamento.

Enquanto os de vidro e os de metal emitem sons mais agudos, os de madeira e bambu fazem um barulho mais “seco”, e, na hora de escolher, é importante testá-los para levar  um que não vá se tornar enjoativo com o tempo. Caso o espaço esteja próximo a uma janela, uma boa ideia é pendurar o sino ali, para que ele balance de acordo com a brisa.

Aposte em cristais e fontes 

Outros elementos que combinam – e muito – com a decoração de um espaço para meditação são os cristais. De muitas formas, tamanhos e cores diferentes, nenhum cristal é igual a outro, algo que os transforma em enfeites únicos. É possível, por exemplo, colocar várias pedras pequenas e diferentes em um pote transparente e usá-lo para decorar, ou escolher uma rocha maior para colocar em um canto desse espaço.

Já as pequenas fontes elétricas também contribuem para a tranquilidade do espaço, já que o barulho da água corrente relaxa. De acordo com o feng shui ter uma fonte de água corrente dentro de casa é uma boa forma de atrair boas vibrações. 

O barulho da água, para muitas pessoas, é algo que ajuda no relaxamento, e só de pensar naquele barulho calmo e tranquilo, já traz uma paz, concorda?

Aposto que com todas essas dicas de como montar um espaço para meditação aí na sua casa, vai ficar fácil relaxar e se desligar um pouco, não é? Essa e outras dicas incríveis você sempre encontra aqui no Blog da Arbo!

Receba nossos novos conteúdos por e-mail!


Cadastre-se na newsletter semanal do Blog da Arbo, com tudo que você quer saber sobre imóveis. É grátis!

Postagens relacionadas

como organizar um quarto pequeno

Como organizar um quarto pequeno: veja 5 dicas

Quer deixar seu cantinho mais bonito e funcional? Confira nossas dicas e aprenda a organizar um quarto pequeno com praticidade e estilo!  Organizar um quarto pequeno pode até parecer uma tarefa muito difícil, mas é possível deixar o ambiente mais agradável e aconchegante. É importante entender quais são suas necessidades, ter consciência do espaço disponível. […]

Cozinha americana: como montar na sua casa

Investir em ambientes integrados e funcionais deixa sua casa mais moderna. Veja o que é necessário para ter uma bela cozinha americana! A cozinha americana é uma das tendências de arquitetura e decoração mais procuradas na atualidade. Com foco em integração e funcionalidade, ela é perfeita para otimizar os espaços em casas e apartamentos de […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *