26 de abril de 2024

Planta Tapete de Rainha: como cuidar e usar na decoração?

tapete-de-rainha

Você já ouviu falar da planta Tapete de Rainha? Continue a leitura para saber como essa planta pode dar cara nova para sua casa!

Composta por uma folhagem linda de textura e cores exóticas, a planta Tapete de rainha é uma herbácea e pertence à família Gesneriaceae.

Ela é uma planta rastejante, compacta, e tem tendência a crescer mais em largura do que em altura. É perfeita para áreas de sombra com alguma umidade, o que a torna ideal para preencher espaços vazios sob plantas mais altas.

Mas sabe em qual outro aspecto a planta tapete de rainha também chama a atenção? Na decoração de uma casa! Sim, isso mesmo, essa planta é um charme à parte e é perfeita para decorar o lar! 

Essa espécie é capaz de se desenvolver sem insolação direta – as chamadas plantas de sombra ou meia-sombra – e que não exigem muitos cuidados diários. Elas ainda são ótimas aliadas para quem deseja encher de vida os quatro cantos da casa!

Se você quer descobrir como usá-la na decoração, e de quebra, entender quais são os cuidados que ela merece, esse post é para você! Separamos dicas que vão te ajudar  nas duas coisas!

Mas antes, um aviso: não nos responsabilizamos caso você comece a viciar em cuidar de plantinhas e encha a casa com dezenas delas, ok? Neste texto você vai ver:

Como plantar um tapete de rainha?

O tipo ideal de vaso recomendado para essa planta  são modelos grandes, baixos e de boca larga. Como ela é um tipo de planta que se espalha, conforme vão se desenvolvendo seus estolões, ao mesmo tempo vai se formando um tapete no vaso (é por isso que ela tem esse nome). 

Na hora do plantio você deve aproveitar todo o substrato que vem no vaso original do tapete de rainha, preservando o torrão inteiro. Quando mudar ela para um outro recipiente maior, o restante do vaso, que pode ter por volta de quatro vezes o tamanho do vaso original, preencha com a seguinte mistura: partes iguais de um substrato pronto de boa qualidade, húmus de minhoca, esterco bovino e areia de rio média.

Vale dizer que a planta tapete de rainha gosta de substrato rico em matéria orgânica, por isso o húmus de minhoca e o esterco bovino. Além disso, ela precisa de um substrato com boa drenagem, para ficar úmido entre regas, do jeito que ela gosta, e sem exagerar, por isso o uso da areia na mistura, para deixar o substrato mais leve.

Veja também como utilizar plantas ornamentais em sua decoração.

Ela pode tomar sol?

O tapete de rainha  é uma espécie de meia-sombra, que não gosta de sol forte, nem por períodos prolongados. Por isso, você deve  manter ela apenas no sol da manhã, à meia-sombra com muita claridade ou perto de janelas com sol filtrado.

Nas situações que ela pega mais sol, seja filtrado ou sol da manhã, ela vai florescer mais, mas ainda assim o sol deve ser pouco e fraco, pois forte ele não vai fazer bem para a folhagem e vai acabar queimando a planta. Então, muito cuidado, ok?

tapete-de-rainha-sol

Qual é a frequência para regar o tapete de rainha ?

A regra é sempre manter ela levemente úmida, mas sem encharcar , para que os ramos e raízes não apodreçam. O substrato que você aplicar no tapete de rainha deve ter boa drenagem justamente para manter a umidade sem excessos.

Em épocas de calor, a dica é regar todos os dias, e a cada dois ou três dias nas épocas mais frias, mas é claro que isso deve ser analisado diariamente. São muitos os fatores que vão influenciar nas regas, e eles variam de um local para outro e das condições de cultivo, por isso não existe uma regra oficial para essa periodicidade. 

E lembre-se: ao regar você só pode molhar o substrato, e deve evitar o contato da água diretamente com as folhas e flores.

Adubos

A planta tapete de rainha  pode receber adubos líquidos e o leite diluído. O adubo líquido é usado como foliar e nas regas uma vez por semana. Já o leite diluído é usado apenas como foliar, borrifando as plantas também uma vez por semana.

Além desses adubos, o esterco bovino e o húmus de minhoca são ideais para serem usados esporadicamente nesse processo de adubagem.

Agora que você já sabe o quanto essas plantas são fáceis de cultivar, e não precisam de exposição direta ao sol, chegou o momento de saber como fazer a decoração do seu lar com essas verdinhas!

Veja esse vídeo de como cultivá-las:

Como inserir a planta na decoração?

Plantas dentro de casa trazem frescor, bem-estar e compõem a decoração com a sua beleza natural. Como já sabemos que o tapete de rainha , curte “sombra e água fresca” vamos dar algumas dicas para você se inspirar e começar o seu Urban Jungle particular. 

Alegrando o Home Office

Na decoração do home office é preciso estar atento a alguns detalhes, como a cadeira ideal para trabalhar, a organização das prateleiras, a iluminação do espaço e, por mais surpreendente que possa parecer, a presença de plantas. Você pode colocar o seu tapete de rainha  em bancadas, além de cachepôs suspensos e jardins verticais. 

Coloque sua plantinha para ver séries com você na sala

Que tal inserir essa plantinha no décor da sala, e ter uma companhia para ver a sua série favorita? Apesar de não se darem bem com luz direta e ambientes quentes, não significa que elas suportam locais refrigerados. Então, tome cuidado para não colocar o seu tapete de rainha  em áreas de contato com o ar-condicionado, pois elas podem sofrer queimaduras e ressecarem. Isso vai fazer com que elas fiquem amareladas, perdendo todo o charme que só as plantas saudáveis têm.

No terraço

Se você tem um terraço onde gosta de aproveitar para jantar, relaxar e passar alguns momentos de intimidade, certamente não pode perder de colocar plantas que vão tornar o seu espaço uma área protegida de olhos curiosos. Escolha colocar o seu tapete de rainha  em vasos com cores que criem um contraste e sejam modernos.

Ou na varanda

Imagine uma varanda com uma pequena mesa, duas cadeiras confortáveis e diversas plantas aromáticas e exuberantes em torno, e entre elas, o tapete de rainha. Este canto é ideal para aproveitar a primavera e o verão, além de ler um bom livro. 

Deixe seu banheiro mais charmoso

As plantas fazem a diferença na decoração e exercem uma influência positiva tanto nos espaços como nas pessoas. Elas podem estar presentes em todos os ambientes da casa, inclusive no banheiro.  

Mas para levar um tapete de rainha para esse espaço, é preciso estar atento na hora de escolher o ambiente.  É necessário considerar se o banheiro tem ou não ventilação e luz natural. Muita umidade e presença de vapores também devem ser observadas para definir a escolha. Ok?

No quarto

Muita gente acredita que ter planta no quarto faz mal, mas o tapete de rainha  é um bom exemplo de plantinha de fácil trato, que se adapta a diferentes ambientes, inclusive internos, e não prejudica em nada a nossa respiração. 

Mas lembre-se que a iluminação deve ser indireta e, por isso, ela adora ficar próximo a janelas ou varandas. Veja dicas de como utilizar plantas na decoração do quarto.

Conhecer mais sobre o tapete de rainha é uma forma de ter um lar mais bonito e com ar de qualidade. Se você gostou e quer aprender outras dicas de decoração, continue navegando aqui no nosso Blog da Arbo!

autor danilo brandão
Danilo Brandão

Danilo Brandão é jornalista com mais de 5 anos de experiência em produção de conteúdo para o mercado imobiliário. É redator, revisor e editor do Blog da Arbo, além de ser responsável por outras frentes dentro da empresa.

Postagens relacionadas

home office

Home office: saiba como preparar sua casa

A chegada do home office trouxe o desafio de adaptar a rotina do escritório a um novo espaço. Entenda como transformar sua casa em um ambiente produtivo. A tecnologia proporcionou novas maneiras de trabalhar e o home office é o maior reflexo disso na atualidade. Muitas funções dispensam a presença constante em um escritório e […]

decoração romântica

Decoração romântica: saiba tudo!

Elegância e delicadeza até nos mínimos detalhes são características marcantes do estilo romântico. Veja como aplicá-lo na decoração da sua casa. Mais do que deixar um ambiente mais bonito, a decoração tem o papel de estabelecer o clima de cada cômodo. No caso da decoração romântica, tudo é pensado nos mínimos detalhes para criar sensações […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *